Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

lia 27/07/2023

A complexidade das coisas simples
"encontrar na figura exterior os ecos da figura interna" Clarice tem uma habilidade de tirar das coisas mais simples grandes experiências complexas. Clarice nunca será algo que você espera.

25/07/2023

?Amor será dar de presente um ao outro a própria solidão??

Vou ser sincera, acho que esse foi o livro da Clarice que menos gostei até agora. Todas as reflexões e descrições me agradaram muito, eu adoro a escrita dela, mas a história em si... não consegui me conectar.
Mas talvez seja o melhor livro dela pra se começar, achei o mais simples até agora (ainda que seja complexo).

Gigio 25/07/2023

Uma aprendizagem
A aprendizagem de Lóri é poética. Clarice vai nos guiando em sua redescoberta de si mesma e do mundo, afinando percepções e mergulhando em sensaçãos até então não vivenciadas. É também sobre a descoberta do amor em um processo de amadurecimento.

"A solução para esse absurdo que se chama 'eu existo', a solução é amar um outro ser que, este, nós compreendemos que exista."

"Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente."

"Amor será dar de presente um ao outro a própria solidão?"

"A tragédia de viver existe sim, e nos a sentimos. Mas isso não impede que tenhamos uma profunda aproximação da alegria com essa mesma vida."

Bárbara 21/07/2023

"A solução para esse absurdo que se chama 'eu existo', a solução é amar um outro ser que, este, nós compreendemos que exista"

Em uma releitura feita 5 anos depois, fiquei satisfeita de perceber que estou próxima dos aprendizados dos quais, da primeira vez que li, eu me via completamente distante, como Lóri no começo do livro.

Um livro sobre aprender a se deixar ser feliz, se deixar amar, se deixar estar e ser. Clarice, como sempre, sendo indescritivelmente pontual em suas observações.

Minha única ressalva é o quanto, desta vez, a arrogância de Ulisses durante o livro me irritou. A forma como Lóri o vê como detentor das respostas, professor e guia me deixou incomodada por ser uma relação em que um olha com superioridade para o outro. Ainda que ao final eles se encontrem como iguais.

De toda forma, é um livro incrível, doloroso e resgatador ao mesmo tempo. Um dos meus favoritos de Clarice até o momento.

Mi_ 20/07/2023

Apesar de?

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, Clarice Lispector.

História linda.
Clarice nos ensina que amar é prazer, liberdade e respeito a solidão.
Lóri e Ulisses, nos ensinam que devemos viver apesar de.

?uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente.?

bebs 19/07/2023

Tinha lido há um tempo, mas esqueci de escrever a resenha, então aqui estou.

Este é o primeiro livro que li da Clarice e devo dizer que foi um dos melhores já li. O jeito que ela escreve e toda sua percepção de mundo é bem única. Ela mistura toda um ar de solidão e alegria ao mesmo tempo que nunca havia experimentado antes. Recomendo muito! É realmente um livro de aprendizagem, não só para a protagonista, mas para o leitor também.

nanda710 18/07/2023

Uma Lóri dentro de si
Uma aprendizagem: de si e do mundo, do seu papel aqui.

Uma aprendizagem não só da Lóri, a protagonista, mas como de quem ler e consegue entender tudo o que ela sente e consegue se encontrar junto com a protagonista.

Lóri se achava por vezes tola, mas ela se preparar pra se entregar pra Ulisses, e pra o mundo, foi de uma sabedoria imensa.

Gostaria de citar todo o capítulo do mar aqui, foi um dos mais belos pra mim, da entrega que Lóri teve aos seus desejos e sua felicidade ali.

Acompanhar a jornada de uma mulher tentando se encontrar no mundo, na época em que foi escrito, foi angustiante e ao mesmo tempo aliviante.

Sara Vitoria 14/07/2023

" Não sei como estar viva"
"Amor será dar de presente um ao outro a própria solidão?"

A sensação de ler a narrativa da Clarice lispector é como se estivesse me encolhendo por inteiro. Não um sentimento de diminuição mas de um transcender que dói. Movimenta toda a amargura e chega em lugares que nunca achei nem que existiam no meu ser. Faz entender que nunca nos conhecemos por inteiro, somos vastidão de sentimentos e dores e amargura e beleza. O belo é o quê? A dor é bela? Porque não? A narrativa de Clarice consegue me abraçar, acolher e me causa um sentimento de pertencer sem igual e ao mesmo tempo me faz encarar meu eu. Encarar sentimentos que eu nem queria ou não sabia que se quer existiam. A catarse que me causa é enorme, não me lembro de ler outra obra e me identificar com cada palavra escrita. Ela descreve como Lori quer ter uma relação cordial com um desconhecido e o ato de ela perguntar sobre o vestido de uma pessoa me parece banal, porém é na banalidade que está o desconhecido. Enfim, vou precisar de um tempo pra conseguir digerir.

triz5 14/07/2023

"uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de."
Esse foi o segundo livro da Clarice que eu li depois de A Hora da Estrela. Ele não me conquistou e me marcou tanto como o outro, mas mesmo assim foi uma experiência avassaladora. A escrita dessa mulher é algo único que nunca alguém vai conseguir fazer igual e esse livro serviu para me mostrar que ela realmente é uma das minhas escritoras favoritas. O jeito que ela descreve coisas tão cotidianas como o ato de passar perfume é de cair o queixo, a cada página que passava eu tinha que me segurar para não marcar mais alguma coisa. A travessia da Lóri de se descobrir e se colocar como um ser é fascinante de acompanhar, eu achei que fosse me irritar um pouco pelo modo como o Ulisse é "dominante" em relação à ela, mas não me incomodou, pois ele a ajuda muito durante esse processo e mesmo que ele seja um pouco "palestrinha" eu não desgostei tanto dele.
O capítulo em que ela vai pro mar as 5 da manhã é magnífico e é uma das coisas mais belas que eu já li. As parte que falava sobre como a Lóri se sentia em relação à Deus foram as minhas favoritas e mesmo que muitas vezes eu não tenha entendido muito bem (com certeza esse é um livro para reler várias vezes e descobrir algo novo toda vez) eu tentei focar mais no que eu estava sentindo durante a leitura, o que deve ser feito quando se for ler Clarice Lispector.
Eu geralmente me sinto desconfortável lendo coisas relacionadas à sexo mas nesse livro isso não aconteceu porque foi algo tão puro e espiritual que não me incomodou, além de não ser uma parte grande, mesmo que seja muitíssimo importante.
Eu te amo de mais, Clarice! Mãe de todas as mulheres meio lelé da cabeça.

heavenonearth 12/07/2023

Talvez me torne uma Lóri...
Li esse livro num momento propício, meio que exato. eu precisava saber de mim, do que acontece aqui dentro antes de me entregar ao mundo, mas ainda estou em descoberta.

clarinha 12/07/2023

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Clarice lispector simplesmente fantástica. amei esse livro, extremamente profundo. impossível não se identificar com a lori nesse processo de constante dissociação. muito bom!!

Ediany 11/07/2023

Reencontrando Clarice
Após anos sem ler nada da autora, a não ser que se conte os textos falsamente atribuídos a ela em citações melosas, acabei lendo esse livro para um debate.
Uma grata surpresa ver que a autora é profunda, fala ao seu interior, agrada e convida a pensar e sentir.

Mariana113 10/07/2023

Nova jornada
Lóri queria conhecer a si mesma, mas estava imersa no medo e na covardia de entender o que é ser uma pessoa. Nos momentos de angústia, assim como ela, esquecemos que somos capazes de sentir intensa alegria depois de amargura. Com essa nova visão de si mesma e entender o entorno dela com as filosofias de Ulisses, ela passa a viver novamente com a descoberta de dia após dia de que se é uma pessoa nova todo dia ao acordar.

Carol 08/07/2023

Transformador
Como pode a clarice ter escrito um livro que traduz tao bem o que é ser uma garota e viver a girlhood? parece que ela escreveu esse livro sobre mim
Karina.Marinho 08/07/2023minha estante
Já salvei para ler depois! Será uma de minhas próximas leituras!