Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

lulu 27/10/2023

Eu abri esse livro por querer explorar mais as obras da Clarice, mas quando vi vários trechos grifados pela minha mãe eu me envolvi completamente com a obra. Poder acompanhar uma história densa e emocionante pela perspectiva da minha mãe antes de ser mãe foi uma experiência emocionante!

Noany0 08/10/2023

?A solução para esse absurdo que se chama eu existo é amar??
Mai uma vez, clarice surpreende com sua capacidade linguística de escrita, fluxo de consciência, entre outros.
Eu que me desmotivei quanto a ler outras obras dela após ?a hora da estrela? - que não foi um dos melhores pra mim - mas que me lembrei do quanto gosto de ?água viva? a ponto de ser um dos meus livros favoritos da vida, fui ler outra obra e me apaixonei novamente.
Aqui Clarice cria uma protagonista apaixonante (Lóri), que busca sua independência e aprende a lidar com o amor, da maneira mais existencial e com muitas camadas para além do puro amor romântico mas dentro dele também; em contrapartida ela nos traz Ulisses, o protagonista masculino que tem essa faceta de pessoa misteriosa, sábia, por via das vezes até preponderante mas por outros motivos, atraentemente confuso(?)
Clarice nos traz a partir de uma quebra das ?barreiras linguísticas? com sua maneira única de escrever esse romance incrível, denso, ao qual imergimos sem nem perceber, facilmente!
Muito bom, me apaixonei e se tornou um dos meus favoritos, com certeza voltarei e em algum momento farei a releitura.
Altamente recomendo, para os que já gostam da autora e para aqueles que nunca leram-na!

giquinha 07/10/2023

Um retrato de tantas ?Lóri? (ou ?Clarices?)
O título me deixou intrigada desde o início, estava curiosa para descobrir que aprendizagens e quais os prazeres eram discutidos nesse livro. sobretudo, nas primeiras páginas soube que era uma autodescoberta de Lóri, com ela mesma, com a vida e principalmente, com o amor. amor que não conhecia, amor leve, tranquilo e paciente. apesar de Ulisses ter sido tão importante na evolução de Lóri, sinto que ela só conseguiu sentir a liberdade e a felicidade em estar viva, quando deixou o mesmo e foi aprender a ?ser? sozinha. sozinha, descobrindo o que lhe agrada ou não, descobrindo os prazeres extraordinários na ordinária vida que levava e principalmente, descobrindo como merece ser amada. a ato mais lindo de amor foi quando Lóri percebeu que não era necessário precisar de Ulisses, e sim poderia ?só? amá-lo e desejá-lo de todo o coração, e ele a esperou! Lóri, que tanto pensava em morte, passou a pensar e querer a vida(certamente o ?apesar de? foi um sagrado aliado nessa jornada). a essência de ser uma mulher está em destaque nesse livro, a energia feminina e todas as suas complexidades são exaltadas e demitificadas a cada página.
nunca tinha lido um romance (e um livro) tão profundo, sincero e sensível. Clarice escreve a realidade da vida para os que estão na descoberta de serem reais. Clarice se faz de Lóri e Ulisses, na intenção de se libertar, se amar e descobrir.
me faltam palavras para descrever o impacto dessa obra na minha vida. nada mais, nada menos, que o melhor livro da minha vida até aqui.
Clarice, meus sinceros aplausos a cada obra sua que consegue me preencher, esvaziar e valorizar o poder que só a escrita tem.

luazz 04/10/2023

Simplesmente clarice
Quando ainda na nota, clarice lispector escreveu "este livro se pediu uma liberdade maior que tive medo de dar. ele está muito acima de mim. humildemente tentei escrevê-lo
eu sou mais forte do que eu." eu já sabia que ele ficaria tatuado na minha vida

Jeane Tertuliano 04/10/2023

Sublime
Mais uma vez adentro o universo de Clarice e fico embasbacada pela tamanha sensibilidade! É um romance existencialista, intrínseco demais! Eu adorei!

belarules 29/09/2023

(O que o ser humano mais aspira é) tornar-se humano (quando se é o Mundo inteiro e) quando se ama.
Sigo tentando descobrir como se fazem resenhas da Clarice, uma escritora dessas tão inacreditável e tão irreverente, que nesse livro inicia a história com uma vírgula e termina com “eu penso o seguinte:”. Como é que se avalia um livro desses? Eu não tenho coragem. Vi aqui alguém admitindo que ainda não tinha aprendido a ler Clarice, e eu acho que muito da experiência de lê-la é como a experiência de ser humano: aprender a, apesar de. Seguimos tentando. Por hoje, as palavras simples: foi muito gostoso (aprender a) ler esse livro, fazer companhia para o processo de Ulisses e Lóri, de alguma forma rápida e ao mesmo tempo eterna. Sei que vou ler muitas e muitas vezes mais. Um desses livros meio amigos. Sobre ter companhias específicas no longo, longo processo de tornar-se humano e aprender a tolerar a angústia de sentir.
“Lóri estava suavemente espantada. Então isso era a felicidade. De início se sentiu vazia. Depois seus olhos ficaram úmidos: era felicidade, mas como sou mortal, como o amor pelo mundo me transcende. O amor pela vida mortal a assassinava docemente, aos poucos. E o que é que eu faço? Que faço da felicidade? Que faço dessa paz estranha e aguda, que já está começando a me doer como uma angústia, como um grande silêncio de espaços? A quem dou minha felicidade que já está começando a me rasgar um pouco e me assusta.” (p.63)

Yara.Linhares 24/09/2023

Romance mais intenso que já li. clarice sabe descrever perfeitamente a sensação de se apaixonar, muito profundo.

ana 24/09/2023

Amor será dar de presente um ao outro a própria solidão?
Que livro lindo lindo meu deus, me cativou demais. Pra mim foi um daqueles livros em que vc lê e se encaixa perfeitamente no momento em que vc tá passsando na sua vida, ele é o puro suco do amadurecimento/auto descobrimento de si, foi uma leitura muito fluída, sou um pouco suspeita pra falar pq a escrita da clarice me deixa completamente submersa e envolvida, com certeza quero ler outra vez em outro ciclo da minha vida

bela15 22/09/2023

?a solução para esse absurdo que se chama ?eu existo?, a solução é amar um outro ser que, este, nós compreendemos que exista?.

Sophia 22/09/2023

É a Clarice ?????
A primeira vez que tive contato com uma obra da Clarice Lispector, devia ter por volta dos onze anos, li as primeiras três linhas de ?A hora da estrela?, simplesmente não entendi!! Detestei, achei de péssimo gosto, lembro de ter comentado com meus colegas de sala ?Parece que essa autora estava delirando!?
Pois bem! Já dizia Belchior ?meu delírio é a experiências com coisas reais?, hoje aos dezessete eu entendi. Simplesmente entendi. E nisso me basto.

Dede 21/09/2023

Clarice faz de uma palavra ordinária a extraordinária?
Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve viver. Apesar de, se deve amar. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente?

Clarice, neste livro, traz uma história de amadurecimento. Ulisses, com seu ar de superioridade, acha que Lóri quem esta tentando conquista-lo, mas, no entanto e, ao meu ver, ele que faz o papel da conquista. Lóri, em todos os contatos que teve com Ulisses levara grandes aprendizados. A priori, Lóri sentia-se solitária e não aceitava absorver e sentir, verdadeiramente, todos os sentimentos. Ocultava-se para não sofrer. Mal ela sabia que, para livrar-se do sofrimento, fazia-se necessário senti-lo para então, livrar-se da angústia. Ulisses tenta compreender as pulsões de Lóri, aconselhando-a e apontando o seu isolamento. E Lóri, durante toda a jornada, aprende a dar seus passos sozinha, sobretudo após a descoberta do direito de ir e vir. De igual para igual. Sem a dependência de outrem. Lóri aprende a ser livre. Não só aprende, como torna-se.
Que livro. Clarice é extraordinária. Indizível. Contundente. Pungente. Clarice é Clarice!

pietra 19/09/2023

Uma autodescoberta feminina
?A solução para esse absurdo que se chama ?eu existo?, a solução é amar um outro ser que, este, nós compreendemos que exista.?
Clarice realmente é tudo e mais um pouco do que dizem. uma escritora a parte. é maravilhoso como ela tem o dom da palavra! como ela escreve de uma forma tão única e etérea. as palavras deslizam sobre a folha. tudo fica poético quando descrito pela Clarice.
a história tem como foco Loreley, uma mulher que se sente triste e perdida, mas com a aprendizagem da vida e a ajuda de Ulisses, ela se entrega ao prazer. encontra a vontade de viver. linda e comovente a história de Lóri. me passou a sentimento de que ?vai ficar tudo bem?. passamos por dificuldades e momentos difíceis durante nosso percurso na terra, porém sempre se pode encontrar a alegria de viver.

@limakarla 15/09/2023

A escrita de Clarice é realmente arrebatadora, meu livro está todo marcado, cheio de meus próprios pensamentos ao ir lendo, a construção dos personagens e a forma como ela vai nos contando sobre uma mulher que está descobrindo os próprios prazeres, descobrindo a si. Só que eu não consegui criar conexão com a história ou os personagens, achei a escrita meio truncada e cansativa, às vezes. Não me conquistou muito.

juliana 13/09/2023

Um retrato de mim.
"havia dias que eram tão áridos e desérticos que ela daria anos de sua vida em troca de uns minutos de graça."

eu me apaixonei por cada frase desse livro, e sendo meu segundo livro da Clarice, ainda não consigo acreditar na genialidade dessa mulher.