Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector




Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres


636 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Diego642 29/02/2024

Aprendendo a conhecer a si mesmo
Este foi o primeiro livro de Clarice Lispector que leio por completo. A narrativa conta a história de uma moça que se relaciona com um professor universitário de filosofia. Os dois se gostam, porém para que a moça se entregue ao professor, ela precisa primeiro viver em cheio a sua própria existência para que, após a aprendizagem sobre a própria essência, ela pudesse se entregar a um amor de corpo e alma, um amor de verdade. O livro todo é um fluxo de consciência da personagem acerca reflexões acerca do autoconhecimento e tem passagens belíssimas sobre a vida e sobre o que é ser o ser humano. Livro magnífico, profundo e prazeroso de ler. A leitura não é fácil, Clarice é complexa, mas é possível.
comentários(0)comente



Izabella.BaldoAno 29/02/2024

Ler Clarice tem sido pra mim um refúgio, uma experiência imersiva que me leva para dentro da narrativa dela e também para dentro de mim mesma.

foi assim com Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. vi um pouco de mim em Lóri, a protagonista, em muitos dos seus momentos de introspecção e em seus processos de aprendizado sobre si e sobre a vida. é de Lóri, afinal, a famosa frase "então é verdade que eu não imaginei: eu existo".

há alguns pontos na construção da história que não me agradam, sobretudo a presença da personagem que mais interage com Lóri e a relação construída entre essas duas pessoas. mas, do lado de cá, entendo a presença dessa personagem e dessa relação e acho até que seria um grande anacronismo analisar com os olhares de hoje as problemáticas ali envolvidas.

volto, por fim, a Lóri. Lóri que parece ter um pouco de mim e muito da própria Clarice, e quem sabe tudo de nós todas que a lemos e construimos em conjunto.

"era um corpo a corpo consigo mesma dessa vez. escura, machucada, cega - como achar nesse corpo a corpo um diamante diminuto mas que fosse feérico, tão feérico como imaginava que deveriam ser os prazeres. mesmo que não os achasse agora, ela sabia, sua exigência se havia tornado infatigável. ia perder ou ganhar? mas continuaria seu corpo a corpo com a vida. nem seria com a sua própria vida, mas com a vida. alguma coisa se desencadeara nela, enfim."
comentários(0)comente



Rai_bvg 28/02/2024

As entrelinhas do amor
Dos meios singulares para dar ínicio e fim à escrita de um texto, Clarice Lispector começa sua obra através do uso de uma vírgula, e encerra a narrativa com dois pontos. Talvez, o uso inicial do acento como uma pausa necessária para nos arriscar em algo novo, em algo incerto. os dois pontos, por sua vez, ao assumirem o espaço do ponto final, carregam em si os desdobramentos do envolvimento do leitor com o texto, da magnitude do que fora registrado no palmo da palavra e, tão somente, para além dela.
Publicado em 1969, o livro retrata o romance entre Loreley e Ulisses. A procura de Lóri por si mesma é para onde a escrita de Clarice encaminha-se, aos encontros e desencontros de habitar a própria pele. No estar só consigo mesmo, e permanecer só ainda que esteja com o outro. É nessa ambiência que é dada a partida aos diálogos entre Ulisses e Lóri, perpassando pelas conversas convencionais e por aquelas nas quais surgem indagações como "quem é você?", onde o desconcerto faz-se presente na face, pois o estar com o outro também é uma forma de ir ao encontro de si mesmo, ainda que em proporções até então desconhecidas. Onde o silêncio do espaço entre a pergunta e a resposta dá brecha para ouvir o barulho interior, na liberdade horrível do não ser, como diz Clarice. Fazendo dos pés instrumento de impulso para se encontrar e viver se reencontrando.
comentários(0)comente



giosilva.j 28/02/2024

Meu deus simplesmente o melhor livro te amo clarice como pode ter sido a primeira mulher do mundo se tornou um dos meus livros preferidos
comentários(0)comente



Wanessa60 27/02/2024

Um renascimento para quem ler?
Clarice Lispector não erra nunca, né?!

Acredito que essa foi a leitura mais demorada que fiz? Não porque é de difícil compreensão, mas porque você se joga/envolve nos pensamentos de Lóri e Ulisses que também estão em buscar de aprender a se jogar/envolver de corpo e alma na vida. É realmente uma aprendizagem e uma experiência que me apresentou a minha Lóri (o meu eu interior)? ??
comentários(0)comente



Maria 25/02/2024

Como pode o amor?
Lindo lindo lindo lindo! o amor e lindo, amar e lindo, respeitar os limited do outro e lindo demaaaajsss chorei e tudo
comentários(0)comente



giovana 25/02/2024

Impossível não ficar encantada com a escrita de Clarisse. Esse livro foi simplesmente perfeito, repleto de epifanias que me davam até arrepios. Seguir com Lóri enquanto ela aprende a viver uma vida com prazeres e se permitir sentir a dor foi uma experiência incrível. Com certeza um favorito!
comentários(0)comente



malu 24/02/2024

A experiência de ler esse livro foi milagrosa. mágica. transformadora. divina, surreal, intangível, inexplicável, indizível.
eu guardo o momento que eu terminei esse livro na praia, com uma pessoa incrível do meu lado lendo em voz alta ao meu lado e tendo epifanias do meu lado como um dos momentos mais lindos da vida. espero nunca esquecer.
que SORTE poder ler clarice lispector, que sorte poder sentir o que sinto lendo ela.
comentários(0)comente



bianca c 24/02/2024

Lóri estava fascinada pelo encontro de si mesma
Meu primeiro contato com Clarisse Linspector, gostei bastante!

A busca da personagem em entender quem se é, perdida em meio aos seus pensamentos muitas vezes confusos e angustiantes.

"Existe um ser que mora dentro de mim como se fosse a casa dele, e é."

A autora traz com muita sensibilidade os diversos sentimentos que nos permeiam em apenas um único dia.

"Estava suavemente espantada. Então isso era a felicidade. De início se sentiu vazia. E o que é que eu faço dessa paz estranha e aguda, que já está começando a me doer como uma angústia...?"

O romance entre Lori e Ulisses é um vai e vem paciente, e o papel dele na vida dela é como de um mentor, que a ajuda a descobrir como ser no mundo e a desfrutar da beleza de ser uma pessoa comum... As pequenas alegrias do dia a dia, de qualquer coisa ordinária. O diferente aqui é que essas descobertas são feitas sozinhas por Lori e não a dois, igual a maioria dos romances...

Tem muitas passagens marcantes... Mas essa pode "resumir" a resenha sobre o livro:

"Existir é tão completamente fora do comum que se a consciência de existir demorasse mais de alguns segundos, nós enlouqueceríamos"
comentários(0)comente



Bruna Isabelle 23/02/2024

Clarice é liberdade. ela simplesmente é.
Clarice me arranca suspiros a cada leitura, não tem como subestimar a poesia linda que ela compõe de forma tão natural.
é como se brincar com as palavras e gerar nervosismo dos leitores fosse sua principal característica.
comentários(0)comente



Tanise1 22/02/2024

Lindo
Primeiro livro que leio da Clarice, e fiquei encantada. Extremamente linda a forma que ela poetiza cada pequena atividade e pensamento. No começo achei meio irritante o Ulisses, mas no final do livro consegui perceber a importância dele para o progresso pessoal da Lore. Ótima leitura.
comentários(0)comente



Vivi 22/02/2024

Nós mulheres de quase trinta anos que nos identificamos com clarice de forma estranha e bizarra.......
"meu mistério é simples: eu não sei como estar viva."
comentários(0)comente



verônica 19/02/2024

Impecável, pura epifania!
Esse livro veio no momento certo da minha vida.
quando o comprei, não imaginava que ia me identificar TANTO com a Lóri. Loreley sou eu e diversas pessoas que almejam entender o contexto de Deus, da vida, da morte e da solidão, que buscam independência e liberdade, e que estão em constante descoberta sexual.
me vi em Lóri quando ela se questionava sobre o amor e o receio de se entregar para as relações humanas.
é absurdo pensar que esse livro foi publicado em 1969, com todo contexto político e social da época, abranger temas sobre liberdade feminina e sexualidade, onde a mulher está sob o controle de sua vida, e não o homem?? clarice se mostrou muito maior do que eu conhecia!!

de longe, meu favorito dela (até o momento) e um dos melhores que já li na vida.
comentários(0)comente



Bruninha 19/02/2024

Que livro belíssimo
Esse livro traz reflexões lindas, narra um romance de um jeito que eu nunca tinha lido, e mostra uma visão de mundo muito bonita, estou apaixonada
comentários(0)comente



Luany 17/02/2024

Acordar
Esse livro te envolve com muitas palavras rebuscadas que vão te levando pro passado e futuro ao mesmo tempo. Mas o que ele quer dizer do começo ao fim é bem simples: amar te desperta pra sentir a vida.
comentários(0)comente



636 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR