A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

clarinha 08/04/2024

?mas há jogos muito piores do que esse.?
Mal terminei essa trilogia, e já estou com saudades. jogos vorazes é um livro excelente. acho que todos as pessoas deveriam lê-lo. é uma leitura fluida, descontraída, divertida, emocionante, e muito mais! é um misto de emoções a cada página. algumas mortes me deixaram extremamente triste, principalmente a do finnick e da prim, gostava demais de ambos. houveram momentos no livro que acabei não compreendendo com tanta clareza em relação a vizualizações dos lugares, isso me incomodou um pouquinho, mas não interferiu em nada, amei o livro do mesmo jeito. foi muito interessante ler os pensamentos sobre a saúde mental dos personagens, principalmente da katniss, e sinto que a esperança foi um livro diferente dos outros dois, justamente por ele ser mais voltado aos traumas e sequelas que os personagens terão que carregar ao longo da vida por causa dos jogos. pensar muito sobre o que a capital fez com peeta me da mil crises de choro e me pega ainda mais o fato de que ele nunca mais vai ser aquele menino de antes (snow eu te odeio). o romance entre a katniss e o peeta é algo muito puro, fiquei bem feliz com o final, eles finalmente ficaram juntos. sempre soube que o que eles precisavam para ajudar a se curar era apenas um ao outro. recomendo demais!! ????

Fabiana 08/04/2024

A esperança em um Redentor
O livro é o encerramento da trilogia dos Jogos Vorazes. Achei o livro bem arrastado. Parece que a autora ficou tentando esticar a estória. Mas, é bem interessante. Quase no final do livro, a história toma proporções mais interessantes. É bem interessante ver o quanto a humanidade vive em busca de esperança, mas no fim percebe que enquanto tivermos esperança nos poderes, nessa realidade, somos manipulados. O que nos resta é a decepção.
Senti a decepção da Katniss, ao perceber ser joguete dos poderes. E considero o diálogo da Katniss com o Plutarch o resumo do livro.

?- Você está se preparando para mais uma guerra, Plutarch?
- Ah, não agora. Agora estamos naquele período tranquilo onde todo mundo concorda que nossos horrores recentes jamais deveriam se repetir - diz ele - Mas o pensamento em prol do coletivo normalmente possui vida curta. Somos seres volúveis e idiotas com uma péssima capacidade para lembrar das coisas e com uma enorme volúpia pela autodestruição. Mas quem sabe? De repente vai ser isso mesmo, Katniss.?

Ou seja, a humanidade não consegue sozinha. Precisa, de fato, de um Redentor!

Tata 07/04/2024

" Mas há jogos muito piores do que esse.."
Só duas palavras, QUE LIVRO...
não sei oque dizer, aí da estou tentando digerir essa trilogia,mas sem dúvidas foi um final aceitável e incrível....
PS:
PEETA MEU AMOR

Nandaa! 07/04/2024

A Pedrada no meu coração
Bom, a Esperança foi bem entediante (para mim), eu coloquei muita espectativa e li o livro muito devagar por achar muito lento a narrativa, a falta de ação, e a repetição de lugares, não ajudou muito do início pro meio. Do meio pro restante descidi focar na leitura do 3° livro de jogos vorazes( queria que acabasse logo e agora quero mais), e ficou bem mais fácil de ler, e eu realmente depois do meio me senti confortável na leitura. O final acabou comigo, meus Deus, que livro bom e tão triste ao mesmo tempo, 00:18 e eu aqui acabada por causa desse livro. LEIAM JOGOS VORAZES PLMDS. É INCRÍVEL( o 2° é o melhor )

gih 06/04/2024

QUE LIVRO
Todo capítulo uma surpresa diferente, apesar de alguns acontecimentos que eu jamais vou perdoar a autora por permitir que ocorressem esse livro foi incrível!

Ilyvharrys 06/04/2024

Incrível, mas nem tanto
Um livro maravilhoso como o resto da saga, mas com certeza o que menos gostei..
passei sufoco a cada instante com as coisas que aconteciam, o que me prendia, mas parecia que a leitura não fluia de maneira alguma

Tovar 05/04/2024

"Jogos Vorazes: A Esperança" é o desfecho da trilogia. Neste último livro, somos levados a um mundo distópico onde a protagonista, Katniss Everdeen, torna-se o símbolo de uma rebelião contra o regime opressor da Capital. A narrativa é repleta de ação e tensão, à medida que Katniss enfrenta desafios tanto físicos quanto emocionais enquanto luta pela liberdade de Panem. Collins mergulha fundo na psicologia dos personagens, explorando temas como poder, propaganda e moralidade. Com reviravoltas surpreendentes e um final impactante, "A Esperança" é uma conclusão satisfatória para uma série que cativou milhões de leitores em todo o mundo.

Porém, em alguns momentos senti uma certa lentidão no desenrolar dos fatos. E a parte final de resolução dos problemas acabou sendo feita de forma muito atropelada.!

Lele218 05/04/2024

Maravilhoso, o melhor dos três, fechando com chave de ouro
A maior parte da leitura foi em audiobook, intercalando o restante entre físico e ebook, mas diferente do esperado foi super imersivo ouvir tudo! A narradora é a mesma nos três livros e é muito boa, foi a melhor experiência com audiobook que tive até o momento.

Dos três, esse era o que eu mais estava preocupada de não fluir por saber que acontece muita coisa, mas foi o que mais gostei! Impecável mesmo, tudo! Todas as críticas, tudo que a autora coloca sutilmente ou explicita pra gente é absolutamente atual, tanto que dói. Os dois últimos filmes foram os que menos revi, então alguns momentos do livro realmente me pegaram de surpresa (diferente dos outros dois), o que proporcionou uma melhor experiência também. Tive vontade de chorar várias vezes, em outras a gente sente uma revolta sem tamanho. Não consigo expressar o quão precisa a autora é durante a trilogia inteira, mas principalmente aqui. Adorei como a autora deixa claro que a Katniss (e todos os personagens, mas principalmente ela) vai sempre carregar cicatrizes físicas e psicológicas da guerra, além de mostrar que governos autoritários podem vir de ambos os lados. O epílogo dá um quentinho no coração. Enfim, uma obra de arte! Esse livro e o Cantiga são meus favoritos da saga. Impecáveis de bons.

natan 05/04/2024

?Se nós queimarmos, você queimará conosco!?
Achei esse livro um pouco lento, o começo é um pouquinho arrastado, mas quando engrena mais pro final fica ótimo. uma boa conclusão pra uma saga tão grande. adorei o desenvolvimento da katniss, ela foi fodona demais e virou uma das minhas personagens favs de livros. muitas mortes, muito sofrimento, muita dor, muito ódio, mas foi um bom caminho finalizar esse livro e essa trilogia tão incrível.

Isa.Silveira 05/04/2024

Esse livro é maravilhoso, diferente dos outros da saga, ele fala muito mais sobre a saúde mental e física dos ex participantes dos jogos. Além disso, a nossa maravilhosa katniss, continua disposta a fazer qualquer coisa por quem ela ama.
Esse livro retrata não só os jogos ou a revolução, ele mostra o fim da tirania e o começo de uma nova era.
Seria melhor se o gale ñ continuasse vivo enchendo o saco.
Eita como resenha

Mas concordo linda

Nunca nem li esse livro

Vini143 05/04/2024

O MAIS EMOCIONANTE DA TRILOGIA
O desfecho da trilogia conseguiu entregar tudo, se tornando o meu favorito da trilogia. Esse livro explora mais o lado emocional dos personagens principais o que contriubui para termos emoções com os personagens. Ele é bem construído e realmente no início pode ser um pouco lento mas não desisti pois você vai amar o desfecho da história de Katniss e Peeta

Lucas1429 05/04/2024

Rapazzzz katnis eu te amo cara vc mato mt gnt realmente mas cr vc é foda e traumatizada sabe ent ta tudo bem vc começou e acabou com uma guerra vc e tudo eu te amo katniss peeta tbm outro q se fudeu mas ta tudo bem a gnt perdoa lindo vc e foda todos sao snow se fode

zizi :) 05/04/2024

Panem et Circenses
Eu nem consigo acreditar que acabei a trilogia!
Jogos Vorazes tomou um novo lugar no meu coração, posso até dizer que é minha trilogia favorita!

Esse livro foi completamente absurdo, fiquei fascinada em todo o enredo da revolução! (até mais do que nos jogos, que me deixava agoniada de consumir sobre eles ?).
A autora sonhou grande com isso aqui, e suprimiu cada mínima expectativa!
Que experiência surreal de boa.

Porém o que me impede de dar 5 estrelas foi a quantidade de pensamento da Kat. Eu AMO acompanhar a cabeça dela, mas era tanto texto corrido que me deixou mais cansada que os outros.

Porém de resto, simplesmente perfeito! Que plot absurdo, que final maravilhoso, INCRÍVEL!
Nem sei o que comentar direito pra além de: eu amei MUITO ler a trilogia!!!!!

Recomendo todo mundo ter essa experiência uma vez pelo menos
Marcos.Cabral 05/04/2024minha estante
Não lembrava do quão cansativo eram os pensamentos da kat kkk me irritava tb

_Anny_ 05/04/2024minha estante
Vai ler a Cantiga dos Pássaros e das Serpentes? :D

zizi :) 05/04/2024minha estante
quero MUITO ler a cantiga dos pássaros e das serpentes, muito mesmooo e vou correr atrás de providenciar o livro hehehe

Giovanna.Geraldo 04/04/2024

A Esperança.
Ok, eu dei uma avaliação boa pro livro? SIM, eu dei. Mas o livro tem muitos defeitos SIM também.

Começando pelo início do livro, que é bom, que tem a escrita perfeita que eu amo, a história vai melhorando e aí DO NADA o livro volta a ficar confuso, aparecendo novos personagens, me tirando da zona de conforto que os dois primeiros livros me colocaram.

Sem falar nesse triângulo amoroso ridículo que a autora tentou fazer, fala sério, que bagulho ridículo. É tão horrível que dói.

Mas mesmo assim, por mim o livro continua muito bom, recomendo ele, assim como o resto da saga. Não foi o meu favorito mas é o que a esperança é.

O plot do livro também é muito bom. Só ficou meio cansativo pro final e algumas coisas sem sentido aqui e ali. Mas ainda posso dizer que ADORO esse livro e essa saga. E que eu recomendo sim!