O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Diário de Anne Frank

Maria 15/06/2021minha estante
Sim!!!!!!! Acabei de ler, e pensei a mesma coisa.

Jhoanny Kelly 23/12/2021

Anne Frank e o Anexo Secreto
1939. Adolf Hitler invade a Polônia. A cruz suástica ameaça todos os símbolos das civilizações...

Anne Frank tinha apenas 15 anos quando morreu.

Assim como milhares de famílias judias, Anne, seus pais e sua irmã precisaram se esconder para tentar sobreviver enquanto o governo alemão "caçava" os judeus por toda a Europa. Durante o tempo em que ficou escondida, ela escreveu um diário, onde relatou sobre as barbaridades vivenciadas pelo caos da guerra, as perseguições e atrocidades contras os judeus e também sobre as dificuldades de adolescer nesse cenário catastrófico.

Anne tinha apenas 13 anos quando foi obrigada a privar-se de sua liberdade. Ela sonhava em ser jornalista e também em escrever livros. Uma jovem muito inteligente e sagaz. Apesar da pouca idade, é notória a sua habilidade com as palavras. Certamente, seria uma grande escritora. O diário era seu mundo paralelo. Seu refúgio em si mesma. A única forma de externar suas dores. Era seu confidente.

Em seu diário, Anne nos relata sobre a vida no "Anexo Secreto" (nome que ela deu ao esconderijo). Ela nos mostra como, diariamente, todos tinham medo de serem descobertos e enviados para os campos de concentração. O fardo de ser "prisioneira" e não ter muito o que fazer para matar o tempo a fez divagar pela escrita. Ela escreveu como se estivesse falando com uma amiga chamada "Kitty", a quem ela contava sobre seus sentimentos, suas tristezas, suas paixões por garotos, seus estudos e até sobre as discussões com sua família.

É realmente um livro muito triste, trágico e cruel que eu evitei, por muito tempo, fazer a leitura. Não queria duelar com o misto de sentimentos sombrios que eu sabia que ele despertaria em mim. Como um ser humano pôde ser tão perverso? Hitler foi a personificação da maldade.

O último registro de Anne em seu diário foi em 1° de agosto de 1944. Isso porque no dia 04 de agosto do mesmo ano, depois de pouco mais de 2 anos, Anne e sua família foram descobertos no Anexo Secreto. Infelizmente, todos foram enviados para uma prisão no norte da Holanda, depois de um tempo, foram transferidos para os campos de extermínio, na Polônia. Apenas o seu pai sobreviveu e foi ele quem publicou, anos depois, o diário da filha.

Anne Frank demonstrou muita sabedoria em seus relatos: soube expressar qual o sentimento da guerra, sua percepção da humanidade e da sua própria personalidade. Ela era autocrítica em demasia e foi lindo ver que, em seu último registro no diário, ela se abraçou e fez as pazes consigo mesma. Nos ensinando que todos são o que escolhem ser. Parece até que pressentiu a sua despedida...

Recomendo a leitura para todos que precisam aprender sobre sentir gratidão, apesar dos pesares.

Leitura concluída em 22.12.2021

Fred Zanitti 28/08/2020

Não é uma leitura obrigatória como dizem...
O livro é tão somente a transcrição do que a família de Anne viveu nos anos em que viveram confinados a espera de dias melhores. Não é uma leitura obrigatória como vários leitores gostam de dizer, é uma leitura para quem tem curiosidade de saber quem foi Anne Frank. Ao fim verá que foi mais uma família judia que sofreu com o holocausto. Obviamente é uma história triste pelo seu fim, pelas angustias que a família vivia, mas nada diferente do que já sabemos. Enfim, vale pela curiosidade histórica, mas não é nenhum suprassumo da literatura.
Roneide.Braga 28/08/2020minha estante
Concordo plenamente. ??????

Leeliivros 05/01/2023

Lembrar Para Não Esquecer
O diário de Anne Frank foi uma das minhas primeiras leituras e também uma das mais importantes, esse livro é uma leitura extremamente necessária para todos.

Anne relata em seu diário o seu dia a dia,conflitos ocasionados pela a família, tensões que eram causadas pela guerra, e principalmente o terror da probabilidade absurda do anexo secreto ser descoberto pelos nazistas.

Ao decorrer do livro nós tornamos os amigos mais confidentes de Anne, uma magia que acredito eu que só a escrita de Anne possa ter.

Thainá @thaii.limab 25/06/2022

Não importa o quanto já se tenha lido sobre Anne e sua família, o sentimento de impotência sempre prevalecerá.

Em pensar que Anne tinha esperança.. ?

Niele.Laiane 13/04/2021

Anne
O que falar dessa leitura necessária...
Uma família escondida e com um único desejo, sobreviver a toda aquela loucura.
Anne conta o dia a dia da vida deles ali trancados e se suportando, apesar de muito jovem Anne consegue se expressar e impor suas opiniões muito bem, foi muito bom ver ela o Peter se abrindo um para o outro no seu devido tempo.
Uma história agoniante, a gente consegue sentir o pavor e a tristeza deles através das palavras dela, Anne teria se tornado uma escritora incrível.
Mas infelizmente a guerra não deixou .

Fabi 08/09/2021

Mais um livro sobre os horrores do nazismo e a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Necessário aprender um pouco mais, entender como foi na prática, para tentar colocar em prática o amor sem preconceitos.

eduardamp 30/12/2023

Não dá para evitar sentir uma grande sensação de pesar lendo esse livro, quando sabemos todas as atrocidades que aconteceram durante esse período da história. Curiosa e inteligente, Anne teria se tornado uma grande jornalista.

PriBull 30/06/2022

Leitura com muito aprendizado!
Uma menina de 13 anos, muito inteligente e que me ensinou muito. Anne me fez refletir em vários momentos da leitura. Ela teve seus momentos de tristeza, mas na maioria das vezes era muito positiva, sempre olhando o lado bom das coisas. É triste ler as páginas onde ela está tão feliz e faz tantos planos para o futuro.
Achava lindo quando havia alguma comemoração, de natal, ou de aniversário, todos se preocupavam em dar algo de presente, em dar o seu melhor. Tinham pouco, mais o pouco que tinham compartilhavam. Em alguns momentos Anne me confundiu rs
Foi uma leitura com muito aprendizado! Quero assistir o filme.
"Enquanto ainda há um sol tão brilhante, um céu sem nuvens e tão azul, e enquanto me é dado ver e viver tamanha beleza, não devo ficar triste."

Miguel 22/01/2023

O Diário De Anne Frank
acho que foi uma das coisas mais incríveis que já li na minha vida. sei que um diário não deve ser avaliado como bom ou ruim, mas seria injustiça não falar que isso é uma obra prima.
leiam as palavras que essa menina escreveu, para que o seu legado e todas as vidas que se foram nesse período cruel da humanidade não sejam esquecidos.

Larissa Trevizan. 28/12/2023

O Diário de Anne Frank
Na minha perspectiva não faz sentido avaliar esse livro. Não tem cabimento dizer se ele é uma, duas ou cinco estrelas, mas por questões colaborativas deixo o meu cinco estrelas dessa dolorosa leitura.
Quando pensamentos na época da segunda guerra e dos mais de seis milhões de judeus assassinados, é fácil focarmos no número, e esquecermos que cada uma dessas pessoas tinha uma vida, sonhos, desejos e objetivos, como cada um de nós. E é por isso que ler o diário da anne, impacta. Não é uma entre os vários judeus mortos, é alguém que relatou tudo que sentiu. Os medos, os pesares, os sentimentos da idade, paixões, dores e confusões.
Tão sabia já aos 14 anos. Li com a mesma idade e não conseguia sentir tanto pesar com suas palavras como sinto agora, relendo três anos depois. Ela não aborda só o contexto de guerra, mas seus sentimentos no ápice da adolescência, sobre quem ela é e quem ela quer ser.
Leitura obrigatória. É angustiante pensar que se tudo tivesse sido um pouco diferente, só um pouco, Anne teria vivido para contar sua história. E mesmo isso não tendo acontecido, o sonho dela se realizou: permanecer viva após a morte e impactar as pessoas com sua escrita.

Bia 20/04/2021

Leitura obrigatória
Sofri horrores... mais é perfeito! Me conectei muito com a Anne!
Chorei muito no final !
Um livro que se passa em meio a guerra!
Baseado em fatos reais oque me deixou ainda mais emotiva!
Enfim leiam !

alicmaiap 28/12/2023

Anne Frank tem uma história trágica esse livro a apresenta em forma de quadrinhos, o que facilita bem a leitura para as pessoas mais novas. Li por causa da escola e gostei muito da história da Anne.

nicolemartinss 13/06/2020

foi cansativo ler anne frank agora estando em quarentena, pois é como ler o diário de outra pessoa em quarentena. claro, o lance dela é outro rolê né, não to comparando a situação. até porque ela não fala muito sobre o que acontece fora, mas sim da rotina claustrofóbica dentro do esconderijo, então foi uma leitura bem doida. recomendo fortemente, mas talvez não seja uma boa ideia se estiver em isolamento.