Maggie e a Guerra do Chocolate Michelle Mulder

Resenhas - Maggie e a Guerra do Chocolate

1 | 2 | 3 | 4

Ingrid_mayara 15/09/2017

Personagens ficcionais, história real
Nunca fui tão fã de chocolate, mas sei muito bem como é ficar sem poder comer um doce em qualquer fase da vida, principalmente na infância.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países foram afetados: todos os que participaram direta ou indiretamente da guerra tiveram prejuízos políticos, econômicos e sociais. E por causa da inflação, os preços aumentaram bastante e ficou mais difícil conseguir ter o que comer.

Maggie, a protagonista do livro, decide começar a trabalhar como entregadora na loja de seu pai usando a bicicleta de seu irmão. Ela precisaria efetuar dez entregas para conseguir cinco centavos, o valor exato de uma barra de chocolate.

O aniversário de sua amiga Josephine estava chegando e como ela sempre tinha que dividir os doces com seus seis irmãos, Maggie estava ansiosa para lhe presentear e ser considerada a melhor amiga de todos os tempos.

O grande conflito da narrativa é que no mesmo dia em que Maggie começa a trabalhar, o preço da barra de chocolate aumentou para oito centavos e ela não teria tempo suficiente para conseguir esse dinheiro. Sabendo que os adultos começaram a se manifestar para pressionar o governo a diminuir os preços dos alimentos, a menina reúne-se com outras crianças, e com o apoio da professora, elas customizam cartazes com slogans como:

“O cravo brigou com a rosa debaixo de uma sacada, nós estamos protestando e você não vai fazer nada?” p. 43.

E seguiram protestando até chegar ao Legislativo. Mas o dilema de Maggie era que seu pai também vendia barras de chocolate com o valor aumentado, e por isso, sentiu-se um tanto culpada e com receio de que a loja viesse à falência após o boicote aos novos preços; e além de não conseguir presentear sua amiga, certamente sua família passaria por maiores necessidades.

Eu consegui entrar na história facilmente e senti a aflição da protagonista ao tentar fazer de tudo pela felicidade de uma amiga. Certamente Maggie e a Guerra do Chocolate é um livro que eu indicaria para todas as pessoas e indico a leitura a partir dos nove anos de idade, pois é de fácil compreensão e contém várias imagens com teor histórico; e ainda é uma excelente introdução ao pensamento crítico e ativismo político.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Carol 15/09/2017minha estante
Adorei sua resenha! Vou procurar este ivro. Bjs

Ingrid_mayara 16/09/2017minha estante
Ele é perfeito para dar de presente a alguém, principalmente para leitores iniciantes, pois é um livro infantojuvenil.

Joelma 16/09/2017minha estante
Gostei muito de mais essa sua resenha. Vou procurar para o meu sobrinho.

Ingrid_mayara 17/09/2017minha estante
As melhores tias dão livros de presente. Sou dessas também!

Edivania.LourenAo 17/04/2019minha estante
foi otimo ler eu adorei muito obrigado

Clara 11/02/2023

Isso sim é protesto, o resto é terrorismo!
Fiquei muito satisfeita por ter conhecido essa história que eu particularmente não conhecia ainda, coisa linda ver a forma que a autora passou toda a questão da cidadania, direitos humanos, democracia e das crianças!
Que pena que é bem curtinho, leria mais 400 páginas sobre a vida da Maggie e seus amigos.

nuna <33 27/02/2023

?????
Livro bom, li por causa da escola(leitura obrigatória do bimestre), mas achei bem bom o livro, como tinha só 90 pags li em 1 hora ??
Lary.Kielb 27/02/2023minha estante
Que legal ter literatura assim nas escolas, a minha não teve ?

Mile 04/08/2021

Maggie e a Guerra do Chocolate
Maggie é uma garota que luta pelo preço do chocolate que está 8 centavos devido à crise econômica pós segunda guerra mundial. Ela quer dar uma barra de chocolate para sua amiga Jo, que nunca comeu uma barra sozinha porque tem 6 irmãos e tem que dividir com eles.
O livro Maggie é um ótimo livro para ler por mostrar uma história real, então descobrimos como é a vida depois da guerra e como eram os preços , que na época eram absurdamente caros.
Eu indico para pessoas de 9 anos ou mais, porque vai compreender mais a vida pós guerra.

Milena??

Paolo 12/08/2021

"Maggie a a guerra do chocolate"
Uma garota chamada Maggie realiza um protesto com todos os seus amigos contra o preço do chocolate, pois, devido á segunda guerra mundial os preços aumentaram.
Eu gostei do livro "Maggie e a guerra do chocolate" porque é muito estimulante e criativo.
É sobre uma garota que tem coragem para lutar pelo que deseja.
Eu acho que todas as pessoas grandes e pequenas podem ler esse livro, pois a leitura dele estimula muito a criatividade.
Manu 20/08/2021minha estante
GOSTEI DA RESENHA

Vinicius Barbosa 22/07/2021

Maggie e Guerra do Chocolate
Maggie e a Guerra do Chocolate

O livro é bom mais os personagens não são reais mais a história é real.

E eu recomendo para todas as idades e iniciantes na literatura pois ele é um livro Infantojuvenil, mas eu gostei porque as crianças se esforçaram para conseguir o que elas queriam e isso pode ser um bom exemplo para as pessoas.

Depois da segunda guerra mundial países foram afetados e um deles foi o Canadá por causa disso o preço dos alimentos aumentaram e chocolate foi um deles e com isso Maggie e
as crianças resolveram protestar para diminuir o preço do chocolate.

Jorge 04/11/2023

Chocolotras vão amar.
As guerras não interferem apenas no cotidiano dos adultos. Baseado em acontecimentos reais, a história do livro "Maggie e A Guerra do Chocolate" acompanha um grupo de crianças espertas e eficientes, que decidem organizar um protesto contra o aumento do preço do chocolate nas docerias, durante o período da segunda guerra mundial. Uma ação a princípio isolada, realizada em uma pequena cidade do Canadá, mas que vai crescendo e contagiando todo o país numa corrente de solidariedade, provando até para os adultos mais céticos que não existe idade quando o assunto é exercer a liberdade de cada um existir.

Erika Martins 20/05/2011

Um grande livro pra gente pequena.
Quem pensa que as crianças não são capazes de se unir e organizar manifestações contra o que acham errado se engana. Em 25 de abril de 1947, teve início em Ladysmith, British Columbia, no Canadá, um protesto nacional das crianças contra o preço do chocolate. O movimento ganhou a adesão de pequenos por todo o país. E, embora tenham terminado repentinamente, as manifestações conseguiram fazer com que as crianças fossem ouvidas.
Michelle Mulder recria a história deste protesto em Maggie e a guerra do chocolate,a narrativa traz personagens fictícios. Ela conta a história de Maggie, menina que sonha em dar de presente de aniversário para sua melhor amiga, Josephine, uma barra de chocolate só para ela. Naquela época, uma barra de chocolate era um presente e tanto! Pouco depois da Segunda Guerra Mundial, os preços dos alimentos não paravam de subir. E, como Josephine tinha seis irmãos e irmãs, tinha que dividir o chocolate com a família. Maggie imaginava, assim, que este era o presente de melhor amiga de todos os tempos!
Mas seu plano para comprar a barra de chocolate, que custava cinco centavos, não se realizou exatamente como ela havia programado. Para alcançar seu objetivo, Maggie conseguiu um emprego na loja do pai com a tarefa de fazer entregas. No mesmo dia fica sabendo que o preço do chocolate aumentaria. As barras de chocolate de cinco centavos passariam a custar oito! As crianças ficam indiganadas e resolvem fazer um protesto contra esse aumento.
Essa historia engraçadinha e divertida é um leitura recomendada a todos os pequenos leitores, pois o livro busca desperar nos jovens o interresse aos assuntos ligados à cidadania e ressalta a importância de aproveitar as oportunidades que a vida oferece.

João Luiz 25/07/2021

Livro Maggie e a Guerra do Chocolate não é muito bom
O livro " Maggie e a guerra do chocolate" é sobre Maggie, uma menina que vive no Canadá, em situação pós-guerra. Assim, os preços dos alimentos subiram. Maggie quer dar uma barra de chocolate para sua amiga Jo, mas os preços subiram muito e ela teve que na loja do seu pai, para comprar a barra.
Mas, mesmo trabalhando para o seu pai, Maggie e seus amigos da escola, prepararam um protesto para abaixar o preço do chocolate. Com o protesto da escola de Maggie, outras crianças de outras escolas se juntaram a elas, fazendo um grande protesto.
Achei o livro não muito bom, pois apesar de ser pequeno é entediante. Recomendo-o para todas as idades e para quem quer ler uma história curta.

Matias 05/08/2021

Maggie e a guerra de chocolate
O livro conta que o pai da Maggie não conseguia vender o chocolate, a Maggie chamou os amigos para ter uma ideia para vender os chocolates. Eles fizeram um cartaz para baixar o preço e conseguiram ajudar o pai de Maggie.
Eu gostei porque as crianças ajudaram o pai da Maggie.
Eu indicaria para todo mundo porque o livro é legal.

Ana Ju 22/07/2021

Maggie e a Guerra do Chocolate
Maggie é um livro que se passa na 2° guerra mundial, no Canadá em 1947. Uma menina chamada Maggie resolveu comprar um presente de aniversário para sua amiga Josephine, o pai de Maggie era dono de uma mercearia ela resolveu pedir a ele para trabalhar lá depois de um tempo sua mãe e seu pai aceitaram, mas algo muito trágico ocorreu os preços dos chocolates aumentaram de 00,5 a 00,8 centavos pode parecer algo nada ver mais na época era muito caro esse valor. Então as crianças de Victória onde Maggie moravam resolveram iniciar uma guerra com boicote, eles invadiram o legislativo marchavam em frente as lojas, isso prejudicou o pai de Maggie e outras pessoas que vendiam chocolate, tempo depois conseguiram o que queriam que era chocolate a 5 centavos. Maggie comprou o chocolate de sua amiga e assim como ela queria ela virou a melhor amiga de todos os tempos.

Eu recomendo esse livro para pessoas que gostam livros com ação e aventura e de 7 a 100 anos, e é um ótimo livro porque por uma parte os personagens são fictícios e por outra você tem mais detalhes sobre a guerra.
Aline.Rosa 22/07/2021minha estante
Anotado!

Aline O. 03/08/2021minha estante
Gostei!

Hadaaa 07/08/2021

Maggie e a Guerra do Chocolate
Maggie e a guerra do chocolate é uma história pós guerra sobre o aumento do preço do chocolate.
Tudo começou após a guerra,quando o preço dos alimentos aumentou, e o chocolate foi um deles; subiu de 5 centavos para 8 centavos.As crianças não gostaram disso e começaram a protestar.Esse livro mostra que as crianças tem direito e liberdade de protestar e exibir suas opiniões, abordando esse assunto muito importante, que as crianças são cidadãos e tem seus direitos e deveres.
Nós indicamos o livro para todas as idades, porque achamos que as crianças tem direito de manifestar suas opiniões.
Manu 17/09/2021minha estante
Amei a resenha!!!! ????????

Manu 17/09/2021minha estante
Amei a resenha!!!! ????????

Lorenzo 25/07/2021

O Livro Maggie e a Guerra do Chocolate é Decepcionante
O livro ''Maggie e a guerra do chocolate'' é sobre uma garota que quer comprar uma barra de chocolate para sua melhor amiga Jo. Mas o chocolate estava muito caro por conta da guerra segunda guerra mundial ,então ela fez muitos protestos para baixar o preço.
Eu achei o livro decepcionante porque esperava mais mas emoção .É só entediante e dramático .Eu recomendo para quando você estiver com vontade de drama e protestos.

1 | 2 | 3 | 4