Ecce Homo

Ecce Homo Friedrich Nietzsche

Resenhas - Ecce Homo

elis176 21/12/2023

Li por causa do meu professor e amei.
Que livro mais controverso e esquisito (literalmente as duas palavras que mais me definem, e esse é o principal motivo de eu ter AMADO essa leitura). Nietzche seu maluco genial!

Renato 18/12/2023

Um dos poucos livros que o Nietzsche explica, é bem pouco aliás, gostei muito livro!

Meu quarto livro dele, e como são complicados, mas são legais.

Adre 09/12/2023

Ecce Home
Esse é um livro interessante para se conhecer as escritas do Nieztsche, provavelmente é um dos mais fáceis de entender já que é uma explicação de suas obras. Embora ainda não seja uma obra fácil e certamente não é uma obras para todos.

Nota: 8/10

Lucas.Yoshi 29/11/2023

Olha... acabei me decepcionando um pouco com esse, pois pensei q seria semelhante ou melhor q "Genealogia da Moral" mas foi tudo o contrário. Já de início me deu sono e cansaço oq dificultou para q eu me interessase a ler mais e mais, e claro tem sim o seu valor pq se trata de NIETZSCHE né?

só isso q tenho a falar, infelizmente não gostei de praticamente nada

Will 09/11/2023

Nietzsche, o primeiro imoralista
Não terei a audácia de dizer que entendo tudo que Nietzsche aborda, mas digo que algumas de suas passagens são bem introjetadas em mim, principalmente aquelas que são críticas ferrenhas a moral - especialmente a cristã.

Nietzsche vê como decadente essa moral que se põe como superior ao homem e que nega-lhe a vida; vê tais "verdades" como mentiras, implicando em uma transmutação de valores.

Essa tal moral regida por "homens de bem" nada mais é que um vampirismo à vida.

Reeh 07/11/2023

Por que sou um destino
Epílogo (O caso Wagner)

1. "Apenas a grande dor é o extremo liberador do espírito, enquanto mestre da grande suspeita, que de todo U faz um X, um autêntico e verdadeiro X, isto é, a antepenúltima letra"...
Apenas a grande dor, a longa, lenta dor, em que somos queimados com madeira verde, por assim dizer, a dor que não tem pressa ? obriga a nós, filósofos, a alcançar nossa profundidade extrema e nos desvencilhar de toda confiança, toda benevolência, tudo o que encobre, que é brando, mediano, tudo em que antes púnhamos talvez nossa humanidade....
2. ..."Eis o mais estranho: temos depois um outro gosto ? um segundo gosto. Desses abismos, também do abismo da grande suspeita voltamos renascidos, de pele mudada, mais suscetíveis, mais maldosos, com gosto mais sutil para a alegria, com língua mais delicada para todas as coisas boas"...
Já não cremos que a verdade continue verdade, quando se lhe tira o véu [...] ?É verdade que Deus está em toda parte??, perguntou uma garotinha à sua mãe; ?não acho isso decente? ? um sinal para os filósofos!... Deveríamos respeitar mais o pudor com que a natureza se escondeu por trás de enigmas e de coloridas incertezas.
...Para isto é necessário permanecer valentemente na superfície, na dobra, na pele, adorar a aparência, acreditar em formas, em tons, em palavras, em todo o Olimpo da aparência! Esses gregos eram superficiais ? por profundidade...

"Os Bons - eles não podem criar, eles são sempre o começo do fim -
- Eles crucificam aquele que escreve novos Valores em novas tábuas, eles sacrificam a si o futuro, eles sacrificam todo o futuro dos homens!
Os bons - Foram sempre o começo do fim...
E sejam quais forem os danos que possam causar os caluniadores do mundo, o dano dos bons é o mais danoso dos danos."
Zaratustra III - "De novas e velhas tábuas"

JezielH 21/10/2023

Nietzsche não é tão mal assim
Sempre tive uma péssima visão de nietzsche, já tinha lido Assim falava Zaratustra, só que tinha iniciado a leitura com um preconceito inicial.
Dessa vez tentei começar de uma folha em branco. No inicio pensei em como um homem pode ser tão egocêntrico, Iniciar um capitulo com o titulo de "Porque sou tão sábio", e realmente explicar um porque, depois inventar desculpas dizendo porque não é ainda melhor, reclamar que não nasceu no lugar certo, no clima certo, com as pessoas certas.
Mas depois comecei a entender um pouco ele, sobre sua vida, e sobre o que ele queria passar. Agora tenho uma visão de um Nietzsche mais humano, demasiado humano, que viveu doente, solitário mas que ainda assim pregava um Amor Fati, o amor ao destino e tudo que vem com ele.
Com isso ele não se tornou meu filosofo preferido, mas tenho mais curiosidade sobre ele e suas obras. Ainda não entendo bem sua filosofia, talvez esteja juntando muito com o que aprendi com Camus, mas ainda assim espero conhecer melhor esse filosofo e reler este livro depois de ter passado por suas outras obras.

Maria14529 08/10/2023

O último cristão morreu na cruz- Nietzsche
Ao desenrolar do livro consigo perceber que o problema do Nietzsche não é com "Deus" e sim com os "profetas" que assim se denominam. Ele deixa bem claro que o tipo de pessoa ruim não é aquela pessoa que se mostra verdadeiramente ruim, mas sim as pessoas que se mostram "boas", até porque quando a pessoa mostra ser ruim você já pode esperar algo negativo dela, entretanto você cria a falsa esperança e expectativa sobre a pessoa boa ser boa demais para fazer uma coisa ruim a algo ou alguém... Ou como ele citou no final *o falso altruista* e como esses profetas usam o nome de Deus para seus preconceitos e crimes.
Quando ele se descreve no livro como O PRIMEIRO IMORALISTA e faz críticas a moral não senti algo muito concreto, mas tem um livro dele que fala sobre a moral, então eu acho que ele deu uma resumida BEM grande sobre essa opinião dele. Todavia ele me deixou bem curiosa em relação ao Zaratrusta... O ápice da loucura ou a jornada da sua loucura.

Cristina 13/09/2023

Parece um bate papo com ele, muito à vontade. Descreve vários de seus livros, muitos ainda não li, acho que faria diferença se os tivesse lido.

Rebeca 12/09/2023

Nietinho!
Primeiro livro dele que leio, e me deixou muito ansiosa pelos próximos. até já comprei outros três, e por mais que nesse o começo da insanidade dele fique evidente, aproveitei muito a leitura.

Bru 23/07/2023

Único
Egocêntrico, cético e brilhante. Acho que nunca vi alguém falando com tanta liberdade, e sinceridade, sobre si mesmo e suas questões. Leitura agradável, porém é necessário acompanhar os rodapés para melhor imersão e entendimento.

Thiago.Napier 22/07/2023

Nietzsche contra a decadência
Nesse pequeno e bélico livro, Nietzsche pouco antes de sua loucura dá o panorama de suas principais obras. Ele passa o livro inteiro falando de Zarathustra e da decadência. Isso porque ele como um decadente é o primeiro a transvalorar todos os valores e -em seus ares mais altivos, na moral mais alta- contra o idealismo, o ressentimento, o cristianismo e a modernidade.
Ler seus primeiros capítulos faz nos sentirmos grandes, querer combater a vida como um estóico. Conhecer as montanhas suíças que ele tanto amava. Comer comidas maravilhosas, andar e respirar bem. Sem essa positividade impregnada em nossos tempos. Entrar no egoísmo máximo. Ler o mundo com aquilo que você é. Tornar um anímico, um indígena e um dançarino. Contra todas as pregações.
É um ótimo livro para conhecer sua obra e visitar as conclusões que o Nietzsche maduro tira de suas obras. Para criar um mundo de seres fortes, mas dotados de fineza, autodisciplina e com distanciamento suficiente para não sofrer com o outro amando à sua vida é necessário conhecer o Nietzsche que tem em você.

CharlesSouto 20/07/2023

Nesta obra Nietzsche se mostra um tanto soberbo, ressentido e idealista. O que em tese contraria o próprio Nietzsche. Isso se Nietzsche fosse uma doutrina. O que não é. Não pretende ser:

?Não quero ?crentes?; acredito que sou demasiado mau para crer em mim mesmo; eu nunca falo as massas? Tenho grande medo de ser, algum dia, santificado?

Portanto aqui temos acesso a um Nietzsche humano, demasiado humano, ou poderia dizer que se deixa ver. E por essa perspectiva vale a leitura.

Em outras palavras, leia esta obra, e Nietzsche em geral, como provocação e nunca como doutrina.

Ou não, faça o que tu queres.
Se isso lá possível for.
Seria possível ser o que se é?

Guilherme.Pimenta 20/07/2023

Autobiografia de Nietzsche
Ecce Homo é a autobiografia de Friedrich Nietzsche, escrita tanto para apresentar suas obras e o seu pensamento, quanto para mostrar como ele, Nietzsche, era. Nesse quesito, o autor mostra como o sofrimento que teve durante sua vida, os ataques nervosos, contribuíram para aperfeiçoar o seu julgamento do homem. No decorrer do livro, se tratando de Nietzsche, nao faltaria, é claro, as críticas em geral direcionadas ao cristianismo. A moral trazida pelo cristianismo afugenta instintos do homem, como o desejo de governar, mandar, submeter, em outras palavras, combate a vontade de poder.

Isabela 16/07/2023

Como ele chegou a ser o que foi...
Autobiografia SINCERA.
Em meio a tantas ofensas sinceras (pq até nisso o bicho é verdadeiro) ele narra o processo de gestação e parto de suas obras.

Leitura leve, cheia de cinismo, por vezes engraçado (para não dizer trágico), lotada de reflexões e verdades...sobre tudo, todos e Igreja.
Sobre os alemães ele tem propriedade de falar. Sobre tudo ele se impõe a propriedade. Pq sim, Ubermensh...

Recomendo ler antes. Entender o autor ajuda (as vezes é essencial) para absorção completa das obras. Ainda mais desse SER filósofo e psicólogo (como ele se autodenomina)...

Muita aparência egocêntrica...disfarce de ideologias fortes. E, arrisco dizer, de uma bondade mal compreendida na própria intenção.

Obs: duas passagens machistas que não posso fazer vista grossa. Mas posso entender o contexto, época e pouco conhecimento sobre a essência humana. Pq sim, temos que admitir... A filosofia ainda não pertence às mulheres e grandes homens ainda são (eram todos) muito vazios!