Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Giullian.Monteiro 31/03/2024

Totalmente fora da curva
É, por enquanto, o meu livro favorito da vida.
Ao ler o primeiro capítulo duvidei que o nível de sagacidade e delicadeza fosse permanecer o mesmo durante todo o livro, no entanto, a cada capítulo só melhorou.
Boa parte de trechos e frases encantadores que nos deparamos na internet e são creditados à Clarice Lispector vêm desse livro.
Lóri é uma personagem muito fora da curva, com hábitos excêntricos que amenizam nossa própria estranheza. Ainda assim, se alguém me falasse que se identifica com ela eu ficaria um pouco preocupado kkk.

Vic 28/03/2024

Eu tenho muito pra dizer sobre esse livro, mas sinto que ainda não sei como. Por ora, o que posso dizer é: leiam Clarice.

(deixei esse comentário porque tô participando do desafio Skoob e só contabiliza se eu fizer uma resenha)

gyrosstar 26/03/2024

Livros das aprendizagens
Livro muito importante, traz muitas reflexões sobre a vida aos 20 anos e sobre esperar amores ou momentos certo até atingir a maturidade.
Gostei muito, apenas me irritei alguns momentos com Ulisses e esse jeito dele de estar "certo", dono da verdade e não gostei muito da personalidade da lóri

Vick 25/03/2024

Toda vez que eu pegava para ler esse livro era uma surpresa. Impressionante como eu me senti tocada, representada, ouvida, etc. diversas vezes. Achei lindo lindo lindo! Adorei a fragilidade que Lori mostra que tem e como isso reflete nesse relacionamento.

Sei que não é a questão central, mas fiquei pensando muito na relação do tempo em um envolvimento amoroso. Hoje sinto como se tudo tivesse que caminhar rápido porque não temos tempo, mas e se a gente desse a chance dos relacionamentos serem mais do que beijos e sexo fácil? Não que não exista a vontade mas a construção dos diálogos, a construção do conforto e desconforto, para no final existir um deletei tão prazeroso que ela mesma descreve como corpos que nunca estiveram tão juntos?

Que delícia! Adorei
Vick 25/03/2024minha estante
Fevereiro

lenuccia 25/03/2024

Toda vez que tento falar de Clarice me faltam palavras: grandiosas, correspondentes em essência. mas ela própria diz que não devemos entender e sim sentir. com esse livro foi assim. um fluxo de consciência que começa com , e termina com :
não sei como Clarice consegue verbalizar o "ser", mas ela faz.
Lóri é um pouco de "Tigresa" e "Nuvem Negra", da Gal Costa.
pessoas meio Gracinha e meio Clarice ?

Ryan.Grancieri 25/03/2024

Decifra me ou devoro-te
Essa frase retrata muito a personagem principal, Lóri, mas acredito que seja internamente, pois senti que se ela não se entende, ela se devora.
Já era de se esperar uma leitura maravilhosa, vindo de Clarice é o que eu recebo sempre. Que livro maravilhoso! O modo que ela começa e depois termina é simplesmente de outro mundo.
Pensei que não iria curtir Ulisses, mas paguei com a língua depois. Olímpio chora em ser alguém bom kkkkkk
E um spoiler saudável!!!!!!! É possível ser uma aprendizagem e um livro dos prazeres.
Recomendo muito e já quero reler.

st st 24/03/2024

Lispector
Certamente, um livro que eu daria muito mais do que 5 estrelas, facilmente. Eu fui envolvida neste livro do começo ao fim, e nunca mais esqueci a frase:

"apesar de. apesar de, se deve amar".

levo a frase para minha vida e falo para os outros. Li primeiro o livro e depois descobri do filme brasileiro com protagonista argentino de outro filme favorito também "Medianeiras". Recomendo os dos filmes. O filme referente ao livro também me envolveu do começo ao fim. Chorei horrores lendo e vendo.

Sa 14/03/2024

Simplesmente belíssimo. Profundo, delicado e imersivo. Um livro sobre a jornada de uma mulher na busca em si mesma. Fala sobre solidão, amor próprio e autoconhecimento. Clarice Lispector é um sentimento!!!!

httpsams 11/03/2024

"toda mulher tem uma Lóri dentro de si"
Que livro sensível e humano, é inexplicável o quão envolvente ele é, você se vê dentro de várias crises existenciais da Lóri e mergulha na sua relação com ela mesma e com Ulisses.
o desenvolvimento da personagem principal é uma das melhores partes do livro porque vai desenrolando de um jeito tão natural, tão simples, que é incrível acompanhar.
Clarice fez com que a forma em que foi escrito, a repetição de palavras, a estrutura do texto, o título, absolutamente TUDO fizesse sentido!!!
recomendo 1000%, principalmente pra mulheres, porque assim como o posfácio diz "toda mulher tem uma Lóri dentro de si", e aí, só lendo pra descobrir.

iamvalentina 11/03/2024

Uma Aprendizagem, com toda certeza...
Passei todas as páginas dessa obra me sentindo uma amiga íntima de Lóri, por isso, não consigo escrever para ninguém ou sobre nada mais além dela.

Querida Lóri,
Fazem algumas horas que me despedi de seus devaneios, não vim antes escrever tal carta pois, assim como Clarisse, "Este livro se pediu uma liberdade maior que tive medo de dar.", tenho medo Lóri, que sem sua companhia, eu me perca nas perguntas que surgiram e se implantaram em meu coração, me perca em saudade, me perca em idéias e esqueça de viver e, principalmente, que eu me perca em mim.
Você me trouxe muitos questionamentos, mas assim como Ulisses me vi encantada por sua existência, de forma familiar me vi em você, Lóri, e o que não reconheci para mim acredito que ecoará em uma eu mais velha e madura, mas em meio à mesma crise que você.
Trago comigo tudo o que você escreveu em meio a sua auto descoberta, aliás estive pensando em você estes dias, como uma lembrança distante de uma inspiração, algo que, acredito eu, você se espantaria ao ouvir, já que sempre se diminuiu em relação ao mundo, assim como Ulisses disse uma vez a beira da piscina, "Veja aquela moça ali, por exemplo, a de maiô vermelho. Veja como anda com um orgulho natural de quem tem um corpo. Você, além de esconder o que se chama alma, tem vergonha de ter um corpo."
Lembro de vê-la pela primeira vez em um pequeno teatro em Niterói, fui junto a minha vó e minha tia, e vi facetas suas aquela noite, e então li tudo aquilo que antes fui apresentada. Com orgulho, vi sua evolução, e seus dias corridos, aprendi tanto contigo, "Aprendo contigo mas você pensa que eu aprendi com tuas lições, pois não foi, aprendi o que você nem sonhava em me ensinar", mas entendo que nunca entenderei tudo.
"Aprendi a viver com o que não se entende."
Li um amor genuíno, que foi construído, construído Lóri, olha que lindo efeito deu sua longa caminhada, e quando falo desse amor, falo do seu, do dele, do de nós, estou apaixonada pelo teu eu e quero todos os dias me apaixonar pelo meu eu também.
Vou seguir seus conselhos mas no fim:
"Um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa mas seremos um só."
E é nessas pequenas, quase minúsculas, brechas de poesia, que minha vida e existência tem encontrado consolo, consolo do cansativo fardo de ser.

Com amor,
Eu.

Até uma próxima resenha!!

nflucaa 10/03/2024

A escuridão da luz no desaguar dos corpos
Clarice é sempre difícil de resenhar. A gente sente que nada do que escrever sobre ela estará a altura do que o que ela escreveu é de fato. Isso porque ela nos causa aquela sensação de que está transcendendo a linguagem, de que está falando de algo que é indizível, incomunicável ? que é próprio do interno das almas todas. É a aquela sensação babélica, expressa num quê de linguagem primordialmente adâmica. E aqui o uso das referências bíblicas tem motivo, é que ?o Deus?, como Lóri chama, tem um certo destaque nesse livro.

Não é um livro religioso, longe disso. O que ocorre aqui é, literalmente, um desabrochar. O desabrochar de uma paixão, de um amor, de um sentido próprio à vida intimamente ligado a este amor, mas não uma relação simbiótica simplória, sim numa condição de desague: é o sentido próprio de ser desaguando no amor pelo outro.
Adriana791 10/03/2024minha estante
Acho que ela conseguiu brilhantemente retratar um pedaço da vida dos personagens, mas não como em outros livros. É muito mais real. Por isso, não tem começo nem fim. Era uma mulher genial!

Ju Carvalho 09/03/2024

Ler Clarice é apaixonante.
Descoberta de si. Pra que veio, porque agir assim. Caminhada lenta, com altos e baixos e final tranquilo.

sayxown 05/03/2024

Mudou minha vida
Que acontecimento... um livro para nós, mulheres da casa dos 20 anos, que ainda estamos em busca de nós mesmas. ler clarice é adentrar nela mesma, inteiramente. lerei mais livros dela, com certeza

gabriel2752 04/03/2024

Nada do que eu disser vai conseguir descrever tudo o que senti e aprendi lendo esse livro e também não sentiria que estou fazendo jus a tudo isso. Só gostaria de traçar uma ponte aqui entre mim e a Lóri como totais iniciantes e aprendizes das coisas mais simples (e complexas) da vida. Além de CLARO ficar completamente admirado pelo amor do Ulisses ao esperar por alguém que não estava pronto, esperando que não aprendesse mas ensinasse a si próprio.

nicolas 03/03/2024

Um livro íntimo que conversou comigo e que me aconselhou com cada palavra escrita nele, de todos que eu li da Clarice até agora esse se tornou meu favorito.