O Misterioso Sr. Quin (eBook)

O Misterioso Sr. Quin (eBook) Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Sr. Quin

Rachelsilva28 07/06/2022

O misterioso sr. Quim
Senhor arlequim
Mistérios
Amor
Várias histórias dolorosas e lindas.
As mais belas e tristes

Karyn 14/04/2022

O Misterioso Sr. Quin
Outro livro de contos da Ágatha Christie, no qual o nome do título não é o personagem principal. Acompanhamos a cada capítulo uma nova história com o nosso protagonista Sr. Satterthwaite. Muitos dos personagens que apareceram nesse livro pareciam ser interessantes, mas como as histórias só duram um capítulo, nunca são muito desenvolvidos. Acho que a Ágatha não era uma escritora para pequenas histórias. A diversos momentos interessantes nesse livro, mas assim como no cinema dizem que "faltou tempo de tela para desenvolver melhor", aqui faltou tempo de páginas.

Carla 20/02/2022

Quase sobrenatural...
Nessa obra de Agatha, temos 12 contos escritos ao longo da carreira literária dela que abordam o Sr. Quin. Um sujeito misterioso que, ao longo dos contos, vai demonstrando algumas facetas quase sobrenaturais.

Cada conto flerta com uma certa aura mágica, talvez assombrada, mas que a autora conduz sempre ao racional. Talvez fosse seu olhar sempre cético que impediu histórias mais explícitas abordando algum ser fantástico ou até mesmo anjos ou demônios.

Mas, embora o Sr. Quin seja um grande personagem dos contos, as situações acontecem com o Sr. Satterthwaite, um aristocrata solteirão que vive para observar as situações do mundo.

Satterthwaitte é um "pobre homem rico" que desdenha os costumes dos jovens, dos que não são nascidos de famílias aristocratas, das pessoas que vivem fora dos rígidos costumes ingleses.

Há alguns contos que envolver crimes, mas outros têm diferentes temáticas, entre elas o suicídio por amor ou desesperança.

Jéssica 19/01/2022

Contos muito bobinhos
Livro com muito conto ruim e cansativo..
Só vou dar 1 estrela porque gosto muito da Agatha, mas esse livro se superou..
Não recomendo

Tamiris Durigan 16/01/2022

Um livro de fantasia da Gata Triste?
Sem nenhuma explicação plausível dada para os aparecimentos e desaparecimentos do Sr. Quin na história e com um final bastante sugestivo em tormo do sobrenatural (apesar de ter me deixado meio em dúvida se entendi tudo).

A dinâmica do protagonista com esse personagem misterioso também é bem intrigante e animadora. Apesar de no começo, as expressões usadas serem repetitivas e os contos bem mornos, a partir do conto O Rosto de Helena, as questões apresentadas se tornaram mais diversificadas e a expectativa aumentou para entender a relação do Sr. Quin com o todo.

No geral, foi um livro animador.

Vincento Hughes 10/01/2022

Um intrigante personagem de Christie
?Não sou mágico. Tampouco um criminologista. Mas vou lhes dizer uma coisa: eu acredito no valor das impressões. Em ocasiões de crise, há sempre um momento que se sobressai aos demais, uma cena que permanece quando tudo o mais desapareceu.?

Este é o Sr. Quin, um dos personagens mais intrigantes criados por Agatha Christie. Em um livro com doze contos, a autora foge um pouco da investigação tradicional e constrói tramas engenhosas, nas quais drama e mistério caminham lado a lado. O papel de desvendá-las cabe ao Sr. Satterhwaite, um nobre solteirão fascinado pela natureza humana.

Seja para resolver um crime ocorrido no passado ou tentar evitar uma iminente morte, Quin assume um papel de catalisador nas tramas, cabendo ao Sr. Satterthwaite enxergar a verdade por trás dos detalhes sutis fornecidos por seu misterioso companheiro.

Esta é minha terceira releitura. Recomendo todos os contos. Tenho como preferidos ?O homem que veio do mar?, ?O rosto de Helena?, ?A morte do Arlequim? e ?O pássaro da asa quebrada?.

Rodriguinho @literario.rojo 28/11/2021

Livro diferente dos que estou acostumado a ler da autora no qual o Sr Quinn do nada como num passe de mágica brotava no local onde o mistério estava acontecendo. Com uma pegada mais sobrenatural , porém alguns contos foram bem rasos e outros mais interessantes.

EstefaneHelen 17/10/2021

Fiquei me questionando...
...se eu lesse os livros de contos da Agatha como uma série que solta um episódio por semana, eu aproveitaria mais, sabe?

Os livros de contos são bons, mas eu sempre acabo gostando mais quando tem personagens já conhecidos. Amei Os quatro grandes (originalmente publicado em formato de contos), Poirot Investiga (foi ótimo ver ele solucionando casos mais triviais) e Sócios no crime (Tommy e Tuppence são os melhores, né).

Enfim, acho que vale a leitura, mas não entra no meu top livros da Agatha.

Felipe 10/10/2021

O Misterioros Sr Quin
Décimo segundo livro publicado, em 1930, pela Agatha Christie mostra um outro lado da autora. Um lado até bem diferente dos outros livros da autora, que até então eu não conhecia.

Nessa coletânea de 12 contos, temos o Sr Satterwaite, um homem que convive com a alta sociedade europeia de seu tempo. Somos também apresentados ao senhor Harley Quin que surge e desaparece misteriosamente sem muitas explicações. Juntos, os dois vão evitar crimes de acontecerem ou levar os criminosos à justiça.

Perto dos outros livros da Agatha que li, não gostei muito desse pois a maioria das histórias não nos prendem, e com isso deixa o livro mais pesado e lento para ler. Alguns contos são muito bons, mas mesmo assim, ficam algumas lacunas que deixaram intrigados. Talvez tenha sido essa a intenção da autora até.

Aline.Sacramento 05/09/2021

São ótimos contos, eu amei esse misterioso Sr. Quin e o Sr. Satterthwaith. As histórias são muito boas e intrigantes e apesar de curtas tem soluções interessantes e satisfatórias. Eu amei. Achei diferente de tudo que li da Agatha, mas gostei bastante.

Thaisa 30/08/2021

Um livro da Agatha... SOBRENATURAL??
Numa noite de Ano Novo, um grupo de amigos estão reunidos em um casarão onde uma grande tragédia aconteceu há alguns anos - entre eles, se encontra o Sr. Satterthwaite, um homem que adora observar o comportamento humano e desvendar, de sua própria maneira, diversos mistérios.
Enquanto os senhores estão conversando sobre o passado, o relógio anuncia meia-noite. Quando eles menos esperam, alguém bate à porta: um homem vestido com cores espalhafatosas, contando que seu carro quebrou, e se identificando como Sr. Harley Quinn.
Se aquecendo em frente ao fogo, Quinn lembra que já esteve ali com o antigo morador - e todos começam a apresentar suas deduções a respeito do caso.
Depois disso, temos mais 11 contos protagonizados pelo Sr. Satterthwaite que, com a ajuda do misterioso Sr. Quin, começará a solucionar crimes - todos relacionados a casais, amores mal-resolvidos, amantes...
Esse é um livro bem diferente de tudo que já li de Agatha Christie: as investigações dos romances da Dama do Crime são, em sua grande maioria, focadas na realidade, no humano, no ordinário; aqui, entretanto, ela nos apresenta, na figura de Harley, algo extremamente sobrenatural - ele sempre aparece na hora certa, inspira o Sr. Satterthwaite, sua aparência é vista de forma diferente pelos personagens, e sua real essência, a de fazer justiça e ajudar os outros, conecta-se com o extraordinário e o místico.
Muitos leitores de Christie não morrem de amores por esse livro exatamente por causa da magia que ele possui, mas eu confesso que adorei cada segundo: cada conto possui uma reviravolta especial, uma história interessante, cheia de amor, tragédia e arte, diálogos fascinantes entre os dois protagonistas, e foi fácil me sentir apegada aos personagens - Harley e sua sagacidade e perspicácia e Satterthwaite, que pode até ser arrogante, mas tem um grande coração.
Pra mim, "O Misterioso Sr. Quin" foi uma grata surpresa, já que, mesmo sendo tão oposto ao que Agatha geralmente escrevia (mas mantendo sua escrita fluida e enredos instigantes), foi uma delícia de acompanhar!

belligna 12/07/2021

Não gosto tanto dos contos da Agatha, acho que não funcionam muito bem.

Até gostei um pouco de alguns mas a maioria é bem mais ou menos e não consegui me animar muito não.

Li mais por "obrigação" mesmo, já que quero ler todos da autora.

ANDER CELES 06/07/2021

Literatura mais rebuscada, mas não tanto.
PONTOS POSITIVOS

A escrita da Agatha está diferente do normal. Isso pode ser um ponto negativo para alguns, e eu mesmo me senti desconfortável no começo. Mas vejo como positivo porque, apesar de ser uma escrita mais rebuscada, não beira o arcaico, não chega nem perto disso. Se torna uma escrita com muito descrição de cenário e pessoas, o que a Aghata não faz mal aqui.

O mistério em torno do Sr. Quin. De fato, até o final do livro fiquei em dúvida de quem era o Sr. Quin. Ele é um personagem totalmente diferente de qualquer personagem já escrito pela Agatha.

PONTOS NEGATIVOS

Esse é um livro de contos, e isso até poderia ser um ponto positivo. Mas no caso desse livro, não acho. As boas histórias da Agatha são conhecidas por trabalhar bem a personalidade, a histórias das suas personagens. Em contos curtos isso se torna muito difícil. Então, como todo bom leitor da Rainha já sabe, ela apresenta muitos personagens, que nos livros comuns já tomam um tempo pra vc se familiarizar. Que diria em contos de 20 páginas!

Já pegando esse ponto, dos contos curtos, os mistérios são divididos em dois tipos: coisas que aconteceram há muitos anos e coisas que acontecem no decorrer da história. Quando a coisa (crime, mistério) já aconteceu há muito tempo, a história flui melhor, pq vai direto no ponto. Agora, quando a questão acontece durante a história, ela acontece muito rápido, e resolvida de forma muito rápida, e por vc não entender direito quem é quem, perde um pouco a graça do descobrimento.

CONCLUSÃO

Não é o pior livro da autora. Nada recomendado pra quem nunca leu nada dela, pq talvez não volte mais. É um livro interessante para quem é fã. Tem alguns contos bons, mas a maioria é só ok ou meh!