Cai O Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

ntampinha 22/02/2015

Li somente três livros da Agatha Christie até o momento (02/2015), mas Cai o Pano foi o primeiro que encontrei escrito em primeira pessoa, ou seja, narrado pelo ponto de vista de Hasting o grande amigo de Poirot. Não que isso seja ruim, é apenas uma observação :)

Achei os primeiros capítulos um pouco arrastados e até certo ponto cansativos, mas são só os primeiros, pois a partir do capítulo 9 as coisas começam a melhorar. Considero o clímax de mediano à bom em todo o livro, com um final deveras impactante!

Andei pesquisando e descobri que Cai o Pano foi o último livro a ser protagonizado por Hercule Poirot, publicado pela autora bem no final de sua carreira (quando constatou que não poderia mais escrever). Contudo, descobri isso um pouco tarde demais e acabei tendo uma triste surpresa.

Sim, em apenas três livros eu me apeguei a genialidade de Poirot e descobrir que este livro é na verdade o final da carreira dele como detetive, foi muito chocante! Infelizmente não posso dar muitos detalhes do final sem correr o risco de dar spoiler, e apesar dos leitores do SKOOB já terem feito isso, eu não quero estragar a surpresa de ninguém ^-^

>>> Opinião Final: História com clímax razoável, mas pelo final vale a pena ler... E chorar... E ficar com o coração doendo depois y.y

@biaentreleituras 09/03/2015

De volta à origem
Bom para começar vale ressaltar que Hercule Poirot é um dos maiores e mais brilhantes detetives que já existiu ( sim existiu, a partir do momento que foi escrito, existe em meus pensamentos e de muitos leitores ), dito isto vamos à história.
O brilhante detetive Hercule Poirot, agora aposentado e com sua saúde frágil, volta na mansão Styles onde se deu o seu primeiro caso, na época ali foi cometido um assassinato brutal e as causas disso se podem sentir pelos habitantes até hoje, a mansão agora é um hotel e a sensação de que existe algo ruim está sempre presente. Como não poderia faltar, Poirot chama seu inseparável e fiel amigo Arthur Hastings, esse recentemente sofreu a morte de sua amada esposa e sente falta de seus conselhos para a vida, principalmente com sua filha que está hospedada em Styles e parece estar se voltando para um lado que ele não aprova.
O que Hastings não esperava era que ao se encontrar com sua amigo ele lhe apresentaria cinco crimes cometidos, aparentemente sem quaisquer ligações, cinco casos em que se tem um suspeito ou condenado, mas sem que haja a certeza da autoria do crime,porém a mente extraordinária de Poirot conseguiu desvendar o plano perfeito, a forma altamente singular que esse perigoso assassino adquiriu para cometer seus crimes e ainda mais, descobriu a identidade dele.
Nosso detetive se recusa completamente a relevar a Hastings a identidade de assassino em série, eles então o começam a chamar de X, mas o x da questão não é descobrir a identidade do assassino e sim quem será sua próxima vítima. Sem revelar detalhes do modo de agir e nem da identidade de X, Poirot precisa que Hastings seja seus olhos e ouvidos na mansão, já que sua saúde está muito frágil e sua locomoção é um tanto difícil.
Quando conversas e fatos que despertam a atenção de Hastings surgem, ele relata a seu caro amigo que logo percebe que um crime está prestes a acontecer. O capitão Hastings analisa um a um para tentar desvendar X, porém muitos fatos acontecem e o inevitável acontece, um novo assassinato em Styles, porém no modo X de agir, a polícia fecha o caso como suicídio deixando Hastings ainda mais intrigado.
Sem revelar muito, só posso dizer que esse é um dos meus livros preferidos, não apenas pela sua boa história, mas pelo fato marcante dele, Cai o Pano é sem dúvida alguma um triste livro para os amantes de Hercule Poirot

Marcos 01/04/2015

Muito bom mesmo...
Estou impressionado, nunca li uma obra tão intensa quanto essa que vos apresento; sua autora(Agatha Christie, 1890-1976) dispensa apresentações, é um gênio da literatura universal e põe todo seu brilhantismo à prova no romance policial Cai o Pano.
Aqui ela mostra o fim de seu personagem mais querido(o detetive belga Hercule Poirot) e é seu livro mais vendido; por dois motivos: em primeiro lugar, por ser o último caso de Poirot e segundo, por causa da forma como age o criminoso.
Agatha é articulada de tal forma que impressionaria até o mais insaciável dos leitores. Nessa obra ela nos mostra o quanto estamos vulneráveis e que existe sim, o crime perfeito.
A autora caprichou tanto nessa obra, que a deixou guardada por 30 anos, esperando o momento certo para publicá-la, enquanto deixava seu detetive cada vez mais famoso entre os leitores, lançando-a em 1975, um ano antes de sua morte.
Só lembrando que vários de seus livros receberam adaptações para o cinema, e que é a autora mais vendida(mais de 4 bilhões de cópias, perdendo apenas para a bíblia) e a mais traduzida(103 idiomas) no mundo.

Guilherme 16/04/2015

Cai o Pano - Agatha Christie
O detetive Hercule Poirot e seu companheiro, Hastings, retornam à Mansão Styles. A mansão está bem diferente da última vez em que estiveram ali, mas eles também estão. O tempo despejou seu efeito sobre os dois amigos. Uma coisa porém, não mudou: um novo assassinato acontecerá em Styles e dessa vez Poirot sabe quem o cometerá, porém o objetivo é impedir que o assassinato ocorra, dessa forma é necessário saber quem será a vítima.

A partir daí Hastings, muito mais que Poirot, começará a juntar pistas para tentar descobrir a possível motivação de X para matar um dos convidados e ´para Hastings ainda seria preciso descobrir quem é o assassino já que Poirot se recusa e revelar sua identidade para seu amigo. Ao que parece o clima de morte voltará a cair sobre Styles.

A história é bem construída, como já é marca registrada de Agatha Christie, porém uma das conclusões não convence. Outra, ao contrário, é bastante interessante e até de certa forma dá um tom maior de humanidade a um dos personagens. Acho que dessa vez ela se perdeu um pouco na conclusão, contudo a história é ótima e bem desenvolvida em quase sua totalidade.

Marcos.Coelho 24/04/2015

Muito bom mesmo...

Ana320 24/04/2015

Fã do Poirot
Sou fã do Poirot desde o primeiro livro (e da Agatha) que eu li (O Misterioso Caso de Styles).

Este livro fala do último caso resolvido e a morte do meu detetive tão amado.

Esta entre meus preferidos.

Felipe 16/06/2015

O melhor livro da Agatha Christie.

Arctos 05/07/2015

Um clássico de uma escritora clássica. Não é uma leitura pesada ou longa, ainda assim com um enredo cativante e melhor que muitos longos livros ou coleções.

Daniel Vieira 18/07/2015

Fora de série
Segundo livro que leio da autora, e este livro consolidou a impressão que tive quando li o primeiro.
Agatha Christie é uma autora genial.
Mais uma obra prima, bem escrita, linguagem de fácil entendimento ( coisa rara em clássicos), livro dinâmico, reviravoltas e mais um final totalmente surpreendente.
Este livro é obrigatório para todos os leitores que gostam de romances policiais. E agora vou fazer de tudo para comprar e ler todos os livros desta autora fora de série.

Juli 28/01/2016

Uma conclusão maravilhosa
Cai o Pano encerra com perfeição a série de investigações feitas pelo detetive Hercule Poirot, narradas pelo seu fiel amigo Hastings. Como é de se esperar da autora, temos uma aventura intrigante e e provocativa, que prende até a última página.

Eu, pelo menos, quando leio algo do gênero, fico fissurada em cada detalhe, paranoica com cada fala, achando que tudo pode me dar uma pista de quem é o assassino. Mas Poirot o descobre sempre antes de mim, e nesse livro o faz mal saindo do próprio quarto. Um toque nessa história em particular que gostei bastante foi o fato de começarmos o livro sem um cadáver. Além de tentar descobrir quem é o assassino, ficamos tentados a descobrir também quem é o assassinado desde as primeiras páginas - uma agitação mental extra muito inquietante.

Adoro toda esse mistério, esse pequeno delírio de conseguir ver em cada personagem um assassino em potencial. E nesse livro, em especial, isso se prova verdade. Recomendo a todos os fãs da autora e do gênero literário!

gustavoclr 14/03/2016

Mais uma história mirabolante
Com certeza a leitura desse livro se tornaria mais interessante se eu conhecesse a primeira história de Hercule Poirot, que se passa no mesmo local deste ultimo livro. A história faz muitas referencias ao primeiro caso. É mais uma história muito bem pensada, porém muito mirabolante para se levar a sério. Mesmo assim, me pareceu um bom final ao detetive de Agatha Christie.

Vall 01/06/2016

Surpreendente!
Já havia ouvido falar muito bem da autora e já tinha vontade de ler alguma de suas obras a algum tempo. Por uma coincidência, o primeiro livro que leio é na verdade a última investigação do detetive Poirot. Mais uma vez (como em todo livro de suspense que leio), tentei ao máximo juntar as peças do quebra-cabeça e resolver o enigma existente. Porém, Agatha joga muito bem com os fatos e, por querer, manipula nossas mentes para que o segredo permaneça oculto. O final do livro é algo inimaginável! Apenas ao lê-lo percebemos o quão obvio estava o "assassino". Estou ansiosa pelos próximos crimes.