A noite das bruxas Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

@vcdisselivros 20/09/2023

"O peixe morre pela boca"
Resenha – A noite das bruxas “O peixe morre pela boca”
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Ao visitar uma amiga na pacata Woodleigh Common , a autora Ariadne Oliver, se vê envolvida em uma festa de Dia das Bruxas organizada para crianças na casa de uma conhecida da moça, Rowena Drake.

° Joyce adora chamar atenção, a criança tem fama de mentir ou aumentar muito os fatos a fim de impressionar os que estão em volta.

° Querendo impactar a famosa Mrs. Oliver, Joyce fala na frente de todos já ter presenciado um assassinato. Ao ser questionada, ela responde que era muito nova para compreender o que estava vendo, por isso nunca contou à mãe ou levou o assunto às autoridades.

° Quando o assunto vem à tona ninguém acredita em Joyce, ao menos é o que parece, porém mais tarde no mesmo dia, o corpo da criança é encontrado.

° Em uma festa onde todos se conhecem, quem pode ser o assassino? Quem teve o sangue frio de afogar a garota em uma bacia com água cheia de maçãs?

° Diante de um mistério tão grande, Mrs. Oliver decide pedir auxílio a um velho conhecido, Hercule Poirot, a única pessoa capaz de encontrar o responsável.

POR FIM

A horas das bruxas é minha segunda experiência com a rainha do crime. Pessoalmente não achei a obra tão envolvente quanto Morte no Nilo, o final chega sem emoção pois não tivemos tempo de nos apegar aos personagens, mas ainda assim a narrativa tem suas particularidades e ganha o leitor.

Como não poderia ser diferente, Poirot é a estrela e a perspicácia dele faz com que a leitura seja envolvente. A lista de suspeitos é tão pequena, que não imaginamos o leque de nomes e crimes que o detetive começa a desenterrar para chegar à conclusão do caso. Com ele, o que parece ser simples fica cada vez mais complicado, o que é bom para nós durante o desenrolar dos eventos.

Um alerta: Agatha Christie não costuma entregar spoiler de outras obras em seus livros, mas aqui, peguei uma coisa outra entre as conversas de Mrs. Oliver e Poirot, principalmente por ficar claro que esse não foi seu primeiro encontro, então sim, é possível ler sem conhecer os títulos anteriores, mas para ter uma experiência completa e sentir que faz parte da conversa, seria interessante ler pela ordem de publicação.

A obra ganhou adaptação recentemente nos cinemas, mas pelo trailer, não espere algo fiel ao conteúdo, as diferenças são gritantes!

Andreza 14/03/2021

Gostei, mas não amei o livro. É bom como tudo que a Agatha escreve, mas a história ficou desinteressante no meio e bastante repetitivo (inclusive a mesma frase/palavra sendo usada várias vezes). Como sempre eu me confundi com tantos personagens kkkk mas acostumada já.

Cecília 16/12/2023

Muito Bom
Aqui estou eu, tentando,novamente, ler Agatha Christie. Realmente não sou fã desse tipo de livro, mas este realmente foi incrível.
Não importa o quão bom detetive você seja, nunca saberá até ler a última página.Nunca imaginei que o assassino na verdade seria o ***********.

Luciana 27/08/2023

Primeiro livro da Agatha e eu gostei de como é sua escrita, livro bem fluido. Eu já estava desconfiando de uma pessoa e era mesmo ?

hscardigan 29/12/2022

noite das bruxas
Uma historia incrívelmente boa que me prendeu do incio ao fim (como sempre).
Mais um mistério da agatha que eu consegui "desvendar" antes do final!! Apenas não dei cinco estrelas porque teve um ponto que ficou sem resposta e que fiquei curiosa pra saber, porem super recomendo.

2x4 pra Agatha

Tamara Ferraz.As3Artes 21/01/2024

Peca por certos exageros, mas vale a leitura
O livro é um dos últimos romances protagonizados pelo detetive Hercule Poirot e escritos por Agatha Christie. Este livro se encontra entre os bons da autora, pecando apenas por certos exageros no meio da trama, e uma coincidência no final. A melhor parte da leitura é sem dúvida a sempre divertida interação entre Poirot e Mrs. Oliver. E também a descrição das brincadeiras típicas do Halloween na Inglaterra, por onde descobrimos os costumes da data. Pra mim não foi uma das melhores leituras da Agatha, mas mesmo assim valeu a leitura.

Álefe 23/03/2021

Mais um divertido encontro de Poirot e Ms. Oliver
Hercule Poirot é de longe o melhor personagem de Agatha Christie, e quando se junta a autora Ariadne Oliver a história fica ainda mais divertida. "A Noite das Bruxas" não é dos melhores livros da autora, mas mantém o leitor grudado em sua páginas do começo ao fim. Com mais um final surpreendente e cheio de reviravoltas, o livro só seria melhor se tivesse explorado mais a temática do título.

Cristiane 07/09/2023

A noite das bruxas
Estou lendo uma série de livros pesados: Ulisses, O morro dos ventos uivantes, Coração das Trevas... Precisava de um intervalo, precisava de ler algo leve... Escolhi este livro para aliviar e foi uma tacada de mestre. Amo Agatha Christie e seu detetive Hercule Poirot.
Nesta história a personagem Ariadne Oliver está auxiliando na organização de uma festa de Noite das Bruxas para as crianças. No meio dos preparativos uma adolescente, Joyce, declara que viu um assassinato, que na época que testemunhou tal evento era muito jovem porém agora ela compreende que viu um assassinato. Todos acreditam que ela está mentindo para chamar a atenção de Ariadne pois ela é uma escritora famosa de livros policiais.
Na festa há diversas brincadeiras para as crianças e uma delas é a pesca da maçã, que consistia em pescaria com a boca maçãs que estão num balde com água.
Quando a festa termina para surpresa de todos, Joyce é encontrada morta, afogada no balde das maçãs.
Ariadne pede ajuda a Hercule Poirot que investigará o caso.
Joyce presenciou um assassinato? Quem matou Joyce? Por quê?
Suelli.coelho 07/09/2023minha estante
Adorei tambem,li em dois dias
Achei impossivel parar de ler,so li 3 dela até o momento,achei esse o melhor (até agora)

Mat 01/09/2023

Mais um livro da Aghata que segue sua receita infalível, um crime, um detetive, várias possibilidades e por fim uma revelação inacreditável.

Diferente dos outros da autora que já li, esse não me senti envolto na trama, não sei ao certo o porquê, mas algo estava faltando. Em muitas partes nos perdemos em longos devaneios dos personagens, principalmente o Poirot, sobre assuntod que não acrescentam algo significativo no enredo.

O que ficou no saldo positivo foi unicamente o final, a explicação do que realmente aconteceu e seus motivos, como sempre, algo que supera todas as teorias previamente criadas.

Elisabete 28/08/2023

" Pecados velhos têm sombras compridas."
Era a tradicional festa de Halloween do vilarejo. Desta vez na casa da viúva Rowena Drake, cujos participantes eram crianças e jovens de dez a dezessete anos de idade.
Tudo ia bem, até que uma jovem foi encontrada morta.
Hercule Poirot é chamado para descobrir o assassino.
Durante sua investigação, Poirot acaba descobrindo que, aquela cidade que até então era conhecida por ser calma e tranquila, carrega segredos obscuros.

?? Agatha tem uma escrita envolvente, com personagens adoráveis. Uma trama muito bem montada que envolve o leitor na história. Vamos criando várias teorias e motivos para saber o que aconteceu e quem seria o assassino.

? Depois de ler alguns livros dela, é a primeira vez que acerto.
Adorei o final!

Naty 12/04/2021

E vamos de rainha do crime
Eu não posso falar mal de nada que essa mulher faz pq ela não faz nada ruim.Como sempre um livro cheio de segredos e mistérios.Mas pela primeira vez consegui acertar quem era o vilão ??? amei o vilão "grego" desse livro
Diego1127 12/04/2021minha estante
Espero que não seja spoiler ?

Naty 12/04/2021minha estante
?????

Elly.Larimar 13/07/2021

A Agatha é genial
Terminei de ler ontem mas esqueci de fazer a resenha, enfim
Eu NUNCA que iria acertar o assassino, meu deus! As coisas se encaixam, se eu pensasse mais talvez..
O livro é genial, li tudo super rápido mas fiquei intrigada com a falta de evidências ao longo das páginas, mas isso não deixou ele ruim de maneira alguma!!

Amei muuuito não vejo a hora de ler outras obras da rainha do crime.
meumundinhodoslivr 13/07/2021minha estante
ÁGATHA EH MARAVILHOSA

MilaMagalhães 11/06/2021

A noite das bruxas ??
Mais um clássico da nossa querida Agatha. Achei que foi escrito bem nos moldes já conhecidos da autora.
Ponto positivo pela história já engrenar desde o início e diferente de outros livros que li dela, esse não me pareceu em nenhum momento ficar dando voltas e ficar chato.
Adorei o toque um pouco "sombrio" do livro porém só não dei 5 estrelas pois achei alguns acontecimentos da reta final um pouco atropelados e uma vertente da história um pouquinho forçada. Mas nada que estragasse por completo a experiência pra mim.
Valeu muito a pena ler!

Menção honrosa para a querida Ariadne Oliver!

Mari Duarte 18/10/2021

Fantástico! A história trata de um assassinato no dia de Halloween em um cidade pacata próxima a Londres. Todos os personagens parecem igualmente inocentes e suspeitos durante toda a trama, e cabe a um dos melhores detetives literários (Hercule Pierrot) encontrar o verdadeiro culpado deste crime (dentre outros).
Eduardo 18/10/2021minha estante
meu favorito da rainha do crime

Alê 18/10/2021minha estante
Esse livro livro é tão diferente dos outros da Agatha, e é tão legal exatamente por isso, ela se desafia e é incrível

ingridddd 19/12/2021

A noite das bruxas
É uma leitura rápida que te prende do começo ao fim.
Numa festa comum de halloween um assassinato acaba acontecendo. Muitos possíveis suspeitos, poucas pistas e vários mistérios que vão surgindo no meio da história. Nada é por acaso. Tudo pode ser conectado.
Agatha Christie tem uma escrita leve e fluída, mesmo com assuntos pesados(mortes), ela sabe desenvolver, em livros curtos , histórias que fazem com que o leitor queira saber o final quando está ainda no começo.
Já tinha lido um livro dela antes (E não sobrou nenhum) e confesso que essa leitura me surpreendeu tanto quanto a anterior.
Muito boa a leitura.