Identidade roubada

Identidade roubada Chevy Stevens

Resenhas - Identidade Roubada

Lucas 10/08/2012

RESENHA "IDENTIDADE ROUBADA"
Era para ser um dia como outro qualquer na vida de Annie O’Sullivan. A corretora de imóveis levanta da cama com três objetivos: vender uma casa, fazer as pazes com a mãe e não se atrasar para o jantar com Luke, seu namorado.
Em um belo domingo de sol, apareceram poucas pessoas interessadas em visitar o imóvel. Quando Annie está prestes a ir embora, uma van estaciona diante da casa e um homem sorridente vem em sua direção. A corretora tem certeza de que será seu dia de sorte. Mas o inferno está apenas começando.
Sequestrada por um maníaco. Annie fica presa em um chalé durante um ano. Sofre assédio sexual, moral e psicológico.

"Existe por aí um monte de livro dizendo que a gente cria o próprio destino, e que aquilo em que acreditamos irá se realizar. Nós devemos sair por aí só com pensamentos positivos na cabeça, e atenção tudo será sombra e água fresca. Não... Desculpe... Não é nada disso. A gente pode estar se sentindo mais feliz do que nunca e mesmo assim pode acontecer uma grande merda.
Mas a merda não apenas acontece. Ela derruba e esmagar você no chão, porque somos idiotas o bastante para acreditar em sombra e água fresca."
Página 78

A história é toda contada pela protagonista em 26 sessões de terapia. A cada encontro descobrimos um pouco mais do que Annie passou durante o seu seqüestro.
É difícil falar de um livro que mexeu tanto comigo, principalmente quando o lado mais atingido é o psicológico. Foi uma leitura bem tensa, em muitos momentos tive vontade de arrancar as páginas do livro. Chevy Stevens criou um psicopata incrível e uma heroína, no mínimo, inesquecível.
Achei o livro muito bem escrito, a protagonista é marcante e a narração é incrível. A obra é bem forte, tem muito suspense e o final é inacreditável! Infelizmente achei alguns erros de ortografia, mas nada que prejudica a leitura. Os capítulos tem vários intervalos e são médios, o que é bom. Se você gosta de um bom suspense, este é fantástico!
BLOG "NOTÍCIAS & RESENHAS"

Nayanna 29/06/2012

Identidade Roubada foi um livro que me despertou interesse desde o princípio, a história fluiu e quando menos esperei já havia terminado a leitura. Em vários momentos me peguei analisando o comportamento do maníaco e imaginando o sofrimento da protagonista. O livro é dividido em 26 sessões, onde Annie conta detalhes sobre os 365 dias em que ficou na mira de seu sequestrador, também é intercalada a história de sua vida, desde que conseguiu escapar do chalé, até à investigação do caso. O final é cheio de surpresas! É um livro que merece ser lido e apreciado!

Raquel 20/06/2012

Impressionante
Não me interessei tanto no inicio, mas a medida que fui lendo, fui me angustiando com toda aquela situaçao sendo narrada por ela mesma. Uau..quanto sofrimento..um ano com um maniaco sádico e louco.. um final que faz o coraçao da gente doer profundamente. um livro muito, muito surpreendente.

San... 20/06/2012

A trama é envolvente, assustadora, trágica. A maior parte da história é um monólogo travado por uma vitima de sequestro com agravantes, com sua terapeuta. Permeando o monólogo, temos a sequencia da vida da vitima após escapar do cativeiro. Livro enxuto, não prolixo e muito bem escrito, capaz de despertar uma gama de profundas emoções. E quando acredita-se que a história se encaminha para um final mais ou menos previsível, dadas as condições da personagem principal, tristes e terríveis revelações surpreendem o leitor. Recomendo.

Isie Fernandes 20/06/2012

Título: Identidade Roubada
Autora: Chevy Stevens
Editora: Sextante
Páginas: 256
Gênero: Literatura Estrangeira e Policial

RESENHA

A corretora de imóveis Annie é uma mulher comum, do tipo que adora conversar com a melhor amiga, ficar em casa com o namorado e dar longas caminhadas com sua cadela de estimação. Mas, num domingo de plantão aparentemente igual a todos, é surpreendida por um possível cliente em potencial, o atraente e sorridente David que, na verdade, é seu sequestrador.

Rendida por uma arma e sedada, Annie é jogada no fundo de uma van e levada para um lugar desconhecido nas montanhas. Trancada num chalé, sem chances de sequer ver a luz do dia, David, ou o Maníaco, como ela o chama, obriga Annie a manter uma rotina doentia. Os dois ficam presos durante um ano, período em que Annie vive experiências extremamente absurdas; o Maníaco, além de prendê-la em seu mundo de loucuras, ainda destrói todo e qualquer resquício de esperança que ela possa ter.

Após se libertar do cativeiro, Annie apresenta uma série de neuroses e termina sendo obrigada a fazer terapia. Desse modo, Identidade Roubada é narrado: em primeira pessoa, para uma terapeuta.

COMENTÁRIO

Uma história surpreendente, sem sombra de dúvidas. No início, como disse anteriormente, até dei umas boas risadas; as atitudes do psicopata eram tão absurdas que eu me sentia incitada a rir. Porém, ao avançar dos capítulos, ou das sessões, a coisa foi ficando tão intensa... Parecia realidade!

Gostei do fato de a terapeuta nunca ter falado nada, mas, quando Annie falava por ela, era um tanto óbvio, sem brilho - essa deve ser a minha única crítica em todo o livro. Talvez a introdução do Discurso Indireto ou a concentração no que chamo de "narração em 2ª pessoa" misturada ao Monólogo Interior, especificamente nessas partes, resolvesse o problema. Não estou dizendo que ficou ruim, pelo contrário, é um primeiro livro excelente, qualquer autor desejaria uma estreia dessas; apenas, como escritora, notei a dificuldade que Chevy Stevens encontrou para escrever as falas de uma personagem que não fala. Complicado demais mesmo.

Em resumo, posso dizer que a história é muito boa. Os personagens são cativantes, inclusive o maníaco - todo vilão tem sua parcela de glória! -, a mãe de Annie, Lorraine, é louca, mas Annie é verdadeira. Enfim, Identidade Roubada é um daqueles livros que vale a pena sentar e devorar.

Minha avaliação ★★★★ - Muito Bom!

Janaina.Granado 10/06/2012

Identidade Roubada
Era para ser um dia normal na vida de Annie, corretora de imóveis estava em um plantão de vendas quando foi abordada por um sujeito que a princípio pensou que fosse apenas um cliente interessado na compra do imóvel, mas não, ele não era uma pessoa normal, muito menos um cliente, ele era sim um maníaco que raptou Annie e a fez passar pelas piores humilhações que se pode imaginar.Esse dia foi apenas o começo do pesadelo que foi para Annie viver ao lado desse homem durante um ano.

Annie uma mulher normal, enquanto esteve presa no cativeiro se perguntava a todo instante o porque daquilo estar acontecendo com ela, porque ela fora a escolhida justo ela, é uma pergunta que todos devem se fazer numa situação dessas, talvez você pense, a pessoa estava no lugar errado e na hora errada, mas com Annie não foi bem assim, ela foi "escolhida", fato que ela descobre mais tarde.

A narrativa do livro é feita da seguinte maneira, depois de passar por todo esse trauma Annie não é mais a mesma pessoa, não consegue agir naturalmente, tem medo de tudo e de todos, e para conseguir superar ela faz sessões com uma psicóloga, narrando os fatos do presente e fatos do passado.Annie é uma sobrevivente, uma guerreira, passar por tudo o que passou e ainda ter forças para tentar superar, não deve ser fácil.

O assunto que o livro aborda não é um tema fácil, é bem pesado, cenas muito pesadas, nos dias que li cheguei a ter até pesadelos de tão envolvida que fiquei com a história.

Identidade Roubada é um dos melhores livros que li até hoje e recomendo a todos que gostem de um bom drama, o livro te deixa de queixo caído a cada página virada, a cada palavra lida uma nova descoberta, um livro surpreendente, o final é muito bom, jamais imaginei que fosse acabar daquela maneira, o final foi um quebra cabeça onde as peças foram se encaixando.

Se você ainda não leu está esperando o que para ler? Corre, pegue seu Identidade Roubada e não pare de ler até descobrir o porque Annie foi a mulher "escolhida" por esse maníaco, assim como eu você irá se surpreender e pensar, não? Não foi isso que aconteceu? E vai terminar o livro com muita raiva da pessoa que fez Annie passar por todos esses horrores.

Annie agora luta para ter uma vida normal, pelo menos tenta. Eu como amo os animais, adorei o fato de no livro ela ter uma cachorra que é a companheira dela em todos os momentos.

@jannagranado

Ane Carol 25/05/2012

Identidade Roubada
Quando vi o livro pela primeira vez adorei a capa e fiquei intrigada com o titulo e a história, até que passando algum tempo resolvi que era hora de eu lê-lo. Confesso que levei algum tempo para concluir a leitura, mas não pense que é porque a história não é boa, muito pelo contrario a história é tão intensa que nos tira o fôlego e precisamos de um tempo para nos recuperar antes de começar o próximo capitulo.

O livro é um desabafo de Annie, uma corretora de imoveis bem sucedida, após ter sua vida virada de cabeça para baixo quando é sequestrada em meio a um plantão de vendas. Cada capitulo corresponde a uma sessão de terapia, que ao todo são 26 sessões onde Annie relata de maneira visceral os 365 dias em que passou à merce de seu sequestrador psicopata a quem chamava de Maniaco, e o que aconteceu após sua volta a sociedade.

Annie é uma mulher admirável. A cada página conhecemos um pouco do seu drama, seus medo e sofremos junto com ela. A momentos que parece que a dor é nossa, sentimos medo, revolta, alivio, incerteza entre outros sentimentos.

Ao avançar das páginas descobrimos que o sequestro de Annie não aconteceu de maneira aleatória, e todos têm um motivo que podem incrimina-los. Um final surpreendente, que nos deixa perplexos e vidrado na história do inicio ao fim, mas como disse no incio precisamos de uma pausa para recuperar o fôlego.

Identidade Roubada é um livro tenso, que mexe com nosso psicológico, abordando temas como violência, estrupo, morte, palavrões, então não recomendaria a leitura para menos de 14 anos, devido essas partes, mas para os demais fica a dica.

19/05/2012

Identidade Roubada foi um dos livros mais emocionantes que eu tive a oportunidade de ler desde A Vida em Tons de Cinza. Uma leitura arrebatadora, que levou quase três meses para ser finalizada. Tantas emoções transbordando das páginas, tanta dor e sofrimento que ficou impossível não me sentir pessoalmente afetada, incomodada.
Eu estou acostumada a assistir Law & Order: Special Victims Unit, que retrata os casos mais inacreditáveis de violência contra mulheres e crianças, desde violência sexual a outras formas de assédio, moral e físico. Por isso, eu pensava que sabia o que me aguardava na leitura de Identidade Roubada. Mas eu estava errada. Porque, afinal de contas, os episódios criados do Dick Wolf, nem de longe se comparam ao relato de uma vítima, de alguém que passou pelo inferno e sobreviveu para contar.

Continue lendo: http://bit.ly/I6XChk

Fabiane Ribeiro 16/05/2012

Resenha – Identidade Roubada
Identidade Roubada é um livro que surpreende pela condução da narrativa e pelo desfecho da história. Com certeza é uma obra que não passa indiferente a quem a tem em mãos, sendo capaz de nos trazer diversas emoções e permanecendo na memória após o virar da última página.
A narrativa em primeira pessoa através da personagem Annie, é forte e feita de forma coloquial, tornando-nos mais próximos a ela e ao seu drama. A divisão dos capítulos é feita de forma original, sendo que cada um dos 26 capítulos, na verdade, é uma sessão de Annie com sua terapeuta. Entretanto, a doutora não tem voz na história. Vemos apenas o lado de Annie na conversa, relatando tudo o que aconteceu desde o dia em que foi sequestrada.
E a trama é exatamente essa. Somos levados ao passado recente da narradora, em que, após mais um dia de trabalho (como corretora de imóveis), um cliente chega nos últimos instantes para ver uma casa e acaba sendo seu sequestrador, levando-a a viver como prisioneira em um chalé nas montanhas canadenses.
Pelo fato de a história ser contada pela vítima a uma terapeuta, já sabemos que ela fugiu de seu cativeiro de alguma forma, mas isso não torna o dia a dia de seu sequestro menos terrível enquanto lemos os detalhes.
A descrição de algumas cenas é um pouco forte e pode até chocar os leitores mais sensíveis. Presa pelo Maníaco (como ela o chama), a mulher é estuprada, aprisionada, condicionada a seus mais estranhos e abomináveis costumes e obrigada a cumprir cada uma de suas terríveis ordens.
Mas, vivendo dia após dia na companhia do homem, Annie, em certo ponto (para comoção e surpresa do leitor) passa a enxergar o lado humano daquele monstro (em uma tênue semelhança com “A bela e a fera”, exceto que, nesse caso, a “fera” não tem condições de virar um príncipe).

“Mais tarde, quando ele se deitou ao meu lado e pôs a mão no meu peito, vi que sentia pena do sujeito. Sentia, sim. Foi a primeira vez que tive um sentimento diferente de asco, medo ou ódio por ele, e a constatação me amedrontou mais do que qualquer coisa [...]. A maioria das pessoas acha que eu ficava sob a mira de uma arma o tempo todo [...]. Como eu poderia dizer a alguém que ele me fazia rir?” (Págs. 77 e 78).

Muita coisa acontece durante aqueles meses em que Annie foi refém do Maníaco e a narrativa é detalhista, indo da surpresa ao abominável em questão de segundos. Provavelmente não agradará a todos, mas, com certeza, despertará a ira de todos, bem como a repugnância por um personagem tão bem construído como o sequestrador.
Após a fuga de Annie do chalé-cativeiro (cena que, em alguns aspectos, deixou a desejar), suas sessões na terapeuta (ou seja, os capítulos) passam a apresentar um novo rumo, mostrando uma trama bem amarrada das investigações policias para descobrirem detalhes sobre o Maníaco.
Essa nova fase da narrativa é bem-vinda. A descrição do dia a dia do sequestro foi bem feita e terminou na hora exata. Se prolongada, poderia tornar-se cansativa, mas não foi o caso. Além disso, as investigações pós-sequestro tornaram essenciais para concluir o livro de forma eletrizante a, acima de tudo, surpreendente.
A grande dúvida é o motivo de Annie ter sido sequestrada. Seria por acaso? A revelação final deixará todos de boca aberta. Pelo menos, eu fiquei. Portanto, aqueles que curtem uma boa trama de suspense, drama e até de investigação, devem ler Identidade Roubada com altas expectativas. A maioria delas será atendida. Alguns pequenos problemas na trama não foram o suficiente para torná-la chata ou ruim, pelo contrário. Seus pontos positivos destacam-se e, ao fechar o livro, a sensação que fica é a de que valeu a pena ler as páginas do sofrimento de Annie, por uma história tão bem amarrada e conduzida.
Vale finalizar dizendo que o título é um dos grandes méritos do livro. Afinal de contas, cada página é mais uma prova de que, apesar de ter escapado de seu sequestro, Annie nunca mais conseguiu reencontrar-se, parte dela perdeu-se, talvez, para sempre naquelas montanhas...

“Eu queria voltar a ser aquela garota que adorava bala, doutora. Que adorava bala. Sentei diante da mesa da cozinha... cercada de sacos e papel de bala... sem conseguir parar de chorar. Fiquei com dor de cabeça de tanto açúcar que comi. Mas chorei porque as balas não tinham mais o mesmo gosto. Nada mais tem o mesmo gosto” (Pág. 70).

Informações:

Cassia 13/05/2012

SURPREENDENTE!

Raquel Machado 13/04/2012

Identidade roubada de Chevy Stevens
Primeiro vou começar dizendo que achava que esse livro era uma biografia, o que me deixou com mais medo ainda de ler (e vocês já vão entender porque), mas depois de ler algumas páginas decidi me informar melhor e para meu alívio vi que a história não é real (ainda bem). Identidade Roubada é um livro para quem tem estômago forte, que não se apavora por qualquer coisa e que gosta de um bom suspense.

O livro transcorre através das 26 sessões de análise de Annie, onde ela conta sobre a pior experiência de sua vida, os detalhes de um horror que deveriam ficar enterrados no passado. É no consultório da psicologa que tudo começa e já podemos perceber que Annie é muito diferente de todas as protagonistas que você já conheceu. Forte, decidida, sincera e amargurada ela sabe o que quer e o que não quer, de tanto viver com um terror que lhe assombra até os dias atuais e que ainda lhe deixou marcas profundas.

Mas o que poderia ter acontecido de tão horrível assim com ela??? Bem...

Tudo começa em um dia como qualquer outro onde Annie esta vendendo um dos seus imóveis, um dia normal onde ela levanta, sai passear com sua cadela e em seguida vai para seu serviço esperando a noite chegar para desfrutá-la com seu namorado. Tudo corria bem e parecia totalmente tranquilo e no fim do expediente Annie já esta pronta para ir para casa, quando um homem muito bem apessoado se aproxima, como o dia tinha sido pouco movimentado Annie decidi atendê-lo, afinal fechar uma compra dessas em um final de expediente não seria nada ruim não é (e quem aqui nunca pensou assim...vou ficar só mais uns minutinhos..)

O que Annie não sabia é que essa seria sua última venda...e como dizem as aparências enganam e sem que Annie se de conta esta sendo arrastada para dentro de uma van e levada para algum lugar onde ela não sabe onde fica. Sem ninguém para ajudá-la nem consolá-la Annie se vê raptada por um estranho, o qual ela chama de maníaco, o qual parece ter um único prazer em torturá-la. E a coisa só fica pior quando ela se havista em uma pequena cabana trancafiada. O maníaco não quer somente raptá-la, mas sim fazer dela seu "esposa" e viver com ela como se fossem um casal normal...normal???

Nem tanto assim...Annie deve seguir determinadas regras ditadas pelo maníaco como por exemplo: todas as noites tomar banho e passar uma navalha nas pernas a qual o maníaco faz questao de acompanhá-la, ler uma vez ao dia para ele, fazer sua comida e ir ao banheiro somente 4 vezes ao dia com horário marcado e desobediência de alguma dessas regras teráconsequências graves para Annie.

O terror físico e psicológico que o maníaco lhe porprociona começa a se intensificar e ela começa a descobrir que ele conhece detalhes de sua vida pessoal mais do que ela gostaria. Mas e se ele tivesse razão em alguns pontos???E se as pessoas que ela mais amasse realmente não se importassem com ela? Annie possui dilemas familiares e sua estadia com o maníaco só faz piorar as coisas dentro de seu coração e de sua mente.

O horror só continua e a cada capítulo somos levados a cenas mais horripilantes ainda, eu sinceramente não me imagino no lugar dela e não desejo isso nem ao pior inimigo. Vamos entendendo porque Annie se fechou para o mundo e porque é tão difícil para ela levar uma vida normal de novo.

Durante 1 ano Annie vive ao lado da maníaco até que um dia ela consegue se livrar deste pesadelo (isso não é spoiler ok porque na próprio sinopse já se percebe isso)...então Annie continua indo nas consultas tentando retormar sua vida depois de 1 ano de desgraça...e as coisas começam a se encaminhar aos pouqinhos até que o que pior poderia acontecer acontece...um belo dia Annie estava passeando com sua cadela quando uma van para do seu lado e um homem tenta sequestrá-la...sem saber mais o que pensar Annie começa a enlouquecer...será que essa tentativa de sequestro teria relação com a outra???Quem poderia lhe causar mal???Em quem ela pode confiar???

Identidade roubada é um livro que vai te deixar "vidrado" do começo ao fim com um desfecho fundamental para trama a autora soube levar a história ao seu ápice que no final você diz "Meu Deus do céu o que é que eu li???" Tudo pode acontecer e quando você acha que o horror todo já passou bem...ele estava apenas começando...

Veneella 12/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2012/04/identidade-roubada-chevy-stevens.html

Um livro realista que fala de como uma experiência traumática pode deixar marcas irremediáveis e o quanto o ser humano pode ser vil.

O livro conta a história de Annie em retrospecto com sua terapeuta sobre o ano em que passou sequestrada e confinada com um homem a quem chamava de Maníaco. Um nome bem apropriado, devo dizer, pois Annie era submetida a regras insanas como horários fixos quatro vezes ao dia para ir ao banheiro. Seu dia era completamente ditado e controlado pelo Maníaco e seus horários.

(...)

É uma leitura real, sobre coisas que podem, e provavelmente são, reais. Egoismo, traumas, narcisismo... é um retrato cru sobre o pior lado do ser humano e sobre alguém que foi vítima dele. Muito bom, recomendo.

Maria Carolina 01/04/2012

Angustiante ao extremo!
O Livro é bem escrito, a leitura flui é bem angustiante! Meu Deus eu lia o livro e me dava uma sensação ruim! Com vontade de entrar no livro e ajudar a Annie! Gostei bastante da Leitura e bem envolvente! E gostei bastante da Annie coitada me deu dó dela! Quem tá achando que vai ter romance, tem fantasia pode esquecer..Não tem nada disso!O Livro e bem intrigante e deixa você com o cabelo em pé com o desenrolar da historia!