Um Crime Adormecido

Agatha Christie

Resenhas - Um Crime Adormecido

Fabio Shiva 02/06/2021

Adorável Miss Marple!
Tenho a doce impressão, salvo engano da memória, que essa foi a primeira vez que li “Um Crime Adormecido”! Ô, glória! Sei que ainda devem restar dois ou três livros de Agatha Christie que ainda não li (com a exceção da série publicada sob o pseudônimo de Mary Westmacott, dos quais só li um para conhecer). Contudo não consigo discernir entre os sessenta e tantos títulos de suas histórias policiais esses dois ou três que não li (a maioria já foi lida duas e até três vezes!), por isso o jeito é continuar lendo e relendo... coisa de fã!

E olha que não ter lido justamente “Um Crime Adormecido” era uma lacuna considerável em minha carreira de tiete de Agatha! Pois trata-se de um livro especial: a última aventura da queridíssima Miss Marple! Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, temendo pela própria vida, Agatha Christie quis dar um desfecho digno aos seus dois personagens mais icônicos: Hercule Poirot e Miss Marple. Nessa época ela escreveu “Curtain” (“Cai o Pano”), emocionante epílogo da saga do famoso detetive belga das “pequenas células cinzentas”. E para celebrar Miss Marple, Agatha escreveu “Sleeping Murder” (“Um Crime Adormecido”). Os dois livros ficaram guardados no cofre de um banco durante anos. Em 1974, percebendo que não conseguia mais escrever, Agatha finalmente autorizou a publicação de “Cai o Pano”. E “Um Crime Adormecido” só foi publicado em 1976, após a morte da autora.

É inevitável querer tecer comparações entre os dois livros, ainda mais se tratando de minhas primeiras impressões dessa definitiva aventura de Miss Marple. “Cai o Pano”, como o próprio título sugere, é de fato a última história de Poirot (que já li duas vezes). Já em “Um Crime Adormecido” creio que a intenção de Agatha não foi a de dar um desfecho, mas de eternizar sua arguta e fofinha detetive septuagenária (ou octogenária?). Sob muitos aspectos, essa obra é uma típica história de Miss Marple, com direito a uma descrição exemplar:

“Miss Marple era uma atraente senhora, já idosa, alta e magra, de maçãs do rosto rosadas, olhos azuis, um jeito amável e um pouco meticuloso. Seus olhos azuis tinham sempre um brilho especial.”

Ainda seguindo na comparação, sempre achei os mistérios de Miss Marple mais fáceis de desvendar que os de Poirot. Lembro com especial emoção de “A Testemunha Ocular do Crime”, aventura de Miss Marple que li ainda aos 11 anos (idade em que comecei a ler Agatha Christie, com o impactante “O Caso dos Dez Negrinhos”, que me deixou uma semana sem dormir!) e que foi o primeiro livro de Agatha em que consegui descobrir a identidade do assassino antes da revelação. Lembro que saí pulando pela casa, gritando o nome do culpado aos quatro ventos! Essa é uma das recordações mais queridas de minha intensa e afetiva relação com o mundo dos livros. Talvez por isso eu nunca tenha me atrevido a ler novamente “A Testemunha Ocular do Crime”: quis deixar intacta e pura a vivência de meu coração infantil de leitor!

Voltando a “Um Crime Adormecido”, uma característica muito marcante nas histórias de Agatha é que aqui e ali podemos colher verdadeira pérolas de sabedoria, como é o caso dessa fala de Miss Marple sobre as crianças:

“Acho que as crianças sabem... mais que os adultos. É como os cachorros... eles reconhecem a morte, atiram a cabeça para trás e uivam. Acho que as crianças... reconhecem a morte...”

Assim como esse trecho, especialmente atual nesses tempos de tanta disseminação de mentiras pela Internet:

“Não, retorquiu Miss Marple. Você acreditou no que ele disse. É realmente muito perigoso acreditar nas pessoas. Eu não acredito há anos!”

Ao contrário de tantas tias e tios do Zapzap, Miss Marple não seria jamais uma vítima fácil das Fake News!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Valentina351 10/03/2024minha estante
Como que começa a ler ?????? Onde entra pra começa a ler???

Fabio Shiva 11/03/2024minha estante
Oi, Valentina! Não entendi a sua pergunta. O que você deseja ler?

Leticia.Riquelby 14/03/2024minha estante
Como faz pra ler? Não sei como abrir o livro, me ajuda

Leticia.Riquelby 14/03/2024minha estante
Onde clica pra começar a leitura???

Fabio Shiva 14/03/2024minha estante
O livro não está disponível aqui para leitura, apenas comentários de quem leu o livro, ok?

Marselle Urman 10/07/2009

Um crime adormecido
Bem desenvolvido daquela maneira sutil que Lady Agatha normalmente usava em suas histórias com Miss Marple. É focado no poder da memória, e em como determinados fatos deixam impressões em nossos sentidos, mesmo que inconscientemente. O crime é bom, o final consegue dar alguns arrepiozinhos.
Claire Scorzi 27/12/2010minha estante
Você conseguiu ser precisa numa resenha tão enxuta: informa dos méritos deste que é, na minha opinião, um dos melhores de Agatha Christie. Parabéns!

iemai 31/05/2010

Achei interessante, mas não está entre os meus livros preferidos da Agatha. Apesar das dúvidas que a autora cria em sua cabeça durante o livro, o desfecho já era esperado.
Talvez eu já tenha lido Agatha Christie demais?
Marcelo 23/10/2013minha estante
Estou lendo esse livro e ja cheguei ao antepenultimo capitulo e eestou achando excepcional a historia. Como nao sei ainda o final, nao vou me arriscar a cota-lo.Mas ate aqui, e formidavel. Quando acabar de le-lo, darei minha nota.

Cris Paiva 25/05/2010

Eu morro de medo de comentar os livros da Agatha Christie, falar o que não devo e tirar a graça da leitura alheia.
A personagem da historia se depara com uma casa que lhe desperta estranhas lembranças e a faz lembrar de um poema que de alguma maneira liga a casa a um crime. Mas ela não consegue se lembrar que crime é esse, quem estava envolvido e como ela sabe se esse crime realmente aconteceu... Será que ela se lembra mesmo de alguma coisa, ou não passa de imaginação, ou pior, loucura?

A titia Agatha sabe mesmo como mexer com o psicológico das pessoas, e claro, te faz duvidar da personagem, dar desculpas pra ela, e inventar possibilidades. A Agatha Christie não escreve para leitores passivos, ela força o leitor a usar a sua imaginação para conseguir ler o livro. Não dá pra passar incólume e em brancas nuvens pela obra dela.
Cristine 26/05/2010minha estante
tia Agatha é maravilhosa...qnto mais leio, mais incrivel acho...

Cris Paiva 12/02/2012minha estante
teste

dariostradlin 04/03/2021

Bom livro, não mais que isso.
Foi o primeiro livro da Agatha Christie que li, a história é boa, não tem enrolação e realmente há uma surpresa no final.

Porém, sempre ouvi falar sobre a genialidade de Agatha. Então comecei a ler com uma expectativa muito alta, e acabou não se confirmando. Gostei do livro, mas não fez juz à fama da autora.

Uma questão a ser destacada é quando a edição do livro. A edição que li, se não me engano, foi publicada na década de 80. A forma como se escreve hoje em dia mudou muito e, por isso, a formatação de linhas e parágrafos, assim como o que é narrativa e o que são falas, acaba deixando a leitura confusa.

Entendo que não é culpa da autora, mas tornou-se um ponto negativo.

Recomendo o livro, mas sugiro que procure uma publicação mais atual, acredito que a leitura fluirá melhor assim.

Se você nunca leu nenhum livro dela, eu diria para não ir com muita "sede ao pote", pois você pode ficar com uma sensação de "é só isso?" como eu fiquei.

Se você já leu esse e outros, pode me dizer se os demais títulos são melhores que esse, ou se seguem a mesma linha.
Nathane2 01/05/2021minha estante
Eu gostei de e não sobrou nenhum e o assassinato do Roger Ackroyd...

Inlectus 19/04/2009

Instigante.
Essa é de fato, ume leitura que envolve no do começo ao fim, um simples casal, com a ajuda de Miss Marple, resolver um grave crime a muito esquecido, é uma leitura atraente.

Lili Machado 29/09/2011

O último caso de Miss Marple foi publicado após a sua morte, apesar de não ter sido o último livro que Agatha Christie escreveu.
Reza a lenda que Agatha escreveu Um crime adormecido e Cai o pano (Curtain – o último caso de Hercule Poirot), durante a 2ª Guerra Mundial, ambos para serem publicados após sua morte. Entretanto, enquanto Cai o pano encerra a carreira de Hercule Poirot, Um crime adormecido não indica o mesmo para a nossa querida Miss Marple.
Recém-casados, vindos, recentemente, da Nova Zelândia, Gwenda e Giles chegam ao país de Giles, onde sua família já morreu, procurando casa para morar. Gwenda é, imediatamente, conquistada por uma mansão vitoriana, chamada Hillside; mas, depois da mudança, fazendo arrumações e reformas, sentimentos perturbadores, como “déja vu”, atormentam a jovem. Gwenda decide construir alguns degraus no jardim. Quando a obra começa, são encontrados degraus enterrados, no jardim. Ela decide construir uma sala de jantar. Quando a obra começa, uma porta é encontrada, emparedada, indo em direção a uma sala escondida. Será que ela já havia vivido na casa antes? Será que a casa é mal-assombrada? Quem é a mulher que pode ser vista, estrangulada na entrada da casa? Gwenda começa a achar que está ficando louca. Felizmente, ela é uma parenta afastada de Jane Marple, que passa o tempo explorano o mistério alheio. E como quem procura, acha – ela acha uma morte no passado, que invade o presente e ameaça a felicidade e a vida do casal.
Recusando os conselhos de Jane Marple, de deixar os mortos quietos, Gwenda e Giles embarcam numa investigação sobre o provável assassinato da madrasta de Gwenda e sobre a possível probabilidade de seu pai ser o assassino.
A medida que os eventos do passado vão sendo lembrados, eles perseguem uma trilha de pistas, involvendo cartas, um médico aposentado, uma antiga camareira, um namorado traído e um misterioso torneio de tênis.
Miss Marple está em seus plenos poderes de interpretar a natureza humana; e ela ajuda o casal a desvendar as pistas e ver mais claramente o que está a sua frente. “É realmente muito perigoso, acreditar nas pessoas, ... Há muito tempo que não faço isso.” – Jane Marple os informa.
Gwenda and Giles Reed podem ser escolhidos como os dois personagens mais interessantes dos thrillers de Agatha Christie onde Miss Marple investiga os crimes acontecidos na pequena cidade de Dillmouth, na Inglaterra, onde mora. É uma pena que eles não tenham sido agraciados com uma série própria, como Tommy e Tuppence (ver outras resenhas de Agatha Christie, de casos de Tommy e Tuppence, como Portal do Destino: http://www.skoob.com.br/estante/livro/682347) .
Em 1987, foi filmada uma adaptação do thriller para a televisão, com Joan Hickson, como protagonista.

Michele 30/05/2009

Esplêndido. Dá arrepios! Meu caso favorito da bondosa Miss Marple. Mais uma trama imperdível da inigualável Agatha Christie.

Carol 30/04/2010

Quero ler novamente!
Esse foi o primeiro livro dela que eu li.

Foi ele que despertou meu interesse pela leitura e depois dele não parei mais.

Não me lemrbo muito bem da história, lembro que um casal mudava pra uma casa e a mulher se lembra daquele lugar e acaba descobrindo que o pai ou a mãe foi assassinado naquele local e resolve desvendar a morte dele.

Lembro que gostei muito e que o final era surpreendente.

Larissa2518 28/12/2009

Adorei esse livro!
Foi meu primeiro da Agatha e ela realmente consegue mergulhar o leitor no prometido suspense do início ao fim.

Gabi 28/04/2024

Um crime adormecido
Gwenda , uma moça recém casada procura uma casa para morar no sul da Inglaterra, ao encontrar o lugar perfeito pra morar , Hillside, em Dillmounth (antigo St . Catherine) uma série de coisas estranhas começam a acontecer, flashbacks , certeza de certas coisas (como os degraus do jardim, a cor do papel de parede original do quarto das crianças...) .
Mas o mais estranho e bizarro de tudo , é a lembrança súbita de uma assassinato, o estrangulamento de Helen Halliday, que Gwenda tinha certeza que ocorrera no saguão da casa . Mas como é possível tudo isso ? Como é possível uma jovem que acabou de entrar na casa pela primeira vez (ou será que não ?) visualizar tudo isso , sem nunca ter sequer ouvido falar em Helen ? Será que a jovem está alucinado, ou será que algum fato confirmado vai justificar tudo isso ?
Miss Marple , junto com você , vai solucionar o caso e descobrir , se tudo isso é real ou não .

Apenas leiam , vale muito apena , é uma leitura muito gostosa e que prende sua atenção a cada segundo! ??

Hel 31/12/2010

De longe uma das melhores armações de suspense de Agatha Christie, poderia ser até enquadrada no gênero terror.

Rafael 11/01/2011

Miss Marple na sua melhor forma
Um típico Agatha Christie. Não deu aquela tensão e frio na barriga que normalmente os livros dela dão, mas tem uma narrativa coerente, com um final inimaginável. Miss Marple muito bem, daquele jeito dela, dando pistas, e rindo da cara dos personagens principais (e, claro, de nós), que não conseguem enxergar o "óbvio".
Não é um dos meus Agatha favorito, mas é excelente.

Andrea 11/02/2011

- Meu Deus, exclamou Giles. Eu nunca pensei nisso!
- Não, retorquiu Miss Marple. É realmente muito perigoso acreditar nas pessoas. Eu não acredito há anos!

Miss Marple é minha personagem favorita nos livros de Agatha Christie. Gosto muito dos outros personagens, incluindo Poirot, mas tenho um carinho todo especial por essa conhecedora da natureza humana...

Não sabia que esse era o último caso dela. Na verdade, nem vi a sinopse. É Agatha e eu não li, trago pra casa. (Pretendo ler todos os livros da autora.)

Acho que esse é um dos que mais gostei. Não descobri o mistério - se bem que nem me esforcei tanto, deixei a história rolar. Me surpreendeu o final. E claro que fez todo o sentido depois, como sempre.

Pra quem gosta de Agatha Christie, é um prato cheio. Sorte ter vários outros livros que ainda não li.