Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

giosilva.j 28/02/2024

Meu deus simplesmente o melhor livro te amo clarice como pode ter sido a primeira mulher do mundo se tornou um dos meus livros preferidos

Wanessa60 27/02/2024

Um renascimento para quem ler?
Clarice Lispector não erra nunca, né?!

Acredito que essa foi a leitura mais demorada que fiz? Não porque é de difícil compreensão, mas porque você se joga/envolve nos pensamentos de Lóri e Ulisses que também estão em buscar de aprender a se jogar/envolver de corpo e alma na vida. É realmente uma aprendizagem e uma experiência que me apresentou a minha Lóri (o meu eu interior)? ??

Maria 25/02/2024

Como pode o amor?
Lindo lindo lindo lindo! o amor e lindo, amar e lindo, respeitar os limited do outro e lindo demaaaajsss chorei e tudo

giovana 25/02/2024

Impossível não ficar encantada com a escrita de Clarisse. Esse livro foi simplesmente perfeito, repleto de epifanias que me davam até arrepios. Seguir com Lóri enquanto ela aprende a viver uma vida com prazeres e se permitir sentir a dor foi uma experiência incrível. Com certeza um favorito!

malu 24/02/2024

A experiência de ler esse livro foi milagrosa. mágica. transformadora. divina, surreal, intangível, inexplicável, indizível.
eu guardo o momento que eu terminei esse livro na praia, com uma pessoa incrível do meu lado lendo em voz alta ao meu lado e tendo epifanias do meu lado como um dos momentos mais lindos da vida. espero nunca esquecer.
que SORTE poder ler clarice lispector, que sorte poder sentir o que sinto lendo ela.

bianca c 24/02/2024

Lóri estava fascinada pelo encontro de si mesma
Meu primeiro contato com Clarisse Linspector, gostei bastante!

A busca da personagem em entender quem se é, perdida em meio aos seus pensamentos muitas vezes confusos e angustiantes.

"Existe um ser que mora dentro de mim como se fosse a casa dele, e é."

A autora traz com muita sensibilidade os diversos sentimentos que nos permeiam em apenas um único dia.

"Estava suavemente espantada. Então isso era a felicidade. De início se sentiu vazia. E o que é que eu faço dessa paz estranha e aguda, que já está começando a me doer como uma angústia...?"

O romance entre Lori e Ulisses é um vai e vem paciente, e o papel dele na vida dela é como de um mentor, que a ajuda a descobrir como ser no mundo e a desfrutar da beleza de ser uma pessoa comum... As pequenas alegrias do dia a dia, de qualquer coisa ordinária. O diferente aqui é que essas descobertas são feitas sozinhas por Lori e não a dois, igual a maioria dos romances...

Tem muitas passagens marcantes... Mas essa pode "resumir" a resenha sobre o livro:

"Existir é tão completamente fora do comum que se a consciência de existir demorasse mais de alguns segundos, nós enlouqueceríamos"

Bruna Isabelle 23/02/2024

Clarice é liberdade. ela simplesmente é.
Clarice me arranca suspiros a cada leitura, não tem como subestimar a poesia linda que ela compõe de forma tão natural.
é como se brincar com as palavras e gerar nervosismo dos leitores fosse sua principal característica.

Tanise1 22/02/2024

Lindo
Primeiro livro que leio da Clarice, e fiquei encantada. Extremamente linda a forma que ela poetiza cada pequena atividade e pensamento. No começo achei meio irritante o Ulisses, mas no final do livro consegui perceber a importância dele para o progresso pessoal da Lore. Ótima leitura.

Vivi 22/02/2024

Nós mulheres de quase trinta anos que nos identificamos com clarice de forma estranha e bizarra.......
"meu mistério é simples: eu não sei como estar viva."

verônica 19/02/2024

Impecável, pura epifania!
Esse livro veio no momento certo da minha vida.
quando o comprei, não imaginava que ia me identificar TANTO com a Lóri. Loreley sou eu e diversas pessoas que almejam entender o contexto de Deus, da vida, da morte e da solidão, que buscam independência e liberdade, e que estão em constante descoberta sexual.
me vi em Lóri quando ela se questionava sobre o amor e o receio de se entregar para as relações humanas.
é absurdo pensar que esse livro foi publicado em 1969, com todo contexto político e social da época, abranger temas sobre liberdade feminina e sexualidade, onde a mulher está sob o controle de sua vida, e não o homem?? clarice se mostrou muito maior do que eu conhecia!!

de longe, meu favorito dela (até o momento) e um dos melhores que já li na vida.

Bruninha 19/02/2024

Que livro belíssimo
Esse livro traz reflexões lindas, narra um romance de um jeito que eu nunca tinha lido, e mostra uma visão de mundo muito bonita, estou apaixonada

Luany 17/02/2024

Acordar
Esse livro te envolve com muitas palavras rebuscadas que vão te levando pro passado e futuro ao mesmo tempo. Mas o que ele quer dizer do começo ao fim é bem simples: amar te desperta pra sentir a vida.

Tibenke 13/02/2024

Ser
A escrita de Clarice.
alivia a alma
e
traz liberdade que nem a própria natureza pode dar

giovanaxtr 12/02/2024

"- Meu mistério é simples: eu não sei como estar viva.
- É que você só sabe, ou só sabia, estar viva através da dor.
- É. "

Paula1735 06/02/2024

SUSPIRO PROFUNDO QUE TRANSCENDE OS MEUS BRÔNQUIOS
,eu não sei por onde começar, o livro começa com uma vírgula e eu sinto que é como se a história começasse na metade da vida de lóri,??? porque nenhuma história, de fato começa do nada. ?as vezes sinto que me identifiquei com lóri, me deixo ser consumida por alguns medos principalmente o medo de não saber quem sou, porque quanto mais tento me descobrir mais eu me perco ?nessa coisa gigantesca que preciso assumir a responsabilidade que é estar viva! e descubro junto com ela que ser apaixonada pela vida e por tantas outras coisas faz com que eu descubra pelo menos um pouquinho de uma coisa que é a paixão por estar viva, que entrar no mar é como viver uma imensidão, que beber um gole da água salgada é como beber um gole de vida? e fico me perguntando como é que um dia nasceu uma pessoa, que cresceu uma pessoa, e que essa pessoa um dia pensou numa coisa e sentou escreveu essa coisa e essa coisa resultou no livro que é esse grande aprendizado misturado de prazer. terminei esse livro em êxtase, baqueada, quero me drogar de clarice, quero ter uma overdose de clarice!