Um Crime Adormecido

Agatha Christie

Resenhas - Um Crime Adormecido

Mahfud, Fábio 06/07/2010

The Memory Remains...
Estava um pouco apreensivo quanto à esse livro antes de começar a ler. A premissa não parecia me empolgar muito, e por causa disso demorei bastante para iniciar a leitura.
Fico feliz de dizer que me surpreendi no final.
Uma trama bem engenhosa, com um tom que nos leva a pensar no sobrenatural no início, até que descobrimos que Gwenda realmente tinha muita coisa guardada bem no fundo da sua memória.
A moça perdeu os pais muito cedo e foi criada pela família da mâe. Após encontrar uma casa para morar com o marido, começa a ter estranhas visões, como se já estivesse estado ali, e pensa que está ficando louca. Gwenda e Giles começam então a desenterrar antigas histórias sobre a casa, sobre o pai de Gwenda, Kelvin Halliday e sua madrasta Helen. O que o casal não sabia é que havia um crime à tempos adormecido e que acordá-lo poderia trazer desagradáveis surpresas.
Com uma grande participação de miss Marple, sempre atenta aos menores detalhes, e fazendo suas próprias investigações, o caso vai se desenrolando até descobrirmos todos os detalhes por trás das lembranças de Gwenda, que eram mais reais do que ela mesmo pensava.

Lucia Sousa 17/06/2011

O livro ,na minha opinião,não é um dos melhores de Agatha.Para se intitular a última aventura de Miss Marple,eu esperava mais.
Mesmo assim,foi uma boa leitura e o assassino foi muito cruel,no modo como fez toda a coisa.
Não gostei muito de Gwenda.Para mim,o personagem mais atraente foi Eskirne,o antigo admirador de Helen.

Hel 31/12/2010

De longe uma das melhores armações de suspense de Agatha Christie, poderia ser até enquadrada no gênero terror.

Rafael 11/01/2011

Miss Marple na sua melhor forma
Um típico Agatha Christie. Não deu aquela tensão e frio na barriga que normalmente os livros dela dão, mas tem uma narrativa coerente, com um final inimaginável. Miss Marple muito bem, daquele jeito dela, dando pistas, e rindo da cara dos personagens principais (e, claro, de nós), que não conseguem enxergar o "óbvio".
Não é um dos meus Agatha favorito, mas é excelente.

Andrea 11/02/2011

- Meu Deus, exclamou Giles. Eu nunca pensei nisso!
- Não, retorquiu Miss Marple. É realmente muito perigoso acreditar nas pessoas. Eu não acredito há anos!

Miss Marple é minha personagem favorita nos livros de Agatha Christie. Gosto muito dos outros personagens, incluindo Poirot, mas tenho um carinho todo especial por essa conhecedora da natureza humana...

Não sabia que esse era o último caso dela. Na verdade, nem vi a sinopse. É Agatha e eu não li, trago pra casa. (Pretendo ler todos os livros da autora.)

Acho que esse é um dos que mais gostei. Não descobri o mistério - se bem que nem me esforcei tanto, deixei a história rolar. Me surpreendeu o final. E claro que fez todo o sentido depois, como sempre.

Pra quem gosta de Agatha Christie, é um prato cheio. Sorte ter vários outros livros que ainda não li.

Gláucia 14/03/2011

Esqueletos no armário.
Uma casa esconde um segredo. Ou será tudo fruto da imaginação perturbada de Gwenda? Miss Marple decobrirá.

Literatura Policial 18/06/2015

Trata-se da despedida de Miss Marple
“Sleeping Murder” ou “Um Crime Adormecido” é um romance policial escrito por Agatha Christie na década de 1940 e publicado postumamente em 1976. Durante todo esses anos, ele esteve guardado no cofre de um banco, pois trata-se da despedida de Miss Marple e tenha certeza que a escritora reservou um impecável mistério para sua inesquecível protagonista resolver antes da aposentadoria.

Com uma trama envolvente e um toque de sobrenatural, esse livro narra a história de Gwenda Reed, uma jovem que ficou órfã ainda muito cedo. Recém-casada, ela e o marido acabam de comprar uma mansão vitoriana no litoral da Inglaterra e enquanto ela inicia uma reforma, fatos estranhos tomam conta do lugar e nebulosas visões vêm à tona, transformando uma boa promessa para viver a dois numa opção sinistra para morar. Gwenda tem certeza que uma mulher foi ou será assassinada no local e nesse momento entra em cena Miss Marple, ajudando a esclarecer alguns mistérios e segredos sombrios de um passado que talvez fosse melhor ficar adormecido…

A autora usa a intertextualidade em muitos de seus livros e “Um Crime Adormecido” não foge à regra. Logo nas primeiras páginas, aparece um trecho da peça “A Tragédia da Duquesa de Malfi” de John Webster, que está relacionado com a solução do caso: “Cubra o rosto dela. Meus olhos se ofuscam, ela morreu jovem…”

Porém, é praticamente impossível vislumbrar seu desfecho, apesar de apresentar um narrador onisciente o que não permite que o leitor fique a mercê desse ou daquele personagem, garantindo uma boa visão do caso. Aliás, durante seus vinte e cinco capítulos muito bem construídos, cada detalhe para sua resolução é apresentado, seguindo as regras da “Era de Ouro” da literatura policial.

Dos quatorze livros e vinte contos protagonizados por Miss Marple,”Um Crime Adormecido” é considerado um dos melhores. Particularmente, tenho particular afeição por Miss Marple, uma detetive amadora graduada pela perspicácia. Sempre coube a ela os casos de menor repercussão, em geral, ocorridos em St. Mary Mead, o pequeno vilarejo onde ela vive. Sem exibir a mesma fama de Poirot, ela não atende a cabeças coroadas ou celebridades e jamais esteve envolvida numa conspiração internacional, mas nem por isso, suas histórias deixam de despertar interesse e serem reverenciadas por uma legião de admiradores.

Divirta-se!

site: http://www.literaturapolicial.com/

Jerome 22/06/2011

Uma escritora lúcida cria um crime adormecido.
Ler os livros de Agatha Christie conduz a pessoa para um mundo onde a alma humana é vista de forma mais real. Um Crime Adormecido é um livro constituído de realismo e ficção na dose certa. Uma obra muito boa e plausível (não podemos esquecer do final surpresa, que funciona muito bem), e seria melhor ainda se Hercule Poirot fosse o condutor do mistério. Miss Marple ainda tem que comer muita farinha pra chegar aos pés de Poirot.

Leonardo1436 19/07/2012

Um brilhantismo adormecido
Agatha Christie sempre foi minha escritora predileta. Já tinha ouvido falar dela muito antes, e assim que descobri suas obras foi amor a primeira lida. Suas história sempre dava aquele gostinho de "quero ler essa naba até o final de uma vez" pelo clímax que ela cria em cada livro. Embora seja quase unanime que o seu melhor personagem seja Hercule Poirot, eu sempre gostei mais da astúcia e perspicácia Miss Marple. E quando vi a premissa desse livro, como o último caso de Marple logo me empolguei. E me decepcionei. De longe foi o livro mais previsível de todos que já li. A história é arrastada, e o final não surpreende em nada. Cadê o brilhantismo ao nível de "Cai o pano" onde é o último caso de Poirot? E as reviravoltas impressionantes de "convite para um homicídio" (O melhor em minha opinião)?

No final, ficou aquele vazio de um livro que não fez jus ao seu personagem.

denilson 17/11/2012

muito bom
depois de ler o fraco um gato entre os pombos, este aqui é muito bom....

Carol 25/01/2013

Maravilhoso.
Agatha Christie não para de me surpreender!!!!

O livro é muito bom!!!!

Gwenda Reed é uma jovem recém- casada que chega a Londres em busca de um lar para ela e seu marido, Giles.Ela se sente atraida por Hillside,uma velha casa localizada em Dillmouth.Mas é uma atração estranha que vem acompanhada com lembranças e medos, o que a assusta,fazendo com que ela vá passar alguns dias com parentes de seu marido que também estão hospedando MISS MARPLE.
Certa noite,eles resolvem assistir a peça "A Duquesa de Malfi",mas o que deveria ser apenas um entretenimento acaba se transformando na lembrança de um trauma e o inicio de uma investigação de um crime que-para o bem de todos-deveria continuar adormecido.

Um dos melhores livros da Agatha!!!!!
Simplesmente incrivel!!!!!!

Poderia dizer que a obra é maravilhosa durante cem anos e ainda sim não diria tanto quanto ela merece!!!!

vic 20/02/2013

voltando às lembranças
Gwenda quer se mudar e acha a casa perfeita, mas parece que conhece aquela casa, ela tem sonhos e de repente aquilo começa a assusta-la, quando seu marido chega à nova casa eles começam a investigar, com a ajuda de miss Marple desvendam o assassinato que a assombra desde de sua infância esquecida.

Pato Donald 03/04/2014

Um casal recém casados procura uma casa para morar, ao sul da Inglaterra, ao escolher a residência ela tem a sensação de que aquele lugar não lhe parece tão estranho, apesar de nunca ter estado ali. Aos poucos algumas estranhas lembranças brotam em sua mente, entre elas um suposto assassinato. Estaria ela louca? Seria uma visão destas sobrenaturais?
Ela então descobre que, por um curto tempo de sua infância ela viveu coincidentemente nesta mesma casa, e então começa a supor que suas lembranças possam de fato ter ocorrido.
Quem seria a pessoa supostamente assassinada? Teria realmente ocorrido uma morte ali? Ou seria uma daquelas lembranças de infância que nosso cérebro cria e desenvolve com o passar do tempo como se fossem reais? Teria sido um sonho, quem sabe? Ou de fato uma lembrança guardada no fundo do seu subconsciente? A simpática velhinha Miss Marple ajuda a desvendar esse mistério.
Particularmente achei a história demasiadamente fantasiosa, ainda assim, surpreendente. Sem contar que é sempre divertido tentar desvendar os fatos!!
E vocês? Levam o dom para detetive? À quem se dispor a ler, boa sorte nas pistas! ;)
Resenha do blog:

site: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2013/11/um-crime-adormecido.html

Tina 17/04/2015

Um crime em retrospecto
Nossa querida dama do crime é mundialmente conhecida principalmente por seu personagem carismático e cativante, Hercule Poirot. Mas digo a vocês que Miss Marple não fica muito atrás, não. Apesar de não se envolver explícita e diretamente com o crime nessa obra, buscando todos os envolvidos, essa queridíssima senhora assume papel importante para a solução do mistério. ''Um crime adormecido'' é a despedida dessa velhinha adorável, que acompanha o desvendar de um crime em retrospecto, cujas informações vão sendo coletadas por Gwenda e Giles, um casal recém casado que se muda para uma casinha pitoresca em Dillmouth, na Inglaterra. Sinceramente, adorei o livro! Mesmo 18 anos depois do crime, as informações vão sendo alcançadas e, com a ajuda de Miss Marple, o mistério vai sendo solucionado. É um livro ótimo, li em três dias e recomendo a qualquer leitor que como eu, ama as histórias da Agatha Christie ♥