Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

BemVitu 20/01/2024

Em um dia qualquer, Lóri e Ulisses se encontram e se enamoram; no entanto, para Ulisses, torna-se claro que há a necessidade de crescimento em sua amada. Este livro narra, de forma galante à moda antiga, o desabrochar de Lóri. Parece que ela, despreparada para a alegria de viver, precisa aprender a ser e a estar no mundo. O livro aborda questões como espiritualidade, relação com o outro e o existir.

naluisafabri 18/01/2024

Mulheres meio Lóri
É até difícil escrever sobre um livro como esse, que reflete a grandiosidade de uma autora tão maravilhosa que é Clarice.

Ainda estou em êxtase, mas posso dizer que essa leitura foi simplesmente TRANSFORMADORA.

Estou na minha jornada de aprendizagem, assim como Lóri. Assim como ela, estou aprendendo a amar para ser amada. Assim como ela, estou na minha ?busca do mundo?. E vivo, apesar de.

?Um dia será o mundo com sua impersonalidade soberana versus a minha extrema individualidade de pessoa mas seremos um só.?

lucielebrm 19/01/2024minha estante
viver apesar de. ?? muito feliz que você esteja sendo tocada pelas palavras da clarice! recomendo a hora da estrela.

naluisafabri 20/01/2024minha estante
já li! ?

Amoralesamanda 17/01/2024

Clarice
Tenho muita dificuldade com fluxo de consciência, com Clarice. Mas nesse romance a história me prendeu, fiquei querendo saber como seria o encontro da Lori com Ulisses. Muito bonito. Gostei da consciência da personagem de que o Ulisses era, às vezes, pedante.

vaporbarato 15/01/2024

Como pode a clarice escrever sobre mim antes mesmo de eu nascer e ainda ser o melhor livro do mundo inteiro
Luan.NietzsChe 16/01/2024minha estante
ela escreve sobre todos e mais um pouco

Andre.Pithon 15/01/2024

2.5

Vamos começar o ano pecando, certo?

O livro dos prazeres começa numa vírgula, em um fluxo de pensamento em que a protagonista Lori gira e gira em seus anseios pelo amor e atenção de Ulisses, em uma tão óbvia que chega e ser escancarada alusão ao clássico modernista de James Joyce. Com a tese já escancarada nas primeiras, é tão óbvio o que podemos esperar de Lispector aqui, um mergulho mental em busca de resposta, mas encontrando só perguntas.

E justo, não sou o maior fã de fluxo de consciência, em doses pequenas me faz bem, como no magnífico ucraniano Vita Nostra, mas quando domina a narrativa considero maçante. A escrita de Lispector é única, e adoro muitos de seus contos, mas aqui a narrativa não sei do lugar, presa em um labirinto tautológico do que significa amar, do que significa ser, e como abrir mão da humanidade para encontrar Deus, ou talvez, mais apropriadamente, tornar-se Deus. Tem passagens engraçadinhas. Uma coisa aqui ou ali faz você balançar a cabeça e murmurar "uhum". Nada muito além disso.

Circular, repetitivo, denso mas sem muita coisa para revelar, uma ode ao amor e ao entregar-se que revela-se relativamente óbvia, e que é sempre divertido distorcer o amor para ele aparecer mais poético do que realmente é, mas as vezes tem que tomar cuidado pra não ir longe demais.

Quase dei 2.25* pra esse livro por achar que é consideravelmente melhor que meus 2*, mas não realmente bom o bastante quanto muitas coisas que marquei com 2.5*. Fui contra a ideia, pois isso me daria liberdade para começar a dar notas mais e mais fragmentadas no futuro e nenhum de vocês merece isso. Diferentemente de Clarice, acho as vezes bom maneirar um tantinho no rebuscamento.

Paula 14/01/2024

" .... Ela estava procurando sair da dor, como se procurasse sair de uma realidade outra que durara sua vida até então."

Resolvi ler esse livro sem nem ler a sinopse, apenas por ser Clarice, e foi tudo o que eu precisava no momento.

Senti na Lori, as mesmas indagações e reflexões que eu mesma vivenciei, a sensação de enfim ser compreendida.

Achei o Ulisses meio condescendente em alguns momentos e não sei se gostei dele ou não. Com certeza será um livro que irei reler.

lelets 13/01/2024

Estou admirada com este livro da clarice! amei demais a construção dos personagens, apesar de ter achado a lóri um pouco chata as vezes, mas tem tantas frases incríveis e momento magníficos que acabou me cativando. e ulisses vc é pitéu!!

by.dassa 12/01/2024

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Ammm acho que eu esperava mais. é literalmente isso. eu passei o livro inteiro achando que tava chegando o BUM do livro mas achei ele cansativo até!!! não dá pra negar que a escrita é impecável mas eu real não curti muito o livro talvez tb pq eu não esteja habituada com livros dela mas ok
aliás teve algumas partes que me senti em 1800

Carolina Rondelli | @carondelli 12/01/2024

"antes de morrer se vive, Lóri"
Clarice é de outro mundo mesmo, não tem o que discutir. foram algumas tentativas até engrenar de verdade nesse livro, porque nunca li um fluxo de consciência desse jeito.

mas quando o livro te pega, ele fala lá dentro da sua alma, diz coisas sobre você que você sempre sentiu mas nunca colocou em palavras. é uma experiência se ver na Lóri e tentar sair do fundo do poço junto com ela.

só tive algumas ressalvas com o Ulisses, que apesar de ser muito interessante o jeito que ele esperou por ela e acreditou nela ser capaz de se descobrir sozinha, em algumas partes eu achei ele condescendente demais, e ela colocando ele num pedestal muito grande. às vezes só achei ele presunçoso e chato.

pode ter sido a intenção, e eu definitivamente vou reler o livro e entender outras coisas e tirar outras conclusões e mudar de ideia. mas Clarice é brilhante, e esse é aquele livro que todo mundo deveria ler uma vez na vida.

Mariliza.Baptista 11/01/2024

Sensível, revolucionário e inspirador
O livro discorre sobre a trajetória de aceitação e descoberta de Lóri, uma personagem complexa e forte. O que esperar de uma obra intimista que trata de um mergulho ao consciente escrita por Clarice Lispector, não é mesmo?

A protagonista, Lóri, busca sua individualidade em meio a tantas máscaras usadas pelas pessoas e aprende sobre si mesma e sobre a vida através do amor e do prazer. O caminho de aprendizagem de Lóri afirma suas capacidades como mulher, de modo que aprender sobre o amor e o prazer resulta na aprendizagem sobre si mesmo e sobre a vida.

A obra é uma reflexão sobre a busca da felicidade e do amor, e como esses sentimentos podem ser encontrados em nós mesmos. Afinal, a trajetória de Lóri é um caminho percorrido por todas as mulheres que buscam a sua autonomia, através de um olhar corajoso para o abismo que nos forma como pessoas.

A obra é um clássico da literatura brasileira e a recomendo para quem busca uma leitura reflexiva e introspectiva.

Edoaruda 11/01/2024

Meu primeiro Clarice Lispector
Lembro que quando eu estava com os meus 13/14 anos eu tentei ler Clarice, mas não importava quantas vezes eu voltasse o parágrafo, eu não conseguia entender o que ela queria dizer.
Agora eu, aos meus 31 anos, resolvi que precisava ler Clarice.
Participe de um clube de leitura que lê livros que viraram adaptação cinematográfica (ig: @multiversogrupo) e fui sorteada a escolher a obra do mês de janeiro e sugeri esse livro.
A princípio tive medo de não entender, não me conectar. Mas que porrada foi esse livro. Eu precisava da maturidade que tenho hoje pra ter a conexão que tive com a Lori.
O modo como Clarice consegue tratar de temas tão comuns de um jeito tão poético, me deixou apaixonada por ela. Agora quero que todas as mulheres que eu conheço leiam esse livro.

Iniciei o ano com um livro maravilhoso!

maclaracolli 10/01/2024

Simplesmente a coisa mais linda que eu já li! Clarice consegue captar bem a Lóri que existe em mim e me emocionou em vários momentos. Existir e ser é uma confusão, mas também é bonito demais.

majuja 09/01/2024

Um dos melhores da minha vida!
?Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa?.
Esse livro é fabuloso, a Lóli é a melhor personagem possível pra ensinar sobre a vida, é de fato uma aprendizagem, cada página é uma reflexão e um ensinamento sobre viver, morrer e basicamente existir.
Tudo o que há de melhor em Clarice, há aqui, tudo o que há de pior e melhor nas experiências da vida é descrito aqui.
Não sei ao certo o que sinto sobre o Ulisses, mas sei da importância imensa que ele teve pra autodescoberta da Lóli, que é uma das mais belas coisas que ja li.

Pedro.Antonello 08/01/2024

IMPECAVEL
Clarice escreve de um jeito que ninguém mais consegue,a trajetória de descoberta dos dois personagens é linda,profunda e a narrativa ao mesmo tempo que é complexa não fica difícil de entender,primeiro favorito do ano.

Maria18765 08/01/2024

Não indagar do Mistério para não trair o Milagre.
Esse é um livro de sentir. E com ele senti acolhimento e identificação.

O jeito meio "torto" que Clarice escreve, arrisco dizer até que intuitivo, demonstra totalmente a dimensão dos sentimentos dos personagens, mesmo que o narrador seja um mero observador.

Terminei pensando em como em alguns casos os sentimentos humanos são tão próximos que parecem que estamos todos vivendo a mesma vida, ainda que num relato ficcional.