Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Amabi 05/02/2024

Se eu fosse eu
Um livro com beleza em cada verso, lindo ver a experiência da lori de aprender a viver a vida de fato, o romance delicado e terno e ao mesmo tempo avassalador o bastante pra mudar a percepção dos envolvidos sobre tudo que antes acreditavam.

A escrita te traz para o papel da Lori e por muitas vezes provoca reflexões internas e profundas.

Eu li pela parte do "Se eu fosse eu" texto que li na quinta série e tive que reescrever sem ter entendido nenhum pouco a proposta, hoje eu entendo perfeitamente, mas sinto falta da Gabi que tinha tanta inocência a ponto de acreditar que era exatamente quem queria sem nenhuma influência externa.

Agora os mais cultos podem me julgar mas tem umas partes que são MUITO chatas, com frases super rebuscadas que não te leva a pensamento nenhum, só são complexas de entender e te dá vontade de abandonar a leitura, e isso é da época da literatura brasileira então nem me cabe muito o julgamento, apenas levem em consideração esse ponto antes de iniciar um semelhante.

Karoline19 04/02/2024

Transformador
Esse foi meu primeiro livro da Clarice Lispector e QUE LIVRO.

Ele conversou comigo em diversas partes e de diversas formas, sendo por vezes aconchegante e por outras um choque de realidade.

Clarice traz nessa obra a importância de se conhecer e se se amar antes de tudo.

Vini 01/02/2024

"Lóri se sentia como se fosse um tigre perigoso com uma flecha cravada na carne, e que estivesse rondando devagar as pessoas medrosas para descobrir quem lhe tiraria a dor. E então um homem, Ulisses, tinha sentido que um tigre ferido não é perigoso. E aproximando-se da fera, sem medo de tocá-la, tivesse arrancado com cuidado a flecha fincada."

"Lóri achava que se ela fosse ela, os conhecidos não a cumprimentariam na rua porque até sua fisionomia teria mudado. "se eu fosse eu" parecia representar o maior perigo de viver, parecia a entrada nova do desconhecido."

bksdluuu 01/02/2024

Clarice não é pra entender, é pra sentir.
na verdade, foi ela quem me entendeu
eu nao tava lendo clarice, era ela que tava me lendo
Mano Beto 01/02/2024minha estante
Uau! Que comentário!

mimilo 01/02/2024

Sem palavras!
Existe a camile antes deste livro, e a depois deste livro. definitivamente um dos meus favoritos da vida! a escrita de clarice não falha em me surpreender e emocionar todas as vezes. a construção dos personagens e das suas relações com eles mesmos e com outras pessoas é simplesmente impecável. só digo: leiam!

"teus olhos, disse ele mudando inteiramente de tom, são confusos mas tua boca tem a paixão que existe em você e de que você tem medo. teu rosto, Lóri, tem um mistério de esfinge: decifra-me ou te devoro."
iara360 01/02/2024minha estante
queria começar a ler clarice, mas nao sei como, por qual começar?

tangerinxs 01/02/2024minha estante
gostei tanto da resenha que salvei o livro

layla160 01/02/2024minha estante
eu acho que você deveria começar a ler Clarice por "a hora da estrela"!!

mimilo 01/02/2024minha estante
acho que "a hora da estrela" é o melhor para começar, mai!

alice1161 29/01/2024

?Sentia que a vida lhe fugia de novo por entre os dedos. Na sua humildade esquecia que ela mesma era fonte de vida e de criação.?
fontbooks 29/01/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

photomania. 25/01/2024

Inefável.
Simplesmente um dos livros que mais me fizeram ter crises existenciais (no sentido bom e ruim da coisa). Perguntas já pensadas mas nunca de fato respondidas, perguntas as quais jamais tinham sido perguntadas... Uma infinidade de sentimentos. Como todo leitor, me encontro grande parte em Lóri.
Desenvolvimento magnífico. Um dos meus livros favoritos da vida, o qual guardarei e levarei muitos ensinamentos.

rachid 24/01/2024

Incrível
Como pode uma mulher brasileira ucraniana ter escrito um livro pra mim uma menina brasiliense mineira 35 anos antes do meu nascimento

julydaily 23/01/2024

Demais
Primeiro livro da Clarice que me aventuro a ler, confesso que algumas páginas exigiram mais de mim pra que eu lesse várias vezes pra tentar entender o mínimo mas foi uma boa leitura

Leticia.Fernando 23/01/2024

Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres
É puramente romântico. Incrível como, por mais que os pensamentos dos personagens de Clarisse parecem "abastados" da realidade, é nessa irrealidade que ele se aproxima do real. Assim como em Joana, vejo-me muito em Lóri e entendo todas as suas delimitações.
O que há de mais romântico em esperar que sua amada aprenda que a vida não é delimitada em dores para poder, então, amá-la em sua totalidade? Mas, apesar de tudo, apesar de tudo, não esquecer de amá-la na caminhada também.

dessa 21/01/2024

Essa leitura me deixou sem palavras, alugou minha mente por dias e noites.

o modo que Clarice nos chama a afundar na mente de seus personagens é sempre adorável, senti que lia sobre Lóri tão intimamente que quando vi lia sobre mim, porque encontrei reflexos de mim em trechos dela.

Clarice sempre me faz ficar maluca, mas sempre acerta em cheio sobre as ansiedades e aprendizagens sobre o viver e amar.

BemVitu 20/01/2024

Em um dia qualquer, Lóri e Ulisses se encontram e se enamoram; no entanto, para Ulisses, torna-se claro que há a necessidade de crescimento em sua amada. Este livro narra, de forma galante à moda antiga, o desabrochar de Lóri. Parece que ela, despreparada para a alegria de viver, precisa aprender a ser e a estar no mundo. O livro aborda questões como espiritualidade, relação com o outro e o existir.

naluisafabri 18/01/2024

Mulheres meio Lóri
É até difícil escrever sobre um livro como esse, que reflete a grandiosidade de uma autora tão maravilhosa que é Clarice.

Ainda estou em êxtase, mas posso dizer que essa leitura foi simplesmente TRANSFORMADORA.

Estou na minha jornada de aprendizagem, assim como Lóri. Assim como ela, estou aprendendo a amar para ser amada. Assim como ela, estou na minha ?busca do mundo?. E vivo, apesar de.

?Um dia será o mundo com sua impersonalidade soberana versus a minha extrema individualidade de pessoa mas seremos um só.?

lucielebrm 19/01/2024minha estante
viver apesar de. ?? muito feliz que você esteja sendo tocada pelas palavras da clarice! recomendo a hora da estrela.

naluisafabri 20/01/2024minha estante
já li! ?

Amoralesamanda 17/01/2024

Clarice
Tenho muita dificuldade com fluxo de consciência, com Clarice. Mas nesse romance a história me prendeu, fiquei querendo saber como seria o encontro da Lori com Ulisses. Muito bonito. Gostei da consciência da personagem de que o Ulisses era, às vezes, pedante.