Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Dri 05/07/2022

O último romance de Jane Austen
Foi uma releitura, que só confirmou porque esse é um dos meus livros favoritos da vida. O amor de Anne e Frederick é lindo, e a construção da personalidade e da maturidade de Anne é de uma sensibilidade inigualável. Anne, aos 19 anos, tomou uma decisão a favor dos preconceitos da sociedade de sua época e passou oito anos colhendo a tristeza como consequência. Agora, ela tem que enfrentar a volta de Frederick, rico, cobiçado e aparentemente inatingível para ela. Com uma delicadeza extrema, Jane Austen nos presenteia com uma heroína factível, que fez uma escolha que a tornou infeliz e que, 8 anos depois, tem uma segunda chance de felicidade. Anne é madura, sensata, valorizada por amigos e vizinhos, exceto por sua execrável família (pai e irmãs). Para você que nunca leu esse romance, leia. Aqui você terá o melhor de Jane Austen: a plena maturidade dessa escritora incomparável.
Miqueias 05/07/2022minha estante
Amo esse livro?

iarakessia 05/07/2022minha estante
amo esse livro e amei seu comentário + sinopse. printei ?

Dri 05/07/2022minha estante
Obrigada! Amo essa história.

nalets 23/03/2021

um livro mais levinho, meu primeiro clássico
admito que no início senti uma dificuldade em entender as relações entre os personagens, era muita coisa ao mesmo tempo. senti falta também de uma cena de beijo ?
gostei muito da história do casal principal, como tudo acabou pra eles, achei bem desenvolvido. eles dois são muito cativantes.
o fim é meio previsível, mas terminei de ler feliz :)

Nat Axer 12/03/2023

"Basta lhe dar um livro, e ele passa o dia inteiro lendo."
Anne e Frederick se conheceram muito jovens e viveram uma grande paixão e viviam sonhando com seu casamento. Porém a posição inferior de Frederick e sua instabilidade na atual profissão naval, fez com que a família de Anne não aprovasse o casamento, fato que acrescentado a desaprovação do relacionamento deles por sua amiga Lady Russell, persuadiu Anne a romper o compromisso.
Anne é uma personagem carismática, inteligente, bondosa, sensata, e tem uma alma caridosa, mas que raramente faz prevalecer suas vontades, priorizando sempre, as necessidades e desejos dos outros e isso faz de Anne uma moça reservada, e que acaba sofrendo calada a perda do seu grande amor.
Já Frederick não é nada menos que um perfeito cavalheiro, mas ele ficou desolado e de coração partido com o término do noivado e envergonhado partiu, seguindo seus planos na carreira de marinheiro, com a intenção clara de nunca mais voltar.
Oito anos depois, Anne ainda não superou o amor que sentia por Frederick e continua firme na sua ideia de nunca se casar. Mas o caminho desses dois acabam se entrelaçando novamente, e Anne sofre ainda mais lembrando da decisão errada que tomou ao terminar o noivado com Frederick.
E isso só piora quando ela descobre que o Frederick agora é capitão e está a procura de uma esposa, e Anne por estar muito próxima dele acompanha todo esse processo sofrendo ainda mais, por ainda amá-lo e não saber se ele ainda corresponde os sentimento dela. Mas Frederick não aparenta estar tão imune aos sentimentos do passado quanto ela, e por isso, se mantem frio e distante.
Ao decorrer do livrinho, vemos os encontros e e os desencontros desse casal, que luta para superar as magos e as dores do passado.
Como todo livrinho da Jane, esse livro é repleto de humor e doses de ironia, e descreve pontos comuns à época, como o preconceito, a elitização e a discrepância social. Confesso que me emocionei muito com esses dois e torcia o tempo todo para eles superarem o passado e ficarem juntos!

Bea 19/05/2020

É um excelente livro de romance clássico.
Esse livro tem uma leitura muito gostosa e ela flui, não dá vontade de parar de ler, pois você quer saber o que aconteceu no final. É uma história linda, cheia de detalhes e amor, onde no final tudo da certo. Teve momentos que fiquei com medo, outros que fiquei curiosa, e muitos outros que fiquei apaixonada. É um livro que te prende do início ao fim, ele aquece o coração.
O finalzinho, último capítulo eu não gostei da abordagem da autora, ela começou a falar diretamente com o leitor resumindo os acontecimentos.
A leitura é um pouco complicada já que foi escrito a muitos anos, tive algumas dificuldades, algumas partes tive que ler mais de uma vez.
Lido em: 1 semana, 2020.
Capitão e Anna..

Amanda 29/06/2022

Gostei bastante
Nunca pensei q esse livro ia me tirar de uma ressaca ??? mas foi o q aconteceu.. tem gente q diz q a jane austen é meio fútil, e eu concordo, e por isso q amo kkkk muito bom esse mundo dela da classe média alta q só se preocupa em ir lá tomar café com os vizinhos. Enfim, gostei mt da protagonista e do mocinho, foi um dos poucos romances q li q n passei raiva com nenhum deles. Queria até q o livro tivesse mais páginas pq n me importaria de acompanhar eles um pouco mais. Também gostei bastante sobre esse assunto da persuasão, e de como é difícil saber em qual situação vc deve escutar os outros ou seguir sua própria intuição. Muito bom!

amanda3913 18/01/2022

Persuasão
Achei chato. Como tinha amado orgulho e preconceito pensei que iria gostar deste também, mas criei expectativas demais e me decepcionei.
Ana 18/01/2022minha estante
Tenta ler Emma, eu tô gostando bastante em especial Persuasão é o próximo que eu leio da Jane Austen

amanda3913 18/01/2022minha estante
Talvez eu leia!! Gostei muito da escrita da Jane e pretendo continuar as obras dela.

ana 17/05/2020

não me prendeu
não consegui me envolver com o enredo ou os personagens. apesar disso, a história representa uma visão revolucionária quanto a casamentos ? em relação à época em que foi escrita.
Sa 17/05/2020minha estante
Sim. Em relação a época é bem revolucionária. Mas a forma como ela.via a sociedade em que estava inserida na época tbm era revolucionária.

bea 02/10/2020

existem duas beas: a de antes de ler a carta do frederick e a de depois de ler a carta do frederick
sami 07/10/2020minha estante
essa carta é simplesmente tudo.

Jheinis.Duarte 29/05/2022

Recomendo ler com paciência e atenção.
No início a leitura é bem maçante, cheguei a pensar que não iria me conectar com a leitura, tive medo de desistir, deixei de lado por alguns dias e quando retomei a leitura, ela fluiu bem melhor. Sempre digo que gostar ou não de um livro tb depende do nosso estado de espírito. Senti falta de foco no começo do livro e dos diálogos que a Jane Austen constrói com maestria, mas logo vieram e me transportaram para esse cenário do Séc 19 construído de forma bem cativante. Eu amei as rotinas, a crítica a sociedade da época, a construção dos personagens com suas qualidades e seus defeitos. A personalidade da personagem principal me incomodou por um tempo, mas logo descobri que era isso que a tornava tao real, e pra mim é o que torna a escrita da Jane Austen tão autêntica e eu simplesmente sigo amando.

Drii 17/09/2022

Como amo ler livros da Jane Austen e esse me deixou apreensiva rsrs pq nossa 8 anos sofrendo e esperando por um amor da juventude é difícil de se imaginar.
Tatiana 17/09/2022minha estante
Esse é meu livro favorito da Jane Austen. ??

Criadora de conteúdo 12/05/2022

PERSUASÃO "Jane Austen"
??RESENHA ??

Livro: Persuasão / Autora: Jane Austen / Editora: Martin Claret / Gênero: Literatura, Romance / Páginas : 286

? Jane Austen narra em Persuasão a história de Anne Elliot como protagonista que sofre uma grande indiferença de sua própria família, ficando nítido a preferência do pai pela outras filhas, onde Anne só é requisitada na urgência de algum problema, fazendo com que todos abusem de sua característica solidária, tranquila e reservada.

A história se passa no período de guerra, época de restrições femininas e convenções sociais desfavoráveis para quem não possuía nenhum dote.

Na falta de apoio familiar, Anne estabelece um vínculo de amizade e confiança com Lady Russell, que recorre sempre que precisa de algum conselho, é nesse momento que Russell, com todo seu poder de Persuasão coloca a felicidade de Anne em risco em prol das ideologias da época, com as melhores das intenções,porém, afastando seu grande amor em prol das convenções sociais.

?? Este clássico te faz refletir primeiramente, que uma pessoa com poder de Persuasão pode mudar todo um contexto histórico, persuadir com ideologias favoráveis para a mesma, não significa que seja favorável para a outra . Também mostra com total clareza, que pedir e ouvir conselhos alheio, não o torna algo absoluto pra sua vida, mas que acima de tudo, seus ideais, objetivos e felicidade só dependerão de sua própria intuição e escolhas.

Apesar de gostar da linguagem, que todo bom clássico possui por conta da época em que é escrito, se torna um pouco difícil o entendimento, fazendo a leitura ser mais demorada. Favoritei " Orgulho e Preconceito" de Jane, porém, "Persuasão" não, mas....
É uma leitura admirável, onde o leitor precisa ter a sensibilidade de entender as críticas sociais que Jane manifestava em forma de romance em um período que mulher não podia ter voz.

Isya Ferreira 23/09/2020

Enfim...
O livros tem poucas coisas que li tudo rapidinho nossa. Adorei demais ele, passou ser um dos meus livros favoritos.

Vivi 11/07/2021

Persuasão
O segundo livro que leio da Jane Austen e me apaixono a cada dia mais pelos livros dela. Persuasão foi divertido e me deixou ansiosa a maior parte do tempo, pelo que li ela sempre junta os casais nos últimos capítulos e me deixou tão curiosa para ler, admiro muito a autora.
Recomendo demaaaaais

Povidaiko 21/01/2024

Uma das ótimas obras de Jane Austen
Escolhi esse livro para ser a minha primeira leitura de 2024 por ser um livro curto. Me surpreendi.
Não é o primeiro livro de Jane Austen que eu leio, já tinha lido "Orgulho e preconceito". Agora adiciono mais um a coleção.
Comecei lendo o livro achando que não poderia acabar gostando de Anne e Wentworth tanto quando eu gosto da Elizabeth e Mr. Darcy e me apaixonei pelos dois, o jeito da Anne uma jovem tão bondosa e certa das suas decisões e Wentworth que mesmo depois da rejeição dela (Anne) continuou apaixonado por ela mesmo depois de 8 anos. Peguei um carinho muito grande pelos personagens e o livro nos mostra que se for para ser, vai ser.

Recomendo Persuasão para qualquer pessoa que tiver a oportunidade de ler essa obra.
Stella 21/01/2024minha estante
Amo tanto! Um dos meus favoritos dela