Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Lais544 01/02/2024

Persuasão
O livro todo é uma grande fofoca onde Jane Austen narra o cotidiano da burguesia safada e faz uma crítica à arrogância e o elitismo, que dinheiro não significa honestidade e caráter e que a aristocracia deve morrer (talvez nessa última parte eu tenha exagerado um pouco rs).

A personagem principal, Anne (sem defeitos, nunca errou) foi persuadida a meter o pé na bunda do pobre coitado sem títulos por quem ela era apaixonada, até que 8 anos depois ele volta todo trabalhado no ouro e condecorado capitão da marinha pra esfregar na cara da família safada dela que agora a madame tá rica e eles vão ter que engolir. O romance tem um drama tranquilo, sem grandes reviravoltas e a escrita apesar de ser rebuscada é também fluida. A parte mais difícil foi saber quem era quem pq metade dos personagens se chamavam Charles, PELO AMOR DE DEUS, custava colocar um Enzo, um Theo, um Gael...? cof cof
No geral, eu gostei, mas não amei. Achei fraco comparado aos outros da mesma autora.

Adendo: esse livro deveria vir com um aviso alertando insalubridade ao ler as partes que a Mary aparece. Sem condições, só deus sabe o quanto eu sofri com essa insuportável.

Hellen 16/02/2024minha estante
MEU DEUS, SIM!!! CONCORDO COM TUDO

Rafaela 01/02/2024

Adoro os livros da Jane Austen, no final do livro existe um final alternativo, o qual ela alterou, e não poderia ser melhor. Final perfeito.

Bru Euclides 01/02/2024

Persuasão
A autora tem o poder de escrever com detalhes o que se passa na vida de Anne, sua família e um amor antigo.
Porém, achei o livro difícil de ler, os mesmos detalhes que enriquecem o livro, deixam a leitura pesada.
Apesar disso, é um clássico, que vale a pena insistir e terminar de ler.

Luna 31/01/2024

Persuasão
Meu primeiro livro de Jane Austen.
Nossa como eu aproveitei essa leitura, foi uma coisa mais calma por ser mais sobre o cotidiano dessas pessoas, mas ainda sim com conflitos que nos traziam Curiosidade e descrições muito lindas mesmo por assim dizer.
Eu me identifiquei bastante com a Anne, a forma como ela valoriza e enxerga as relações familiares, como ela fala sobre o amor da vida dela e as relações com os amigos, é tudo muito sincero e que realmente me cativou.
Não foi 5 estrelas porque ainda achei o inicio um pouco confuso e lento, mas de me conectar com esses personagens, fico muito feliz de ter lido essa história.

isa farinacio 31/01/2024

Jane é Jane, não tem muito o que dizer sobre isso (maravilhosa!)
Fiquei impressionada, já tinha lido antes mas faz tanto tempo que me surpreendi com alguns detalhes hahaha
Acho que dá primeira vez não tinha tanta experiência com livros com uma linguagem mais "difícil", então sofri um pouco pra acompanhar a história, mas dessa vez fluiu super bem
Só achei que o final foi meio rápido demais, queria um pouco mais de detalhes
Mas enfim, adorei reler

rebecaferrazq 30/01/2024

5 estrelas
Persuasão, como os outros livros de Jane Austen, não é apenas para entreter, não mesmo. É fácil notar que cada personagem carrega em si muitos ensinamentos; seja do que fazer, ou do que não fazer. Sem que hajam vilões ou mocinhos, pois a autora aponta erros e acertos em todos, fazendo com que vejamos que assim também é na nossa realidade. Além de apenas apontar, sua escrita evidencia seu objetivo de instruir seus leitores, não apenas narrando fatos, mas sutilmente valorizando certas atitudes em detrimento de outras. Em outras palavras, me sinto lendo um manual de boas maneiras kkk.

Falando de Anne Elliot em específico, é a protagonista mais madura das que li de Austen, tanto de idade quanto de personalidade, e isso foi bem marcado durante a leitura. Chegou um ponto que, sinceramente, pensei: ?Anne não erra?? pois sua sabedoria surpreendia por diversas vezes. Anne é certamente uma referência para os dias de hoje. Em tempos onde apenas se busca o benefício próprio, ela mostra que o dever sobrepuja os impulsos, e que escolher o caminho mais difícil, traz recompensas ? nem que elas sejam o prazer de saber que se agiu corretamente.

Recomendo muito a leitura!

Priscila683 30/01/2024

Persuasão
Primeiro romance que leio da Jane Austen. Em breve, lerei os outros. Só tinha visto os filmes e, claro, tinha me apaixonado pela estética, casais e clima bucólico das histórias. Persuasão foi o último romance da autora, parece que ela ainda iria melhorar ou lapidar ele até publicar. Senti que faltou mais diálogos, não gostei que a grande maioria ela apenas descrevia como que a conversa tinha acontecido, queria mais detalhes nesse sentido. Mas isso não estragou a leitura. Só o jeito que ela enaltecia as qualidades da protagonista, talvez pra dizer pro leitor o quanto ela era digna do amor verdadeiro e da felicidade, me fez gostar menos de Anne.

@Umpouquinhodemim 30/01/2024

Persuasão
Os livros de época têm um charme todo especial, adoro essa atmosfera romântica refinada da época, mas confesso que às vezes a espera pelo desfecho do romance pode ser um pouco frustrante, e também achei a leitura bem morna, ainda mais quando os personagens ficam se esquivando um do outro por muito tempo, dá vontade de entrar na história e dar um empurrãozinho.

Gabriela3346 29/01/2024

O segundo livro da Jane Austen que li, gosto muito da escrita da autora que, apesar de ser utilizada uma linguagem mais antiga pela época em que o livro foi escrito, é uma leitura rápida e agradável.

Barbie 28/01/2024

Amei
Livros de época me deixam confusa no início, mas eu amo!!!!
Acho lindo a forma como o romance acontece? eles cortejam, como eles são cautelosos, mas odeio a enrolação e a distância que ficam uns dos outros

Cássius 28/01/2024

Dá para evitar comparações?
Não gostei do início da obra, que me bombardeou com inúmeros personagens e poucas palavras sobre eles. Senti que não foi fluido - como em Orgulho em Preconceito. Aqui, não temos tempo para nos ambientar e nos acostumar com tantas personagens e suas relações de amizade e parentesco. Somente lá pelo capítulo 5 foi que comecei a me sentir mais à vontade com isso.
Outra coisa que me incomodou foi a repetição de nomes de personagens em relação à outra obra. E uma moça com todos os dotes a quem se possa chamar de uma perfeita dama; uma irmã mais ignorante e fútil; um amor que inicialmente não poderia acontecer e com seu ápice em uma carta de declaração. Sem falar do ambiente, da sociedade e dos costumes.
Sim, tudo isso me incomodou, pois inevitavelmente fiz comparações.
Porém, ao afastá-las, o livro é agradável e a leitura é leve. Seu tamanho é suficiente para contar essa história de modo a nos entreter.
Apesar de não ter apreciado essa obra tanto quanto a outra, que é motivo de minha comparação, também encontrei nesta boas horas de leitura com um interesse genuíno por seu desfecho.
Obrigado, Jane Austen, por ter criado esse gênero que nos faz rir, ansiar e xingar um ou outro personagem - em pensamento - por ser tapado.

Eliana Cristina 28/01/2024

Gostei muito do livro, para mim não foi uma leitura cansativa, foi uma leitura muito prazerosa. Desde o primeiro capítulo já fiquei envolvida e querendo saber mais.

A história foi muito bem construída, todos os personagens foram bem inseridos, de modo que cada um teve uma função para fazer a história se desenvolver; personagens cativantes, e outros, nem um pouco.

Agradeço ao clube de leituras por me fazer conhecer essa obra.
Agora quero ler mais livros da autora.

Maria.Florentino 28/01/2024

Podemos persuadir o tempo de uma paixão?
Comecei a leitura despretensiosamente, no início estava confusa, pois a história não começava com o romance característico. Com o passar dos capítulos, a história foi tomando forma; acredito que esse romance foi mais bem construído e refinado, por conta do desenvolvimento dos personagens, é nítido visão mais amadurecida de um amor avassalador. Jane conseguiu transmitir os dois lados da moeda, onde você tem o lado do arrependimento e culpa, e do outro paixão e ressentimento, porém sempre existe a esperança de um amor maduro e claro, arrebatador. Posso afirmar que é uma obra
bem feita e com várias referências da época da autora. Recomendo a leitura, para quem espera um romance diferente dos clichês!

flaris_ 27/01/2024

Fatos ou opiniões que passaram pelas mãos de tantos...
"Fatos ou opiniões que passaram pelas mãos de tantos, sendo deturpados pela tolice de uns e pela ignorância de outros, dificilmente poderão ter alguma veracidade."

Este livro não foi pra mim. Li por ter uma das cartas mais românticas da Jane Austen, mas não achei os personagens interessantes, e é um romance (o romance do casal também) beeeem lento. É curto, mas pensei em desistir da leitura várias vezes.
Adoro a escrita da autora e como ela retrata a sociedade daquela época, só achei bem fraquinho mesmo, tanto a narrativa quanto os personagens.