O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Edu 13/11/2016

Introdução à Mitologia
Bom texto introdutório. Apesar do autor ter preferido os nomes latinos aos gregos, a obra é de leitura fácil e agradável. O fato de não se ater apenas aos mitos greco-romanos também contam pontos positivos para a obra. Recomendado.

Nena 07/11/2016

Para quem quer um resumão básico em um só livro, esse é o livro certo. Fala da mitologia grega, romana, guerra de troia, a odisseia de Ulísses, Pitágoras, mitologia oriental e nórdica. Tudo bem resumidão e com ilustrações. Ponto fraco: muito resumido, ilustrações em preto e branco e não cita as “coincidências” da vida de vários deuses com o cristianismo. Aliás, usou por mais de uma vez o termo “trevas do paganismo” referindo-se a uma religião muitíssimo mais antiga q o cristianismo, o q achei tremendamente desrespeitoso. Mas é um bom livro.
Vikevelyn 07/11/2016minha estante
Como sempre suas resenhas estão sensacionais (: vou ver se tem em pdf pq comprar um "resumao" nem compensa.

Dea 29/08/2016

Mais que história
A compreensão da história se faz através da leitura deste livro. Muito completo, traçando os devidos paralelos entre a mitologia grega e romana. Não encontrei nenhuma falha nos relatos, achei muito instrutivo.

Patricia 27/08/2016

Interessante
Amo mitologias e ameiii saber um pouco mais sobre elas e com mais detalhes

Jamil 26/08/2016

Manual de consulta
O livro é muito bem dividido em capítulos que aglomeram os mitos por afinidade. Essa organização permite uma leitura pausada, ou até mesmo de eventuais consultas às histórias dos mitos.
O destaque é sem dúvida para a mitologia greco-romana, a melhor catalogada e registrada ao longo dos anos. A falha está em centrar na mitologia hindu-europeia e esquecer/omitir/ignorar as mitologias sino-japonesas, nativo-americanas e africanas subsaarianas.

Albert Lucas 15/06/2016

Uma jóia!
Thomas Bulfinch (15 de julho de 1796 - 27 de maio de 1867) foi um escritor estadunidense, nascido em Newton, Massachusetts, em uma família bastante educada, mas não rica, de mercadores. Seu pai era o famoso arquiteto Charles Bulfinch.
Formou-se em 1813 pela Harvard e lecionou na Boston Latim School. Desde cedo dedicou-se a estudar mitologia, vindo a se tornar em sua época uma das mais respeitadas autoridades em assuntos mitológicos.
O livro da mitologia é lindo e essa edição é uma preciosidade, ilustrada e de capa dura é o destaque de qualquer coleção. Nesse livro o leitor irá se deliciar com as mais diversas histórias sobre a mitologia GREGA, HINDU E NORDICA. Recomendo ler o livro O oráculo oculto( ja resenhado aqui) antes.
Foi uma experiência incrível conhecer a história de Apolo e como ele se apaixonou por Dafne e Jacinto, também amei reler minha história mitológica favorita "Orfeu e Euridice" aventura essa que conheci no livro Entre deuses e montros (já avaliado).
Enfim aprovo e recomendo a leitura, meu novo favorito!

Ricardo1z 24/03/2016

Conhecimentos gerais
Na época de Thomas Bulfinch havia um interesse grande por mitologia, especialmente grega. O autor fez um trabalho incrível registrando muitas histórias que geralmente só se encontram esparsas, além de ter resumido, sem que tenha perca de encanto. A descrição da Guerra de Tróia, por exemplo, é muito mais agradável de ser lida aqui do que na Ilíada original (opinião pessoal). Certamente a melhor introdução ao assunto.

Alessandro Sanntos 15/02/2016

Interessante...
Para quem gosta é realmente muito interessante. Eu "abandonei" mas de vez em quando eu dou uma lidinha para passar o tempo.

Edu 13/01/2016

Legal
Legal o livro, tem uns textos bem interessantes, mas... a ideia do autor de chamar os deus gregos pelos nomes romanos matou o livro totalmente. Quem prefere os nomes romanos pira.
Inato 12/08/2016minha estante
Devia apresentar os dois

Edu 13/08/2016minha estante
As vezes o nomes em grego aparecem entre parenteses, ou são comentados, mas não é sempre. O autor preferiu mesmo os Romanos, nem curti.

Edu 13/08/2016minha estante
Mas tem bastante coisa legal no livro, apesar disso.

Everson Rodrigues 18/12/2015

Análises descompensadas, mas leitura regular.
É interessante o modo didático que começa o livro e as análises sobre a mitologia grega prendem a atenção. As discussões sobre monstros mitológicos e sobre a origem da mitologia também são boas. Infelizmente o livro se propôs a discutir várias mitologias, mas foi tão breve em outras importantes como a egípcia que ficou meio frustrante. No mais, é uma leitura recomendada pra quem tem interesse no assunto e quer uma leitura leve.
Patricia.Paixao 27/01/2016minha estante
Achei que iria encontrar mais informacoes sobre a mitologia egipcia e seu politeismo fascinante.Mas fiquei descepcionada com isso.O autor poderia especificar "O livro de ouro da Mitologia Grega e Nordica",mas por 9.90 foi uma boa leitura.

Fabiano 09/09/2015

Completão!
História completa sobre o tema proposto, nenhum detalhe fica para trás. Super recomendado para quem gosta do tema e deseja conhecer mais sobre o assunto!
NandoLAo 10/09/2015minha estante
muito bom mesmo

Patricia.Paixao 27/01/2016minha estante
Faltou se aprofundar na mitologia egipcia

Fábio Bernardazzi 05/09/2015

Quando comprei esse livro, não esperava muito, mas vi que foi uma ótima escolha.

Leila 05/09/2015

Livro ótimo! Uma das teorias para o meu TCC. Adoro mitologia e nada como ler O livro de ouro para se aventurar em cada página. Recomendadíssimo!

marcelgianni 22/08/2015

Completo mas resumido
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Livro pretensioso, que aborda o tema mitologia de uma forma geral, desde as famosas lendas e histórias da mitologia grega e romana, passando pela mitologia oriental, e finalizando com a mitologia nórdica. Em alguns momentos ele precisa ser bem resumido, já que são menos de 350 páginas para abordar o máximo de temas relacionados à mitologia. O autor traz muitas citações de autores em versos, o que torna estas partes mais chatas, mas no geral é um bom livro para se ter uma noção geral sobre mitologia. Uma crítica que muitos leitores fazem do livro, que é ilustrado, é que suas imagens são em preto e branco, mas nada que diminua sua qualidade.

site: https://idaselidas.wordpress.com/

Alex Marcelo 23/05/2015

Recomendo!
O Thomas Bulfinch conta a estória dos Deuses, Semi Deuses, Heróis etc de uma forma tão clara e objetiva, que dificilmente senti vontade de parar à leitura. Eu que sempre tive um certo interesse em saber um pouco mais sobre a Mitologia Grega posso dizer com veemência que aprendi muita coisa e fiquei fascinado! Confesso que para marinheiro de primeira viagem é um pouco mais confuso, pois o lance dele ter dado os nomes dos Deuses em grego e romano deixa a gente um pouco perdido! (risos) Mas nada que umas repaginadas não resolvessem tal problema, ouso informar que é um livro com muitas informações.Muito bom! Com certeza lerei novamente e pesquisarei mais outros livros com o mesmo tema. Em tempo, Bulfinch foi feliz em ter enfatizado também sobre outras mitologias como a Nórdica, Celta, etc. O livro é excelente!!! Super recomendo!
Alex Marcelo 23/05/2015minha estante
Ah, não curti muito os poemas citados.