Um Crime Adormecido

Agatha Christie

Resenhas - Um Crime Adormecido

Fabio Shiva 02/06/2021

Adorável Miss Marple!
Tenho a doce impressão, salvo engano da memória, que essa foi a primeira vez que li “Um Crime Adormecido”! Ô, glória! Sei que ainda devem restar dois ou três livros de Agatha Christie que ainda não li (com a exceção da série publicada sob o pseudônimo de Mary Westmacott, dos quais só li um para conhecer). Contudo não consigo discernir entre os sessenta e tantos títulos de suas histórias policiais esses dois ou três que não li (a maioria já foi lida duas e até três vezes!), por isso o jeito é continuar lendo e relendo... coisa de fã!

E olha que não ter lido justamente “Um Crime Adormecido” era uma lacuna considerável em minha carreira de tiete de Agatha! Pois trata-se de um livro especial: a última aventura da queridíssima Miss Marple! Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, temendo pela própria vida, Agatha Christie quis dar um desfecho digno aos seus dois personagens mais icônicos: Hercule Poirot e Miss Marple. Nessa época ela escreveu “Curtain” (“Cai o Pano”), emocionante epílogo da saga do famoso detetive belga das “pequenas células cinzentas”. E para celebrar Miss Marple, Agatha escreveu “Sleeping Murder” (“Um Crime Adormecido”). Os dois livros ficaram guardados no cofre de um banco durante anos. Em 1974, percebendo que não conseguia mais escrever, Agatha finalmente autorizou a publicação de “Cai o Pano”. E “Um Crime Adormecido” só foi publicado em 1976, após a morte da autora.

É inevitável querer tecer comparações entre os dois livros, ainda mais se tratando de minhas primeiras impressões dessa definitiva aventura de Miss Marple. “Cai o Pano”, como o próprio título sugere, é de fato a última história de Poirot (que já li duas vezes). Já em “Um Crime Adormecido” creio que a intenção de Agatha não foi a de dar um desfecho, mas de eternizar sua arguta e fofinha detetive septuagenária (ou octogenária?). Sob muitos aspectos, essa obra é uma típica história de Miss Marple, com direito a uma descrição exemplar:

“Miss Marple era uma atraente senhora, já idosa, alta e magra, de maçãs do rosto rosadas, olhos azuis, um jeito amável e um pouco meticuloso. Seus olhos azuis tinham sempre um brilho especial.”

Ainda seguindo na comparação, sempre achei os mistérios de Miss Marple mais fáceis de desvendar que os de Poirot. Lembro com especial emoção de “A Testemunha Ocular do Crime”, aventura de Miss Marple que li ainda aos 11 anos (idade em que comecei a ler Agatha Christie, com o impactante “O Caso dos Dez Negrinhos”, que me deixou uma semana sem dormir!) e que foi o primeiro livro de Agatha em que consegui descobrir a identidade do assassino antes da revelação. Lembro que saí pulando pela casa, gritando o nome do culpado aos quatro ventos! Essa é uma das recordações mais queridas de minha intensa e afetiva relação com o mundo dos livros. Talvez por isso eu nunca tenha me atrevido a ler novamente “A Testemunha Ocular do Crime”: quis deixar intacta e pura a vivência de meu coração infantil de leitor!

Voltando a “Um Crime Adormecido”, uma característica muito marcante nas histórias de Agatha é que aqui e ali podemos colher verdadeira pérolas de sabedoria, como é o caso dessa fala de Miss Marple sobre as crianças:

“Acho que as crianças sabem... mais que os adultos. É como os cachorros... eles reconhecem a morte, atiram a cabeça para trás e uivam. Acho que as crianças... reconhecem a morte...”

Assim como esse trecho, especialmente atual nesses tempos de tanta disseminação de mentiras pela Internet:

“Não, retorquiu Miss Marple. Você acreditou no que ele disse. É realmente muito perigoso acreditar nas pessoas. Eu não acredito há anos!”

Ao contrário de tantas tias e tios do Zapzap, Miss Marple não seria jamais uma vítima fácil das Fake News!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Valentina351 10/03/2024minha estante
Como que começa a ler ?????? Onde entra pra começa a ler???

Fabio Shiva 11/03/2024minha estante
Oi, Valentina! Não entendi a sua pergunta. O que você deseja ler?

Leticia.Riquelby 14/03/2024minha estante
Como faz pra ler? Não sei como abrir o livro, me ajuda

Leticia.Riquelby 14/03/2024minha estante
Onde clica pra começar a leitura???

Fabio Shiva 14/03/2024minha estante
O livro não está disponível aqui para leitura, apenas comentários de quem leu o livro, ok?

Librar(y)as 25/03/2021

Como esperado
Desvendar os assassinatos de Agatha Christie são praticamente um exercício mental. Miss Marple, uma velhinha muito das espertas, mas uma vez vem "metendo o dedelho" na vida dos outros e sendo um gênio em seus "conselhos".
Muito bem escrito, um plowt surpreendente (é bem inesperado) e como sempre, ela SERVIU e serviu beeeem.
Maravilhoso, uma leitura rápida e instigante, não dá vontade nenhuma de largar o livro

Leca 28/05/2023

Asmei
ótimo livro
o mistério é bom
só fui desconfiar no final, e como ele é horrível mds
tão bom ver todo o desenrolar dessa história
quando vc acha que foi, não foi
aparece tantas coisas tantas pessoas
peguei esse livro sem uma expectativa, era só pra ter o que fazer no ônibus indo pra faculdade
e me surpreendi com o tão bom quem é
esse livro que é da minha mãe e ela sempre quis que eu lesse algo da Agatha Christie
tá aí adorei

Line 26/07/2020

Misterioso
Agatha Christie nunca decepciona!
É um livro excelente, cheio de mistérios e reviravoltas do início ao fim.

moletom8 24/04/2021

O início parece meio macabro, mas é óbvio que no final tudo faz sentido. Mais um livro muito bom de Agatha.

aninhadelemos 29/10/2021

Pela primeira vez o meu desconfiometro estava certo e eu imaginei o suspeito certo? não tive certeza mas ele era o 1º das minhas desconfianças?

Well.Machado 29/09/2022

CHATO DEMAIS! O crime que estava adormecido ou era o livro?
Eu raramente desgosto de algum livro da Agatha, mesmo que alguns tenham histórias bem repetitivas, mas nesse caso eu detestei Um Crime Adormecido, que livro chato pra 🤬 #$%!& ! Todo mundo sempre fala bem desse livro e a expectativa tava bem alta pra ler ele, até mesmo pelo fato da Agatha ter deixado guardado junto com Cai o Pano durante a Segunda Guerra, então eu imaginei que vinha mais uma obra prima por aí. Pois bem, me enganei completamente. Pra mim, um dos piores e mais chatos da Agatha que já li. A história toda é extremamente cansativa e a leitura super arrastada. A identidade do assassino foi uma das mais óbvias possíveis pra mim, claro que isso se deve muito ao fato de eu já ser um leitor ávido da Agatha e conhecer todas as suas artimanhas, mas ainda assim achei muito óbvio, no primeiro momento que o personagem apareceu eu já tive CERTEZA que era ele. Foi muito fácil desvendar todas as pistas deixadas no livro e a burrice do casal protagonista me irritou demais deixando tudo passar despercebido... O fato de ser um cold case deixou tudo ainda mais tediante, a Agatha já se saiu muito bem em cold cases como em Os Cinco Porquinhos e Nêmesis, mas aqui foi pura chatice. Enfim, detestei o livro em todos os aspectos, esperava uma grande "despedida" da Miss Marple mas isso passou bem longe. De todos que já li com ela, esse foi o pior. Não sei se era o crime que estava adormecido ou se era esse livro chato mesmo que estava adormecido! ?

Thiago 02/11/2022

Miss Marple (ainda mais) nos bastidores
Este livro foi escrito na década de 40 planejado para ser a última história de Miss Marple, a velhinha fofoqueira que soluciona assassinatos.
Diferente de Cai o Pano, último caso de Hercule Poirot, este romance não esfrega em nosso rosto que é um desfecho, poderia ser lido em praticamente qualquer ordem sem problema algum.
A história é interessante, mas infelizmente Miss Marple consegue estar ainda menos atuante do que é seu usual - geralmente ela apoia a polícia com seu conhecimento da natureza humana, comentários argutos e traçando paralelos com situações de St. Mary Mead. No entanto, nesta obra, ao auxiliar dois jovens recém casados a desvendarem um crime ocorrido há muito tempo, sua participação é quase nula, limitando-se praticamente a um "eu já sabia" ao final.
Quanto à condução do mistério, eu acabei, o que é muito raro, adivinhando o culpado, o que tirou um pouco a graça do desfecho; e há personagens carismáticos e os suspeitos todos apresentam motivação e aquela característica de ser fácil de torcer contra eles típica de Agatha Christie. Destaco, também, que a ignição do mistério no início do livro é inverossímil ao ponto de ser bizarra. Por ser algo tão inicial e o resto do livro ser muito bom, a experiência não é destruída, mas incomodou até o fim e após.
Resumindo, um livro muito bom sem ser memorável.

bruna 28/04/2021

Perfeito
Mais um ótimo livro da Agatha. Pretendo ler todos dessa autora. Simplesmente amei essa história!
"Cubram o seu rosto. Meus olhos se ofuscam. Ela morreu jovem."

Luanna.Maba 08/04/2021

Que livro!
Minha primeira leitura da autora e fiquei apaixonada por tudo.
Um crime adormecido é aquele tipo de livro que você devora em um dia, aquela curiosidade de saber o que vai acontecer, a imersão em cada detalhe é fascinante e muito importante para trabalhar nossa mentalidade.
Super indico essa leitura.
E mais uma coisa, não dá pra acreditar em ninguém! ?

Marselle Urman 10/07/2009

Um crime adormecido
Bem desenvolvido daquela maneira sutil que Lady Agatha normalmente usava em suas histórias com Miss Marple. É focado no poder da memória, e em como determinados fatos deixam impressões em nossos sentidos, mesmo que inconscientemente. O crime é bom, o final consegue dar alguns arrepiozinhos.
Claire Scorzi 27/12/2010minha estante
Você conseguiu ser precisa numa resenha tão enxuta: informa dos méritos deste que é, na minha opinião, um dos melhores de Agatha Christie. Parabéns!

Lia 25/11/2021

Agatha Christie
Maravilhoso, o primeiro que li e desejei ler todos os livros desta escritora incrível e surpreendente( para melhor).

Elis 28/11/2021

Tranquilo
Apesar dos muitos erros de digitação que me incomodaram, eu gostei do enredo. Não descobri o autor do crime...

Carol 13/10/2021

Esse era o último título que faltava ler... Sabe que até doeu terminar... Mas ela segue surpreendente! A narrativa, as descrições, são incríveis!