O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

Marcela 28/02/2021

Viagem pelo tempo
O livro te prende do começo ao fim. Uma viagem pelo tempo é feita, contando a história e imortalidade de Lestat. Simplesmente divino!

Mônica Paz 28/02/2021

De volta À Estrada do Diabo com Lestat
Agora que estou lendo o Príncipe Lestat, reli parte desse livro, umas 100 paginas finais. Do último encontro dele com Marius e Os que devem ser conservados até depois do show em S. Francisco LA. Foi bom relembrar a relação de Lestat com Marius, Gabriele, Louis, Claudia e Armand, além de rever a cronologia.

Os Contos Vampirescos são realmente envolventes!

Zooiioo0 08/07/2021

Depois de alguns anos da publicação do livro "Entrevista Com o Vampiro" com participação de Louis, Lestat acorda em meados de 1983 e se vê injustiçado por seu amigo vampiro o ter descrito como um ser vil e egoísta. Em sua solidão e revolta, Lestat resolve publicar uma autobiografia contando sua história e a de todos os vampiros com o qual ele teve contato. No meio da publicação deste livro ele forma uma banda de rock com o intuito de se mostrar para os mortais e reunir os outros vampiros escondidos entre os humanos.

Anne Rice ao escrever esse livro criou personagens muito reais e com histórias densas. A narrativa do livro se dá em primeira pessoa e enquanto o protagonista conta sua história e suas motivações há diversas camadas de história e pulos temporais. O livro se inicia em Nova Orleans do século XX, indo para a França do século XVIII, depois para a era de Alexandre e indo até os primeiros reinos egípcios.
Um dos assuntos muito presente durante o desenrolar da história é a percepção da passagem do tempo quanto seres imortais, as mudanças culturais e religiosas, o conhecimento humano que é passado de gerações. Ao meu ver, Anne Rice conseguiu explorar essa temática com muita propriedade, apresentando pensamentos e costumes de cada época e trazendo reflexões de como isso impacta nos dias atuais.

Achei esse livro muito lento e bem denso para ler. Houve momentos em que eu tive vontade de pular páginas tamanha a monotonia em algumas cenas. Após a leitura eu concluí que isso era necessário para se transmitir a sensação do tempo interminável de um imortal. Tive essa sensação em muitas partes do livro.
Apesar da densidade da leitura, me prendi no universo criado por Anne e quero continuar a saga. Os personagens são incríveis e cada um tem uma parte muito importante na história.

Se você tiver tempo, recomendo a leitura. Obra cheia de reviravoltas inimagináveis e recheada de reflexões e críticas sociais.

“- Se você teme tanto assim o poder de Deus - eu disse -, então os ensinamentos da Igreja não lhe são conhecidos. Você deve saber que as formas da bondade mudam com o tempo, que existem santos em todas as épocas sob o céu. [...]
Nos tempos antigos havia mártires que apagavam as chamas que procuravam queimá-los, místicos que levitavam no ar enquanto ouviam a voz de Deus. Mas assim como o mundo mudou, também mudaram os santos. [...]
E assim também é com o mal, é óbvio. Ele muda de forma”. (Pág. 197).
Vanessa.Cristina 12/07/2021minha estante
Perfeito!

Lucas.Sampaio 18/07/2021

Uma ótima continuação
Quando terminamos o "Entrevista com o vampiro" temos a sensação que o segundo livro será uma continuação direta do primeiro volume. Mas se engana quem vai para O Vampiro Lestat esperando isso.
Aqui, como o próprio título indica, temos a história da origem e da vida de um dos vampiros mais fascinantes da literatura.
Um livro que brinca com a intertextualidade, criando um livro dentro de um livro, citando o "Entrevista com o vampiro" como fonte de inspiração para que o personagem colocasse sua vida no papel.
É um livro muito bom, mas não perfeito. O ritmo frenético é quebrado algumas vezes, alguns relatos são extensos e cheios de informação e precisam de uma leitura mais lenta, para absorver todos os detalhes possíveis. Isso faz com que o livro (que já é extenso) pareça ter o dobro da sua extensão.
Imortalmente divertido, mesmo datado (escrito e ambientado nos anos 80, com o machismo implícito, falta de representatividade) ainda consegue deleitar os novos leitores.

Felipe 15/09/2021

Denso e Reflexivo. Livro recheado de metafísica.
Denso e reflexivo. Não houvesse o elemento ficcional, seria um livro de filosofia.

[Do que se trata] O Vampiro Lestat é o segundo livro da série literária The Vampire Chronicles da célebre autora americana Anne Rice, publicado em 1985. Este livro é uma sequência de Entrevista com o Vampiro e antecede A Rainha dos Condenados.

[Enredo] Neste livro, Lestat, que estava em longo sono numa cova de cemitério, desperta de seu repouso e encontra um mundo (e as pessoas) completamente diferente. Ao constatar que Louis concedeu uma entrevista, Lestat resolve contar a sua própria história, desde quando era um mortal, na França pré-revolução, passando por suas experiências com outros vampiros ao redor da Europa. Além de revelar ao mundo sua natureza entrando para uma banda de rock.

[Minhas impressões] É um livro de filosofia, reflexão e malancolia. Pra mim estes são pontos positivos, embora eu não acredite que seja palatável para todo tipo de público.

Rice imprime uma escrita coesa e de fácil compreensão. A linguagem não é nada complicada.

A densidade da obra se dá pelos temas e reflexões que os vampiros fazem ao confrontarem entre si os seus paradigmas.

Um livro profundo e denso que pode punir o leitor aventureiro, mas que recompensa o leitor que tiver maturidade suficiente para compreender os dilemas existenciais que a Autora propõe.

Gostou dessa resenha e quer ver outras? Siga o meu perfil no Instagram: @corujaogeek

#
laragsoares 23/08/2022minha estante
Comentário perfeito

Anne.Grasiele 28/09/2021

Nesse livro, o Lestat "corrige" alguns pontos da história do primeiro livro e conta sua própria trajetória, desde antes de ser transformado até a apresentação do show de sua banda de rock.
A história em si é legalzinha e traz o diferencial de contar também um pouco da vida de outros personagens como se fosse do ponto de vista deles, o problema é que, assim como notei no primeiro livro, a Anne Rice tem uma escrita muito detalhista que atrapalha na fluidez da leitura.
Apesar de ser exaustante, essa questão dos detalhes não atrapalha a ponto de fazer abandonar o livro, porque os fatos da narrativa já são bastante interessantes de acompanhar .

Yves.Vicente 17/01/2022

Lestat nos fala em alguns momentos de que a sede por sangue é algumas vezes insaciável, fazendo com que ele vá em busca de novas vítimas numa mesma noite para poder saciá-la. O mesmo ocorre com esses livros das Crônicas Vampirescas, acabo de terminar o 2 livro da série e a minha sede só aumenta! Magnífico ??

Luana.C 26/05/2022

Perfeição define esse segundo livro
Cara, que livro sensacional.

Este livro faz você ter uma visão e conhecimento totalmente diferente de Lestat em comparação com o primeiro livro. Fora que , a leitura é bem mais fácil e leve.
Me incomodou alguns pontos quando foi citado o egito, mas enfim, nada que impacte a história.

Caroles2 23/05/2022

Gostei bastante da leitura. O Lestat é muito cativante, e foi uma supresa para mim o rumo que ele toma já no início da história, além de conhecer a sua história e seu ponto de vista sobre os acontecimentos do livro anterior. A escrita da Anne continua fluida.

Recomendo!

Liu Lestat 16/08/2009

Perfeição.
Eu fico até sem graça de falar desse livro. Conheci o vampiro Lestat quando assisti o filme Rainha dos Condenados. E enlouqueci depois!

Corri atrás do DVD, trilha sonora, fotos, vídeos, absolutamente tudo sobre Lestat. Até que descobri os livros, e nossa, eu devo ter aborrecido tanta gente falando disso...

Li "Entrevista com Vampiro" e adorei. E me prendi mais ainda ao personagem Lestat. Me sinto representada quando o vejo, e além do que sou, sinto que o que me falta eu facilmente encontro em Lestat.

Quase como uma paixonite eu procurei o segundo livro, e ganhei O vampiro Lestat. Eu demorei horrores para terminar de ler, porque a cada página que avançava, eu recuava duas, só para reler e reviver a cena.

Anne Rice é uma mestra. Só ela consegue unir França do séc. XVII e anos 80, de uma forma que é impossível não prender o leitor.

Lestat é meu livro preferido, meu ponto de referência, meu modo de classificar as outras obras. É simplesmente único.

Alexia 21/02/2010

Li depois que a Anne Rice virou cristã...
Ironicamente encontrei nele apoio para largar a igreja xD .

Tem partes que são MUITO descritivas,algo que as vezes cansa,mas os diálogos são bem escritos e te fazem pensar.
É bem ambientando,e enquanto lia conseguia imagina a vida do Lestat:num castelo vivendo com a familia,depois fugindo para Paris,até onde termina sua narrativa.
Dá para ver que ele amadurece,mas continua gostando de fazer o que não deve e irritar os outros,e faz de uma maneira tão sacana que me pegava sorrindo enquanto lia!hehehe.

Cláudia 28/12/2010minha estante
Que legal que você encontrou apoio no livro para largar a igreja! Muito interessante! Eu já li sem ter nenhuma conexão com a religião, o que me fez adorar o ponto de vista do Lestat e de alguns de seus personagens melhor ainda...

Rod 13/12/2018

Arte em papel
Sou obrigado a relatar aqui que eu NÃO conhecia Anne Rice.
Mas foi amor à primeira lida.
Tornou-se uma das minhas histórias favoritas.
A profundidade que as presas dos vampiros conseguem chegar é inacreditável.
Com Lestat, por exemplo, Anne Rice faz dos vampiros uma metáfora clara ao ser humano.
Lestat, por e para viver entre humanos, interpreta um ser humano. O jeito dele de viver é esse.
O quão isso é diferente de nós, animais primatas com parca consciência? Nada.
Parabéns Anne Rice, provando que as palavras podem ser tão profundas quanto o sangue em nossas veias.