Estudos Sobre Veneno

Estudos Sobre Veneno Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos sobre Veneno

Desi Gusson 29/08/2011

IMPERDÍVEL
Chamem-me de feminista o quanto quiserem, eu comprei o livro por ser, primeiramente, a história épica de uma garota. Depois de As Crônicas do Mundo Emerso nunca mais fui a mesma, esse gênero me encanta.
Porém Estudos Sobre Veneno (1º na trilogia As Lendas de Yelena Zaltana) passou da conta. Reúne o que há de melhor: ação, intriga, magia, mistério e romance. Tudo escrito de um jeito detalhado e sexy (sim, épicos podem ser sexy).

Quando você acha que sabe onde tudo vai dar, uma reviravolta acontece e o tabuleiro fica incrível novamente.
É impossível não se imaginar andando pelo palácio com a Yelena e mais impossível ainda é não fazer o teste do nariz tapado. (Vatek é o cara!)

Recomendo não só lê-lo, mas fazer isso num lugar confortável e em um dia sem compromissos. Uma vez começado, não há como parar!
Cris 22/06/2012minha estante
Assino embaixo de cada palavra!
Adorei e recomendo p/quem gotou do Crônicas do mundo emerso vai gostar dele também, com o mesmo tipo de protagonista valente, amei.

Lu 30/11/2012minha estante
Sério mesmo, Andhromeda? Estou atrás de um livro imperdível para comprar de Natal. Sempre quis comprar esse livro e a sua resenha foi o empurrão que eu precisava. Valeu!

Carol 07/05/2014minha estante
eu acho que vc esta certíssima chega de "heroinas" songa mongas, que nos fazem engolir.

Thais.Oliveira 23/09/2020minha estante
Eu ameiii esse livro tbm!

Lu 28/09/2020minha estante
Não é? Pena que não dá pra achar o terceiro livro em lugar nenhum! ?

PammCarstairs 27/05/2021minha estante
Aaah eu amei, vivo panfletando e ninguém dá bola, mas a trilogia de As lendas de Yelena Zaltana é TUDO sério, foi um dos meus primeiros livros do gênero é mesmo depois de ter lido vários, ele ainda é um dos favs

Cris 11/06/2021minha estante
Lu,

Lu,
Lu, acho que o terceiro achei no Lê livros, algo assim. Não lembro.

Sofia.Geaquinto 23/12/2022minha estante
algm me ajuda a ler livros aq no skoob? MANO EU NAO CONSIGO

lollaaaaa 04/01/2023minha estante
a melhor resenha desse livro APENAS

Weltri 27/10/2020

não sei porque eu demorei anos pra ler esse livro, é MUITO bom !!! é um livro de fantasia que te prende do início ao fim, o romance dele é muito sutil e os personagens são ótimos também, principalmente a personagem principal que tem uma grande evolução ao longo do livro e te faz torcer por ela
error/ 27/10/2020minha estante
quantos livros tem na série?

Larissawsf 27/10/2020minha estante

Larissawsf 27/10/2020minha estante
Obrigada, mana.

Books Friends & News 06/09/2011

Intrigas & Magia & Romance
O Território de Ixia é dividido em 9 distritos militares, cada um comandado por um general, e todos os distritos são governados pelo Comandante Ambrose, e os cidadãos viviam sobre as regras do rígido Código de Conduta, dependendo do delito, o cidadão seria retido no calabouço do Comandante Ambrose, até seu julgamento que no caso de Yelena seria a forca, acusada de assassinar o filho de um dos generais distritais.

Yelena é órfã, foi criada pelo General Brazell desde de pequena, aprendeu a ler, escrever e também passar bastante infortúnios nas mãos do General e seu filho Reyad, mas no dia que ela acha que será executada ela receberá um chance, ser provadora de comida do Comandante Ambrose, que consiste em verificar se há veneno ou não, e se tiver pode ser letal, porém...

... Ela será treinada por Valek, chefe da segurança pessoal do Comandante, irá aprender a identificar cada veneno, o que poderá salvar a sua vida, o que a faz pensar enquanto isso numa possível fuga, porém Valek lhe dá um veneno denominado Pó de Borboleta, ou seja ela continuará presa, já que terá que tomar o antídoto todos os dias, senão será fatal.

Realmente tudo que citei até agora, está na sinopse, parece ser bastante informação, mas não é..., a narrativa que Maria V. Snyder construiu há intrigas políticas, magia, romance com personagens cativantes, além de uma diferente estrutura política, cultural e social. Com certeza foi o melhor livro que li nesse semestre, como disse Charlaine Harris, autora do best seller de Clube dos Vampiros, "Um livro difícil de ser deixado de lado."

Estrutura Política

A autora não definiu um período para história, apenas sabemos que a história se passa na transição de uma monarquia para o militarismo, onde o território de Ixia é dividido em 9 distritos militares, onde as regras são respeitadas através de um Código de Conduta, no qual é rígido e sem privilégios, qualquer cidadão de qualquer classe social será punido se desrespeitar alguma leis contidas no Código, todas decisões passa pelo Comandante Ambrose, ele delega para os generais responsáveis pelos distritos algumas decisões, mas praticamente as essenciais são decididas por ele, e pelos seus conselheiros, por exemplo, a construção de uma fábrica, por mais que seja no distrito do general quem pode autorizar é apenas o Comandante.

Estrutura Territorial

No Território de Ixia é proibido magia, praticamente todos os magos foram mortos ou partiram para Sitia, na época da monarquia, os bruxos, feiticeiros eram vangloriados, mas no decorrer do livro descobriremos o verdadeiro motivo para o Comandante abominar a magia. E por falar em Sitia, quando ocorreu a mudança alguns cidadãos foram refugiar em Sitia, onde a magia é liberada e a autoridade do Comandante não é presente.

Estrutura Cultural e Social

Algo que achei interessante é que nesse sistema as mulheres são livres para desempenharem qualquer função de acordo com a capacidade, na época da monarquia as mulheres apenas podiam desempenhar funções subalternas, mas nesse sistema a mulher é valorizada por sua capacidade.

"(...) Parte dos conselheiros do Comandante atribuía funções baseando-se na habilidade e na inteligência, não no sexo da pessoa."

Outra particularidade é a questão das roupas, todos deveriam usar uniformes, o Código de Conduta era para todos os tipos de regras, se alguém não tivesse usando uniforme seria punido, e pelo que li no livro da punição com certeza ninguém iria andar sem uniforme.

O uniforme era obrigatório para identificar as profissões de cada um e até do distrito que pertence, através de cores de diamantes na roupa.

Magia

Abordagem da magia nesse livro é sutil, na metade do livro para o final, ela aparece um pouco mais, já que ela aparece através das descobertas de Yelena sobre ela mesmo, e aparece também por trás das intrigas políticas, a autora mostra ao leitor uma magia bem madura, sem situações clichês, algo inovador e adulto.

Valek tem uma relação interessante com a magia, acho que nos próximos livros teremos revelações.

Personagens

Yelena

Yelena inicialmente nem sabe a família que pertence, já que desde muito pequena estava sobre a guarda de Brazell, e realmente ela passou bastante trabalho nas mãos do general e também do filho, eles tinham a intenção de subjulgá-la tanto por propósitos pessoais como políticos.

"Notei um movimento à minha esquerda. Mãos agarraram o meu braço e me puxaram para dentro. A porta fechou-se ruidosamente. Fui envolvida pela mais completa escuridão e atirada de cara contra uma parede de pedra. O impacto expulsou ar de meus pulmões. Eu me virei. De costas para a parede. Procurei recuperar o fôlego.

- Fique quieta – rosnou uma voz masculina.

Desferi um pontapé frontal em direção da voz, mas encontrei apenas o vazio. Uma risada zombou de mim. Uma vela foi descoberta. O tênue brilho amarelado refletiu-se em uma comprida lâmina pareada. Apavorada, segui com os olhos a fica até a mão, depois, braço acima, até chegar ao rosto,... (...)"

Ela é uma personagem forte, que passa a narrativa toda sendo perseguida pelo general, tem visões com o fantasma de Reyad, e ainda tem a feiticeira sitiana.

Por mais contraditório que seja, a Yelena mesmo estando sobre pressão tanto pelo trabalho que exerce ou pelas perseguições, ela começa a encontrar o seu lugar no quartel do Comandante.

"(...) – Eu não contei para ninguém. – Permiti que a raiva alterasse a minha voz. – Como pode acreditar que eu colocaria minha própria vida em risco?

- Por que deveria acreditar em você? A única outra pessoa que sabia era o Comandante.

- Ora, Valek, você é o mestre dos espiões. Será que alguém não poderia ter escutado a conversa? Quem mais tem acesso a esta sala? Você deixou suas anotações bem à vista sobre a escrivaninha. – Antes que ele pudesse chegar a outra conclusão precipitada, apressei-me em dizer: - Estavam bem visíveis. Se eu as notei com um simples olhar rápido, elas estavam implorando para serem inspecionadas por alguém procurando informações.

- O que está dizendo? Quem você está acusando?

(...)

- Tenho minhas suspeitas – eu informei. – Contudo, recuso-me acusar alguém sem provas. É injusto, e quem iria acreditar em mim?

- Ninguém."

A autora consegue nos mostrar uma personagem forte, decidida porém sensível, delicada, ela equilibra a personalidade de Yelena, sendo a personagem que narra todo o livro, ela que passa ao leitor as informações, então na parte das perseguições a ela, você fica angustiado junto com ela.

Valek

Valek é um assassino frio, e o braço direito do Comandante Ambrose, ele foi importante na tomada de poder do militarismo, ele também é rígido, sarcástico e apaixonante.

"(...) Seus perigosos e brilhantes olhos azuis sempre conquistavam a minha atenção. Eu aprendera a ler as suas expressões faciais como tática de sobrevivência, porém jamais havia olhado para ele desse modo. Valek era um estudo de contradições. O homem que entalhava delicadas estatuetas também era capaz de desarmar sete adversários sem se esforçar muito. Minhas interações com Valek lembravam uma apresentação na corda bamba. Em um instante, sentia-me confiante e equilibrada, no outro, insegura e instável."

O fato que iremos aprendendo a gostar de Valek na mesma progressão que Yelena, por trás de toda austeridade de Valek, tem um homem leal aos seus ideais, com princípios, e também veremos uma vulnerabilidade em relação a Yelena, muitas vezes os testes de lealdade que ele a submete e mais uma garantia para ele confiar realmente nela, e não se decepcionar...

Outros Personagens

Inicialmente conhecemos Maarg a governanta pessoal de Valek e do Comandante, que detesta Yelena, o que causa alguns transtornos. Tem Rand, o cozinheiro do Comandante, amigo de Yelana, porém ele está com problemas e acaba prejudicando Yelena. Tem Irys a feticeira sitiana, que inicialmente tenta assassinar Yelena, mas no decorrer do livro a autora nos explica o motivo, e após o surgimento de Irys que a magia entrará permanentemente na narrativa.

A parte cômica do livro realmente é dos personagens Janco e Ari, dois soldados que serão fiéis a Yelena, já que ela os ajudou em um determinada situação, os diálogos deles são ótimos.

Segredos e Intrigas

"(...) – Yelena, não podemos

- Por que uma feiticeira do sul está tentando me matar?

- Uma boa pergunta. A mesma que eu estava para fazer para você.

- E como é que eu vou saber? – Dei de ombros em sinal de frustração. – Os guardas de Brazell, eu posso entender. Porém, feiticeiras! Não é como se eu andasse por aí irritando feiticeiras.

- Ahhh... Que pena. Visto que você tem um talento e tanto para irritar as pessoas."

Várias revelações serão encontrados no decorrer da leitura, desde segredos, até espionagem, atentados, pessoais que você menos desconfiava estão envolvidas, e as pessoas muitas vezes que você tinha certeza que estava por trás de alguma coisa, elas não estavam, muito bem desenvolvida a trama.

" O resto da jornada foi sem incidentes, com exceção do fato perturbador de que, quando mais perto chegávamos de castelo de Brazell, mais inexpressivo ficava o rosto do Comandante. Ele parara de dar ordens e de se interessar pelo que acontecia à sua volta. O brilho inteligente e penetrante que tornava o seu olhar mortífero desaparecida a cada passo, deixando em seu lugar uma expressão vazia e sem vida."

Não posso dizer que ela tentou enganar o leitor, mas realmente ela nos mostrou o que estava acontecendo, porém não mostrou como estava acontecendo, ou seja, você realmente irá ter certeza somente no final do livro, e irá se surpreender.

Romance

O desenvolvimento do romance é gradativo, nada de paixões arrebatadoras, ou adocicado demais, é envolvente, e o leitor irá se apaixonando pelos personagens na medida que eles irão se apaixonando no decorrer do livro.

"- Já voltou? Tão cedo assim? – ele indagou. – É uma pena, eu estava prestes a organizar uma busca pelo seu cadáver. O que houve quando bateu à porta da feiticeira sulista para se sacrificar? Eles a botaram para fora, achando que era burra demais para perderem tempo com você?

(...)

Quando ele ficou quieto, perguntei:

- Terminou?

- O quê? Nenhuma refutação?

Sacudi minha cabeça.

- Nesse caso, terminei.

- Ótimo – eu disse. – Visto que já está de mau humor, é melhor eu lhe dizer logo o que aconteceu enquanto eu estava na cozinha. Na verdade, foram duas coisas: uma ruim, uma boa. Qual quer escutar primeiro?"

Eles começam a gostar um do outro por admiração mútua, por causa de uma situação, além dos ensinamentos sobre veneno, eles passam a conviver mais um com outro, e com o passar do tempo irão se conhecendo.

"Antes que eu pudesse me impedir, encaixei-me atrás de Valek e comecei a lhe massagear os ombros. O álcool assumiu por completo o comando de meus movimentos e a pequenina seção sóbria de meu cérebro conseguia apenas gritar repreensões inúteis."

Mesmo sendo a narrativa é toda em primeira pessoa, ou seja, na pessoa de Yelena, a autora cria diálogos, ou até expressões de Valek que Yelena identifica, mostrando a mudança de sentimentos dele por ela.

É um romance com diálogos inteligentes, sensuais e adultos. E sem deixar de ser romântico.

Conclusão

Uma narrativa criativa, desde a construção dos personagens, até uma estrutura social, politica e cultural diferente, não é um simples livro, é simplesmente o melhor livro que li este ano, Maria V. Snyder foi espetacular.

A autora conseguiu através dos olhos de Yelena nos mostrar todos os detalhes da narrativa, em nenhum momento ser monótomo, até as explicações politicas, culturais que tendem a atrapalhar o ritmo do livro, no caso de Estudos sobre Veneno, ela conseguiu colocar nos momentos certos sem quebrar o desenvolvimento da leitura.

Recomendo o livro para ler em algum feriado, porque duvido que se começarem a ler irão querer parar, ele é viciante.

Para ler a resenha completa com citações ilustrativas acesse:
Cami 23/09/2011minha estante
Nossa, eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro! E confesso que eu terminar de ler a sua resenha, não resisti e fui ver o que mais tinha no seu blog *-* resultaado, estou seguindo,o/ assim não corro risco de perder nenhuma informação! Eu gosto quando alguém fala tão bem de um livro e no fim das contas eu fico ansiosa pra descobrir por mim mesma a minha opinião *-* e quer saber ? Tu é no momento a culpada por eu aumentar a minha lista de livros desejados, e por eu estar ficando uns reais mais pobre por conta deles, kkkk' mas vale a pensa! Obrigada, continue escrevendo :D

Georgia34 09/11/2011minha estante
Graças a sua resenha, resolvi comprar o livro. Otima resenha.

Georgia34 11/11/2011minha estante
Comprei o livro. rsrs

Patrícia 01/09/2015minha estante
Vou ser obrigada a ler esse livro. Não vai ter jeito.

lollaaaaa 12/01/2023

Esse livro me envenenou
Esse é o meu livro favorito há 8 anos. E toda releitura que eu faço dele, serve apenas para me fazer amá-lo cada vez mais.

E sempre falo isso mas é bom repetir. É um livro de fantasia de ESTREIA de uma autora que até então era meteoróloga, lançado em 2005. DOIS MIL E CINCO GALERA! E com representatividades maravilhosas! Uma protagonista forte e com grande desenvolvimento que não é branca. Tem um outro plot também que não gosto de citar pra não tirar a surpresa da história... IMPECÁVEIS!

Uma história sobre magia envolvente e tão rica em detalhes que você consegue imaginar cada pedacinho da história, cada ambiente e cada roupa. Simplesmente incrível!

Tem romance mesmo que não seja o foco do livro, mas é simplesmente o romance da minha existência. O casal compõem os meus dois personagens favoritos de toda a vida! Nunca vou superar meu amor por eles.

O melhor é pegar esse livro pra ler enquanto estiver completamente confortável em algum lugar, pois são tantos acontecimentos surpreendentes que você simplesmente não vai querer parar de ler. Cada capítulo termina com um gostinho de quero mais.

Há quase 10 anos tentando fazer as pessoas conhecerem esse livro...

Leiam Estudos sobre Veneno e se apaixonem pela forma de contar histórias da Maria V. Snyder! ?

P.S.: Obrigada Valek Icefaren, por ser o maior personagem da história dos personagens em TODA A MINHA VIDA. Te amo mais que TUDO, meu amor!
louleonezi 12/01/2023minha estante
é volume único amiga?

lollaaaaa 12/01/2023minha estante
não amiga, é uma trilogia que depois acabou virando série. mas no br só tem a trilogia lançada (e ela tem final)

louleonezi 12/01/2023minha estante
pois botei na lista

lollaaaaa 18/01/2023minha estante
tudo pra mim

moraislopes.ana 14/02/2021

Sera uma copia ?
A leitura em si prende, porem fica massante em alguns momentos, e toda a historia alem de muitos buracos tbm tem muitas semelhanças com os livros da Sarah porem bem fraquinho. Enfim, não indico.
Débora Ribeiro 07/03/2021minha estante
Esse livro foi lançado em 2005, opia aonde?????

Débora Ribeiro 07/03/2021minha estante
Cópia*

Bruna Karen 07/03/2021minha estante
Tem semelhança nenhuma, e outra, foi lançado antes dos livros da Sarah

moraislopes.ana 11/08/2021minha estante
Gente foi só minha opinião, se vcs não concordam okay.

Dudamanfridini 01/07/2020

Quero um filme desse história
Ameiii literalmente a história desse livro. A maneira como foi criada as personagens, cenário e o desenvolvimento. Pronta pra ler os dois próximos livros.
Gaby 13/07/2020minha estante
Tem romance??

Dudamanfridini 13/07/2020minha estante
Tem sim Gaby

Gaby 13/07/2020minha estante
Obrigada!

Manuela do Prado 11/03/2021

"A não ser que o Comandante não goste de mel no seu chá, eu não rejeitaria esse desjejum".
Primeiro livro da trilogia “As lendas de Yelena Zaltana”, essa obra do gênero literatura fantástica nos introduz no mundo de Ixia e Sitia, contando-nos a trajetória de uma jovem ex condenada e com um passado repleto de segredos.

Presa em um calabouço a pouco mais de um ano, Yelena Zaltana aguarda a execução da sua sentença de morte por um terrível crime que cometeu; como cidadã de Ixia, um país que funciona sob regime militar, a única punição para o seu delito é a forca.

Quando tudo parece determinado, uma perigosa proposta, as vésperas do enforcamento, causa uma grande reviravolta na vida da personagem: Valek, mão direita do Comandante Ambrose, propõe que Yelena seja a nova provadora de comidas do líder do país.

Este cargo está longe de ser um posto de prestígio, pois o regimento de Ixia apenas declara que sempre que morto o provador oficial de comidas do comandante, o primeiro sucessor elegível é aquele que consta na lista como o próximo a ser enforcado- a morte de Yelena é, portanto, apenas retardada pelo destino.

O processo de estudos sobre os venenos é descrito de modo muito minucioso, imersivo, criativo e real. A personagem é uma mulher jovem, forte, determinada, e quanto mais a gente lê e entende a trajetória de Yelena, mais a gente se envolve com o livro, que casa um enredo de traições, história e intrigas políticas existentes mesmo em um país tão “perfeito”.

É aquele livro de fantasia de leitura fluida, texto honesto e sem pontas soltas que nos tiram de uma ressaca literária ou nos entretém em meio ao caos da vida. Cada personagem tem seus segredos, seu yin yang, e isso vai nos conquistando no decorrer da leitura.

site: @viveprale
Naty 12/03/2021minha estante
É fantástica essa série

Manuela do Prado 12/03/2021minha estante
Eu não gostei muito dos outros volumes, senti que a inclusão dos demais acontecimentos, personagens e "tretas" foi mal inserida na trajetória de Yelana. A personagem em si também me decepcionou bastante nos outros livros, tomando muitas atitudes impulsivas e pouco inteligentes :( :( :(

Naty 12/03/2021minha estante
Isso é. Ela é impulsiva demais (e às vezes pouco inteligente) (e a autora faz ela se dar bem mesmo assim), mas é típico livro YA. Dá para se divertir, mas concordo com algumas coisas que falou. kkk Cada leitura é uma experiência diferente para cada um.

Lu Oliveira 05/02/2016

Mais um para a lista de favoritos.
Yelena está presa a muito tempo por ter sido acusada de ter matado o filho de um líder militar. Prestes a ser executada por tal crime, ela recebe a oferta de ser a provadora de comidas do comandante. Disposta a tentar, ela passa por treinamento com Valek e tem que provar vários tipos diferentes de venenos. Uma forma que Valek encontrou para que ela não fugisse, é envenenando-a. Todos os dias ela deve ir até ele para receber o tal antídoto.
O líder militar não desistiu de ver Yelena pagar pela morte de seu filho, e assim, envia soldados seus para dar fim a vida da moça.
Depois desse ataque ela decide aprender a se defender, mas ainda assim, ela ainda corria perigo.

Esse livro é bem parado no começo, mas nada disso tira o brilho da obra. Ao longo da leitura, nós vamos conhecendo os segredos do passado de Yelena. As tramas foram bem construídas e nos faz querer ficar agarrados ao livro até terminar. Os personagens são incríveis e bem construídos. Yelena é uma personagem forte apesar do que aconteceu em seu passado. O romance foi bem abordado, e meu Deus, eu amo um romance bem construído.

O livro se tornou meu favorito e já estou louca pra ler os outros. Vamos ver o que o futuro guarda para Yelena.
Recomendo!
Leitora Inquieta 05/02/2016minha estante
o que achooou?

Lu Oliveira 05/02/2016minha estante

joanna.tell 30/06/2023

Estudos sobre Veneno.
Para um primeiro livro está de bom tamanho, consegui captar muitas coisas e ter essa introdução de mundo.
A parada é que tudo se passa muito rápido de uma maneira muito lenta, não tem uma profundidade de sentimentos ou uma elaboração, é como se tudo acontecesse em um estalar de dedos.
Eu não sei explicar muito bem, mas não senti essas coisas que o pessoal da resenha sentiu, não sei se li errado ou no tempo errado.
Para mim, nada foi aprofundado, tudo é bem descrito, mas parece que nada tem importância. Queria que fosse mais "radical" para uma fantasia, mas tudo é meio mole, sabe? Vou ler o segundo livro e ver no que vai da, minha base para ler esse livro foi uma resenha daqui que tinha a palavra "sexy" para descrever a leitura, mas fiquei decepcionado por receber informações, descrições e diálogos como um balde de terra na cara, só passar um paninho que tudo pode ser facilmente esquecido.
Até o "romance" entre Yelena e Valek não foi bem elaborado, tipo (SPOILER!!!!!!!!!!!!!) naquela hora que ela estava bêbada e começa a fazer massagens nas costas de Valek e depois DO NADA, REPITO, DO NADA começa a abrir o cinto dele kaakkaakak eu fiquei????? mulher??? ou quando ela contou as coisa que aquele doente fez com ela pro Valek e ele falou que o Brazzel e o filho dele vão se vê com ele e tals e ficou por isso mesmo.
Não é melhor, botei expectativa e não me dei bem.
Geovanna 25/01/2024minha estante
amei sua resenha exatamente como me senti lendo, a parte da yelena abrindo o cinto ?????????????? eu ri de vergonha alheia tipo não é possível a autora meter uma dessa

joanna.tell 25/01/2024minha estante
compartilharmos do mesmo sentimento de vergonha alheia nessa parte akkakakaka?

Itsane 20/03/2022

TOG foi inspirado nesse livro?
Gostei no livro, mas achei q faltou algo sem dúvidas.. achei que teve descrição pesadissimas de abuso sexual, se vc for sensível ao assunto melhor pular essas partes, eu gostei do livro e recomendo a leitura

Contém spoiler abaixo

Mas sobre comparação com TOG
Assassina
Nome da personagem: Yelena kk
Condenada a morte
Ficou 1 ano na masmorra sendo torturada
Sequestrada criança
Vai toda acabada falar com o espião do exército e é recrutada p trabalhar p governo
Criada por um cara que torturou ela
Consegue conquistar o segurança no primeiro livro
Tem personalidade forte é inteligente e luta bem
É descendente de uma família poderosa
É obrigada a se refugiar no país da família dela
Itsane 20/03/2022minha estante
Esqueci de falar:
Tem representatividade de um homem trans, esse livro é de 2005 achei incrível, nem hoje em dia esse assunto tem presença nos livros de fantasia

Itsane 20/03/2022minha estante
Outra coisa q é em comum com TOG
Tem um momento q ela encontra uma medalha do tamanho do palmo de uma mao q é mt importante p ela kk igualzinho ao amuleto da aelin

Psychobooks 16/04/2012

Resenha Tripla
Yelena foi condenada à forca pelo assassinato de Reyad, filho do coronel Brazel. Prestes a ser executada a sentença, ela tem uma escolha: morrer na forca ou se tornar a nova provadora de comida do General Ambrose. Yelena aceita o novo cargo, afinal é uma oportunidade de tentar se manter viva. Mas a tarefa não será fácil, pois além de possíveis tentativas de envenenarem a comida do general, ela ainda tem que comparecer todas as manhãs ao escritórios de Valek, chefe da segurança pessoal do general, para tomar uma pequena dose de um antídoto, pois para garantirem que ela não tentaria fugir, foi envenenada com o Pó de Borboleta.
Falar de Maria V. Snyder e de sua escrita chega a ser covardia. Já tinha ouvido falar muito de suas obras, mas nunca imaginei que a narrativa tivesse a fluência tão boa e que eu me apaixonaria tão perdidamente por todos os personagens. Yelena Zaltana é dessas protagonistas que, mesmo quando tudo parece estar perdido ela não se deixa abater. Sempre procura uma saída, sempre luta contra o sistema.
A Livia do blog Wishing a Book, sempre me recomendou essa série, mas eu nunca tinha tido a oportunidade de comprá-la até que em um passeio pela livraria eu vi o lançamento em português, mal acreditei! Comprei e não me arrependi!
Quando a Alba falou que o livro era MARAVILHOSO, achei que ela estava exagerando, mas ela não estava. Simplesmente devorei o livro e tive uma depressão pós-leitura.
Yelena é uma personagem determinada a se manter viva e extremamente aplicada a aprender sobre os venenos, mas os fantasmas de seu passado e dos abusos sofridos por ela nas mão de Brazel a atormentam constantemente. O passado dela é um grande mistérios no início. Sabemos que ela sofreu abusos, mas não sabemos de que tipo e em qual grau. Seu passado é revelado em pequenas doses ao longo da história.
A personagem principal, Yelena é fantástica! Uma das poucas personagens femininas do mundo literário que são realmente independentes. Forte, determinada e escaldada por causa do seu passado, não entra em um local fechado antes de analisar quais são suas possibilidades de fuga.
Valek (pegaeu) é uma incógnita na história. Ele é imprevisível e impossível de ser interpretado. Às vezes ele parece alguém tão humano, tão acessível e no momento seguinte ele se torna fechado, obscuro.
A construção dos personagens é maravilhosa. Valek é o oposto de Yelena. Arraigado à sua fidelidade ao General Ambrose, é capaz de tudo para protegê-lo. Suas facetas vão sendo descobertas aos poucos e ficamos numa montanha russa de emoções conforme ele vai se mostrando à Yelena.
Impossível não destacar dois personagens secundários: Janco e Ari. Esses dois soldados, trazem um humor único a leitura, duas pessoas completamente opostas, mas que se completam como irmãos. Ao longo do livro, eles se afeiçoam a Yelena e se tornam amigos e protetores dela.
A hirerarquia de Ixia, local onde se passa a história, lembrou a estruturação da Idade Média, com comandantes, soldados e o General do “estado”. Apesar de um sistema “militar”, o General Ambrose é rígido, mas justo. E o que eu mais gostei, não há a diferenciação entre homens e mulheres. Em seu governo, os cargos podem ser preenchidos tanto por homens, quanto por mulheres.
A história do livro, apesar de ser uma série, tem início meio e fim. Nada é deixado para trás, toda a trama principal tem desdobramento, claro, com algumas atitudes e novas possibilidades abertas para a continuação do enredo no próximo livro. Essa é a beleza da escrita de Maria V. Snyder: ela consegue nos deixar satisfeitos com o final do enredo e, mesmo assim, ansiosos pela sua continuação!
O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da Yelena, por isso, logo no início do livro ela conquista o leitor. A construção de personagens é impecável, tanto os principais quanto os secundários têm seu papel bem determinado dentro da trama. E o que falar do enredo? Ele é tão diferente e bem construído, o ambiente, a política, a magia, hierarquias e tudo isso é apresentado sem deixar o leitor entediado. Romance, ação, reviralvoltas e muito suspense, faz com que o leitor não queira largar o livro enquanto não chegar ao final.
P.S. Durante toda a leitura um fator me incomodou MUITO. O livro está repleto de erros de tradução, ortográficos, de digitação e de concordância. A diagramação é ruim, com pouca margem na página e com letras muito pequenas. Acredito que poderia ter sido feito um trabalho mais cuidadoso. Espero que as próximas edições tenham essas falhas corrigidas. Gostaria de deixar claro que a minha classificação para a obra (5 estrelas) é devido à trama. Se fosse tirar estrelas pelos erros encontrados, o livro não chegaria a 3 estrelas.
(Faço das palavras da Alba, as minhas. Quem tiver interesse na série, leia pelo enredo e narrativa da autora, se puder, o faça em inglês)

Acesse:
Monisaur 28/05/2012minha estante
Eu também achei esses erros e de verdade, fiquei MUITO chateada. Os livros da série não são baratos e o trabalho que a editora teve para revisar, não vale nem dez reais.

O livro é simplesmente maravilhoso e a resenha também está ótima e fazendo jus a trama e todo carinho que a série merece.

Cris 22/06/2012minha estante
Verdade, só "passei por cima dos erros" pq gostei muito mesmo da trama!

Nanda 02/01/2016

Ótimo!
"- Contudo, você conseguiu penetrar a minha pele, invadir o meu sangue e se apossar do meu coração!
- Parece mais um veneno do que uma pessoa - foi tudo o que consegui dizer."

Esse trecho simplesmente define este livro para mim!
Estudos Sobre Veneno foi um desses livros que eu agradeço por ter dado uma chance. O descobri totalmente por um acaso. Enquanto lia a resenha de algum outro livro, vi um comentário aleatório que dizia mais ou menos: "se quer ler um livro bom de verdade, procure este". Fiquei com o título na mente, e a sinopse logo me atraiu.
Essa é uma história que não se limita aos personagens iniciais e a solução de um problema que temos ideia do que se trata desde o princípio… Novos personagens importantíssimos surgem o tempo todo ao longo da trama e transformam os fatos para algo muito além do esperado! Cada capítulo te instiga a ir além.
Adorei o universo construído por Maria V. Snyder, e fiquei curiosa ao descobri que ela escreveu outras sagas dentro deste mesmo mundo.

Ponto negativo: a Editora Harlequin Books, que publicou o livro no Brasil, só lançou o terceiro livro da trilogia em formato digital!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Achei isso uma falta de respeito com os fãs que compraram os dois primeiros e gostam de colecionar os volumes impressos na estante. Esse lançamento já ocorreu há anos e eles não tem a mínima perspectiva de publicar a versão física um dia.
Victor Hugo 03/01/2016minha estante
Colocando na estante

Mariana Eleutério 06/11/2021

Irei panfletar no booktt
Irei panfletar esse livro a partir de agora - nunca ouvi alguém falar sobre ele e meio que tem uma história bem do tipo que oa leitores de fantasia young adult tem adotado.

Além disso, todos estamos precisando de uma fantasia esses dias. Vamos de acompanhar a construção de uma PROVADORA DE VENENOS? Tem treta, tem rebeldes, tem perseguição, tem romance entre aluno/tutor. A narrativa é simples e fluida - nada apegado aos detalhes. Não é o tipo de livro que vai para a lista de favoritos, mas muito curioso para se passar o tempo. Me lembra algo como Trono de Vidro talvez
Kah 06/11/2021minha estante
Adoro essa série

Pam Xavier 05/03/2014

Superou minhas expectativas
Depois de ter ouvido todas as críticas positivas, de ser simplesmente viciada no gênero e ainda por cima terem comparado com George R. R. Martin, Estudos sobre Venenos pulou para o primeiro lugar na minha listinha enorme de livros e definitivamente não me arrependi.

É uma trama repleta de intrigas e uma história muito bem construída, realmente surpreendente que te deixa agarrada ao livro. A brutalidade que é retratada, principalmente na cena do diário de Reyad, ao mesmo tempo em que te deixa horrorizada é fascinante, pois é difícil encontrar livros YA que mostrem tamanha crueldade com o protagonista.

O romance na história é bem sutil e vai acontecendo aos poucos, mas quando tem o seu momento é algo sexy e adulto, que deixa uma vontade de quero mais. A magia também vai sendo mostrada aos poucos e de um modo muito bem feito

Foi delicioso ver a evolução da Yelena durante o livro, que após tudo o que viveu se acostumou a abaixar a cabeça e se esconder, mas é nos momentos em que se impõe que você vê a sua força e que incrível mulher ela se tornou.

Os personagens secundários também são incríveis, destaque para Maarg, que é uma bruxa velha completamente odiável e é exatamente por isso que gosto dela, o fantasma de Reyad, que mesmo na morte continua sendo desprezível e infernizando a vida de Yelena e os lindos do Janco e Ari que nos dão os momentos de humor e lealdade no livro, quero eles pra mim gente . ^.^

Agora é o momento fan girl...Gente o que é o Valek *-* ele passou a ser o atual personagem por quem estou apaixonada rsrsr, eu como uma garota que tem um fraco por mocinhos com personalidade forte e com um leve ar de perigoso (fazer o que se gosto de um “bad boy” rsrs), que é necessário se conquistar, devo dizer que Valek está mais que aprovadíssimo.

Só eu achei Trono de Vidro - Sarah J. Maas muito parecido com o Estudos sobre Venenos??
Não que me incomode, livros bons a gente sempre quer mais. u.u

Ahh...Minha primeira resenha, espero que gostem ;3
Mayara 30/07/2020minha estante
Eu terminei de ler esse livro ontem e vim ler nas resenhas se alguém mais notou a semelhança entre essa história com Trono de Vidro. Não vi muita gente comentar, mas eu também achei super parecido os enredos! Ótima resenha. ;)

Noemy 18/08/2021

Só sei que quero eles físicos!!!!!!
♥☻
Quero reler!
vale a pena !!!
Li a muito tempo e realmente gostei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Suellen Xavier 18/08/2021minha estante
Perfeito ?