Cai O Pano

Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Joaozinho, Artista 18/09/2020

Caso resolvido
O livro de Agatha Christie sobre o último caso do detetive Hercule Poirot é uma história extremamente envolvente e o trama que cerca os personagens são muito bons, fazendo com que você desconfie de cada personagem dentro da história pelas suas falas e ideais e objetivos. A autora escreveu o livro durante a Segunda Guerra Mundial, mas só foi publicado 3 décadas depois, porque a autora tinha medo que seus manuscritos fossem perdidos durante a guerra, então, ela esperou para publica-lo como sendo seu último livro.

Arthur.Timotheo 16/04/2023

Muito, MUITO bom
Me estressei MUITO para ler esse livro pois já sabia que o meu personagem preferido de qualquer coisa, Hercule Poirot, ia infelizmente falecer. Mas, apesar de todo o estresse e das muitas lágrimas depois de sua morte, Poirot, mesmo morto, conseguiu resolver o caso do assassino mais esperto de qualquer uma das tramas de Agatha Christie.

Felipe B. 01/10/2020

Despedida em grande estilo
Triste, surpreendente e gratificante. Um ponto final sem amarras, sem brechas e sem furos. Hercule Poirot se despede de maneira incrível em páginas memoráveis, neste magestoso epílogo de um dos maiores detetives da literatura.

Manda 10/02/2022

Estou triste (muito triste)
Começando, como sempre, dizendo que não desvendei foi nada. E a versão que eu estava lendo do livro é da TAG e tem PÁSSAROS na capa. PÁSSAROS. E eu nem me toquei. UMA BURRA.
Não preciso dizer que o livro é perfeito. História muito bem escrita, personagens muito bem desenvolvidos. Tudo perfeitamente encaixado. Mas esse livro definitivamente e obviamente não me provocou a mesma sensação e experiência dos demais livros da Agatha, afinal, é o fim do Poirot. E o fim dele não poderia ser mais excepcional, mais lindo, mais poético (não sei se isso ta certo, mas enfim) e mais memorável.
Um livro lindo, que encerra lindamente o fim desse detetive que sem a menor sombra de dúvidas é meu personagem literário favorito.
Nem sei mais o que falar. Queria chorar muito, mas to no trabalho (uma burra de terminar o livro aqui, mas n tinha nd p fazer).
Concluo esta resenha (podre) com uma das últimas frases do livro, que foi dita a Hastings, mas também ao leitor:
"Não teremos mais caçadas juntos, meu amigo. Nossa primeira caçada foi aqui, e também a nossa última..."
Manda 10/02/2022minha estante
nunca vou esquecer esse livro, mds quanta tristeza

julia 09/02/2011

Minha resenha de numero 100 só podia ser destinada a Agatha Cristie!!!!!!!
minha paixao literária entre os 14 e 17 anos foi agatha cristie.nesse periodo eu me tornei uma fã obsecada,apaixonada por suas tramas inteligentes e sempre imprevisiveis.
a autora sempre conseguiu criar finais imprevisiveis que me tiravam o folego e me faziam pensar´´como nao percebi isso antes?as pistas estavam claras!`` e isso foi o que mais amei nessa autora.sua criatividade.cheguei a completar a leitura de toda a sua obra,algo em torno de 62 livros e meu detetive favorito,o personagem que mais me cativou com certeza foi Hercule Poirot.
sua inteligencia,sua sagacidade,a maneira de enxergar as coisas e pistas onde ninguem mais percebe,a maneira de encarar os personagens os analizando friamante em busca de deslizes,o uso de sua ´´massa cinzenta´´ que sempre me facinou.
bem..notei que nunca coloquei nenhum livro dessa autora em minha estante,pois só coloquei meu periodo atual e senti a injustiça disso.entao escolhi o ultimo livro que li(propositadamente) dessa autora para constar em minha estante como representante de sua obra.
o fato é que este livro,me deixou com o coraçao apertado.a escolha de ler ele por ultimo não foi mero acaso e sim fruto de meu medo de ver um personagem tão cativante morrer!na epoca tinha ouvido falar que ele teria um fim e isso só de imaginar partia meu coraçao e me fazia querer torcer o percoço dessa autora só por pensar na ideia rsrsrs....então grande surpresa que tive quando descobri que mais uma vez a genialidade da autora vem a tona com uma trama muito inteligente e que terá um final feliz para meu amado Poirot!!
nem preciso dizer como fiquei feliz com a revelaçao afinal quem aprecia Poirot pode entender isso.
eu recomendo o livro mas acho que também nem precisava afinal quem já leu outros da autora há de concordar que não existe livro dela que tenha um final ou pelo menos uma situaçao de nos fazer prender a respiraçao em virtude das reviravoltas!

ps:eu recomendaria ler este volume por ultimo.pra quem quer ler a coleçao inteira de seus livros.pelo menos,pra mim foi muito mais interessante encerrar a coleçao dela com este livro.foi como fechar um periodo com chave de ouro.
nunca vou esquecer o prazer de descobrir que a autora não me decepcionou!vale a pena!

pps:uma dica para todos os livros dela:o assassino(a) de seus livros sempre é alguem que menos apareceu na trama.essa é a experiencia que tirei desse periodo contudo sendo franca isso só percebi muito a frente na coleçao e nunca consegui descobrir a motivaçao do assassinato.a autora sempre me surpreendeu e sou grata por isso afinal num livro de mistério não tem nada mais chato do que um final previsivel!
mateusmfs 14/02/2011minha estante
Amei a resenha, ainda li poucos livros dela mas ja me apaixonei pelo modo de escrever dela, a minha sorte é que a minha mãe tem toda a coleção dela, e ja tinha me dito para mim ler esse por último, até hoje nunca me decepcionei com ela xD

Cristine 05/04/2011minha estante
eu adoro a Aghata Christie, é a única autora cujo mistério eu não consigo desvendar. Geralmente eu descubro todo a trama nas primeiras 10 páginas, nos livros dela tenho ler até a última linha e ainda ficar surpresa com o final.

julia 28/05/2011minha estante
muito dificilmente alguem consegue desvendar a trama..acho que é isso uma dos principais motivos para que essa autora seja genial!

Tícia 16/11/2011minha estante
Também tive minha época desenfreada dessa autora. Eu engolia Agatha Christie. Mas já não lembro mais das histórias, afinal, já faz muito tempo que li e depois dela vieram muitos, muitos e ufff muitos outros livros lidos. (quando eu falo muitos, são muitos mesmo, tá? rsrsrs) Mas se tem um dela que eu não esqueci é "O caso dos dez negrinhos". já leu?
recomendo. Eu nunca ia pensar naquele final. quando der, leia.

Isa 30/01/2022

"Aqui foi nossa primeira caça. E a última."
Esse foi meu primeiro contato com a Aghata, não sabia que existia uma "ordem" para ler os livros, mas não faço que tenha interferido muito.... Desde o começo desconfiei do culpado, mas apareceram umas coisas, me fizeram esquecer de outras, porém sempre soube que ele tinha feito algo. Os milhares de plots foram perfeitos. Cara, acho que é uma característica desse tipo de livro: não tem como gostar dos personagens, você odeia a maioria.

Leticia.Ramos 20/12/2022

Impressionada
Eu nem sei oque dizer. Acabei o livro agora e estou exatamente assim:?.
Já estou louca para ler mais livros da Agatha christie e me surpreender com o final.

Juju S 11/02/2022

cai o pano
perfeito perfeito perfeito
quando vc acha que mais nada te surpreende, esse livro mostra o contrário
muito muito bom
sem palavras pra descrever o plot, mas tem que ler alguns livros dela antes pra ser legal vius

Jeni 07/02/2022

a gata triste
eu simplesmente amei esse livro, por mais que seja meio enrolado esse livro é incrível, o sentimento de ter mil teorias na cabeça e não ser nenhuma delas é algo inexplicável, não importa o quanto eu tente eu nunca adivinho
dps desse livro nunca mais confio em alguém, slk
eu também não estava preparada pra dar adeus ao famoso detetive belga, isso em fato me deixou triste.

dulce 24/12/2022

"Adeus, cher ami"
O último caso do Poirot e, como ele mesmo disse, o mais desafiador. Dessa vez, o crime é perfeito. O assassino tem manias diferentes.
Infelizmente, o pano caiu. A última caçada do Poirot, no mesmo lugar da primeira.
Me vi apegada a um detetive baixinho, de bigodes, obstinado, inteligente, argumentativo, que guardava tudo para si, até fazer um grande final, pelo qual eu esperava em todos os livros.
"Ele é um homem extraordinário", como disse o Franklin.
E Hastings, seu fiel amigo.
"Você, meu bom, meu honesto, meu tão honrado Hastings, tão gentil, tão direito, tão inocente"
Uma dupla maravilhosa.
O melhor livro da Agatha até o momento e acho difícil eu achar outro melhor
O final me surpreendeu várias vezes seguidas, nunca vi tanta reviravolta em tão pouco tempo
Me senti uma verdadeira ameba melancólica

Nicole 26/07/2020

Um triste e impecável despedida, mesmo em seus momentos finais Hercule Poirot conseguiu me surpreender mais uma vez. Todas minhas suspeitas estavam erradas.
E impressionante como a Agatha Christie consegue fazer uma reviravolta para desvendar os casos.