Cai O Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Aletha 30/09/2013

Abandonado... Não por opção!
Não tenho muito o que falar... Hercule Poirot marcou a minha vida, minha infância... Foi graças a sua genialidade e a escrita de Agatha Christie que tornei-me uma leitora fanática e apaixonada.

Passando pela biblioteca da faculdade (um de meus lugares favoritos lá) encontrei o famoso e triste livro: Cai o Pano. Determinada a ler mais esta história peguei o livro emprestado e o levei para casa... Mas ele nunca saiu da primeira página...

Ao abri-lo para pensar em ler, eu já sabia o que iria acontecer... O que seria o "Cai o Pano"... E eu não podia (e ainda não posso) dar fim. seria como ler meu ultimo livro... como encerrar minha paixão... como romper um namoro, um casamento de ANOS...

Então, assim como ele veio dentro da mochila o levei de volta a prateleira da biblioteca e lá o deixei... Pensando que talvez, um dia eu o leria... E fiquei extremamente feliz ao imaginar qual livro eu releria do meu amado detetive quando chegasse novamente em casa.

DIÓGENES ARAÚJO 01/10/2013

Dos melhores de Agatha
Um dos maiores clássicos da escritora.
Um dos melhores finais.

Lígia 14/11/2013

Ei, monsieur Poirot! O senhor é um encanto!
Adoro M. Poirot, que só mesmo uma autora inglesa, com o porte e a "elegância" de Agatha Christie podia ter criado. Não que outros autores não tenham criado um detetive tão fofo e charmoso quanto o bom, educadíssimo, careca e simpático Monsieur Poirot, mas ele supera a todos: Seu cérebro e inteligência são incríveis.

Nesse livro, em que ele atuará pela última vez, a Rainha do Crime e dos Quebra-Cabeças criminais está a mil por hora. Um assassino tão perverso e tão inteligente quanto o adorável Poirot estará em cena...

Se preparem para um final mais do que inesperado!

Karina 26/11/2013

Muito mistério e um desfecho incrível.
Adorei a escrita da Agatha Christie.
Fiquei envolvida na história e não acertei o assassino.

Rnk 10/01/2014

Excelente!
Incrível e muito comovente, o nosso herói Hercule Poirot fechou com CHAVE DE OURO em todos as aspectos, não poderia terminar melhor do que com esse espetáculo que foi dado.

Vick Ibrahim 11/01/2014

Resenha: Cai o Pano
Eu amei, e sinceramente achei melhor e mais intrigante que o Assassinato no Expresso do Oriente, porém ambos são muito bons. Aconselho todo mundo a ler os livros da Agatha, ainda mais que gosta de séries policiais. O livro é extremamente intrigante e te coloca para pensar, é aquele tipo de livro que se você não lembrar d início não consegue entender o final, e eu simplesmente amo livros assim.

site: http://vickibrahim.blogspot.com.br/search/label/Livros

Silvio 19/05/2014

Não gostei da morte de Hercule Poirot; achei isso sacanagem. Ele deveria se aposentar e viver feliz para sempre...hehehe...

O final é, de fato, deveras surpreendente, fantástico mesmo! Mas antes de chegar ao final, há muita enrolação.

Fãs de Agatha Christie devem já ter lido diversos outros livros. Alguns são "repetições" de outros. Esse, por exemplo, é "repetição" de "O Caso dos Dez Negrinhos", ou ao contrário; não me lembro qual foi escrito primeiro.

Marisa 21/06/2014

Impecável!
Cai o Pano foi último livro escrito por Agatha Christie, sendo assim o responsável por encerrar com chave de ouro a carreira da escritora que é considerada ícone da literatura policial estrangeira. O livro me conquistou logo nas primeiras páginas, com um enredo envolvente que prende o leitor do início ao fim.
Nesse livro Hercule Poirot, personagem protagonista de vários outros romances de Agatha, encontra-se debilitado e doente, o que impede de exercer suas atividades de detetive de forma plena e eficaz em um novo caso que se inicia. Por isso, ele convida seu companheiro de longa data Arthur Hastings para ajudá-lo, que segundo ele será "seus olhos e ouvidos" dentro da mansão Styles, cenário da primeira investigação deles há muitos anos e que agora se torna palco de um novo e complexo mistério.

Comovido com o estado do amigo, Hastings se dispõe a seguir as orientações de Poirot e sua primeira atitude foi expor ao companheiro o histórico de cinco crimes distintos, aparentemente sem nenhuma ligação. Contanto a astúcia do detetive belga prova o contrário: todos os crimes foram executados pelo mesmo assassino e da mesma forma. Tal descoberta irá contribuir para desvendar o enigma que ronda a mansão (transformada em hotel) Styles e o mais importante, impedir que outro crime venha a acontecer.
Hastings possui uma missão difícil à executar: observar todos os inquilinos sem despertar suspeitas e ainda reatar a relação de parentesco com sua filha Judith, que também está hospedada no local à trabalho e que não tem a menor intenção de se reconciliar com o pai.

Com o passar do tempo, Hastings vai conhecendo a personalidade dos moradores e junto com seu companheiro tenta desvendar a incógnita que se forma cada vez que se aproximam da resolução.
A leitura flui rapidamente e os acontecimentos no decorrer da história só fazem aumentar a curiosidade em saber quem de fato é o assassino. A narrativa é em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Hastings, um personagem que simpatizei bastante. Cheguei a arriscar alguns palpites, mas o desfecho superou todas as expectativas, que não ficaram restritas apenas à resolução do mistério. Como o livro relata sobre o último caso de Poirot, o final dos protagonistas também foi surpreendente, fazendo com que os leitores que admiram o gênero não esquecessem tão cedo esses personagens marcantes.
O livro é mais que recomendado, principalmente para aqueles que estão dispostos a embarcar em uma narrativa repleta de emoção, aventura e surpresa.

site: http://horadeflorescer.blogspot.com.br/2014/06/livro-cai-o-pano.html

Joana 30/09/2014

Que pena que foi o último caso de Poirot!

Janaína Oliveira 02/10/2014

Cai o Pano, Agatha Christie
Olás!

Estou em êxtase hoje por poder compartilhar com vocês mais um livro da escritora Agatha Christie. Só para constar, esse é o segundo livro da autora que leio e fez com que se consolidasse a minha admiração por ela e com que eu me tornasse fã de suas obras.
O livro foi originalmente publicado em 1975 e a edição que li é do ano de 2009 publicado pela editora Nova fronteira. Cai o pano é um livro sensacional! Só fiquei um pouco decepcionada comigo por ter escolhido ler ele antes de outros livros da autora, pois esse é o último caso de Hercule Poirot. Mas vamos lá!
Cai o pano com certeza vai te conquistar de uma maneira bem rápida. A leitura é dinâmica e você vai se surpreender ao perceber que está devorando as páginas. O detetive Hercule Poirot, agora já aposentado, convida o seu velho amigo Arthur Hastings para passar uns dias na antiga mansão Styles, que se transformou em um hotel e foi lugar onde eles desvendaram o primeiro crime juntos. Ao se encontrar com o velho amigo, Poirot começa a relatar para Hastings cinco assassinatos da mansão Styles que possuía de alguma forma uma relação e que no mesmo hotel onde eles estavam, possivelmente estava também hospedado o assassino desses crimes e que ele estava prestes a agir novamente. Diante disso, Hastings percebeu que o amigo Poirot não o havia convidado apenas para passar uns dias com ele, mas sim para evitarem um assassinato. Hercule Poirot sabia quem era o assassino, mas para proteger Hastings de qualquer perigo ele denominou o assassino de X. Esse assassino X agia por debaixo dos panos, ele não usava suas mãos para cometer os assassinatos, ele influenciava de forma psicológica uma pessoa para cometer tal crime. Por isso os cinco crimes estavam ligados, pois a mesma pessoa agia misteriosamente em todos eles, influenciando alguém a causar a tragédia. Sendo assim, a chance de X ser preso ou punido era mínima, pois somente Poirot com suas habilidades poderia pegá-lo.
Muitas coisas intrigantes acontecem durante a trama. Hastings será obrigado a decifrar várias mensagens que o levará até o assassino e a dificuldade de encontrar uma solução será cada vez mais difícil para todos.
A narrativa de Agatha Christie é muito envolvente e de leitura fácil, sem conter momentos cansativos. Quando você começa a ler não quer mais parar. Você se sente com a necessidade de descobrir quem é o assassino e quando descobre você se surpreende. Se você ainda não leu nada desse gênero eu o aconselho a fazer isso o mais rápido possível, você com certeza irá se apaixonar pelas histórias de Agatha Christie!

Abraços e até a próxima!

Pontos positivos: Toda a história é sensacional!

Pontos negativos: Apesar de ser um livro composto de folhas brancas no miolo, o que mais deixou a desejar foi a encadernação. Ela não permite um manuseio confortável, as folhas amassam ao meio, deixando várias marcas nas folhas e contribui para a redução da vida útil do livro.

Nanda 20/10/2014

Um já velho Poirot volta ao local de seu primeiro caso,à procura de um assassino. Para ajudá-lo, chama seu fiel escudeiro Arthur Hastings, já viúvo, para juntos embarcarem em sua última caçada. Poirot reuniu cinco crimes que, aparentemente, tiveram a participação do assassino que está na mansão de Styles e que cometerá mais um crime.
Mas Hastings vai descobrir que ninguém é o que aparenta ser...

Nota:Agatha Christie é Agatha Christie...Rainha

Matheus.Pronunciat 30/11/2014

Muitos me falaram que o desfecho desse livro era muito sem sal. Se isso é sem sal, o genial é insosso.

ntampinha 22/02/2015

Li somente três livros da Agatha Christie até o momento (02/2015), mas Cai o Pano foi o primeiro que encontrei escrito em primeira pessoa, ou seja, narrado pelo ponto de vista de Hasting o grande amigo de Poirot. Não que isso seja ruim, é apenas uma observação :)

Achei os primeiros capítulos um pouco arrastados e até certo ponto cansativos, mas são só os primeiros, pois a partir do capítulo 9 as coisas começam a melhorar. Considero o clímax de mediano à bom em todo o livro, com um final deveras impactante!

Andei pesquisando e descobri que Cai o Pano foi o último livro a ser protagonizado por Hercule Poirot, publicado pela autora bem no final de sua carreira (quando constatou que não poderia mais escrever). Contudo, descobri isso um pouco tarde demais e acabei tendo uma triste surpresa.

Sim, em apenas três livros eu me apeguei a genialidade de Poirot e descobrir que este livro é na verdade o final da carreira dele como detetive, foi muito chocante! Infelizmente não posso dar muitos detalhes do final sem correr o risco de dar spoiler, e apesar dos leitores do SKOOB já terem feito isso, eu não quero estragar a surpresa de ninguém ^-^

>>> Opinião Final: História com clímax razoável, mas pelo final vale a pena ler... E chorar... E ficar com o coração doendo depois y.y