Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

JuSouza 28/05/2023

A história é marcada por reviravoltas, tragédias e momentos de esperança. Os personagens são retratados de forma realista, com suas virtudes, defeitos e dilemas pessoais. Dona Lola é uma figura cativante, uma mulher forte que enfrenta as dificuldades com coragem e determinação, sempre colocando o bem-estar de sua família em primeiro lugar.

Iris.Loureiro 27/05/2023

Éramos muito...
A princípio só começei a ler este livro por já ter virado (3 vezes) novela, mas nunca as assisti, então fui ver pela história original o por que das pessoas gostarem tanto. Ela é uma história simples, mas emocionante, e que mexe no coração, principalmente das mães.

trizbrm 27/05/2023

Éramos Seis
Desde que vi a novela (de 2019), fiquei com uma grande expectativa para ler o livro, mesmo sabendo que haviam algumas mudanças significativas na história. Éramos Seis foi uma leitura bem diferente das que eu já estava acostumada e, talvez, por ter me apegado muito a alguns detalhes da novela, além das tramas paralelas, estranhei um pouco em alguns momentos, mas nada que atrapalhasse o desenvolvimento da leitura. É realmente uma história bem triste, mas com reflexões muito válidas e bonitas. Pretendo ler de novo futuramente.

Christiane.Leite 22/05/2023

A maior parte das pessoas que leram esse livro, o fizeram no auge da adolescência. É uma pena, porque esse é o tipo de livro que vai internalizando no leitor com o tempo. Acredito que todos que leram esse livro na adolescência -talvez identificando-se com algum dos filhos da protagonista-, deveriam reler a cada fase de sua própria vida, até identificarem-se com a própria protagonista. Apenas com o passar do NOSSO tempo conseguimos nos colocar na pessoa de Dona Lola -e é exatamente nesse momento em que o livro atinge o auge da sua profundidade. É com a maturidade que a gente consegue entender que todos temos um pouco de Dona Lola.

Eliezer 16/05/2023

Marco da minha infância.
Li esse livro na minha adolescência e reli agora. A releitura do livro trouxe lembranças gostosas da minha infância. "Ler é viajar no tempo!"

Michela Wakami 05/05/2023

Uma história bem contada, que nós revela como a vida é cheia de altos e baixos e as vezes mais baixos, mas que não devemos desistir, a luta tem que ser constante.

Dona Lola, é uma mulher muito guerreira.

Maria13717 02/05/2023

Achei triste
Não coloquei nenhuma espectativa pq eu li pra fazer prova, mas até que prendeu minha atenção algumas partes
Não gostei que tem muitas conversas desnecessárias que nem acrescenta nada e irrita
Enfim só depressão ??
Maria8087 02/05/2023minha estante
Eba finalmente terminou o livro ???????????

Maria8087 02/05/2023minha estante
Eu gostei do livro

mariapaula 29/04/2023

Primeiro livro que li na vida, também lido e relido inúmeras vezes, a cópia era da minha avó que foi repassado até chegar em mim e ser repassado novamente. Também não se trata de um livro pra crianças, mas me apaixonei pela história mesmo assim, o livro possui uma riqueza enorme de detalhes, quando saiu a adaptação para a tv me senti como criança dnv. Em resumo, não se trata de um livro feliz nem nada assim, apenas uma senhora recordando da família na casa em que moravam em um bairro em são paulo, mas que definitivamente me marcou

Feh Tryller 19/04/2023

Éramos seis é um romance que se passa entre as décadas de 20 e 40, e acompanha a vida de uma família paulistana.
O livro é narrado por Lola, casada e mãe de quatro filhos.
Lola faz de tudo por sua família, se sacrifica em prol da felicidade dos filhos.
É um livro que precisa ser lido e entendido com os pensamentos da época, com o que era normal naqueles tempos, nos dias de hoje muitas coisas seriam vistas como problemáticas.

sasa 12/04/2023

Esse livro relata a visão de uma mãe que teve sua vida toda dedicada a criação dos seus filhos. É uma história linda e verdadeira, e seu final é incrivelmente realista. Ela acaba sozinha, sem a companhia de nenhum dos seus filhos, mas feliz, porque teve seu papel cumprido, e cada um deles seguiu um caminho.
Bruno 24/04/2023minha estante
era pra ter a tag de spoiller :/

Rodphelip23 08/04/2023

Éramos Seis
São Paulo, anos 20 aos anos 40, em meio a várias transformações sociais/morais, como as revoltas tenentistas, a Revolução Constitucionalista de 32 e a 2° Guerra Mundial...

Pano de fundo para "Éramos Seis", romance sobre uma típica família paulista dos anos 20, narrada sob a ótica de Dona Lola, esposa carinhosa e mãe dedicada para seus 4 filhos. Sempre lutou para ver sua família unida e feliz, e fez dos cuidados à família o sentido de sua vida, com muito amor e abnegação. Através de seus relatos, acompanhamos o crescimento dos filhos, o cotidiano da família, os momentos alegres e de dor, e o comportamento da família perante as transformações sociais. Vemos também as adversidades e situações da vida entre os entes, que culminaram em Dona Lola sozinha, restando apenas o seu doce coração e suas memórias.

O romance de Maria José Dupré baseou as três adaptações para novelas de mesmo nome: a primeira, na extinta TV Tupi, em 1977 (com Nicette Bruno sendo Dona Lola), SBT em 1994 (com Irene Ravache, Othon Bastos e grande elenco - minha versão favorita), e na Globo em 2019-2020 (com Dona Lola sendo protagonizada por Glória Pires).

Ana__ 26/03/2023

Primeira Vez que chorei lendo um livro
Esse livro é um patrimônio cultural e histórico, cheio de referências à história brasileira (como guerra, revolução), e o modo de vida dos brasileiros da época.
Um livro tão bem escrito que faz com que você se sinta vivendo aquele momento, sentido aquelas dores e pequenas alegrias, sentindo cada perda e cada conquista.
Eu peguei esse livro na escola, e a bibliotecária havia me dito que eu podia não gostar da leitura, e achar chato e triste. Realmente é muito triste, mas jamais chato. É um livro muito necessário e acho que todo mundo deveria ler ele ao menos uma vez na vida.
Conta a história de D. Lola, uma dona de casa que relembra seu passado e narra sua vida de quando vivia com seu marido e seus quatro filhos. Mostra a sua realidade, os momentos difíceis e sacrifícios que teve ao longo de sua caminhada. Aborda a realidade de muitas mães e o quão difícil é criar seus filhos. D. Lola apesar de ser uma mulher muito simples, é muito SÁBIA, e é impossível ler sem empatizar com ela. Uma verdadeira guerreira.
Pela primeira vez chorei lendo um livro, um livro tão sensível e tocante, chorei com D. Lola, por não aguentar vê-la sofrer daquela forma. Uma personagem que merece o mundo e toda a felicidade que há nele.
Mas não se engane ou fique com receio ao ler este livro, recomendo e muito. Uma leitura que vai ficar marcada em seu coração de uma forma suave e um pouco dolorosa, mas vale a pena pela doçura da protagonista e história que carrega.
Ao longo do livro vai dando referência ao seu nome: "éramos seis, agora já não somos mais...".

| ? Indico
Arrependimento: 0% (leitura muito gostosa e me apeguei a história)
Vanessa.Castilhos 15/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha! Fiquei com vontade de ler!

Ana__ 15/05/2023minha estante
Vale muito a pena ler! ??

Antonella.Fendrich 23/03/2023

O livro começa um pouco chato, mas com o passar das páginas se torna interessante. Eu diria que é um livro até que rápido de se ler, mas os capítulos são muito grandes.