Maggie e a Guerra do Chocolate Michelle Mulder

Resenhas - Maggie e a Guerra do Chocolate

1 | 2 | 3 | 4

Ingrid_mayara 15/09/2017

Personagens ficcionais, história real
Nunca fui tão fã de chocolate, mas sei muito bem como é ficar sem poder comer um doce em qualquer fase da vida, principalmente na infância.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países foram afetados: todos os que participaram direta ou indiretamente da guerra tiveram prejuízos políticos, econômicos e sociais. E por causa da inflação, os preços aumentaram bastante e ficou mais difícil conseguir ter o que comer.

Maggie, a protagonista do livro, decide começar a trabalhar como entregadora na loja de seu pai usando a bicicleta de seu irmão. Ela precisaria efetuar dez entregas para conseguir cinco centavos, o valor exato de uma barra de chocolate.

O aniversário de sua amiga Josephine estava chegando e como ela sempre tinha que dividir os doces com seus seis irmãos, Maggie estava ansiosa para lhe presentear e ser considerada a melhor amiga de todos os tempos.

O grande conflito da narrativa é que no mesmo dia em que Maggie começa a trabalhar, o preço da barra de chocolate aumentou para oito centavos e ela não teria tempo suficiente para conseguir esse dinheiro. Sabendo que os adultos começaram a se manifestar para pressionar o governo a diminuir os preços dos alimentos, a menina reúne-se com outras crianças, e com o apoio da professora, elas customizam cartazes com slogans como:

“O cravo brigou com a rosa debaixo de uma sacada, nós estamos protestando e você não vai fazer nada?” p. 43.

E seguiram protestando até chegar ao Legislativo. Mas o dilema de Maggie era que seu pai também vendia barras de chocolate com o valor aumentado, e por isso, sentiu-se um tanto culpada e com receio de que a loja viesse à falência após o boicote aos novos preços; e além de não conseguir presentear sua amiga, certamente sua família passaria por maiores necessidades.

Eu consegui entrar na história facilmente e senti a aflição da protagonista ao tentar fazer de tudo pela felicidade de uma amiga. Certamente Maggie e a Guerra do Chocolate é um livro que eu indicaria para todas as pessoas e indico a leitura a partir dos nove anos de idade, pois é de fácil compreensão e contém várias imagens com teor histórico; e ainda é uma excelente introdução ao pensamento crítico e ativismo político.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Carol 15/09/2017minha estante
Adorei sua resenha! Vou procurar este ivro. Bjs

Ingrid_mayara 16/09/2017minha estante
Ele é perfeito para dar de presente a alguém, principalmente para leitores iniciantes, pois é um livro infantojuvenil.

Joelma 16/09/2017minha estante
Gostei muito de mais essa sua resenha. Vou procurar para o meu sobrinho.

Ingrid_mayara 17/09/2017minha estante
As melhores tias dão livros de presente. Sou dessas também!

Edivania.LourenAo 17/04/2019minha estante
foi otimo ler eu adorei muito obrigado

Manu 22/07/2021

Maggie e a guerra do chocolate
No livro Maggie e a guerra do chocolate, conta que, depois da segunda guerra mundial os preços começaram a subir junto com o preço do chocolate, e com as crianças insatisfeitas elas começaram a fazer um protesto contra o aumento do preço dos chocolates!
Eu achei o livro muito legal e também inspirador porque as crianças não ficaram esperando os preços baixarem, elas falaram o que pensavam e não guardaram para si mesmas.
Esse Livro foi feito por Michelle Mulder em 2010

Eu tb achei

Manu 02/08/2021minha estante
OBRIGADA DE NOVO

Nina220 22/07/2021minha estante
Meu deus quanta informação! kk

Ana Carol 22/07/2021minha estante
kkkk Nina

Nina220 22/07/2021

Maggie e a guerra do chocolate
"Maggie e a guerra do chocolate" é um livro muito bom, ele conta sobre uma menina chamada Maggie que quer comprar um chocolate de aniversário para sua amiga, mas o país onde Maggie mora (Canadá) está em uma crise pós guerra e por esse motivo o preço dos alimentos aumenta, o que faz com que Maggie organize um protesto infantil contra o aumento do preço dos chocolates.
Eu achei o livro interessante porque ele apresenta jornais da época do livro (1947) contando sobre o protesto, e também achei legal o fato do livro se tratar sobre crianças fazendo um protesto, porque isso mostra que elas também tem direitos de um cidadão.
Eu indico o livro para todas as idades, e recomendo que as crianças leiam o livro com um adulto, porque elas podem não entender algumas palavras, pelo vocabulário dele ser um pouco antigo.
Ana Carol 22/07/2021minha estante
Ótima resenha

Elisa 22/07/2021minha estante
adorei!

Amei!

Ana Otaka e Potterhad. 22/07/2021

Leia também.
Já pensou se seu doce favorito sobe um preço que você deve boicota-lo?!
Bem, foi isso que Maggie e seus amigos fizeram no livro: "Maggie e a Guerra do Chocolate".
Adorei, só achei curto (96 páginas), mas eu leio livro de 600 páginas!
Eu indico para crianças de 8 a 10 anos, por ser divertido, mas, também abortar um tema profundo e que não seja fictício.
Elis 26/07/2021minha estante
?????? Adorei!!!

Lorena.Romanó 21/08/2017

Política infantil
Este livro é ótimo para crianças ou adultos que gostam da verdade pois fala de dois anos depois da 2ªguerra mundial , exatamente na época que os preços subiram muito ,e crianças e adultos foram às ruas para protestar contra os sedopreços mas obviamente o governo não respondeu tão.
Recomendo comprar este livro no sebo pois custa bem mais barato .
Carol Przybyszeweski 21/08/2017minha estante
Ficou ótima

Aline O. 22/08/2017minha estante
Boicote às livrarias, é? Rs

Ana Ju 22/07/2021

Maggie e a Guerra do Chocolate
Maggie é um livro que se passa na 2° guerra mundial, no Canadá em 1947. Uma menina chamada Maggie resolveu comprar um presente de aniversário para sua amiga Josephine, o pai de Maggie era dono de uma mercearia ela resolveu pedir a ele para trabalhar lá depois de um tempo sua mãe e seu pai aceitaram, mas algo muito trágico ocorreu os preços dos chocolates aumentaram de 00,5 a 00,8 centavos pode parecer algo nada ver mais na época era muito caro esse valor. Então as crianças de Victória onde Maggie moravam resolveram iniciar uma guerra com boicote, eles invadiram o legislativo marchavam em frente as lojas, isso prejudicou o pai de Maggie e outras pessoas que vendiam chocolate, tempo depois conseguiram o que queriam que era chocolate a 5 centavos. Maggie comprou o chocolate de sua amiga e assim como ela queria ela virou a melhor amiga de todos os tempos.

Eu recomendo esse livro para pessoas que gostam livros com ação e aventura e de 7 a 100 anos, e é um ótimo livro porque por uma parte os personagens são fictícios e por outra você tem mais detalhes sobre a guerra.
Aline.Rosa 22/07/2021minha estante
Anotado!

Hadaaa 07/08/2021

Maggie e a Guerra do Chocolate
Maggie e a guerra do chocolate é uma história pós guerra sobre o aumento do preço do chocolate.
Tudo começou após a guerra,quando o preço dos alimentos aumentou, e o chocolate foi um deles; subiu de 5 centavos para 8 centavos.As crianças não gostaram disso e começaram a protestar.Esse livro mostra que as crianças tem direito e liberdade de protestar e exibir suas opiniões, abordando esse assunto muito importante, que as crianças são cidadãos e tem seus direitos e deveres.
Nós indicamos o livro para todas as idades, porque achamos que as crianças tem direito de manifestar suas opiniões.
Manu 17/09/2021minha estante
Amei a resenha!!!! ????????

Manu 17/09/2021minha estante
Amei a resenha!!!! ????????

Carol 03/08/2021

Maggie e a guerra do chocolate
Maggie tem uma amiga que chamava Josephine. Certo dia ela lembrou que o aniversário de Josephine. Ela quer comprar uma barra de chocolate para presentear a amiga. Ela vê que o preço do chocolate foi de 5 para 8 centavos por causa da crise econômica pós segunda guerra mundial. Então ela luta para conseguir abaixar novamente. Eu acho este livro interessante porque a Maggie luta para conseguir presentear a amiga que sempre tinha que dividir a comida com seus 6 irmãos. Também acho essa história bem divertida. O que me deu mais interesse é o fato que é pós segunda guerra mundial, ou seja um fato real
Carol 03/08/2021minha estante
Agora fiquei com mais vontade de ler

EarthET 21/08/2017minha estante
Mas não tem nenhum spoiler!

Elis 26/07/2021

Maggie e a Guerra do Chocolate
O livro Maggie e a Guerra do Chocolate se passa na cidade de Victoria, Canadá, no ano de 1947, depois da Segunda Guerra Mundial, lá uma menina chamada Maggie planejava comprar um chocolate de aniversário para sua melhor amiga, Jô. Mas as barras de 5. centavos aumentaram, então Maggie e seus amigos organizam um boicote para abaixar o preço do chocolate. Porém seu pai vendia doces, incluindo barras de chocolate e Maggi se viu encurralada.
Eu indico este livro para crianças entre 10 e 11 anos, porque acho que elas entenderiam a linguagem e a história melhor
Adorei!

Leticia.Sakaguti 21/08/2017

Maggie e a guerra do chocolate
Maggie e a guerra do chocolate, conta a história de uma garota que queria comprar o melhor presente de todos os tempos para sua amiga Jô, mas as barras aumentam de preço e as crianças fazem um boicote pelo chocolate .
Esse conto é indicado para pessoas que estão ligadas aos protestos, democracia e também a direitos iguais para todos.
O livro contém personagens fictícios, mas as fotos, localizações e as datas são reais.
Carol Przybyszeweski 21/08/2017minha estante
Adorei

Catharina 08/03/2019

...
O livro é mt bom e tras um assunto mt legal, mas o final é péssimo
Gabriela.Torres 27/05/2020minha estante
pq o final é péssimo @catharina.souza?

Gostei! Houve*

Bia 28/07/2021minha estante