O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Diário de Anne Frank

kovacsll 24/03/2021

Diário de Anne Frank (sinopse )
Esse livro é um diário de uma adolescente com cerca de 13 anos que mora na Alemanha com seus pais e sua irmã mais velha Margot, Ela e uma menina alegre e cheia de amigos. No seu aniversário de 13 anos ela ganha um diário, ela nomeia o diário de kitty e começa escrever o seu cotidiano, ela escreve suas amizades e o que acha de cada amigo seu, as pessoas que ela gosta , problemas de família, e até a discriminação por ela ser judia. A história se passa em 1942 , no meio da segunda guerra mundial, garota começou a escrever o de medo que passou a sentir, Foi nessa época que ela relatou os planos da família para um esconderijo por fato dela ser judia e ter grandes risco de ser morta , ela e sua família são obrigados a morar em um pequeno esconderijo na Holanda , para não serem
descobertos
Eu pessoalmente gostei muito do livro, pelo fato de ser um diário você consegue entender o que ela sentia em cada situação , e o seu ponto de vista em cada briga, e argumento. Quando eu li eu realmente achava que estava dentro da história e no meio do abrigo mesmo. É um ótimo livro pra se entender a história da segunda guerra e o sentimento dos judeus em forma geral

Robson 02/01/2021

Emocionante
É um livro bastante forte e tocante. Faz a gente ter um ponto de perspectiva sobre a vida que, tendo nascido pós guerra, é difícil de imaginar. Esse livro é um grande tesouro.

Muiara 04/05/2021

Muito booom!!!!!!
Anne vivia uma vida luxuosa e quando teve que ir para o Anexo Secreto percebeu que nem tudo é um mar de rosas.

Gostei de sua evolução, suas descobertas e a forma como ela lidou com a ansiedade e tudo que estava acontecendo ao redor.

Chorei horrores nas últimas páginas e achei uma falta de sorte de todos eles, principalmente Peter.

Sarah.Rebeca 31/01/2023

Querida Anne
Você merecia muito mais... Entretanto, tendo em vista os ocorridos eu fico feliz de ter sido a sua Kitty, mesmo que por um curto período ?

highbythem00n 11/05/2020

Sensível mesmo sendo quadrinhos
Os ilustradores conseguiram com um tato incrível transpassar os sentimentos que a anne descrevia. Tocante de uma forma que eu não esperava lendo quadrinhos. Pesado e imprescindível pra gente nunca esquecer o que aconteceu.

Bheatriz.Lessa 05/09/2022

De início tive dificuldade com a leitura, afinal, é um diário de uma adolescente enfrentando todos as suas questões com a puberdade, o que eu, particularmente, acho bem chato.
Mas conforme a Guerra avança, por mais que a Anne tenha muitas questões típicas de sua idade, ela é obrigada a amadurecer e enfrentar da melhor forma tudo que está acontecendo.
A própria Anne vai reconhecendo essa mudança e revendo algumas atitudes do início do diário de forma muito bonita.
Eu começo a gostar da Anne lá pra maio de 1944, mas pouco tempo depois o diário acaba, e saber o porquê que ele acaba é extremamente triste.
A Anne era determinada, e tenho certeza que se tivesse sobrevivido, ainda assim leriamos muito dela e sobre ela.

autoraequivocada 10/08/2020

não é uma resenha e nem uma opinião, assim com base no livro na escrita e esses tópicos que sou acostumada a falar em resenhas. será apenas a minha opinião em relação a minha experiência lendo um não-ficção e o que eu senti durante a leitura e se eu quero ler outros.

antes de pegar o livro para ler, falei para mim mesma que era um tipo diferente, sem imaginações, tudo real. mas eu só fui, de fato, concluir isso no decorrer das páginas. ler os relatos da anne, saber que o que foi escrito naquela página de diário realmente aconteceu é um pouco doloroso, pois mesmo que alguns trechos ela nos conte algumas coisas sobre si (o que é óbvio que tem pois é um diário pessoal) não há como não sentir empatia por ela e vários outros judeus que passaram por isso.

penso eu que há uma certa forma de interpretar o que está escrito, porque não devemos -jamais- esquecer que o que foi anotado ali aconteceu de verdade, com pessoas reais em um momento real. porém, se uma pessoa que ler esquecer desses fatores, vai julgar -de certa forma- a anne, por algumas atitudes e pensamentos dela descritos por ela mesma. quando ela começa a escrever é uma  criança de 12 anos e vamos acompanhar ela durante três anos presa em um anexo, escondida. assim vamos acompanhar o amadurecimento real da anne, dos eventos de dentro e de fora do anexo  (os de fora trazidos por outras pessoas ou pelo rádio).

mas, o que eu achei dessa experiência? posso dizer que amei e que quero ler outros mais (aceito indicações, rsrs).  mesmo tendo um aperto no peito em alguns momentos sinto que seja necessário isso, necessário para ter mais empatia e conhecimento sobre o passado para não deixá-lo repetir. eu sou apaixonada em história e, pelo meu ver, um passo para me apaixonar ao gênero não-ficção. foi uma experiência muito boa e lancinante ao mesmo tempo. boa pelo motivo de conhecimento e empatia pela causa, lancinante pelo fato de saber que o que aconteceu foi real e com milhares  de pessoas.

nataliardasilva 27/03/2021

Querida Kitty...
Que diário emocionante!
Palavras não são suficientes para descrevê-lo.
Anne, uma jovem de 13 anos vivendo em um mundo tão turbulento de opressão, preconceito e guerra, consegue nos ensinar tanto sobre a vida e sobre as pessoas.

Só posso dizer que gostaria muito de ter conhecido a jovem Anne, com sua personalidade forte e um carisma tão único.

Anne faz com que a gente se apaixone por ela, mas acaba tendo um final tão, mas tão triste, que é inacreditável lembrar como o ser humano pode ser cruel. Mas também há aquelas pessoas que são muito boas, como as que ajudaram a família Frank.

Sem dúvida, o desejo de Anne ficar para história, através das suas palavras se concretizou. Mas, infelizmente, foi devido a uma grande tragédia.

Malu 14/02/2020

2/12?
Eu amei muito,é um livro que ao mesmo tempo que deixa triste,deixa feliz
Pq ela mesmo sofrendo e sendo julgada a todo momento ainda soube oq era amor e ela realizou o sonho de ser escritora...
5 estrelas?

Katia Góes 09/06/2024

Fascinante...
Um Diário, apelidado carinhosamente de Kitty, escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, quando foi interrompido brutalmente, nos apresenta o relato de uma menina que viveu no período da 2ª Guerra Mundial, num dos contextos mais difíceis da humanidade, dos seus 13 aos 15 anos de idade e, até hoje, um dos livros mais lidos do mundo e extremamente necessário para que conheçamos as atrocidades cometidas, principalmente, contra o Povo Judeu. Hoje, vamos falar de ?O Diário de Anne Frank?! Originalmente, ele foi publicado em 1947. Aqui no Brasil, encontramos várias edições maravilhosas, de diversas editoras.

Conhecido em todo o mundo através do teatro, adaptações para televisão e traduções, este incrível documentário humano, continua a chocar e a emocionar. Nos conta passagens de uma vida insólita, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a nobreza fora do comum de um espírito amadurecido no sofrimento e rico de opiniões políticas.

? "Espero poder contar tudo a você, como nunca pude contar a ninguém, e espero que você seja uma grande fonte de conforto e ajuda." (Anne Frank, 12 de junho de 1942 - Dia do seu Aniversário de 13 anos)

Anne Frank morreu no campo de concentração, em Bergen-Belsen, final de fevereiro de 1945. O Diário original está preservado no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. Os direitos autorais da obra estão reservados ao Fundo Anne Frank, localizado na Suíça, uma vez que Otto Frank, seu pai, único sobrevivente do holocausto, na família, voltou ao Anexo depois do fim da guerra, e encontrou as anotações e relatos de sua filha e, apesar de ter dificuldades no início, ele encontrou uma editora em Amsterdã que aceitou publicar o livro, e hoje vende cópias traduzidas em mais de 70 idiomas. Uma obra de importância histórica, social e cultural, uma excelente sugestão de leitura, principalmente, para quem gosta de história.

? "Sinto-me como um pássaro a quem cortaram as asas e que bate, na escuridão, contra as grades da sua gaiola estreita."

Me conta aí, já leu esta obra?!
Até a próxima!!! ??

? Leitura Coletiva do @clubedolivrodejaguaribe

Nic @cortedelivros 04/12/2022

um livro pra te tocar na alma
Ao longo dos meus 26 anos já escutei o nome Anne Frank diversas vezes, sabia da existência do livro, mas nunca tive interesse de ler até que em agosto de 2022 vi um vídeo no tiktok de um cara fazendo um tuor pelo Anexo Secreto. E esse foi o gatilho que eu precisava para começar a ler o livro.

De início, fiquei impressionada demais com a escrita extraordinária da Anne e isso durou até a última página. A vida dela pareceu um drama hollywoodiano de tão bem narrado e construído que foi: a rotina, a relação com a família, amigos, as paixões e o fim trágico.

Porém, o fato de vc saber que esta é uma história real e que maioria deles foram vítimas do nazismo deixa tudo muito mais triste. Eu chorei tanto no final, e até hoje guardo um profundo sentimento de luto por cada um dos anexos-secretenses (como dizia Anne) que vieram a falecer. Anda sinto muita raiva e indignação por tudo de ruim que o fascismo causou e pelo que ele representa nos dias atuais com os movimentos e discursos da extrema direita. Obras como esta são um eterno lembrete para reprimirmos qualquer fagulha de neofascismo nos dias atuais.

Nunca pensei que poderia aprender a ser uma pessoa melhor a partir dos pensamentos de uma adolescente entre os seus 13-15 anos. O diário de Anne Frank sem dúvidas foi um dos melhores livros que li na minha vida pois me fez refletir sobre minhas ações e a forma como enxergo o mundo.
Jéssica | @jehbreda 04/12/2022minha estante
Um dos livros que mais me marcaram!

Nic @cortedelivros 05/12/2022minha estante
Marca muito mesmo

bia_zouzaaa 16/12/2021

Eu já havia lido o meu exemplar de anne frank, mas gostei mais de ler o quadrinho já que deu também os contextos históricos da época.
Este livro deveria ser considerado uma leitura obrigatória já que nos mostra como somos sortudos pwlo o que temos.

Fred Zanitti 28/08/2020

Não é uma leitura obrigatória como dizem...
O livro é tão somente a transcrição do que a família de Anne viveu nos anos em que viveram confinados a espera de dias melhores. Não é uma leitura obrigatória como vários leitores gostam de dizer, é uma leitura para quem tem curiosidade de saber quem foi Anne Frank. Ao fim verá que foi mais uma família judia que sofreu com o holocausto. Obviamente é uma história triste pelo seu fim, pelas angustias que a família vivia, mas nada diferente do que já sabemos. Enfim, vale pela curiosidade histórica, mas não é nenhum suprassumo da literatura.
Roneide.Braga 28/08/2020minha estante
Concordo plenamente. ??????