O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

ray 09/11/2023

Amorzinho
Esse era um livro que eu queria ler desde o momento em que eu terminei "Entrevista com o vampiro", justamente porque o Lestat foi o personagem que mais me cativou, apesar da personalidade instável dele. Diferentemente do primeiro livro, que tem um tom mais gótico e melancólico devido à narração do Louis, esse livro é, simplesmente, divertido. Acompanhar a trajetória não só do Lestat, mas de outros vampiros que aparecem ao longo da história me rendeu momentos engraçados e emocionantes, porque cada um deles tem um conflito interno que te faz simpatizar com eles de alguma forma. Cada um deles tem uma personalidade bastante única, que ou funcionam quando estão juntas, ou criam um contraste interessante de se observar.
Quanto às origens dos vampiros a qual Lestat despende grande parte da sua existência procurando, eu diria que essa é uma explicação bastante criativa, e o quanto eu me empolguei nas cenas finais, quando tá rolando o show, não tá escrito.
Acho que é exatamente por essa montanha-russa de sentimentos que eu senti enquanto lia que esse virou, em disparada, um dos melhores do meu 2023 ?

Dany.Dessoy 02/11/2023

O livro é incrível, mas a escrita do Louis é muito melhor pra ler, a narrativa é completamente diferente. Mas, para aqueles que leram o livro 1 e se interessaram pelos segredos é perfeito pra saciar toda a curiosidade do leitor.
O Lestat, diferente do que o Louis achava, tinha toda uma filosofia por trás de seu ser, sendo assim, um vampiro com consciência também. A narrativa trás todos os segredos da personagem, tornando-a menos má, visto que suas más ações foram apenas mal pensadas. Ele se mostra um vampiro sentimental que sente falta de sua família, principalmente de sua mãe, e demonstra todo seu amor por Louis, o que o torna muito diferente do que acreditei no livro anterior da saga. Leiam!!! Incrível mesmo que cansativa a leitura!

GuilhermeFaDeBrasCubas 25/09/2023

Eu amo o Lestat, adoro como a autora fez dele um vilão babaca se tornar um personagem melhor do que o Luiz. Tudo apresentado no primeiro livro é melhorado nesse, principalmente o mundo, ele é fantástico e extremamente imersivo.
Eu não tenho duvida que esse livro é a melhor obra de Vampiro que já existiu.

Guynaciria 22/03/2018

Finalmente temos a versão de Lestat sobre os fatos apresentados no livro " Entrevista com o vampiro". Aqui esse vampiro fascinante revela fatos de seus passado, antes e depois de sua transformação, amarrando assim todas as pontas que ficaram soltas no volume anterior.

Lestat se  mostra ainda mais complexo, tem uma personalidade forte, um desejo intenso de ser compreendido e amado por seus iguais, um respeito pela vida humana, além de ser o portador de um grande segredo que pode alterar o curso da história dos vampiros.

A história é ambientada no século XVIII, englobando os últimos anos mortais de Lestat, a transformação de seus primeiros filhos ( Gabriele sua mãe mortal  e Nicolas, seu amigo músico).

Aqui também tem o primeiro encontro de Lestat e  Armand, que tentou destruí-lo inúmeras vezes no passado, por não saber compreender o seu jeito despojado, que não respeita os velhos ritos e tão pouco sente a necessidade de viver a margem da sociedade humana e seus prazeres.

Como as adaptações para o cinema pularam esse volume, eu não sabia que Lestat é o dono do teatro dos vampiros em Paris, nem que Armand devia a ele tantos favores, que fez questão de não pagar.

O amor o vampiro pela música remonta dos primeiros anos ao lado de Nicolas, mas se intensificou com o passar das eras, não é de se surpreender que o nosso querido vampiro se torne uma estrela do rock, capaz de levantar os mortos com sua música. Mas isso é o tema do próximo volume.

Bjos!

Cléo 10/11/2023

Mais um incrível livro da Anne Rice
Lestat é um personagem que apaixona desde a história do entrevista com vampiro, e agora vemos seus passos até aquela história. Eu particularmente me peguei ainda mais apaixonada por ele, entendendo suas frustrações e princípios, seus questionamentos e suas aflições. Acredito que seja o personagem que as pessoas mais questionadoras se identifiquem também! A história é coerente e apaixonante. Se tornou meu livro preferido da vida.

Lillyns 31/07/2020

Ahh O Vampiro Lestat...
Estou relendo pela milésima vez!
E o mesmo continua a me encantar, com a descrição detalhada que te leva para outras épocas e com todas as questões que envolvem sobre o que é o bem.

Amanda 11/01/2021

3,5 estrelas
Sou fã do Lestat há uns 10 anos. Desde que assisti "A Rainha dos Condenados" fiquei super curiosa pra ler os livros. Ano passado resolvi assistir "Entrevista com o Vampiro" e odiei o filme porque não achei legal a escolha dos atores (todos muito bons, mas não combinaram com o que eu esperava dos personagens). Enfim, fiquei com ranço da história. Tudo isso pra explicar porque comecei a ler As Crônicas Vampirescas ignorando o primeiro livro e pulei logo pra "O Vampiro Lestat".
Sobre o livro em si, confesso que foi uma leitura muuuuito arrastada na maior parte do tempo. Conhecemos nesse volume grande parte da história de Lestat e em muitos momentos chegamos e entrar em seus sentimentos, angústias e reflexões. Isso é muito legal e ao mesmo tempo muito maçante, pois percebi que ele, como muitos vampiros que aparecem na história, é muito volúvel e muito dramático. Me irritei bastante com o protagonista e diversos momentos.
É fascinante acompanhar tantas fases da existência de um imortal e conhecer tantos personagens por quem ele se apaixonou (porque afinal ele se apaixona por todo mundo haahah), ver os cenários tão diferentes que ele percorre e a mudança que ele acompanha na humanidade.
Acredito que a leitura foi muito devagar no início porque existiam muitas cenas onde ele reflete sobre as questões do bem e do mal, da existência dos vampiros e várias outras questões filosóficas que poderiam ter sido mais enxutas. Por outro lado entendo que esse é o estilo da autora e que é importante pra transmitir a noção de como os vampiros são seres atemporais, eternamente angustiados e dramáticos (muito dramáticos).
Em algum momento, próximo de quando a Gabrielle some de cena, a leitura começou a fluir mais porque Lestat conhece Marius e começa a descobrir muitas coisas incríveis sobre a origem de sua espécie, aparecem personagens fascinantes (Akasha, Enkil e a história da possessão são muuuito interessantes) e a história começa a ter um pouco mais de ação.
Anne Rice é uma autora que nasceu para escrever sobre vampiros e, apesar de a escrita dela ser um pouco difícil de fluir, gosto do toque sombrio que ela consegue adicionar a todos esses mitos. Acho interessante como ela descreve relações completamente doidas entre vampiros (nunca sabemos se eles se amam, se odeiam, se estão com saudades, se vão se matar no próximo reencontro) e de como ela explica a origem de tudo. Simplesmente genial.
Estou animada para ler A Rainha dos Condenados (que provavelmente será meu favorito já que sou uma grande fã do filme) e descobrir o que Akasha vai aprontar, onde vão parar Gabrielle e Louis, como vai ser o aparecimento da Jesse na história e como será a vida de rockstar do Lestat com mais detalhes!

Kenyafdn 21/01/2021

Um morto-vivo cheio de vida... rsrs
Foi essa a impressão que fiquei desse vampiro charmoso, impetuoso e arrogante... Sua vivacidade é apaixonante! No primeiro livro (Entrevista com o vampiro), tinha achado ele maléfico, porém aquela era apenas a visão do Louis, que não sabia 1% da verdadeira história de seu progenitor e amante.. E ora! Convenhamos que o Louis era um porre com aquela melancolia infinita no primeiro livro e no segundo, com a versão do Lestat dos fatos, tive certeza que ele era um chato de galocha mesmo! Kkkkk
Estou me sentindo órfã pelo fim da leitura, porém de alma lavada e com gás todo para aproveitar a vida ao máximo, assim como o nosso amado Lestat.

Marcela 28/02/2021

Viagem pelo tempo
O livro te prende do começo ao fim. Uma viagem pelo tempo é feita, contando a história e imortalidade de Lestat. Simplesmente divino!

Mônica Paz 28/02/2021

De volta À Estrada do Diabo com Lestat
Agora que estou lendo o Príncipe Lestat, reli parte desse livro, umas 100 paginas finais. Do último encontro dele com Marius e Os que devem ser conservados até depois do show em S. Francisco LA. Foi bom relembrar a relação de Lestat com Marius, Gabriele, Louis, Claudia e Armand, além de rever a cronologia.

Os Contos Vampirescos são realmente envolventes!

Zooiioo0 08/07/2021

Depois de alguns anos da publicação do livro "Entrevista Com o Vampiro" com participação de Louis, Lestat acorda em meados de 1983 e se vê injustiçado por seu amigo vampiro o ter descrito como um ser vil e egoísta. Em sua solidão e revolta, Lestat resolve publicar uma autobiografia contando sua história e a de todos os vampiros com o qual ele teve contato. No meio da publicação deste livro ele forma uma banda de rock com o intuito de se mostrar para os mortais e reunir os outros vampiros escondidos entre os humanos.

Anne Rice ao escrever esse livro criou personagens muito reais e com histórias densas. A narrativa do livro se dá em primeira pessoa e enquanto o protagonista conta sua história e suas motivações há diversas camadas de história e pulos temporais. O livro se inicia em Nova Orleans do século XX, indo para a França do século XVIII, depois para a era de Alexandre e indo até os primeiros reinos egípcios.
Um dos assuntos muito presente durante o desenrolar da história é a percepção da passagem do tempo quanto seres imortais, as mudanças culturais e religiosas, o conhecimento humano que é passado de gerações. Ao meu ver, Anne Rice conseguiu explorar essa temática com muita propriedade, apresentando pensamentos e costumes de cada época e trazendo reflexões de como isso impacta nos dias atuais.

Achei esse livro muito lento e bem denso para ler. Houve momentos em que eu tive vontade de pular páginas tamanha a monotonia em algumas cenas. Após a leitura eu concluí que isso era necessário para se transmitir a sensação do tempo interminável de um imortal. Tive essa sensação em muitas partes do livro.
Apesar da densidade da leitura, me prendi no universo criado por Anne e quero continuar a saga. Os personagens são incríveis e cada um tem uma parte muito importante na história.

Se você tiver tempo, recomendo a leitura. Obra cheia de reviravoltas inimagináveis e recheada de reflexões e críticas sociais.

“- Se você teme tanto assim o poder de Deus - eu disse -, então os ensinamentos da Igreja não lhe são conhecidos. Você deve saber que as formas da bondade mudam com o tempo, que existem santos em todas as épocas sob o céu. [...]
Nos tempos antigos havia mártires que apagavam as chamas que procuravam queimá-los, místicos que levitavam no ar enquanto ouviam a voz de Deus. Mas assim como o mundo mudou, também mudaram os santos. [...]
E assim também é com o mal, é óbvio. Ele muda de forma”. (Pág. 197).
Vanessa.Cristina 12/07/2021minha estante
Perfeito!

Lucas.Sampaio 18/07/2021

Uma ótima continuação
Quando terminamos o "Entrevista com o vampiro" temos a sensação que o segundo livro será uma continuação direta do primeiro volume. Mas se engana quem vai para O Vampiro Lestat esperando isso.
Aqui, como o próprio título indica, temos a história da origem e da vida de um dos vampiros mais fascinantes da literatura.
Um livro que brinca com a intertextualidade, criando um livro dentro de um livro, citando o "Entrevista com o vampiro" como fonte de inspiração para que o personagem colocasse sua vida no papel.
É um livro muito bom, mas não perfeito. O ritmo frenético é quebrado algumas vezes, alguns relatos são extensos e cheios de informação e precisam de uma leitura mais lenta, para absorver todos os detalhes possíveis. Isso faz com que o livro (que já é extenso) pareça ter o dobro da sua extensão.
Imortalmente divertido, mesmo datado (escrito e ambientado nos anos 80, com o machismo implícito, falta de representatividade) ainda consegue deleitar os novos leitores.

Felipe 15/09/2021

Denso e Reflexivo. Livro recheado de metafísica.
Denso e reflexivo. Não houvesse o elemento ficcional, seria um livro de filosofia.

[Do que se trata] O Vampiro Lestat é o segundo livro da série literária The Vampire Chronicles da célebre autora americana Anne Rice, publicado em 1985. Este livro é uma sequência de Entrevista com o Vampiro e antecede A Rainha dos Condenados.

[Enredo] Neste livro, Lestat, que estava em longo sono numa cova de cemitério, desperta de seu repouso e encontra um mundo (e as pessoas) completamente diferente. Ao constatar que Louis concedeu uma entrevista, Lestat resolve contar a sua própria história, desde quando era um mortal, na França pré-revolução, passando por suas experiências com outros vampiros ao redor da Europa. Além de revelar ao mundo sua natureza entrando para uma banda de rock.

[Minhas impressões] É um livro de filosofia, reflexão e malancolia. Pra mim estes são pontos positivos, embora eu não acredite que seja palatável para todo tipo de público.

Rice imprime uma escrita coesa e de fácil compreensão. A linguagem não é nada complicada.

A densidade da obra se dá pelos temas e reflexões que os vampiros fazem ao confrontarem entre si os seus paradigmas.

Um livro profundo e denso que pode punir o leitor aventureiro, mas que recompensa o leitor que tiver maturidade suficiente para compreender os dilemas existenciais que a Autora propõe.

Gostou dessa resenha e quer ver outras? Siga o meu perfil no Instagram: @corujaogeek

#
laragsoares 23/08/2022minha estante
Comentário perfeito

Anne.Grasiele 28/09/2021

Nesse livro, o Lestat "corrige" alguns pontos da história do primeiro livro e conta sua própria trajetória, desde antes de ser transformado até a apresentação do show de sua banda de rock.
A história em si é legalzinha e traz o diferencial de contar também um pouco da vida de outros personagens como se fosse do ponto de vista deles, o problema é que, assim como notei no primeiro livro, a Anne Rice tem uma escrita muito detalhista que atrapalha na fluidez da leitura.
Apesar de ser exaustante, essa questão dos detalhes não atrapalha a ponto de fazer abandonar o livro, porque os fatos da narrativa já são bastante interessantes de acompanhar .