O pão da amizade Darien Gee

Resenhas - O pão da amizade

PatiC 21/06/2020

Surpreendente
Com uma narrativa um pouco lenta no início quase me fez desistir de ler o livro pela segunda vez (já havia tentado no ano de 2018 e não passei da página 35), porém dessa vez persisti e quão grata não foi a surpresa ao ser presenteada com uma leitura maravilhosa e renovadora.
Resumidamente trata-se de uma história de união e evolução, tendo como base um pão intitulado "O Pão da Amizade" que acaba criando novos laços de amizade e unindo uma cidade.

Lisa 15/01/2020

Corrente do bem
Quem gosta da máxima razões pra acreditar vai gostar desse livro. Receitas de pão e uma corrente... Essa é a fórmula para transformar a vida de uma cidadezinha cheia de pessoas reais com.dilemas reais, vividos por qualquer um de nós.

Blandine 12/06/2017

Leve e delicioso
De leitura fácil e leve como uma tarde de sábado. Porém cheio de mensagem. Um livro que abraça! Vale a leitura, cada página!

Gabi Luchetta 31/08/2016

Simplesmente adorável!
Uma história leve, terna e fascinante! Como um simples pão tem o poder de "consertar" tantas vidas? Cada personagem- e foram muitos- retratados de uma maneira muito realista, cada qual tentando viver em meio ao caos que é a vida. Todos com seus dilemas e problemas, aparentemente sem solução.
Vidas que de alguma maneira estão conectadas. Mas ao mesmo tempo distantes.
Tudo começou quando Julia recebe um presente inesperado: em sua varanda está um pacote contendo uma massa estranha, e a seu lado, um lindo prato de porcelana decorado trazendo um pão e um bilhete "espero que você goste".
Este presente acaba por mudar não só a vida de Julia e sua família, mas a vida de toda uma cidade! Me surpreendi muito com o final do livro, pois sempre espero ser surpreendida, e este não me decepcionou, esta bela história teve um final adorável.

Vanessa Vieira 21/01/2015

O Pão da Amizade_Darien Gee
O livro O Pão da Amizade, da norte-americana Darien Gee, nos traz um romance terno e comovente, envolvendo amizade, família, perdas, dores e reparações. Acima de tudo, nos traz uma bela história de esperança, amor, fé e solidariedade. Com personagens bem heterogêneos entre si e construídos com maestria, é o tipo de obra que encanta pela sua simplicidade e singularidade.

Em uma determinada tarde, quando Julia Evarts e sua filha Gracie chegam em casa, logo se deparam com um singelo presente na varanda: um pão da amizade e um bilhete com os seguintes dizeres "espero que você goste". Junto ao embrulho, segue um pacote de massa, instruções de como preparar o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com mais pessoas.

Ainda abalada pela tragédia que a distanciou de Livy, sua irmã, Julia continua perdida com o rumo que sua vida tomou. Por ela, o presente anônimo iria para o lixo, mas para agradar Gracie ela resolve assar o pão.

Quando Julia conhece as duas novas moradoras da bucólica cidade de Avalon, logo desencadeia um forte laço de amizade com elas e decide compartilhar a massa do pão da amizade. A viúva Madeline Davis trabalha com todas as fibras de seu ser para manter aberto o salão de chá que administra e a famosa violoncelista Hannah Wang está passando por um momento turbulento em sua vida, com o fim da carreira e também de seu casamento. Na cozinha do estabelecimento de Madeline, as três mulheres firmam uma bela e sólida amizade que mudará suas vidas para sempre.

O pão da amizade acaba se tornando uma febre em Avalon e todos o estão assando em suas cozinhas, seja em sua receita original, seja com algumas sutis (e deliciosas) modificações E, em meio a esse momento feliz, surge um novo desafio na vida de Julia: a necessidade de se confrontar com seu passado, sanar velhas feridas e reencontrar a irmã.

"Você nunca consegue se recuperar por ter perdido alguém que ama, mas pode encontrar um meio de deixar que isso faça parte de sua vida em vez de deixar que se apodere de parte de você."

O Pão da Amizade traz em suas entrelinhas uma bela história de amizade e solidariedade, envolvendo três personagens bem diferentes entre si, mas que, juntas, resolvem se unir para ajudar uma a outra. Através do pão da amizade, elas acabam sendo conduzidas por uma verdadeira jornada pela vida, resgatando seus passados, vivendo seus sonhos e se reparando daquilo que tanto as afligia. Narrado em terceira pessoa, de forma gostosa e envolvente, o livro se mostrou uma grata surpresa, além de nos trazer belíssimas lições de vida e esperança.

Julia passou por um acontecimento que lhe deixou completamente devastada e abalou toda a estrutura de seu lar. Mesmo com o passar dos anos, sua dor nunca foi atenuada, se refletindo sobre seu casamento até os dias atuais. Nada a alegra ou lhe faz sentido, até que um presente anônimo em sua varanda se torna o passaporte de dias melhores. No começo do livro, Julia surgiu como uma personagem bem amargurada e infeliz e foi gratificante acompanhar sua mudança. Ela vai se despindo de suas mazelas de uma forma tão natural, quase que mágica, conseguindo despertar a afeição do leitor.

Madeline é a mais otimista das amigas. Mesmo aprisionando em suas estranhas um certo arrependimento do passado, ela é uma mulher doce, otimista e sempre disposta a ajudar. Hannah sempre foi uma artista de prestígio, mas do nada presencia seu mundo virar de pernas pro ar. Sua dor é quase que palpável e acompanhar seu recomeço e, por conseguinte, sua vitória, foi muito bacana. Confesso que me identifiquei muito com essa personagem e torci do começo ao fim do livro pela sua felicidade.

Resumidamente, O Pão da Amizade é um romance singelo, que retrata as adversidades da vida e nos mostra como as dificuldades nos tornam pessoas melhores. A história é envolvente e positiva, nos transmitindo uma esperança sem limites a respeito da vida e seus personagens são fortes, batalhadores e intrinsecamente humanos, o que culminou em um senso de realismo surpreendente ao enredo. A capa é muito bonita e delicada e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade, páginas levemente picotadas e ilustrações de ramos de trigo no começo de cada capítulo. O livro ainda conta com receitas do pão da amizade e suas variações, o que só me deixou com ainda mais água na boca. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2015/01/resenha-o-pao-da-amizade-darien-gee.html

Fer Kaczynski 19/12/2014

Delicioso!
Livros sobre o cotidiano sempre me encantam por sua simplicidade e mensagens geralmente muito positivas que são um deleite entre um livro mais pesado e dramático que costumo ler, sempre tenho livros assim, já para intercalar com minhas leituras mais “sérias”.

O pão da amizade já é encantador pela capa, belíssima, a sinopse também chama a atenção, comprei já sabendo o que esperar e acertei.

Leia mais em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-o-pao-da-amizade-jenna-black.html
Chellot 19/12/2014minha estante
Muito bom esse livro. Fiquei com vontade de provar do pão, mas esqueci de anotar a receita.

Camila 27/06/2014

O pão da amizade
Uma leitura leve e agradável, que te traz muitos valores, te emociona, faz rir em muitos momentos, e dá uma vontade enorme de provar o tal pão da amizade, até senti o cheirinho dele saindo do forno.

Darien Gee escreve de uma forma muito gostosa de acompanhar, seus personagens são muito reais e apaixonantes, é muito fácil devorar este livro.

Catharina.Mattavel 03/06/2013

O Pão da Amizade
Muito bom!
Eu vi esse livro em alguma estante e logo fiquei com uma vontade imensa de poder lê-lo. Então quando vi numa biblioteca, peguei emprestado, mas quando fui pegar pra começar a ler, me deu uma preguiça e acabei desistindo, depois de uns dias, eu resolvi ler. Quando terminei pensei comigo: "Eu iria me arrepender amargamente se não tivesse lido". A narração é muito gostosa de se ler, o livro em si, é muito tocante com diferentes histórias de diferentes pessoas, mostrando os sentimentos, as rotinas e pensamentos de cada personagem. Ao longo da história o Pão da Amizade, vai aparecendo na vida de cada personagem no livro, até que a receita toma conta da pequena cidade, e assim o livro vai rolando, com o final que me deixou muita satisfeita e foi simplesmente adorável ter lido.
Recomendo, ótima leitura. Retrata sobre assuntos como perda, amizade, separação e distanciamento das pessoas. Lindo.

Maiara 13/02/2013

O Pão da Amizade
Esse livro é extremamente fofo e faz a gente pensar como é bom ter amigos. Leitura fácil e agradável.

Léia Viana 15/09/2012

Lindo, cativante!
A narrativa de Darien Geen é cativante. Ela escreve com a simplicidade de quem conhece bem os reveses da vida, o que fez dessa obra, “O Pão da Amizade” um livro repleto de histórias comoventes e cheias de superação e fé na vida.

A estrutura da narrativa é algo que chama a atenção do leitor, a história acontece na pequena cidade de Avalon, em torno de alguns personagens femininos, cada uma com um problema na vida, algo a ser enfrentado e superado. No entanto, o que mais dá a história um ar original são as histórias em paralelos que aparecem se misturando com as outras, ou, simplesmente desaparecem do mesmo jeito que apareceram.

Adorei muito este livro. Fiquei com muita vontade de experimentar as receitas que ele apresenta e de saborear esse pão, que tem um significado tão bonito no enredo dessa história: a amizade, o amor e a superação. A capa é linda, apaixonante e combina muito com o tema abordado, que é bem inusitado e completamente apropriado.

Uma obra incomum, de grande valor reflexivo e especial interesse para os leitores apaixonados e cheios de fé na vida.

Leitura recomendada!

*Rô Bernas 09/06/2012

Deliciosamente encantador!
Uma estória comovente e reflexiva. A autora conta a história das personagens principais (Julia, Hannah e Madeline) e entre alguns capítulos, aparecem alguns personagen secundários...moradores de Avalon, que podem ou não aparecer no decorrer da história principal...confesso que não vi muito sentido nessa parte, mas nem isso conseguiu tirar o encanto do livro.

Uma trama bem construida, regada de drama, crescimento pessoal, amor e muita...muita amizade. O que um simples ato pode desencadear...amei do início ao fim. Um livro que com certeza vai ficar na lembrança e que vale muito a pena ser lido.

"Ele é mais que diversão, é um livro que nos faz crescer como fermento." (by resenha da Joice)

Veronica 06/05/2012

Sensacional!
Quando vi esse livro na livraria pensei que seria mais um que leria e que gostaria, mas não foi exatamente isso que aconteceu. Ganhei de presente de amigo secreto e como tinha alguns outros livros na frente ele ficou para a virada de ano novo de 2011 para 2012. Devorei!
Julia, sua família e os novos amigos nos levam para uma história que poderia ser bem real, sofri junto com a protagonista e suas amigas. O que mais mexeu comigo foi a Operação Pão da Amizade. Impressionante como as pessoas se uniram de um modo que não era esperado e de uma maneira mais emocionante ainda!
Terminei a leitura querendo fazer o pão da amizade para meus amigos e distribuir o livro. Darien Gee descreveu a amizade entre pessoas diferentes pode dar certo e ser para sempre!
Quando terminei nem preciso falar que este livro se tornou um dos meus favoritos!
Miloca 06/07/2012minha estante
Ru, sua linda, amei o presente! Te amo!

Lygia 29/01/2012

O pão da amizade - Darien Gee
“O pão da amizade” narra a história de três mulheres unidas pelo sofrimento e por uma receita de pão, ambientada na pequena cidade de Avalon. Hannah, Julia e Madeline encontram na companhia uma da outra o caminho de volta à felicidade, apesar das personalidades distintas. Juntar histórias aparentemente tão diferentes, entre uma musicista, cozinheira e uma dona de casa que costumava ser impecável, mostra que, apesar de individualidades, quando se trata dos assuntos do coração e das emoções, somos mais parecidos do que imaginamos. Ovacionamos, rimos e nos entristecemos com as personagens. Torcemos para que superem seus medos e se reencontrem como indivíduo. Os personagens secundários, como Mark, marido de Julia, Livvy, Gracie, entre outros familiares e amigos, só torna a história mais realista possível. É interessante notar como esses indivíduos que participam diretamente ou indiretamente da dor das personagens principais se comportam, compartilham de suas dores e se mostram muito humanos, com suas falhas e acertos.

“As três ficaram ali sentadas, num silêncio entre confortável e desconfortável, dando um tempo a si mesmas antes de falarem, em voz baixa, sobre as questões do coração que nunca podem ser esquecidas”.
(Capítulo 8, página 99 da cópia não-comercial)

A autora encontrou um equilíbrio na narrativa, sem ser demasiadamente dramática em sua escrita. Senti que a leitura não é carregada, apesar de ser um romance/drama. Darien Gee conduz a trama de forma gostosa, sem linguajar complicado ou rebuscado, tornando o entendimento claro e fazendo a leitura fluir com velocidade. Muitos autores se preocupam em focar-se em descrições, diferente de Gee, que não utiliza desse artifício. Para a mesma, é muito mais importante para o plot ater-se aos sentimentos das personagens principais e secundárias do que a ambientação da história. A narrativa em 3ª pessoa e em capítulos alternados foi uma ótima escolha, proporcionando ao leitor uma visão ampla dos acontecimentos com todos os envolvidos. Apesar da impessoalidade desse tipo de narrativa, as emoções humanas foram retratadas de forma real e coerente. Não é meu gênero favorito de leitura, mas este fato não anula a experiência marcante que obtive com “O pão da amizade”.

Resenha em: http://brincandocomlivros.blogspot.com/2011/10/resenha-o-pao-da-amizade-darien-gee.html

Laura 23/12/2011

O pão da amizade - Darien Gee
Livro muito bem escrito e bastante tocante. Com personagens carismáticos e palpáveis, é um livro em que você faz você acreditar que aquilo tudo pode acontecer com você, seu vizinho, seu familiar. O que o faz acreditar no tema principal do livro que é o recomeço, a esperança. Bastante interessante, ainda mais quando se considera toda a construção da dinamica envolvendo o pão. Caso a autora consiga fazer algo tão fantastico quanto, estarei esperando.

Ana 08/10/2011

O pão da amizade
Darien Gee faz sua estréia com o pé direito. O pão da amizade é escrito de forma confiante e convincente, característica presente nas obras de grandes autores. Ela nos transporta a cidade de Avalon, onde consegue apresentar ao leitor cada personagem de forma única e bem peculiar.
O livro encanta já no primeiro contato, pois possui uma capa que representa muito bem o seu conteúdo. A história tem uma ternura que conseguiu alcançar meu ser já nas primeiras páginas e a maneira como fala de questões e sentimentos presentes no dia-a-dia faz com que uma reflexão sobre a vida seja inevitável. No decorrer da leitura me peguei fazendo diversas comparações entre as situações vividas pelos personagens e as que vivenciei sendo protagonista ou apenas espectadora. A forma como Darien faz com que a união aconteça a partir das tragédias torna a presença da amizade um laço valioso que deve ser cuidado dia após dia assim como o pão.
A leitura flui de uma maneira maravilhosa, leve e envolvente, tendo como principal característica uma viagem de um personagem ao outro, criando um elo entre os acontecimentos e a vida de cada um. A história de cada morador da cidade passa a ser importante e decisiva para as ações que irão surgir no futuro. Além disso a idéia de que um simples presente pudesse interferir de forma significativa na vida de todos enche a historia de um delicioso mistério e uma busca incessante por respostas começa.
É extremamente difícil largar o livro sem ler as próximas paginas e descobrir os próximos acontecimentos, fazendo com que a ligação entre livro e leitor seja única e indissolúvel até o final. A semelhança entre a realidade e a história contada no livro traz uma avalanche de sentimentos onde rir, chorar, sonhar e se emocionar são meros acontecimentos diante da grande vontade de poder fazer parte da trama.
A medida em que o final se aproximava tentei prolongar ao máximo a leitura, pois não queria me afastar do lugar mais terno que conheci. Ao virar a última pagina é impossível não sentir saudade dos personagens e uma profunda tristeza por ter chegado ao fim.
Durante toda a leitura fui tomada por sensações que me levaram até mesmo a sentir o aroma do pão e ficar com água na boca imaginando cada fatia sendo compartilhada. A vontade foi tanta que assim que conclui o livro não resisti e fui fazer parte desta encantadora corrente. Fiz o pão e compartilhei com todos aqueles que fazem parte da minha vida, junto com pitadas de amor, respeito e felicidade.
Na minha opinião o livro resgata valores que estavam esquecidos e faz com que cresça osentimento de amizade e união, trazendo junto a esperança de que um gesto pode mudar o mundo.