Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

juliana 13/09/2023

Um retrato de mim.
"havia dias que eram tão áridos e desérticos que ela daria anos de sua vida em troca de uns minutos de graça."

eu me apaixonei por cada frase desse livro, e sendo meu segundo livro da Clarice, ainda não consigo acreditar na genialidade dessa mulher.

Laura3766 10/09/2023

Sou muito suspeita p falar de Clarice mas acho ESSE LIVRO o melhor de todos ????????????????

Gessyca.Libny 10/09/2023

Uma jornada poética de autoconhecimento
Essa é a primeira obra que leio de Clarice. Facilmente me deleitei na inteligência da escolha de cada metáfora, analogia, antítese, poesia. O enredo? Simples. A narrativa? Riquíssima. Não tem como não me perder na plurissignificação de alguns trechos, alguns tão provocativos que me fizeram questionar se entendi por completo. A esses trechos, me consolei com a seguinte citação da obra: "Entender era sempre limitado, mas não entender não tinha fronteiras e levava ao infinito".

Assim, segui conhecendo mais de Ulisses e Lori, enquanto eles conheciam a si mesmos e um ao outro. A desconstrução dos personagens os levaram a um desenvolvimento mútuo, uma jornada tão filosófica quanto romântica com pitadas de desejo.

Recomendo a leitura aos que se interessam por uma narrativa provocativa (principalmente intelectualmente falando), densa, porém agridocemente poética. Sobretudo, recomendo que continuem lendo Clarice, é o que certamente continuarei a fazer daqui para frente.

spacxxoddity 03/09/2023

Vive-se apesar de
Clarice me despiu e me expôs quando disse "meu mistério é simples: eu não sei como estar viva". não sei o básico e sou aprisionada pela minha liberdade. não suporto nem o peso de minhas próprias ações e tenho, ainda, que suportar o peso das alheias e o que foge do poder da escolha. vive-se apesar de.

Fábbio @omeninoquele 02/09/2023

Incrível!
#OMeninoResenhando

"Havia dias que eram tão áridos e desérticos que ela daria anos de sua vida em troca de minutos de graça."

Publicado em 1959, com mais de cinquenta anos, "Uma aprendizagem, ou os livros dos prazeres" é um livro atemporal, porque nele traz sob a visão de uma personagem feminina todos os seus desejos, os anseios e o modo como ser mulher e se portar. Se no ano de publicação se tornou um burburinho por justamente mostrar esse lado da feminilidade, hoje em dia ainda vemos que o papel da mulher na sociedade mudou bastante, mas ainda há entraves quanto a ser mulher nos dias de hoje.

Lorelay é uma mulher a frente do seu tempo, uma femme fatale que busca a necessidade de entender seus desejos e não exita em conquistar, mesmo que em meio a isso tudo, viva numa crise existencial enorme. Pra ela tudo ou é ou não é, simples. Mas ela vê em Ulisses, que conhece numa parada de táxi, o amor e a porta pra se desprender de tudo o que a segura.

E é essa jornada de autodescoberta que passamos a presenciar, desde os primeiros capítulos do livro. Lori é intensa, não consegue a conexão que deseja com ninguém, nem consigo mesma, ela é professora, vive sozinha, às custas do pai e em meio a isso tudo acha que não consegue fazer nada como deveria, mas é com a ajuda de Ulisses, a quem ela vê como um deus grego e a quem ela um pouco que venera, que ela aprenderá a ser e a se permitir a tudo.

Uma vida aos extremos causa mesmo essa dualidade, e a Lori que conhecemos no início dessa história, com o passar do tempo, do amadurecimento e de seu encontro com si mesma, é uma Lori bem diferente de quando terminamos a história, muito mais segura de si e dona dos seus desejos, como ela sonhava. O medo já não a abala mais e ela quer mais que tudo viver o que tem pra viver e desfrutar da sua vida, junto de seu Adônis, o Ulisses.

Esse foi o livro que eu achei mais lento da Clarice, tudo é muito filosófico, mas o brilho de uma escrita brilhantemente atemporal está aqui mais forte do que nunca. Confesso que tive picos durante a leitura. Num momento estava amando demais e curtindo a experiência, enquanto noutro, estava perdido, tentando compreender o que estava escrito ali.

E essa experiência pra mim foi muito válida e positiva, porque gosto mesmo de ser tirado do meu conforto.

Essa jornada de amadurecimento de Lori e a sua busca por sentir algo, como o amor é algo que hoje em dia dita a vida de muitas pessoas, a busca por felicidade e pelo amor. E achei que isso é muito relevante num livro cinquentenário que conversa tanto com a atualidade. O romance é feliz, Ulisses e Lóri se encontram no ápice dos dois, mas o fim é bem a lá Clarice Lispector e me deixou com uma pulga atrás da orelha. E certamente esse é um livro que se eu reler mais pra frente, mais maduro, a conclusão será outra e inclusive verei mais coisas que não vi nessa primeira experiência.

Eu recomendo se você já tem uma relação com a escrita da autora e gosta mesmo de ser arrancado de sua zona de conforto. O livro ganhou uma adaptação que inclusive eu agora tô mais afim de ver rs.

#UmaAprendizagemOuOLivroDosPrazeres #ClariceLispector #EditoraRocco

site: https://www.instagram.com/p/CwgH84FvgqL/?img_index=1

sofiaforster 01/09/2023

Uma aprendizagem
Um crescimento constante, um entendimento interno do ser. Apesar de Ulisses ter reflexões pertinentes, em muitas partes do livro ele me irritou profundamente com essa síndrome de superioridade. Lori aprendeu muito com ele e ele a fez entender muito do seu mundo interno e externo. Mas ela não teria conseguido crescer dessa maneira se não fosse por ela mesma. Ela foi seu próprio crescimento. Lori aprendeu a se amar. Como sempre Clarice escreve de uma maneira intensa e que durante todo o livro demonstra sua sensibilidade com os sentimentos dos personagens. Um livro incrível sobre amor próprio, entendimento da vida e uma grande aprendizagem.

Sara.Franca 01/09/2023

Amar será dar de presente um ao outro a própria solidão?
A escrita de Clarice é sempre ousada e dessa vez não foi diferente. O livro narra um processo de autoamor que passa, obrigatoriamente, pelo amor de um outro. Amor esse que só faz sentido escolher quando se é livre para a escolha. Lindo, psicanalítico, lacaniano! Clarice sempre será genial. Tirei 0,5 estrela apenas porque achei que podia ser um pouquinho menor... Mas talvez seja esse todo o ponto. O processo não é cronológico.

Alice.Gomes 31/08/2023

E esse Ulisses ??!!
Releitura do meu livro favorito da Clarice. Mas ASSIM, não é POSSÍVEL que Clarice Lispector não estava sendo irônica ao fazer esse Ulisses, sério. Que homem insuportável!!!! Se tirasse esse esquerdomacho escroto seria de longe a melhor obra dessa deusa.

manuela 29/08/2023

Um livro sobre se permitir amar e ser amado. lindíssimo, apesar do começo que não me cativou, a segunda metade do livro tem todo o meu coração!
vindo da clarice não esperava um final "feliz" e talvez por isso esse livro tenha me marcado de uma forma tão diferente de qualquer outro livro dela.
toda mulher é no fundo um pouco lóri mas eu sou mais

saidbyjulia 26/08/2023

Se deve viver apesar de.
Sou apaixonada por tudo que a Clarice escreve. confesso que tive mais dificuldade de ler esse livro, por ser bem complexo. ver toda a caminhada da Lori me fez refletir muito.

Deixo aqui minha coração favorita desse livro:
?Lóri: uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra pra frente.?

lice 25/08/2023

Amor será dar de presente um ao outro a própria solidão?
Foram poucas as vezes que senti que meus sentimentos eram tão reais, e lendo este livro foi uma delas.
Eu to apaixonada. Sem palavras. Completamente imersa aos sentimentos de Lóri e o quão viva ela está.
Obrigada Clarice por uma das melhores obras que já li em minha vida.

gabi.3 23/08/2023

Clarice ?
Eu sou mais forte do que eu.

(muito eu etc)
?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ??? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ??? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ???

Bianca2282 21/08/2023

Clarice sempre genial
Esse é um dos livros da Clarice de que mais gostei. Com a mesma profundidade existencial, mas com uma fluidez que é beneficiada pelo transcorrer dos fatos. Incomparável na arte de manipular as palavras para articular reflexões altamente iluminadas.

Agora vou assistir ao filme da Marcela Lordi que dirigiu essa corajosa adaptação e também assinou o posfácio dessa edição.

Luma.Dias 18/08/2023

Ótimo
Apesar de eu ter tido um pouco de dificuldade para ler, termina-lo foi tão intenso e bom que agora me sinto na obrigação de tirar um tempo somente para refletir em tudo que li e na história em si que não precisou de nenhum detalhes da vida a fora de Lóri ou Ulisses somente dos detalhes dos seus pensamentos e do seu ser mais íntimo!! achei perfeita a forma o livro se envolve em cada frase e ainda que se procurar mais sobre o livro verá que cada coisa que passa despercebida tem um grande significado por trás!

Posso definir o livro na minha visão um silêncio escuro que se torna aos poucos mais que compreensível e claro ao mesmo tempo que incompreensível estrondoso e nem por isso deixa ser tao calmamente lindo kkkk enfim uma reflexão do próprio ser e viver.

Aqui deixo uma dissertação não minha mas muito interessante, fala muito de cada significado de algumas partes do livro como Lóri e sua relação com um Deus, do mar e ate sempre o cachorro preto que era mencionado! Muito bom!

também foi lançado um filme do livro, este não vejo a hora de ver!!

tharcifernandes 16/08/2023

Esse livro me tocou, me fez sentir muito mais em comparação com os outros dois livro da clarice que li. é esplêndido como ela trata do assunto sobre se descobrir sobre a vida sobre um poder maior que nós e tudo que reflete no ser humano e no mundo, esse foi um dos livros que eu tava realmente precisando e que li no momento certo nossa teve tanta coisa que marquei no livro sério a clarice definitivamente é uma das poucas pessoas que conheço que por meio de seu trabalho "simples" na verdade é tudo e muito mais.