O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Cervethion 17/04/2012

Leitura obrigatória para os que apreciam a mitologia (não apenas a grega, mas também a de outros povos).

Kyran 19/03/2012

Como várias resenhas já disseram, o livro abrange os capítulos mais populares de grandes culturas mitológicas, focado especialmente em Greco-Romana; mas não acredito que pode ser feito de bíblia aos pesquisadores, apenas como um excelente encaminhamento a obras mais elaboradas, que dependeram de maiores estudos. O próprio autor confunde os nomes dos deuses, atribuindo fatos errôneos ou contados em tal síntese que prejudica a interpretação do leitor; não se decidindo ainda por quais nomes usar para os deuses em ambas as mitologias principais.

Enfim, ótimo, as narrativas são bem elaboradas e vívidas; também nos trás algumas teorias e variações de - alguns - mitos; mas também duvidoso em vários aspectos, além de ter deixado lacunas, provavelmente na preocupação de aglomerar tantas culturas num único livro.

Magnator 23/01/2012

Simplificação das complexidades
É um passeio pela cultura grega com pinceladas de outras culturas européias sob a visão de um especialista. Resumo básico do todo.

Guilherme 26/12/2011

O Livro de Ouro da Mitologia: Histórias de Deuses e Heróis - Thomas Bulfinch
Durante vários séculos a humanidade acreditou na existência de vários deuses, que recompensavam ou castigavam o povo de acordo com a sua conduta. Templos foram erguidos em sua homenagem (sobretudo na Grécia, em Roma e no Egito), e apesar de terem sido abandonados, ainda habitam o imaginário de milhares de pessoas.

O livro de Thomas Bulfinch além de analisar profundamente as mitologias Grega e Romana, passa pela mitologia Hindu, Oriental e Nórdica, e também nos fornece detalhes que permitem uma pequena visualização da sociedade da época.

É possível também perceber grande influência das mitologias na sociedade atual, coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia e nem nos damos ao trabalho de pesquisar sobre a sua origem. Confesso que me surpreendi diversas vezes durante a leitura, pois o próprio cristianismo possui muitas semelhanças com acontecimentos da mitologia. A pergunta que fica na minha cabeça agora é a seguinte: tendo as mitologias surgido muitos séculos antes de Cristo, o quanto do cristianismo foi inventado? Porque é óbvio que não foi o cristianismo que influenciou a mitologia...

Em certo ponto o autor diz que "com o cristianismo o coração perdeu e o cérebro ganhou". Não posso deixar de discordar, pois o coração de fato perdeu, mas não acho que o cérebro tenha ganhado tanto assim, a perda realmente foi muito maior que o ganho.

O livro é excelente, e certamente te deixará fascinado assim como eu fiquei, e também deixará claro, que o mundo já foi bem mais interessante.

Gabriel 07/12/2011

O livro de ouro da Mitologia!
Muito bom!
A leitura não é tão rápida quanto um suspense, mas não é cansativa, pois são histórias em sequência, diferentes, com personagens e situações diferentes.
Impressionante o poder de criação do Homem desde a antiguidade. O poder de imaginação, de crença em deuses e personagens marcantes.
Diversos personagens e situações conhecidas, como a Guerra de Tróia, Aquiles, Medusa, Hércules, Apólo, Olimpíadas. E tantas outras não tão famosas, e nem por isso menos interessantes.
Me surpreendi com a quantidade dos nomes vindos da Mitologia... planetas, animais, plantas, estrelas, constelações, flores, florestas e outros.
Cada história lida, eu já criava as imagens das situações, a beleza das deusas e ninfas, as lutas e guerras, conflitos, punições, mortes, etc.
5 estrelas certeza!

Josy 02/10/2011

Coletânea
O Livro de Ouro da Mitologia esclarece-nos muitas curiosidades a cerca de tantos personagens mitológicos que sabemos que "existem" porém não conhecemos sua real história.

Confesso que me diverti ao ver que em várias ocasiões os personagens se tranformavam em pedra, aves, bichos do mar. E na maioria da vezes movidos pelo amor ou pelo ódio. Sempre havia punição ou "prêmio" pelas atitudes tomadas.

Adorei, saí sem dúvida da ignorância em se tratando do tema.

25/08/2011

Histórias de Deuses e Heróis
Pra qm ama mitologia como eu, não pode ficar sem esse livro.

Mto interessante e fácil de ler.
Aprendi bastante.

cfsardinha 13/07/2011

O mistério e as histórias dos povos da antiguidade sempre despertarão interesse na humanidade. A mitologia greco-romana é prrincipal dentre todas. Clássicos como a guerra de Tróia, os doze trabalhos de Hércules, as histórias de Atena/Minerva, do rei Midas, além das divindades rurais, as mitologias oriental e nórdica, os druidas, são alguns dos temas tratados nesse livrão que nada mais é que uma compilação... como uma espécie de "barsa" da mitologia.

Senna 23/06/2011

O Livro de Ouro da Mitologia
Duvido muito que alguém nunca tenha ouvido falar em qualquer mito Grego ou Romano, que não conheça a história de nenhum deus, ou mesmo o nome de vários deles.Rei de Midas, que pediu que tudo que tocasse, virasse ouro.

Na antiguidade a mitologia servia para dar explicações sobre a origem e o funcionamento das coisas no mundo, hoje em dia fazemos isso através da ciência, o que não impede que a mitologia se mantenha viva em nossa sociedade. São inúmeros deuses e deusas que até hoje se mostram presentes na nossa sociedade, sendo cultuados, adorados, estão vivos em histórias e festas como os jogos olímpicos. A cultura Grega se fez marcar de uma forma que nunca morreu, quem sabe será eterna.

O livro conta inúmeras histórias carregadas de significados que não deixam de ser atuais, não cabe questionamentos sobre a veracidade do conteúdo, o que vale é admirar a beleza e a imensa criatividade com que esses povos construíram um mundo imaginário em que Tudo faz sentido, tudo se fecha e parece tão óbvio quando não se tem domínio tecnológico e aparato científico para entender o verdadeiro funcionamento das coisas.

Às vezes penso que nós, da mesma forma que eles fizeram, defendemos tanto nosso ponto de vista científico e propagamos ele adiante, queremos que prevaleça para a posteridade. Mas será que um dia não descobrirão o "verdadeiro" funcionamento das coisas do mundo, e o nosso entendimento será então somente um punhado de histórias bonitas e que fazem algum sentido pra quem não sabia ' a verdade'? Será que um dia nossa ciência também será uma mitologia expressa em livros por uma nova civilização mais evoluida?

Importante destacar ainda que o livro não trata somente da mitologia Greco-romana, mas também fala um pouco sobre outras como a mitologia Nórdica, Oriental, Hindu, Egípcia...

PriAndrade 08/06/2011

Queria ter aulas de história desse tipo!

Muito bom livro que conta a história dos deuses (e mortais)! Para quem gosta desse tipo de assunto, esse livro é altamente recomendado, pois conta essas histórias de um jeito interessante (não joga um monte de informações tornando a leitura massante).

Uma coisa que achei bem legal é o fato de no livro, ao contar a história dos deuses, ele indica qual é o nome desse deus em todas as mitologias (ex.: Ares é o deus da guerra na mitologia grega. Na mitologia romana, esse deus chama Marte. Poseidon deus dos mares na mitologia grega que é o Netuno da mitologia romana.)

Na Grécia, as crianças aprendem essas histórias na escola (claro, é a história deles). Mas, não seria bom se aprendessemos nas nossas aulas de história também?

Peterson Boll 26/05/2011

Criatividade
Depois de ler sobre dezenas de cosmogonias e centenas de divindades, cheguei a conclusão que o Monoteísmo é no mínimo, tedioso.
George Facundo 07/06/2011minha estante
Nesse assunto, não sei se vcs viram, mas eu gostei muito de uma série chamada "O Poder do Mito", uma entrevista com Joseph Campbell! :-)

Aline R. 10/07/2011minha estante
hahahahhahahah, boa :D

Vanessa Vieira 01/05/2011

O Livro de Ouro da Mitologia_Thomas Bulfinch
O Livro de Ouro da Mitologia, de Thomas Bulfinch, retrata a mitologia greco-romana de uma forma abrangente e rica em detalhes. O livro conta a história dos deuses e heróis, desde o seu nascimento, passando pelas suas proezas em vida, até o seu descansar eterno. Além de abrangir a mitologia greco-romana, Thomas Bulfinch nos revela informações sobre as mitologias nórdica, egípcia, hindu, dentre outras.

Dentre as histórias do livro, vale ressaltar de Prometeu e Pandora (conhecida pela lenda da Caixa de Pandora), Midas (o rei que tudo que tocava transformava em ouro), Cupido e Psiquê ( uma história interessante e super linda), Eco e Narciso, Perseu e Medusa (o monstro que transforma em pedra todos que olham diretamente em seus olhos), Hércules, Baco (deus do vinho), Orfeu e Eurídice ( uma história triste, que retrata o mais genuíno amor), A Guerra de Tróia, Fênix, Druidas, entre outros.

Sou suspeita de falar em mitologia grega, pois sou amante desses mistérios e lendas, mas o livro de Thomas Bulfinch não deixa a desejar em nenhum quesito. O livro é uma espécie de almanaque, um manual, para entendermos várias lendas e histórias que são retratadas em filmes e na própria literatura. Os leitores que gostam de Percy Jackson e outros livros do gênero, com certeza irão amar O Livro de Ouro da Mitologia, pois ele serve de base para entendermos melhor os fatos narrados nesses livros. Recomendo a todos!

Gláucia 30/04/2011

O Livro de Ouro da Mitologia - Thomas Bulfinch
Livro obrigatório para quem gosta de livros que contenha temas mitológicos, serve de base para a compreensão de uma série desses livros da moda.
É um pouco cansativo por causa dos inúmeros nomes de deuses, semi deuses, heróis, ninfas... Chega uma hora que precisamos parar, respirar e voltar as páginas para lembrar quem é quem, quem é parente de quem. Um livro para ser lido, estudado e consultado para complementar leituras que tem o tema por base.