Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Lets Aquino 11/05/2024

Um caminho de autodescoberta ...
Um livro que começa com uma vírgula e termina em dois pontos só pode ser prelúdio de uma narrativa que vai nos fazer pensar muito, e Clarice entrega o que promete.

A princípio parece um romance, uma história sobre o encontro de Lóri e Ulisses, mas óbvio que nada seria superficial e, conforme adentramos no enredo, descobrimos que o livro se trata muito mais sobre o caminho que Lóri percorre ao seu próprio encontro e ao de Deus.

Lóri é uma moça, professora primária e uma pessoa solitária sem muitos amigos que conhece e se apaixona por Ulisses, um homem mais velho e professor universitário de filosofia que, juntos, combinam de apenas se relacionarem quando Lóri se sentir pronta (amadurecida) para este relacionamento.

Os diálogos de ambos são riquíssimos (trouxe alguns trechos, mas são muitos), e vamos conhecendo estes dois personagens e seus pensamentos e opiniões principalmente sobre o que é Deus e como Sua existência se manifesta em nossas vidas, e aqui não digo religiosamente, mas sobre essa força da natureza e do cosmos que existe em cada um de nós.

Para completar a genialidade dessa obra, o livro traz uma analogia ao livro Odisséia, e isso está dentro da própria história com um poema épico e quando o próprio Ulisses explica a origem do nome de Lóri, dando alusão ao mito das sereias e sua tentativa de seduzir Ulisses.

Embora um livro com teor profundo, dos que já li da Clarice foi o mais fluido e leve, os personagens são cativantes, e aprendemos muito pois, ao Ulisses guiar Lóri para seu autoconhecimento, acabamos por aprender junto com ela e trazer suas reflexões a nós mesmos.

Clarice escreveu uma nota sobre este livro em que diz: "Ele está muito acima de mim. Humildemente tentei escrevê-lo. Eu sou mais forte do que eu." Acredito que alguns livros nascem pronto, mas é preciso um gênio para dar vida à eles, este é um.

Nightfury 22/11/2023

Obra-prima
Fazendo essa resenha alguns meses após ter terminado de ler esse livro e ainda não li outro que me fez sentir o que esse fez.

primeiro livro da clarice que li e o que logo no início me fez ficar apaixonada por essa mulher, sempre que posso estou indicando pra todos que me dão brecha kjkkkkkkkk inclusive se está procurando começar a ler clarice por algum, indico esse!

enfim, ?????????? impecável.

Golbery 03/07/2020

Amor tem relação com acolhimento, não com cobranças.
O livro conta a história de um casal: Lóri e Ulisses. O enredo é centrado em Lóri e seu processo de aprendizagem de si mesma. Ela encara um processo de autoconhecimento na companhia paciente de Ulisses. Ele devota a ela um amor paciente, sem cobranças e dá a ela uma liberdade ímpar para viver o momento.

É um livro que é oposto a amores superficiais onde não há respeito e onde há cobranças excessivas.

site: https://www.psicologiaviva.com.br/psicologos/golberycapistrano/
Dwan 31/12/2020minha estante
Esse livro está na minha lista.

Dwan 24/02/2022minha estante
Estou concluindo a leitura agora. Que curioso que eu disse que ele tava na lista, não lembrava!

Alyne55 23/06/2023minha estante
Perfeito!

Josi 17/05/2021

Uma grande enrolação e... então temos um romance
Esse foi o livro de Clarice que menos gostei... Não li toda sua obra ainda, mas já tinha lido uns outros 5 livros dela, além de alguns dos contos e ods infantis e esse aqui não me arrebatou. Pelo contrário, fiquei com a sensação de história esticada, não sei. Claro, tem seus momentos de epifanias geniais que levam a grandes reflexões, mas são pontuais. Não sei se eu criei alguma expectativa errônea ou se o livro é que não é isso tudo mesmo (existem registros da própria Clarice dizendo que não curtia muito essa obra, mas não pesquisei a fundo isso). Valeu por conhecer mais da obra da escritora, o que acho muito válido pois sou fã da escrita dela, mas não acho que é pra todo mundo não.

Max 09/12/2022

A força do feminino...
A força do feminino, não esse do frágil, mas o que busca corajosamente a liberdade, a compreensão de si mesma, a partir de dentro, sem toda aquela alegoria imposta pela sociedade. E tateando, vai se construindo à medida em que usando desta liberdade, se encontra e encontra também seu amor. Clarice Lispector se impõe pelo que questiona, pelo que incomoda, tão intuitivamente que continua a ser atemporal. Que mulher!
Débora 09/12/2022minha estante
Que bonito, Max!

Max 09/12/2022minha estante
Obrigado, Débora!?

Catarina 06/01/2022

o melhor da clarice lispector
a proposta do livro é “simples”, vai contar a história de ulisses e lóri que se gostam, mas ainda não estão prontos para entrar em um relacionamento. juntos, eles tentam entender, racionalizar e compreender o que é o amor e como usufruir dos prazeres em sua totalidade.

“uma aprendizagem ou o livro dos prazeres” é poético, é sensível, é introspectivo, e é, sobretudo, belo. clarice lispector tem uma escrita única, e através dela, a gente vai conhecer um pouquinho a mente de lóri e a jornada e os aprendizados dela e de ulisses, que tentam caminhar juntos em prol de uma relação.

lóri é uma mistura de antíteses, de inseguranças, é uma confusão que faz sentido somente nela. é uma personagem de fácil identificação, principalmente se você é do tipo que vive presa em uma mente veloz e que a todo tempo está tentando se conhecer e se entender.

eu gosto do jeito que a clarice pensava, da maneira como ela transformava todo esse emaranhado de pensamentos em palavras. gosto da forma que ela criou lóri porque eu me identifiquei tanto, por vezes até, parecia que o livro tinha sido escrito todinho pra mim (imagina que honra?). não tinha como não se tornar um dos meus livros preferidos e um dos melhores que eu já li na vida. amei tanto, tanto.

se você nunca leu clarice lispector e não sabe por onde começar, te indico fortemente ler “uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”, não tem erro! o livro é sensacional!! no mais, se você tiver a oportunidade de conhecer esse livro, pegue pra ler, te prometo que não vai se arrepender, afinal, clarice é clarice.
Alê | @alexandrejjr 11/07/2022minha estante
Também acho esse livro uma perfeita porta de entrada pro universo da Clarice Lispector. Parabéns pela bela resenha, Catarina.

Catarina 22/07/2022minha estante
Muito obrigada! :)

Nathalia184 16/09/2022

??
O fato de que esse é um dos livros de Clarice que sequer costuma entrar na lista de seus melhores trabalhos, me deixa surpresa.

Os trechos que vemos em livros de escola simplesmente não fazem jus a escrita linda e poética dessa mulher e o único motivo de não ser 5 estrelas é por conta do macho palestrinha por quem Lóri se apaixona e se envolve.

Lou 30/08/2021

É muito bom, mas tão bom que eu nem consigo explicar ou decidir o que eu gostei mais.
De tão intimista e crua que essa narrativa é, houve momentos em que eu pensava que eu era a Lóri e momentos que ela era eu. O poder que a Clarice tem de transcrever os pensamentos, sentimentos e crises de um personagem é de outro mundo, sem falar do jeito com que ela constrói a descoberta lenta de identidade, que te deixa demais feliz quando a protagonista finalmente "desperta" para o mundo e decide o que ela quer. Eu ainda acho o Ulisses um pouco esquerdomacho, goodvibes e "gratidão", mas acabei que gostei muito desse homem no final - apesar de ninguém superar a maravilhosa Lóri.
Acho que não peguei tudo que esse livro quis dizer, por isso vou reler várias vezes ainda, com certeza.
Obrigada, CL.

Sauli 02/07/2022

Loreley. Entre a morte, o amor e um psicólogo.
A experiência de ler esse livro foi incrível, comecei com um pé atrás por não estar me envolvendo tanto com os personagens mas o negócio foi avançando de uma maneira interessantíssima e dando uma complexidade que eu achava impossível (até ler esse livro) dar em 160 páginas.

Lori é uma personagem incrível, enigmática e absurdamente atual na maior parte dos problemas que ela demonstra ter no livro, faz as perguntas mais difíceis pra si mesma e invade sua mente em busca de respostas ao mesmo tempo que descobre o que significa amar alguém de verdade.

Leiam O Livro Dos Prazeres.

Resenha rápida, sem muita piadinha (tirando esse "psicólogo" no título pq era tudo o que ela (Lori) precisava em uns momentos do livro), apenas pra trazer minha efêmera opinião sobre o livro minutos depois de ter acabado.
lleleletínha 02/07/2022minha estante
interessante demais !! tmj

leticia cordis 14/05/2021

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Detesto o Ulisses, não consigo, pra mim ele é só um arrogante do caralh*. Perdoem-me, não me dei bem com essa obra, não criei carinho nem pela Lóri, só queria q acabasse. Lamento.
Bem escrito é e gosto bastante de Clarice, inclusive Agua Viva um dos melhores livros que já li.
leticia cordis 06/03/2023minha estante
Reli e mudei de ideia rsrs. Agora aprecio a história de Ulisses e Lóri.

manu368 12/05/2023

ambos estavam pálidos e ambos se acharam belos
com certeza, o melhor livro que já li na vida. não meu favorito, mas a melhor obra que eu tive a oportunidade de ler. juro
teve umas páginas ali na metade do livro que eu li enquanto estava no ônibus e eu tive que me controlar pra não esboçar o quão maravilhada eu tava, simplesmente eu quebrei na frase "um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus minha extrema individualidade de pessoa mas seremos um só"
o livro inteiro tem vários quotes lindos!!! amei a parte que a lóri entra no mar de madrugada e tem toda aquele descobrimento sobre ela mesma; também o "se eu fosse eu..."

5 estrelas bom demais, quero reler

legarcia 11/04/2022

Uma jornada para o encontro do ?eu?
Meu primeiro contato com um romance da Clarice não poderia ter sido melhor e agora, humildemente, tentarei compartilhar minha experiência lendo essa grande escritora.

A história é um romance entre uma professora primária e um professor universitário, Lóri e Ulisses, e a escolha das profissões expressa muito: o elemento pedagógico em Ulisses é o que conduz Lóri ao seu desenvolvimento em busca da plenitude do ser.

A escolha dos nomes também é muito bem pensada, uma vez que Ulisses é, na obra de Homero, quem saí da ilha para uma jornada e deixa sua amada o esperando e, nessa história, Lóri é quem está em uma jornada e ele é quem está esperando.

O livro é uma jóia, um presente de Clarice para elevar nossas almas. É sobre principalmente um encontro consigo mesma, uma jornada para alcançar o próprio ?eu?

É lindo e encantador perceber como Clarice trabalhou e construiu a narrativa em uma corda bamba, expondo-nos a complexidade da vida humana. Ao final do livro, quando Lóri alcança o seu ?eu? e há a cena da comunhão, podemos perceber muito bem a operação da autora com a inversão dos símbolos e essa correlação entre elementos que, normalmente, nos parecem contraditórios.

Por fim, essa leitura me tocou e me transformou de um modo grande e inesperado; com certeza tornou-se o meu livro favorito e creio ser difícil sair dessa posição. Essa obra me deixou encantada com a grandiosidade filosófica e de escrita de Clarice Lispector. À ela, deixo o registro do meu agradecimento por essa história que mudou a minha vida.

11/04/2022
Alê | @alexandrejjr 29/04/2022minha estante
Belo texto, Leice!

kelly.brekker 21/05/2023

Clarice.
"A tragédia de viver existe sim, e nos a sentimos. Mas isso não impede que tenhamos uma profunda aproximação da alegria com essa mesma vida."

clarice, sempre Clarice.

Arthur Pacheco 03/03/2020

Não costumo ler sobre o amor. O tema, em si, não me e surpreendente. Todos eles são meio iguais de certa forma. Pode nada daquilo dar certo, mas também pode dar. E pensando mais um pouco sobre: e tão igual a todos os outros.

Quando eu peguei este livro, sabia que isso seria explorado. Amor. Amor por Clarice... desta forma? Nunca na minha vida poderia deduzir o que acabei de ler.

Me fez bem, me fez mal. Não entendi tudo. Entendi até demais. Lóri e Ulisses - gente como a gente, dentro de todos nós. Somos todos um pouco dos dois. Os protagonistas do livro são humanos, sinceros, verdadeiros. Conseguem ser difíceis, cruéis, incompreensíveis. Uma deliciosa história de amor. Uma forma de contar que só Clarice poderia fazer.

Quando eu recomendo os livros desta autora, não é por nada. Toca você; toca o mais profundo ser de quem você é e será. Vou ausentar escrever algo mais complexo, nunca achei que valesse a pena. E nesse caso não é nem um pouco diferente. Quem ama algo sabe que sentimento sobre aquilo e uno. Não precisa de explicação.

Recomendadíssimo! Uma belíssima história de amor.