Eu fui a melhor amiga de Jane Austen Cora Harrison

Resenhas - Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria18243 03/01/2024

Esse livro ganhei de presente do professor de filosofia da minha escola... Eu fiquei tão emocionada quando ganhei mas vamos para o assunto principal! Esse livro me fez conhecer a Jane Austen e me fez dá boas risadas quando lia no ônibus, quando acabou eu me senti tão mal :( fiquei feliz pela Jenny Cooper no final e também fiquei grata por lê um livro que me fez bem!

Kézinha 20/09/2023

Desde o início, eu amei o livro. Já começa com muita emoção, e o decorrer da história é muito leve e boa de ler. A leitura fluiu tão rápido e gostoso, me apaixonei pelos personagens, fiquei triste quando acabou, mas compensou demais. Simplesmente amei!!!

â.m 10/09/2023

Eu não sei nem o que dizer, esse é o que eu. Vamo de clássico raíz nada de adolescente de 1711 tendo pensamento de gen Z

Kris28 15/08/2023

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen
Com ilustrações fascinantes e uma escrita divertida e leve, a leitura simplesmente flui. Apesar de ser um misto de ficção com fatos históricos, eu amei. O livro faz diversas referências às histórias nunca publicadas e os contos inacabados de Jane.

Jane é retratada como uma moça independente, sarcástica e inteligente, senti falta de momentos entre ela e Cassandra. Apesar de não se ter conhecimento se Jane tinha contato com seu irmão George, no livro mostra o carinho, preocupação e amor enorme que ela sentia por seu irmão apartado.

Resenhas_da_isa 09/08/2023

Este livro é uma fofura do início ao fim. É uma leitura leve e agradável, com cavalheiros galanteadores, bailes e uma jovem - Jenny Cooper - aprendendo a se apaixonar; desde o sentir o coração palpitar, e até conhecer o ciúmes e a decepção. Claro que sua prima Jane a ajudará, sendo sua confidente e conselheira. Jane Austen é retratada neste livro do que jeito que gosto de imaginar que deveria ser: espirituosa, criativa, divertida e cheia de personalidade! Já Jenny é uma menina bonita, amável e tímida, e devo acrescentar, que se apaixona e desapaixona fácil! Mas, no fim, ela faz a escolha certa!

"Essa era a característica principal de Jane, pensei enquanto fugia pelas escadas. Ela gostava muito de mim; eu sabia disso. Era sua melhor amiga, da mesma maneira que ela era minha melhor amiga, mas escrever sempre veio em primeiro lugar para ela."
Acho importante deixar claro que é um livro infantojuvenil, os protagonistas são adolescentes e a história é contada em forma de um diário. Digo isto, pois eu meio que esperava outra coisa quando escolhi o livro na biblioteca de meu colégio, o que me desanimou um pouco quando o iniciei, mas a leitura fluiu melhor quando fui me desapegando desta pequena frustração.
Jenny descreve as aventuras que as duas viveram durante o ano de 1791, quando ela morou por um tempo com a família Austen. Como a história se passa no século 18, há muitas referências a costumes e curiosidades da época. Eu, pessoalmente, adorei as partes que falavam das técnicas de conquista e namoro.Outra alusão fantástica foi a Revolução Francesa, fiquei encantada com a história e com esses pequenos detalhes.

"- Jane ? sussurro -, ajuda-me. Estou em sérios apuros. Não sei o que fazer. Ele está aqui. ? Quem? O amor da sua vida? O homem possuidor de seu coração? Ah, Jenny, Jenny, mostre-o para mim, eu imploro."

Obviamente, me deleitei em viver na casa dos Austens, ter Jane como melhor amiga e viver um romance tão doce, enquanto vivi como Jenny Cooper na leitura desta obra. E, enquanto lia, eu me perguntava todo o tempo o quanto da história seria criação da autora e o quanto teria sido real, portanto quando cheguei nas últimas páginas onde há a "nota do autor" fiquei maravilhada em descobrir o quanto da história foi realmente verdadeira.

Outro ponto que não pude deixar de não citar são as ilustrações desde a capa, muito bem feita por sinal, às ilustrações ao longo do diário. Elas são tão simples e graciosas, com toques tão delicados.
Fiquei morrendo de vontade de começar a ler os livros de Jane Austen, sempre fiquei muito curiosa e me interessei muito por vários títulos da autora. Depois que encontrei esse livro, me encantei ainda mais em me aprofundar nesse universo.

Yasmim 17/07/2023

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen
Confesso que já faz um tempinho que li esse livro, mas eu não poderia deixar de registrar aqui as minhas impressões. Quando eu vi esse livro na biblioteca, estava a procura de um livro de época, e ver o nome da Jane Austen na capa foi o suficiente para me fazer ter certeza que aquele seria o meu escolhido da semana. O livro conta uma escrita leve e também com uma protagonista cativante. Um ponto que gostaria de ressaltar nessa história foi a participação de um personagem portador de deficiência física, e como as pessoas da época lidavam com isso. Sei que esse não é o foco principal da história, mas com certeza foi algo que me prendeu a atenção. De maneira geral, o livro é incrível e vale muito a pena ler.

vivvps 05/06/2023

Meu Deus, esse livro!!!
ele é simplesmente perfeito, amo demais livros de época e envolvendo Jane Austen, eu fico literalmente assim: ??????????
obrigado Cora, por escrever tal obra de arte! ???

skuser02844 10/05/2023

É basicamente a história de duas primas que se chamam jane, no inicio elas estao em um internato e depois que uma fica doente as duas sao mandadas para casa, e depois disso a historia vai repassando o cotidiano delas e festas na epoca e bastante romance, é bem divertido e refrescante Foi uma leitura bem leve, e gostei bastante pelo menos quando eu era adolescente. Pretendo reler e ver como me sinto com o livro agora adulta

Itsme_iza 15/04/2023

Nota 9/10
Acho que foi um dos melhores livros que eu li da biblioteca da escola, eu li em mais ou menos 10 dias (o prazo de devolução) e esse livro me prendeu bastante.

Eu amei a leitura, é mais leve, é um livro mais voltado pro público juvenil mesmo. Não espere o estilo de livro da Jane Austen.

Esse livro se passa em 1771 se eu não me engano e narra do ponto de vista de Jenny, ? afinal é o próprio diário dela ? prima e melhor amiga da amada Jane Austen, a famosa romancista da Inglaterra, autora de muitos livros, como orgulho e preconceito e Persuasão entre outros (admito que não li nenhum livro dela). Relata acontecimentos e aventuras da adolescência das duas, Jenny a tímida, divertida e adorável junto com a criativa, irônica e apocalíptica Jane Kkkkkk

Eu admito que fiquei com um pouquinho de raiva da Jenny em alguns momentos mas ela ganhou meu coração.

Eu achei muito legal o fato de vários romances estarem se desenvolvendo na vida delas, principalmente da Jenny ? a qual é focada a história ? e ela superando paixonites e entendendo os jogos e flertes dos garotos.

Com os desenhos incríveis da Jenny e rascunhos de ?possíveis coisas para adicionar em romances? da Jane no diário.

Eu adorei a leitura. De 0 a 10 minha nota é 9

Taires2 13/04/2023

O livro que me introduziu ao mundo do romance...
Li esse livro a anos, quando eu ainda estava começando minha adolescência e fui sugada com a primeira história de amor que li. Esse foi o primeiro "livro grande'' que li, fiquei tão orgulhosa de mim mesma por isso. Ele foi crucial para entrar de vez no mundo da leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5