Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Bruninha 19/02/2024

Que livro belíssimo
Esse livro traz reflexões lindas, narra um romance de um jeito que eu nunca tinha lido, e mostra uma visão de mundo muito bonita, estou apaixonada

Luany 17/02/2024

Acordar
Esse livro te envolve com muitas palavras rebuscadas que vão te levando pro passado e futuro ao mesmo tempo. Mas o que ele quer dizer do começo ao fim é bem simples: amar te desperta pra sentir a vida.

Tibenke 13/02/2024

Ser
A escrita de Clarice.
alivia a alma
e
traz liberdade que nem a própria natureza pode dar

giovanaxtr 12/02/2024

"- Meu mistério é simples: eu não sei como estar viva.
- É que você só sabe, ou só sabia, estar viva através da dor.
- É. "

Paula1735 06/02/2024

SUSPIRO PROFUNDO QUE TRANSCENDE OS MEUS BRÔNQUIOS
,eu não sei por onde começar, o livro começa com uma vírgula e eu sinto que é como se a história começasse na metade da vida de lóri,??? porque nenhuma história, de fato começa do nada. ?as vezes sinto que me identifiquei com lóri, me deixo ser consumida por alguns medos principalmente o medo de não saber quem sou, porque quanto mais tento me descobrir mais eu me perco ?nessa coisa gigantesca que preciso assumir a responsabilidade que é estar viva! e descubro junto com ela que ser apaixonada pela vida e por tantas outras coisas faz com que eu descubra pelo menos um pouquinho de uma coisa que é a paixão por estar viva, que entrar no mar é como viver uma imensidão, que beber um gole da água salgada é como beber um gole de vida? e fico me perguntando como é que um dia nasceu uma pessoa, que cresceu uma pessoa, e que essa pessoa um dia pensou numa coisa e sentou escreveu essa coisa e essa coisa resultou no livro que é esse grande aprendizado misturado de prazer. terminei esse livro em êxtase, baqueada, quero me drogar de clarice, quero ter uma overdose de clarice!

Mariana113 06/02/2024

Poetiza de afetos
Me incomoda um pouco o personagem Ulisses, as vezes ele parece subestimar toda a grandeza contida da Lóri. Esse incômodo me fez desfrutar menos do que poderia esse livro, acho que se relaciona as minhas ressalvas atuais com pessoas que subestimam nossos afetos.

ruthyfs 06/02/2024

Realmente um livro de aprendizagem
Ai meu deus, estou completamente apaioxonada pela escrita da Clarise as emoções q ela passa atravez das palavras...tão profundo. mais uma personagem da clarice toda doidinha da cabeça q eu me identifico, as crises de existência nos faz refletir bastante na real o livro todo nos faz refletir. AMEI MT!

obs: sigo pensativa e terminei o livro ONTEM!

Intertextualizada 05/02/2024

Ler Clarice sempre é uma surpresa, um espanto de encontro, um mergulho nas águas mais profundas da existência humana.

Esse livro me surpreendeu das melhores formas possíveis, e se tornou um dos meus favoritos da vida!

Acompanhar Lóri e Ulisses nessa jornada de desenvolvimento, (re)conhecimento ? individual e um do outro ? e aprendizagem foi como acompanhar a minha própria jornada interna.

É um livro que pretendo reler ao longo dos anos, por ser bem complexo e cheio de reflexões a cada linha... cheio de entrelinhas! Clarice, como sempre, permanece na cabeceira.

Amabi 05/02/2024

Se eu fosse eu
Um livro com beleza em cada verso, lindo ver a experiência da lori de aprender a viver a vida de fato, o romance delicado e terno e ao mesmo tempo avassalador o bastante pra mudar a percepção dos envolvidos sobre tudo que antes acreditavam.

A escrita te traz para o papel da Lori e por muitas vezes provoca reflexões internas e profundas.

Eu li pela parte do "Se eu fosse eu" texto que li na quinta série e tive que reescrever sem ter entendido nenhum pouco a proposta, hoje eu entendo perfeitamente, mas sinto falta da Gabi que tinha tanta inocência a ponto de acreditar que era exatamente quem queria sem nenhuma influência externa.

Agora os mais cultos podem me julgar mas tem umas partes que são MUITO chatas, com frases super rebuscadas que não te leva a pensamento nenhum, só são complexas de entender e te dá vontade de abandonar a leitura, e isso é da época da literatura brasileira então nem me cabe muito o julgamento, apenas levem em consideração esse ponto antes de iniciar um semelhante.

Karoline19 04/02/2024

Transformador
Esse foi meu primeiro livro da Clarice Lispector e QUE LIVRO.

Ele conversou comigo em diversas partes e de diversas formas, sendo por vezes aconchegante e por outras um choque de realidade.

Clarice traz nessa obra a importância de se conhecer e se se amar antes de tudo.

Vini 01/02/2024

"Lóri se sentia como se fosse um tigre perigoso com uma flecha cravada na carne, e que estivesse rondando devagar as pessoas medrosas para descobrir quem lhe tiraria a dor. E então um homem, Ulisses, tinha sentido que um tigre ferido não é perigoso. E aproximando-se da fera, sem medo de tocá-la, tivesse arrancado com cuidado a flecha fincada."

"Lóri achava que se ela fosse ela, os conhecidos não a cumprimentariam na rua porque até sua fisionomia teria mudado. "se eu fosse eu" parecia representar o maior perigo de viver, parecia a entrada nova do desconhecido."

bksdluuu 01/02/2024

Clarice não é pra entender, é pra sentir.
na verdade, foi ela quem me entendeu
eu nao tava lendo clarice, era ela que tava me lendo
Mano Beto 01/02/2024minha estante
Uau! Que comentário!

mimilo 01/02/2024

Sem palavras!
Existe a camile antes deste livro, e a depois deste livro. definitivamente um dos meus favoritos da vida! a escrita de clarice não falha em me surpreender e emocionar todas as vezes. a construção dos personagens e das suas relações com eles mesmos e com outras pessoas é simplesmente impecável. só digo: leiam!

"teus olhos, disse ele mudando inteiramente de tom, são confusos mas tua boca tem a paixão que existe em você e de que você tem medo. teu rosto, Lóri, tem um mistério de esfinge: decifra-me ou te devoro."
iara360 01/02/2024minha estante
queria começar a ler clarice, mas nao sei como, por qual começar?

tangerinxs 01/02/2024minha estante
gostei tanto da resenha que salvei o livro

layla160 01/02/2024minha estante
eu acho que você deveria começar a ler Clarice por "a hora da estrela"!!

mimilo 01/02/2024minha estante
acho que "a hora da estrela" é o melhor para começar, mai!

alice1161 29/01/2024

?Sentia que a vida lhe fugia de novo por entre os dedos. Na sua humildade esquecia que ela mesma era fonte de vida e de criação.?
fontbooks 29/01/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?