Persuasão

Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Eduarda Avila 18/04/2021

Confesso que não foi uma leitura simples, havia palavras cujas ainda não sabia o significado e a formalidade na qual o texto foi escrito também dificultava a leitura. Já havia tido tentativas de ler o livro várias vezes, contudo me faltava interesse por conta da dificuldade de compreender alguns trechos. Apesar de tais empecilhos, após me envolver com a leitura, a história me atraiu para que eu a lesse rapidamente, ainda sim tendo que recapitular algumas páginas para melhor interpretação.
É perceptível a época em que o Jane Austen escreveu o livro pois ao decorrer da leitura me deparei com situações que remetiam a existência de um clero e de sacerdotes, e devido ao fato de que a mulher não poderia herdar a fortuna de seu pai ou marido, somente o homem de parentesco mais próximo o poderia fazer (como exemplo o primo distante de Sr. Elliot que iria herdar sua fortuna ao invés de suas três filhas), além de que mulheres de alto padrão não poderiam casar-se com homens menos privilegiados pois isso era visto com desprezo pela sociedade, como se a mulher não tivesse respeito por si. Também é notório que se passa no período do romantismo pois há várias características românticas como a intensidade dos sentimentos que como leitora, foi possível ter alteridade com os personagens, mesmo que fictícios.
Apesar de que, como já citei, é uma leitura um pouco complicada para quem não está habituado a ler livros de época, a história me atraiu bastante. Adorei tê-la lido e não me arrependo de ter optado por este livro. O que mais me surpreendeu foram os últimos capítulos, inclusive o capítulo excluído pois era totalmente inesperado. Em diversos momentos pude sentir a aflição e as magoas dos personagens, o que fazia-me ter mais atração pela leitura. Não mudaria nenhum acontecimento do livro e recomendo-o para as pessoas que gostem de livros de época ou de romances.

Mah 27/10/2020

af
eu gostei da história, só que não gostei do livro, não terminei de ler, pra descobrir o final eu vi o filme mesmo

reconheço quem gosta mas eu odiei
@fadakukalivros 23/11/2020minha estante
Tem filme ??? Quero ver

Diana 31/07/2022

Um dos meus preferidos
Eu não estava preparada para esse livro! Ele me surpreendeu muito, um dos melhores de Jane Austen! A história muito bem construída e os personagens envolventes me deixaram com o coração palpitando em diversos momentos. Anne é uma personagem madura, linda e muito íntegra!

Bruna 02/09/2022

Tanto a se refletir, não imaginei que iria gostar da obra como gostei. Por vezes me vi em Anne, e o desenrolar da historia traz os personagens bem definidos. Queria mais detalhes no final? Sem duvida. Mas foi uma leitura gostosa e indico.

Camilla 03/11/2022

Eita tédio...
Ah gente, me perdoem os fãs da Jane Austen, mas eu super não gostei dessa obra, eu estou chegando nos 95% do livro e não consegui me prender a nenhum personagem e nem nenhum fato da história foi tão bombástico que me fizessem gostar um pouco mais dela...
É o primeiro livro da Austen que eu leio e comecei por esse porque ouvi dizer que era o melhor, mas me decepcionei... vocês também sentem o mesmo?? Espero que um dia eu dê chance a outro livro dela e que eu possa mudar a imagem que ficou, mas estou com ressaca literária após esse livro hahah
Sabrina 03/11/2022minha estante
Concordo

Gigi 03/11/2022minha estante
Nem lê os outros kk

Susane 03/11/2022minha estante
esse livro é muito melancólico, orgulho e preconceito teria sido melhor como primeira leitura, os outros nem vou recomendar kkk

Camilla 03/11/2022minha estante
kkkkkkkkkkk mds, ainda bem que agora eu não to me sentindo tão estranha assim com os comentários de vocês kkk já tô é com medo de ler orgulho e preconceito e o tombo ser maior

Débora 15/01/2023

Dualidade
O que seria melhor? Ser uma pessoa de caráter mais resoluto (aquela que seria obstinada, firme em seus desígnios/projetos; e poderia ser descrita, em certas situações, como ?cabeça-dura?) ou ser uma pessoa de caráter mais influenciável (aquela que escutaria conselhos, opiniões e poderia, em algumas ocasiões, deixar-se levar por palavras de terceiros)?

Jane Austen, nessa obra, traz esse conflito. A personagem Anne (que fora persuadida por Lady Russell a não se casar com Wentworth) contrapõe seu próprio caráter ao de Louisa (que não aceitou o conselho de Frederick, saltou uns degraus e ficou gravemente ferida). Anne refletiu e concluiu que a firmeza de caráter, como todas as qualidades do espírito, devia ter as suas medidas e os seus limites.

Dessa forma, a firmeza de desígnios não pode nos tornar alguém inflexível, assim, podemos ouvir e seguir alguns conselhos (obviamente, de pessoas seletas), sem renunciar quem somos.
mirianbezerra 15/01/2023minha estante
PRECISO LER ESSE

Sheilla.Souza 15/01/2023minha estante
AMO DE CORAÇÃO ??????

Mari 15/01/2023minha estante
Perfeito!??

Thauany 23/04/2023

Mais um desafio literário concluído
Consegui bater minha meta de ler todos os livros da Jane Austen para falar com propriedade que a escrita dela não é pra mim e romance histórico e de época também não , é fofo comparado ao momento histórico mas são muitas páginas de nada sobre nada , enfim valeu a experiência, rendeu ressaca literária e é sobre isso.

Gabymsz 28/02/2023

Eu tive um pouco de dificuldade de me adaptar com a maneira que Jane escreve, os numerosos personagens com nomes complicado... a leitura passou a me envolver mais do meio do livro em diante. Por isso não dei 5 estrelas, somente por isso.
Percebi que a escritora trabalha muito bem o caráter e a personalidade dos personagens antes de destrinchar a história. O que foi um ponto positivo, porque Anne, a personagem principal é encantadora, a melhor personagem do livro, acredito que propositalmente.
O casal principal tem uma química incrível, foram muito bem pensados, eu queria que tivessem tido mais demonstrações e declarações abertamente, mas o desfecho da história deles não poderia ser melhor.
A história nos traz a reflexão que ter amizades verdadeiras invés de formar alianças apenas por conveniência, nos oferece leveza e benefícios honestos.
Um romance leve e á moda antiga, muito bom!
maria.colins 28/02/2023minha estante
esse livro é perfeito! é sobre a escrita da Jane Austen, ela realmente descreve bastante os personagens da história antes KKKKKK mas é perfeitooo

Isabella658 21/03/2023

Não é o melhor, mas ainda sim muito bom.
Eu amo a escrita da Jane Austen, amo ler sobre o dia a dia dos personagens. Depois de ler tantos livros com um milhão reviravoltas, diversos plot twist e coisas absurdas/grandiosas, ler um livro calmo assim é reconfortante.
Não acontece nada que seja um evento. Você pode esperar sempre pelo menos um casamento de um livro da Jane, e aqui tem um bem inesperado. Acontece outras coisas inesperadas também, mas tudo muito tranquilo ao mesmo tempo. As coisas são mais sutis, tudo é na base da fofoca e da indireta e o romance acontece nos detalhes.
Não é o melhor romance da Jane, o casal mal interage e só vão ter momentos bem depois da metade. Isso em parte porque eles já começam se amando. Até que, por influências de fora, tudo deu errado. Então é um romance sobre segundas chances.

As críticas aqui são perfeitas, amo que a escrita da Jane envelhece muito bem, 1818 e ela já fazia discursos feministas e criticava os ricos mesquinhos. Além de criticar demais o casamento, é até difícil saber se ela amava ou gostava, porque fala mal e ao mesmo tempo coloca no mínimo um casamento no meio da história.
Anne é a protagonista que mais amei, muito amável, e Fred parece ser também, porém não vi muito dele quanto os outros protagonistas masculinos.

Enfim, é minha leitura conforto. Apesar de levar mais tempo pra ler, sempre termino de coração quentinho.

Obs.: li os 2 finais e cheguei a conclusão que ainda bem que a Jane escreveu um melhor, porque o primeiro final escrito foi muito corrido e muito mais sem graça.

Brena Lima 31/05/2020

Autobiografia
Jane Austen deixou o seu adeus neste livro. Colocou o que tinha de mais profundo em sua vida e nos presenteou com uma história simples e gigante ao mesmo tempo. Sempre que leio, penso que por trás de Anne Elliot ha uma Jane jovem e apaixonada.
Leitura e . 31/05/2020minha estante
Oii.. bom diaa, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro hoje!! Te espero la! Obrigado ?

@leituraeponto

Dri 05/07/2022

O último romance de Jane Austen
Foi uma releitura, que só confirmou porque esse é um dos meus livros favoritos da vida. O amor de Anne e Frederick é lindo, e a construção da personalidade e da maturidade de Anne é de uma sensibilidade inigualável. Anne, aos 19 anos, tomou uma decisão a favor dos preconceitos da sociedade de sua época e passou oito anos colhendo a tristeza como consequência. Agora, ela tem que enfrentar a volta de Frederick, rico, cobiçado e aparentemente inatingível para ela. Com uma delicadeza extrema, Jane Austen nos presenteia com uma heroína factível, que fez uma escolha que a tornou infeliz e que, 8 anos depois, tem uma segunda chance de felicidade. Anne é madura, sensata, valorizada por amigos e vizinhos, exceto por sua execrável família (pai e irmãs). Para você que nunca leu esse romance, leia. Aqui você terá o melhor de Jane Austen: a plena maturidade dessa escritora incomparável.
Miqueias 05/07/2022minha estante
Amo esse livro?

iarakessia 05/07/2022minha estante
amo esse livro e amei seu comentário + sinopse. printei ?

Dri 05/07/2022minha estante
Obrigada! Amo essa história.

Tamires 07/04/2020

Tão lindo!
Como não amar tudo que essa mulher escreve?
Esse livro é mais lento, arrastado, mas tão bem escrito. A gente consegue conhecer a personalidade de todos os personagens (e são muitos).
O modo sutil como Anne e Frederick se relacionam. Às vezes sem trocar nenhuma palavra.... Mostra uma cumplicidade incrível. É tudo tão discreto e, mesmo assim toca tanto. A gente quase se sente como se fosse a Anne ao sentir o olhar do capitão sobre ela.
Enfim. Me disseram que esse livro era fraquinho mas, eu discordo. É lindo e vale muito a pena dedicar algumas horas a ele.

itsfabiantunes 26/12/2023

Persuasão
O preço que pagamos por permitir a influencia direta de outras pessoas em nossa vida pode ser eterno(boatos que o eterno se refere a propria Jane Austen), ou durar 8 anos.?

O desenvolvimento dos personagens principais de Persuasão é perfeito de se acompanhar e mostra que:

por mais que nossa juventude seja repleta de "persuasoes" de outras pessoas sobre nossas formas de pensar, o amadurecimento do ser humano traz consigo a decisão de cumprir o propósito da sua propria vida.

ps: soube que esse livro é uma autobiografia de Jane Austen, só não favoritei pq demora um pouco para ele realmente desenvolver MAS VALE MT A PENA.

Joana 23/03/2023

Não acredito que esse foi escrito pela Jane Austen
Foi uma chatisse do início ao final, nem a fofoca segurou as pontas do plot, mas a Jane consegue fazer maravilhas com as palavras mesmo assim!