O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Diário de Anne Frank

bia_zouzaaa 16/12/2021

Eu já havia lido o meu exemplar de anne frank, mas gostei mais de ler o quadrinho já que deu também os contextos históricos da época.
Este livro deveria ser considerado uma leitura obrigatória já que nos mostra como somos sortudos pwlo o que temos.

Karoline.Barbosa 30/12/2022

Trecho Preferido
"Meu conselho é: saia, vá para o campo, aproveite o sol e tudo que a natureza tem para oferecer. Saia e tente recapturar a felicidade que há dentro de você; pense na beleza que há em você e em tudo ao seu redor, e seja feliz" (p. 260)
Manuela 30/12/2022minha estante
Não consegui gostar do diário

Maria 15/06/2021minha estante
Sim!!!!!!! Acabei de ler, e pensei a mesma coisa.

Leeliivros 05/01/2023

Lembrar Para Não Esquecer
O diário de Anne Frank foi uma das minhas primeiras leituras e também uma das mais importantes, esse livro é uma leitura extremamente necessária para todos.

Anne relata em seu diário o seu dia a dia,conflitos ocasionados pela a família, tensões que eram causadas pela guerra, e principalmente o terror da probabilidade absurda do anexo secreto ser descoberto pelos nazistas.

Ao decorrer do livro nós tornamos os amigos mais confidentes de Anne, uma magia que acredito eu que só a escrita de Anne possa ter.

laisrenata03 18/06/2021

O diário de Anne Frank
Antes de começar essa resenha quero deixar claro que eu NÃO avaliei essa leitura com o mínimo do meu senso crítico e sim por como ela foi pra mim (emocionalmente) pois não cabe a mim ou a ninguém avaliar um diário que foi escrito sem nenhuma intenção de publicação.

Mas então, o que EU achei dessa leitura? Creio que é algo que todos deveriam ler, ao menos uma vez na vida, ver todo o trauma que foi a 2° Guerra Mundial e o Holocausto faz todo esse conceito que aprendemos na escola ficar muito mais real, ver uma jovem tendo que lidar com isso é tão...acho que absurdo e triste.

Não vou falar sobre escrita ou qualquer coisa desse gênero por que de novo É UM DIÁRIO, então eu só irei deixar aqui algumas das citações de Anne que mais me fizeram refletir durante a leitura:

"Esperam os judeus, esperam os cristãos. Esperam os povos de todo o mundo... mas muitos esperam pela morte."

"Aquele que é feliz espalha felicidade. Aquele que teima na infelicidade, que perde o equilíbrio e a confiança, perde-se na vida."

"O homem nasce com o instinto da destruição, do massacre, da fúria, e, enquanto toda a humanidade não sofrer uma metamorfose total, haverá sempre guerras."

Anne diz em uma parte que queria continuar viva após sua morte e eu sinto muito por tudo que ela passou, mas ao menos, um dos seus desejos se realizou.
Leticia Rodrigues 18/06/2021minha estante
adorei sua resenha ?

laisrenata03 18/06/2021minha estante
Obrigada??

Imersa 28/08/2023

Considerações
Não é possível chamar isso de resenha, pois não me atreveria a resenhar a história de vida da Anne.
Anne Frank era, sem dúvidas, uma garota à frente do seu tempo. Inteligente, curiosa, sagaz, tinha sede de viver? por mais que estivesse isolada num esconderijo, nunca perdeu as esperanças de retomar sua vida após o fim da guerra. Infelizmente Anne não viveu para ver Hitler cair, e seus planos ficaram apenas no papel.
Anne teria sido uma excelente jornalista e escritora, seu diário esbanja seu talento para a escrita. Uma obra histórica, que dispensa opiniões e comentários.
Lima.Araujo 28/08/2023minha estante
Um dos livros mais impactantes que já li....

Jhoanny Kelly 23/12/2021

Anne Frank e o Anexo Secreto
1939. Adolf Hitler invade a Polônia. A cruz suástica ameaça todos os símbolos das civilizações...

Anne Frank tinha apenas 15 anos quando morreu.

Assim como milhares de famílias judias, Anne, seus pais e sua irmã precisaram se esconder para tentar sobreviver enquanto o governo alemão "caçava" os judeus por toda a Europa. Durante o tempo em que ficou escondida, ela escreveu um diário, onde relatou sobre as barbaridades vivenciadas pelo caos da guerra, as perseguições e atrocidades contras os judeus e também sobre as dificuldades de adolescer nesse cenário catastrófico.

Anne tinha apenas 13 anos quando foi obrigada a privar-se de sua liberdade. Ela sonhava em ser jornalista e também em escrever livros. Uma jovem muito inteligente e sagaz. Apesar da pouca idade, é notória a sua habilidade com as palavras. Certamente, seria uma grande escritora. O diário era seu mundo paralelo. Seu refúgio em si mesma. A única forma de externar suas dores. Era seu confidente.

Em seu diário, Anne nos relata sobre a vida no "Anexo Secreto" (nome que ela deu ao esconderijo). Ela nos mostra como, diariamente, todos tinham medo de serem descobertos e enviados para os campos de concentração. O fardo de ser "prisioneira" e não ter muito o que fazer para matar o tempo a fez divagar pela escrita. Ela escreveu como se estivesse falando com uma amiga chamada "Kitty", a quem ela contava sobre seus sentimentos, suas tristezas, suas paixões por garotos, seus estudos e até sobre as discussões com sua família.

É realmente um livro muito triste, trágico e cruel que eu evitei, por muito tempo, fazer a leitura. Não queria duelar com o misto de sentimentos sombrios que eu sabia que ele despertaria em mim. Como um ser humano pôde ser tão perverso? Hitler foi a personificação da maldade.

O último registro de Anne em seu diário foi em 1° de agosto de 1944. Isso porque no dia 04 de agosto do mesmo ano, depois de pouco mais de 2 anos, Anne e sua família foram descobertos no Anexo Secreto. Infelizmente, todos foram enviados para uma prisão no norte da Holanda, depois de um tempo, foram transferidos para os campos de extermínio, na Polônia. Apenas o seu pai sobreviveu e foi ele quem publicou, anos depois, o diário da filha.

Anne Frank demonstrou muita sabedoria em seus relatos: soube expressar qual o sentimento da guerra, sua percepção da humanidade e da sua própria personalidade. Ela era autocrítica em demasia e foi lindo ver que, em seu último registro no diário, ela se abraçou e fez as pazes consigo mesma. Nos ensinando que todos são o que escolhem ser. Parece até que pressentiu a sua despedida...

Recomendo a leitura para todos que precisam aprender sobre sentir gratidão, apesar dos pesares.

Leitura concluída em 22.12.2021

jurAdico.nikolai 17/11/2022

Meu deus, eu já sabia como a guerra era cruel, mas ver isso descrito por uma adolescente que passou por tudo isso é horrível, ninguém merecia passar por essas barbaridades.
Anne foi uma pessoa muito forte, o jeito que ela falava sobre seus sentimentos, como peter e ela se apaixonaram, as dificuldades do anexo secreto e mesmo assim ela ainda acreditava no bem da humanidade, essa garota é incrível.
Fico feliz que ela tenha conseguido realizar seu sonho de ser escritora, não foi da melhor maneira, mas ainda sim realizou.

Fred Zanitti 28/08/2020

Não é uma leitura obrigatória como dizem...
O livro é tão somente a transcrição do que a família de Anne viveu nos anos em que viveram confinados a espera de dias melhores. Não é uma leitura obrigatória como vários leitores gostam de dizer, é uma leitura para quem tem curiosidade de saber quem foi Anne Frank. Ao fim verá que foi mais uma família judia que sofreu com o holocausto. Obviamente é uma história triste pelo seu fim, pelas angustias que a família vivia, mas nada diferente do que já sabemos. Enfim, vale pela curiosidade histórica, mas não é nenhum suprassumo da literatura.
Roneide.Braga 28/08/2020minha estante
Concordo plenamente. ??????

Thainá @thaii.limab 25/06/2022

Não importa o quanto já se tenha lido sobre Anne e sua família, o sentimento de impotência sempre prevalecerá.

Em pensar que Anne tinha esperança.. ?

Niele.Laiane 13/04/2021

Anne
O que falar dessa leitura necessária...
Uma família escondida e com um único desejo, sobreviver a toda aquela loucura.
Anne conta o dia a dia da vida deles ali trancados e se suportando, apesar de muito jovem Anne consegue se expressar e impor suas opiniões muito bem, foi muito bom ver ela o Peter se abrindo um para o outro no seu devido tempo.
Uma história agoniante, a gente consegue sentir o pavor e a tristeza deles através das palavras dela, Anne teria se tornado uma escritora incrível.
Mas infelizmente a guerra não deixou .

Gih 08/06/2020

Comovente e devastador.
Nunca vou conseguir aceitar a crueldade humana.
Anne é... não consigo encontrar palavras para expressar o quanto ela é importante para mim.

Cris 26/02/2020

Leitura mais que obrigatória...
Escolhi uma autobiografia muito famosa, poucas pessoas não conhecem a história de Anne Frank. Seu sofrimento teve início no ano de 1942 quando a garotinha judia de 12 anos ganhou uma agenda de presente e começou a usá-la como se fosse um diário assim que sua família sentiu a necessidade de se abrigar em um esconderijo com mais quatro pessoas. A casa tinha uma entrada clandestina entitulado de "Anexo Secreto". Em seu diário há relatos de tudo o que a menina sentia; desde coisas sem grande relevância pertinentes à sua idade, até a escassez de mantimentos e notícias sobre a Segunda Guerra Mundial atualizados por um rádio também clandestino.

Os anos foram passando e com eles a esperança deu lugar ao desespero, até que, numa manhã de 1944 o sonho de ser escritora, jornalista e tantas coisas mais chegou ao fim. O anexo foi descoberto e praticamente todos foram levados dali para campos de concentração, apenas Otto Frank, pai da menina sobreviveu e decidiu publicar o diário em 1947 a fim de disseminar não apenas o que a Anne sentia mas todos os presentes naquele local.

Muito se fala sobre seus escritos, mas o que precisamos saber é que o diário tem quatro versões: a primeira delas, chamada de a versão "A", é o manuscrito original de Anne sem cortes. A segunda, ou "B", é a versão revisada pela própria Anne assim que ela escutou no rádio que um membro do governo holandês no exílio, pretendia transformar cartas, diários e afins em documentos históricos assim que a Segunda Guerra terminasse, dessa forma a garota decidiu reescrever tudo usando nomes falsos. A terceira, ou "C", é a versão editada pelo pai. Nela, foram omitidos muitos detalhes considerados desinteressantes. Já a quarta e última, a "D", é a versão revista que foi ampliada e lançada em 1995, a "edição definitiva", de mais de 700 páginas, traz os trechos eliminados pelo pai. Enfim, todas essas edições apenas atestam a autenticidade do diário e mantém a história viva ano após ano.

Sinto que é impossível terminar de ler esse livro e não se ver mudado de alguma forma. Anne Frank com pouquíssima idade teve uma visão inteligente e muito madura sobre todos os assuntos que um adulto deveria dominar. Dói em saber que seus ideais não vingaram, mas graças a seu pai, o mundo pôde e ainda pode aprender com sua filha, ela sem dúvida nos ensinou sobre a vida.
Se eu recomendo a leitura? Você ainda tem alguma dúvida rs? "O diário de Anne Frank" não apenas tem que ser lido, ele PRECISA ser lido por todos.

(...) É difícil em tempos como estes ideais, sonhos e esperanças permanecerem dentro de nós, sendo esmagados pela dura realidade. É um milagre eu não ter abandonado todos os meus ideais, eles parecem tão absurdos e impraticáveis. No entanto, eu me apego a eles, porque eu ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são realmente boas de coração.
Martita 26/02/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso

Cris 26/02/2020minha estante
Sim, é maravilhoso mesmo!

Bia 26/02/2020minha estante
Eu li Depois de Auschwitz, filha da mulher com quem o pai de Anne se casou depois da guerra. Ela fala que Anne acreditava na bondade das pessoas porque ainda não tinha ido para um campo de concentração. E eu comprei mas ainda não li Os Sete Últimos Meses de Anne Frank, que é depois que ela é capturada. Gostei da sua resenha.