Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Izabella.Gimenez 26/11/2022

Recomendo
Leitura densa mas muito refrescante. Clarice parece que vira a gente do avesso, põe de cabeça pra baixo e tudo faz sentido.

Adriana Scarpin 17/11/2020

Em honra do centenário de Clarice Lispector
Costumo dizer com veemência que ninguém escreve como Hilda Hilst, mas ninguém escreve como Lispector também. Transformando uma estória aparentemente banal num profundo exercício de estilo em termos literários e filosóficos, essa leitura rápida alimenta o corpo e mente para quem tem fome da mais pura arte.

liciass_ 22/05/2020

...
Talvez um dia eu ainda escreva aqui algo sobre esse livro. É que sinto que ainda há tanto para processar... É a primeira vez que leio Clarice e me agrada muito a maneira como ela consegue colocar sentimentos em palavras - ou fazer sentir por meio da sua escrita? Ambos, eu diria.

Deixo aqui meu trecho preferido, para que talvez possa motivar você, leitor, a se aventurar nessa belíssima obra:

"Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi."

IanPeabody 11/07/2022

Até no prefácio o livro é bom...
...sinceramente, se eu não soubesse o ano q foi escrito, diria ser um litro tanto quanto atual.
A escrita de Clarice é muito boa, sendo um dos primeiros livros que leio dela, devo dizer que, Gostei muito.
Possuindo um ótimo prefácio tbm explicando um pouco sobre o livro e sobre o filme que tem sobre ele (na qual preciso assistir)

Déborah 22/02/2023

Toda mulher tem uma Lóri dentro de si.
O livro retrata o cotidiano de Lóri, uma mulher sozinha, que está em busca de si, inicialmente perdida, que vê em Ulisses um ?deus grego?, que a instiga a buscar seu verdadeiro eu.

Pouco a pouco vemos Lóri se apaixonar por Ulisses, e também por si mesma. O livro é mais que um romance, é sobre uma mulher que decide se conhecer, e em meio a diversas crises existenciais, descobre um amor pela vida, um amor pelas pessoas, e por si mesma.

Uma mulher inicialmente perdida que evita a dor, que tem medo de viver, mas que aos poucos vai descobrindo que a dor faz parte da vida, e que não se deve ter medo de viver. Uma mulher que busca estar realizada em si, antes de aceitar estar com outra pessoa - pronta para amar outra pessoa.

O livro retrata uma mulher em busca de sua autonomia.

Escrito de forma sensível, forte e magnífica, temos aqui o melhor de Clarice Lispector. Eu não esperava por tudo o que recebi ao ler esse livro.

Raissa 19/12/2020

Uma leitura insólita
O livro é sobre Lori em sua jornada de auto-descoberta e questionamentos sobre a existência a caminho do Amor.
Não é um livro fácil de ler, pois a narrativa flui nos pensamentos e reflexões de Lori.
Ao longo da história a personagem vai amadurecendo, porém o processo não é simples e por vezes é angustiante.
Esse é o tipo de livro que podemos ler várias vezes e cada vez a história vai se mostrar de uma forma diferente, pois nos faz ler nas entrelinhas e refletir juntamente com Lori.
?A solução para esse absurdo que se chama ?eu existo?, a solução é amar um outro ser que, este, nós compreendemos que exista.?

Bettina 09/10/2021

Como qualquer livro de Clarice, é difícil de dizer sobre o que de trata a história; talvez porque seja sobre várias coisas ao mesmo tempo, e dentre elas, o amor de Lóri e Ulisses.

Esse livro vai falar de um casal (que já se sabia casal desde o começo), duas pessoas que estão, juntas, descobrindo o que é amar. O que fazer com aquilo que a gente deseja? O que fazer
com a angústia que fica quando nos percebemos não-todos, e por isso, amamos? Quem somos, no final das contas? Talvez por isso o livro comece com uma vírgula (no meio de uma frase) e termine
com dois pontos (prestes a dizer algo): as respostas não estão dadas.

Lóri, professora de crianças, Ulisses, professor de filosofia: ambos professores uns dos outros também, ensinam e aprendem sobre essa coisa estranha (e bonita) que é um relacionamento amoroso. Marquei muitas frases, como sempre faço com Clarice

Só não dei 5 estrelas porque os outros livros dela que já li me marcaram mais. Queria ter lido esse livro quando eu ainda não tinha vivido um amor. Mas acontece, nem sempre a gente encontra as leituras na hora que precisamos lê-las!

Samuel 25/06/2021

Terminei minha releitura desta perfeição que, como disse Clarice, está muito acima de mim (de mim também?). Depois de ter lido Todas as Cartas, foi interessante observar alguns aspectos autobiográficos de Clarice em Lóri. Não é nem 5/5, é o livro da minha vida, não tem nem como classificar em algo...as palavras deste livro são o Deus, a Perfeição, o Indizível que abriga o Indizível que o Eu me é também...

Nightfury 22/11/2023

Obra-prima
Fazendo essa resenha alguns meses após ter terminado de ler esse livro e ainda não li outro que me fez sentir o que esse fez.

primeiro livro da clarice que li e o que logo no início me fez ficar apaixonada por essa mulher, sempre que posso estou indicando pra todos que me dão brecha kjkkkkkkkk inclusive se está procurando começar a ler clarice por algum, indico esse!

enfim, ?????????? impecável.

Golbery 03/07/2020

Amor tem relação com acolhimento, não com cobranças.
O livro conta a história de um casal: Lóri e Ulisses. O enredo é centrado em Lóri e seu processo de aprendizagem de si mesma. Ela encara um processo de autoconhecimento na companhia paciente de Ulisses. Ele devota a ela um amor paciente, sem cobranças e dá a ela uma liberdade ímpar para viver o momento.

É um livro que é oposto a amores superficiais onde não há respeito e onde há cobranças excessivas.

site: https://www.psicologiaviva.com.br/psicologos/golberycapistrano/
Dwan 31/12/2020minha estante
Esse livro está na minha lista.

Dwan 24/02/2022minha estante
Estou concluindo a leitura agora. Que curioso que eu disse que ele tava na lista, não lembrava!

Alyne55 23/06/2023minha estante
Perfeito!

joaoggur 19/01/2022

Ulisses, tu é um chato!
Em Uma Aprendizagem ou Livros dos Prazeres, temos mais um romance de Clarice, com o seu clássico e complicado estilo de escrita, que realmente entra na cabeça de seus personagens, mostrando sentimentos e faz ele quase como um texto de monologo.

Nesse romance temos Lori, uma jovem recém chegada no Rio de Janeiro oriunda de uma família rica, que se apaixona por Ulisses (o chato do título da resenha), um professor de filosofia para lá do chato.

Senti que esse foi um livro diferenciado de Clarice. Diferenciado pois foi um dos que ela mais ocasionou os sentimentos, colocando diálogos e ocasiões próprias para aqueles, ao invés de colocá-los de forma ambígua ou de forma de mais complicada compreensão. Jamais taxaria o livro como ?fácil?, pois nada da autora pode ser rotulado com tal palavra, mas ele teve esse diferencial. Sinto que uma das maiores mensagens passadas é que gastamos muito tempo com besteira. Ulisses insistia que aquela hora não estava certa para eles terem um relacionamento, sendo que ele estava se auto sabotando acreditando que o amor não era recíproco, tal qual a insistência e ciúme dele para saber sobre antigos relacionamentos.

Recomendaria fortemente para aqueles que desejam começar a ler Clarice Lispector, pois é um bom romance recheado de ?clariceces?, se posso julgar assim.
dani 24/01/2022minha estante
Achei interessante sua interpretação. Também achei a leitura bem difícil.

camila.c.frederico 23/04/2021

Aprender
Enquanto Lóri aprende, também (re)penso sobre amor próprio, auto conhecimento e busco aprender o sentir viver.

hell 19/05/2020

Um livro sobre amor
Acredito que quando se trata de Clarisse o mínimo que esperamos é um texto rico, profundo e sobre vida. E é o que esse livro carrega. Um livro sobre amor e suas peculiaridades.

juliana 13/09/2023

Um retrato de mim.
"havia dias que eram tão áridos e desérticos que ela daria anos de sua vida em troca de uns minutos de graça."

eu me apaixonei por cada frase desse livro, e sendo meu segundo livro da Clarice, ainda não consigo acreditar na genialidade dessa mulher.