Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

V.A (Taylor's Version) 16/08/2023

Clarice sendo Clarice
Nunca sei o que dizer quando o tópico é a C.L
Sempre que leio um livro da mesma penso que nada ultrapassaria ele pela tamanha grandeza da escrita da Clarice, mas sempre que passo para o próximo me vejo com o mesmo pensamento do anterior. Acho que para amantes da C.L como eu isso é cotidiano. Não sei nem o que dizer sobre esse livro. Ele é fenomenal. Tem contos e poemas nele que, provavelmente, vou levar pra vida toda.
Recomendo muito ele. O ovo e a galinha provavelmente vai te levar a um torpor que o leitor jamais se esquecerá como é ler algo tão intenso e profundo. Clarice trabalha no âmago do sentimento nele. E por isso digo que depois dele, as chances de quem lê-lo no começo não ser a mesma pessoa que terminou é gigante, e devo dizer bizarro, mas ainda sim incrível.

Malu 16/08/2023

Difícil, mas incrível. depois de um tempo, comecei a ter um pouco de dificuldade pra terminar o livro, não sei se foi porque tava me identificando ou qualquer outra coisa. mas foi muito bom finalizar. clarice ainda eleva o conceito de nietzsche, sobre o super-homem.

mibautista 14/08/2023

Enorme, gigante, atemporal
Por mim eu leria facilmente todos os livros dessa mulher em um dia. Que escrita, me identifico tanto com seus personagens ? alguns. ? e acho uma escrita prendente. Clarice icônica atemporal e sensacional

Pedro3906 13/08/2023

Porque no Impossível é que está a realidade.
Uma aprendizagem passou rascante por mim numa velocidade inusual, a estruturação tímida de capítulos delimita pausas ótimas na leitura. Mas que é que digo desse livro? Não sei. É diferente em corpo e palavras dos últimos que li de Clarice, é uma ferida cicatrizando e não sendo exposta aos ventos quentes, interessante porque os eventos descritos de certa forma me pertencem, eu que vivo a extrema individualidade de pessoa e quero me arremessar ao ver qualquer lirismo. A frase inicial que Clarice escreve, "Este livro se pediu uma liberdade maior que tive medo de dar. Ele está muito acima de mim. Humildemente tentei escrevê-lo. Eu sou mais forte do que eu" faz-me pensar nos montes e vales de embeber-se da literatura, instantes onde quis escrever mais do que sou. Curioso, acostumei-me cegamente na transgressão de Água Viva e A hora da estrela, lendo Uma aprendizagem estive acomodado. É que estou sofrendo de uma alegria paralisante, prefiro ser destruído e viver levemente infeliz, ao menos sou arremessado vulgar e incólume aos riscos e dignidade do futuro.

Lóri é vida nascendo. É estado gratuito da vivência. Eternidade sem começo nem fim. Às vezes nos deparamos com pessoas que provocam necessidade de espírito esfuziante (ainda que Ulisses seja um pé no saco, com todo respeito), fome de nós, fome insaciável de consciência, embora no processo todo nos perdemos em inúmeras ocasiões. Perdas e encontros, mudez e falação digna. E nunca se chega na consciência eterna, vive-se na mentira momentânea até que o corpo mude e nós, tolos que somos, perdidos estaremos mais uma vez.

"Mas de vez em quando vinha a inquietação insuportável: queria entender o bastante para pelo menos ter mais consciência daquilo que ela não entendia. Embora no fundo não quisesse compreender. Sabia que aquilo era impossível e todas as vezes que pensara que se compreendera era por ter compreendido errado. Compreender era sempre um erro ? preferia a largueza tão ampla e livre e sem erros que era não entender. Era ruim, mas pelo menos se sabia que se estava em plena condição humana."

huntzbergf 12/08/2023

Esse livro descreve exatamente o que é ser mulher.

Sem dúvidas se tornou um dos meus favoritos! Me apaixonei e me identifiquei com a Lóri do início ao fim. Acompanhar o processo de descoberta dela consigo mesma foi como me descobrir também. Houve vários momentos em que tive que parar a leitura e olhar para o teto e refletir, porque cada verso desse livro foi feito para nos fazer pensar. Absorvi muito com cada ensinamento de Ulisses e Lóri! Narrativa incrível e muito reconfortante, recomendo demais.

Victoria361 10/08/2023

Uma aprendizagem e tanto
Contexto: A obra conta a história de Lóri, uma professora bastante tímida e reservada, que está conhecendo Ulisses, outro professor, mas bastante desinibido e com muita vontade de ensinar Lóri a viver de forma prazerosa.

Minha opinião: Adorei o livro. Acredito que é uma ótima indicação para quem adora a escrita da Clarice e quer de alguma forma se deliciar com as descobertas da personagem também. Consegui saborear algumas das dores da Lori e também do jeito bastante misterioso do Ulisses, toda a construçao é tão legal. O final também é interessante.

Minha frase favorita:
"Seu desespero vinho de que não sabia sequer por onde e pelo que começar. Só sabia que já começara uma coisa nova e nunca mais poderia voltar à sua dimensão antiga. E sabia também que devia começar moderadamente, para não se desencorajar. E sabia que devia abandonar para sempre a estrada principal. E entrar pelo seu verdadeiro caminho que eram os atalhos estreitos." (página 141).

amarogusta 08/08/2023

Oh Deus! Ter uma vida só era tão pouco.
Clarice sempre me atravessa tranquila, me encontra onde as placas estão em outra língua. Apesar disso, nunca teve a prepotência de me apontar, de dizer que eu era algo. Era sempre me tratou com uma doçura de surpresa, de susto. Quando menos espero, estou chorando e ela continua, sem alterar o ritmo. Então, numa só palavra bem escolhida, eu desabo.

Lóri quer a vida, porque Ulisses lhe contou que existe mais do que ela tem. Só assim, quando Lóri for uma pessoa inteira, eles poderão ficar juntos. Lóri não consegue parar de se poupar, mas para que? qual a razão de ela estar se guardando?

Para além de todas as referências e simbologia com que o livro pode ser lido e analisado, é uma expressão de uma busca por amor e, consequentemente, por si mesmo, para poder amar. "É claro que tudo isso não era pensado: era vivido". Acho que aqueles que têm alguma resistência a se conectar com Clarice não conseguem viver o que ela diz.

Não temos amado, acima de todas as coisas. Não temos aceito o que não se entende porque não queremos passar por tolos. Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e nós a tememos. Temos procurado nos salvar mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de ser inocentes. Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa. Falar no que realmente importa é considerado uma gafe. Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos e para que no fim do dia possamos dizer “pelo menos não fui tolo” e assim não ficarmos perplexos antes de apagar a luz. Temos sorrido em público do que não sorriríamos quando ficássemos sozinhos. Temos chamado de fraqueza a nossa candura.

biam 07/08/2023

Te amo Clarice, tu é boazuda
?Lóri, uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso.?

O tanto que eu chorei aqui é brincadeira

leticia 07/08/2023

?Mas existe um grande, o maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. E com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma. Sou um monte intransponível no meu próprio caminho.?

Marcela 06/08/2023

Incrível. Espetacular. Único.
Me faltam palavras para definir esse livro.
Apenas sinto, sinto e sinto! E deixo a última frase deste livro como definição de tudo:

"Afinal, assim como Clarice, toda mulher tem uma Lóri dentro de si. Basta ler este livro para encontrar."

teainthesummer 05/08/2023

Clarice ainda tenho muito a aprender com você, um dia eu também vou aprender a ser. lóri você foi muito especial pra mim e provavelmente virou alguma engrenagem no meu cérebro. a tragédia de existir pode ser boa as vezes

Kaka 04/08/2023

Eu estou sendo
Um livro sobre aprendizagem; conhecer-se; questionar-se; deixar o medo de viver de lado; apesar de, continuar sendo.

Math 30/07/2023

Clarice
Mais um que leio esse ano. Simplesmente incrível o que essa mulher escreve, sem comentários por hoje.

Louise 29/07/2023

Este livro é para todas que estão a assistir a vida e não fazendo parte dela. Clarice, sempre com sua genialidade, consegue nos transportar para a mente cansada de Lore, uma professora, que esta desesperada por viver. Não tenho muito o que falar ou incentivar à alguém ler esse livro, para ler livros da Clarice você se lança, normalmente se quer ler ela, é o momento certo de fazê-lo.