Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

kelly.brekker 21/05/2023

Clarice.
"A tragédia de viver existe sim, e nos a sentimos. Mas isso não impede que tenhamos uma profunda aproximação da alegria com essa mesma vida."

clarice, sempre Clarice.

nalumarx 20/05/2023

Acho que ninguém nunca vai me amar como ulisses ama lori, é um amor tão de falta tão de ensino quase como maternal. é um amor que espera, que aguarda a evolução. que persiste em estar ali para que ela seja a própria tristeza e o próprio prazer, que ela veja a vida com os seus olhos de crepúsculo mas que a ame, que a sinta, que a sofra e que depois de ter encontrado onde se vive o prazer e a textura das coisas, dívida com ele. como ele dividiu quando as concepções eram só suas.
mas ele não espera de lori que ela pense igual a ele, ele a vê como superior. uma mulher de alma que vê o mundo como deve ser visto, e ele não tá ali pra influências na visão dela ele está ali para que ela construa a própria visão com o seu ser. e ele espera ela evoluir, ele espera...
ele espera o medo passar. ele da o tempo e o
remédio da cura

paristexas 18/05/2023

Nós, mulheres meio Lóri
Esse livro me tirou o fôlego, não consigo parar de pensar nele. além de ser SENSACIONAL, li ele no momento certo. tô passando por um processo de aprendizagem parecido com o da Lóri, Clarice me estapeou forte.
sinto que seria pretensioso da minha parte tentar opinar sobre a escrita e a história e a genialidade por trás desse Livro Dos Prazeres TM, mas afirmo que 5 estrelas é muito pouco, ele não cabe dentro de uma avaliação convencional.
Lita Ree: Os 3 maiores homens que já existiram foram Clarice Lispector.

Liadelilah 14/05/2023

Foi meu primeiro livro da Clarice Lispector e eu AMEI, a Lóri foi uma personagem que eu realmente me conectei e me vejo muito nela e em toda sua jornada de se encontrar como uma pessoa no mundo, toda a dor e insegura q ela passa em relação as coisas, um livro mt bonito, o único motivo pelo qual eu não dei 5 estrelas foi pelo personagem do Ulisses, reconheço tudo q ele ajudou mas achei ele simplesmente insuportável, como se ele tivesse uma síndrome de salvador q acha q tem todo o conhecimento do mundo, acabou que o romance foi a parte q menos me chamou atenção no livro todo, mas recomendo mt a leitura, o aprendizado da Lóri vai sempre ficar comigo.

Francilene3 12/05/2023

Fome de viver.
Lóri quer se conhecer. Quer mudar sua vida e diferente de muita gente ela realmente tenta. E é um processo lento e melancólico. Ler esse livro é muito doloroso, te faz repensar sobre a sua vida. O Ulisses ajuda ela mesmo que sem ter realmente essa intenção. E apesar de ter um certo romance, esse não é foco. O livro é sobre querer se libertar e todo o processo que é preciso pra ser livre, pra se sentir realmente livre. Também fala muito sobre se conhecer e muitas vezes fica claro que é muito importante se conhecer antes de entrar de cabeça em um relacionamento e que esse processo é lento e doloroso mas que vale a pena. Gostei muito do livro e não dei cinco estrelas por muito pouco. Esse livro com certeza me mudou.

manu368 12/05/2023

ambos estavam pálidos e ambos se acharam belos
com certeza, o melhor livro que já li na vida. não meu favorito, mas a melhor obra que eu tive a oportunidade de ler. juro
teve umas páginas ali na metade do livro que eu li enquanto estava no ônibus e eu tive que me controlar pra não esboçar o quão maravilhada eu tava, simplesmente eu quebrei na frase "um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus minha extrema individualidade de pessoa mas seremos um só"
o livro inteiro tem vários quotes lindos!!! amei a parte que a lóri entra no mar de madrugada e tem toda aquele descobrimento sobre ela mesma; também o "se eu fosse eu..."

5 estrelas bom demais, quero reler

paollalalala 12/05/2023

Tudo me parece um sonho. A realidade é que é inacreditável.
O meu forte desprezo pelo desquerido Ulisses ao decorrer do livro me deu vontade de tacá-lo na parede inúmeras vezes, porém reconheço o papel dele na trajetória da Lóri ? uma chatinhazinha que conseguiu me ganhar aos poucos ? o que foi honestamente o meu maior interesse, o romance em si me deu nos nervos, mas foi lindo acompanhar a descoberta da Lóri em relação a si mesma.

Sinto que não me é mais necessário verbalizar o quanto que Clarice me ensina sobre o viver a cada obra. Então foi, de fato, mais uma aprendizagem (aprendi sobretudo a misandria)! Nós, mulheres que somos um pouquinho Lóri?

Assim como me senti lendo ?A Paixão Segundo G.H?, posso declarar que esse livro caiu feito luvas no atual momento da minha vida, entretanto de uma forma mil vezes mais leve do que o outro. Na minha aprendizagem faltava-me alguém que me dissesse o óbvio com um ar tão extraordinário, ainda bem que encontrei-o. Me sentindo abraçada.

Livia.marrache 09/05/2023

Um dos melhores da Clarice. Achei profundo, poético e me fez questionar bastante. Recomendo muito!!!!
Giovana 09/05/2023minha estante
O desenvolvimento da personagem nesse livro é maravilhoso!

therlarissa 08/05/2023

Citação
"Existir é tão completamente fora do comum que se a consciência de existir demorasse mais do que alguns segundos, nós enlouqueceríamos. A solução para esse absurdo que se chama "eu existo", a solução é amar um outro ser que, este, nós compreendemos que exista."

Caique 07/05/2023

“Um dia será o mundo com a sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa mas seremos um só”. Lori, personagem principal do romance (Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, livro de Clarice Lispector) diz essa frase para Ulisses, diz para o leitor mas contudo diz para si mesma, decreta, reverbera, eterniza o seu sentimento de solidão diante de um mundo que pela ausência preenche a sua própria individualidade: um dia seremos um só, um dia serei humana.
Uma história que começa com a continuidade de uma vírgula (,) e termina também com a continuidade de dois pontos (:) assim como a vida, uma real aprendizagem de entender e estar pronta para amar, estar pronta humanamente para ser o que se é, para assim poder entregar parte desse sentimento para o outro, para as relações entre ela e o mundo.
Por outro lado Ulisses parece já estar pronto, pelo menos teoricamente, professor de filosofia, mais velho em idade, entendedor de pensamentos difíceis, Ulisses parece entregar sua soberba impessoal mas entrega a Lori o tempo e sua paciência e com isso ela aprende a não só entendê-lo, como viajar profundamente dentro de si mesma para entender o que é “eu” para assim contemplar o que será o “nós”.
Clarice escreve uma história de uma mulher que viajou o mundo todo mas nunca tinha sido banhada pelo mar e que ao se permitir o contato dos pequenos prazeres da carne com a grande fluidez da consciência conseguiu a liberdade de ser tudo, de ser o mundo pulsando em vida:
“Ela era antes uma mulher que procurava um modo, uma forma. E agora tinha o que na verdade era tão mais perfeito: ela era a grande liberdade de não ter modos nem formas”...

clarinha66 30/04/2023

Clarice lispector é arte.
no inicio achei meio parado e sem graça mas quanto mais eu lia mais me apaixonava pela história e me identificava com a lori

Camila1856 27/04/2023

Opiniões sobre o livro
Muito bom, falou comigo em muitas partes e eu muitas outras não entendi o que estava acontecendo, creio que um dia entenderei tudo.

Também me irritei bastante com o Ulisses cuja personalidade achei particularmente desprezível.

aruna 25/04/2023

Liv.27
Livros que preciso colocar na minha lista de livros que preciso ler novamente
70% do livro eu fiquei confusa, os outros 30 eu achava bonito e me identificava um pouco com os sentimentos tristes da personagem
Dands 25/04/2023minha estante
Ler Clarice é assim KSK

Caloura.Giullia 24/04/2023

Esse é o meu livro preferido da Clarice até agora. Tudo bem que esse é apenas o terceiro livro que leio dela, mas ainda sim, é uma preferência!! Ele começa e termina de forma muito inusitada e que eu nunca tinha visto antes. Enfim, escritoras brasileiras prometendo nada e entregando tudo como sempre.. O próximo da lista seria A cidade sitiada seguindo a ordem cronológica dos livros dela, mas eu peguei A paixão segundo G.H. por impulso na biblioteca da Uerj.. Recomendo muito para todos, mas principalmente, para cariocas, pois a história se passa na cidade maravilhosa ?