O físico

O físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Magasoares 22/02/2018

Tentei, mas não gostei.
Uma estória cansativa, maçante, enfadonha. Um livro com tantas, mas tantas informações que você acaba não aprendendo nada. NÃO RECOMENDO, mas leiam e tirem suas próprias conclusões, porque... os gostos são relativos. O que é ruim para mim pode não ser para vocês. Boas leituras
Virgínia 22/07/2018minha estante
Não precisa descrever todas as prostitutas que ele dormiu e todos os dias que ele passou viajando.

Simone de Cássia 20/12/2017

Li esse livro pela primeira vez há uns 16 anos, e ele nunca me saiu da cabeça. Toda vez que falava no autor me vinha à lembrança as emoções dessa história. Há um "encaixe" perfeito de tudo com todos... nenhum acontecimento e nenhum personagem estão ali sem que se completem. A gente acompanha o menino Rob se tornar um homem e vê a sua determinação em chegar ao seu objetivo, mesmo que esse objetivo estivesse do outro lado do mundo, em uma época que se viajava à pé ou, na melhor das hipóteses, em um cavalo...E por falar em "época", tem a cereja do bolo que é, para mim, esse lance do passado, dos tempos que ficaram na "poeira" dos séculos... Como diz uma amiga minha, "Simone e suas histórias de época".. rs rs Livro perfeito!! #amomuitotudoisso

David 08/11/2017

Simplesmente Magnífico
Línguagem Fácil
Narração em 3° Pessoa (Narrador Onipotente)
Personagens aos quais você se apega
História muito emocionante

Comentários gerais:

Maior livro que li até agora, ele concerteza entra para a lista de favoritos... Apesar das 500 páginas é um livro rápido e bom de se ler... Me fez apreciar a Medicina

Pagliuca 19/10/2017

Estupendo
Uma história dura mas muito bonita. De uma simplicidade ímpar, de riqueza descritiva pura, lírica e entusiasmante.
Sensacional

Cristina.Bertelle 01/10/2017

LIVRO IMPRESSIONANTE
Fui fisgada por Noah Gordon, e “O Físico” superou minhas expectativas.
Achei tudo muito bem organizado e escrito de forma clara e objetiva nessa história em que o autor não poupou ingredientes para montar com maestria o cenário literário retratado na Idade Média e das Cruzadas.
São quase 600 páginas, e o ritmo que o autor imprime nas suas narrações avança de forma acelerada fazando com o que leitor não se canse em nenhum momento.
“O Físico” conta a história de Rob Cole, um órfão inglês que, após a morte dos pais, termina como uma mistura de filho adotivo e empregado/assistente de um barbeiro cirurgião.
Rob aparenta ter um dom místico para curar e sentir a vitalidade das pessoas ao tocá-las, e deseja vencer a morte e a doença que dizimaram sua família.
Em suas andanças com o barbeiro cirurgião, descobre a existência de uma fabulosa escola de medicina na Pérsia, para onde ele viaja, assumindo a identidade falsa de um estudante judeu
Achei muito interessante pois o autor não demonstra a pretensão de se fixar em termos didáticos e a origem da medicina e sim narrar a trajetória de Rob que nutria o sonho de ser médico numa época com profundo conflito entre a ciência e a fé.

Bosco 27/09/2017

A história da medicina
Este romance histórico é uma agradável aula de história medieval e de história da medicina. Nohan Gordon utiliza-se de personagens fictícios e históricos para narrar a história de um aprendiz de médico. O personagem principal, Rob, assume a identidade de um judeu para estudar na Persia com um dos cânones da medicina, Avicena. Nesta trama aprende-se sobre a história da Persia, a cultura judaica, a história medieval e a história da medicina. Tata-se de um livro muito bem escrito, fácil de ler e cativante, do início ao fim.

Evandro.Jardini 29/07/2017

Livro perfeito
O livro conta a história de um homem que queria aprender medicina e para isso não poupou esforços. Saiu da Inglaterra e foi pro oriente médio atrás do melhor professor.
É contado os detalhes dessa viagem e o esforço que ele fez para conseguir ser aceito na escola de medicina.
O livro é muito bem escrito, dinâmico e cativante. A riqueza dos detalhes dos locais pelo qual o personagem passa me fez lembrar O Senhor dos Anéis. Recomendo o livro.

Zelinha.Rossi 25/07/2017

A excelência da obra “O físico” se encontra principalmente no que ela nos apresenta a respeito dos aspectos socioculturais e religiosos do Oriente e Ocidente durante a Idade Média. Pela segunda vez me deparo com uma obra a respeito da época. O primeiro contato foi em “História do Rei Transparente” mas, naquela obra, me deparei com uma época de apogeu das artes, da ciência e da literatura, enquanto que nesta tive contato com o obscurantismo de um tempo devido às limitações impostas pelas diversas religiões a um maior avanço principalmente no âmbito da ciência, mais especificamente no da medicina (tema central do livro), como a proibição da dissecação dos corpos, que tanto engessou o desenvolvimento do tratamento dos doentes por impedir aos médicos um melhor conhecimento sobre o corpo humano.
É muito interessante acompanhar a trajetória de Robert Cole em busca da melhoria de seus tratamentos, perceber os conhecimentos rudimentares da época e os primeiros contatos com doenças que, embora bastante conhecidas atualmente, na época eram um mistério quanto à forma de contágio e tratamento, e verificar o grande contraste entre Oriente e Ocidente no que se refere às escolas para formação de médicos e aos hospitais, ambos muito mais desenvolvidos no primeiro e muitas vezes inexistentes no segundo. Melhor ainda é segui-lo em viagem atravessando a Europa e a Pérsia e chegando até a Índia, não só pela percepção das modificações das paisagens como também pelos contrastes entre os costumes. Também foi uma grande experiência conhecer melhor sobre as crenças e as constantes rivalidades entre o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Por tudo isso, a obra vale muito a pena.
O único ponto negativo, para mim, foi o romance um tanto quanto folhetinesco entre Rob e Mary (e na própria saga de Rob), onde tudo sempre se encaixava com perfeição, como um quebra-cabeças. Mas, essa crítica pode ser pura chatice minha e não deve de forma alguma atrapalhar os pontos altos da obra.

João Victor 09/07/2017

Antes de ler o livro assisti o filme, quem fez o mesmo percebe que o segundo foi apenas levemente baseado no primeiro.
Daqueles livros que te prendem e fazem você perder a hora. Os detalhes que recriam os costumes e hábitos no período medieval, nas diferentes localidades onde a história se desenrola, são fruto de uma pesquisa profunda, o que enriquece ainda mais a obra.
Até o título (aparentemente) é certeiro. Coloquei o aparentemente entre parênteses porque existem diferentes versões para o caso. Há quem diga que na época medieval, médicos eram conhecidos como físicos. E há quem diga que foi apenas um erro de tradução (The Physician). Eu fico com a primeira versão, pois é improvável que a tradução do título e a do livro tenha sido feita por duas pessoas diferentes.

Neander 29/06/2017

O médico medieval que você respeita!
Comecei este livro como quem não quer nada e quando percebi, vi que preferia lê-lo até 3 horas da madrugada a dormir – coisa rara, aliás.
A trama é instigante e emocionante. Não é cansativa e não pode enjoar nem se quisesse. Pelo contrário: é moldada por surpresas com uma escrita viciante. Nunca pensei que acompanhar um menino e seu sonho de ser médico, as dificuldades de sua vida e sua viagem até o outro lado do mundo para ter aulas com o maior médico já visto e conhecido, seria tão emocionante. E foi, de fato!
Ficção ou não, O Físico nos ensina paixão, dedicação, esforço e, acima de tudo, batalhas por sonhos possíveis. Com leitura agradável, Gordon consegue te fazer vidrar na trajetória de Roberto Cole e torcer por ele a cada instante, se emocionar e se alegrar com suas conquistas.
Esta epopeia de um médico medieval explora o incrível mundo da medicina alguns séculos passados, onde a tecnologia talvez não ajudasse como hoje, mas que nem por isso deixa de ser uma história que não vai te prender da primeira à última aventura do Dr. Cole.
Michelle.Danielle 09/09/2017minha estante
Concordo. Livro excelente

celof 23/06/2017

Sensacional
O melhor livro que já li na vida facil!

Thauana.Pessoa 21/06/2017

Ótimo
Um livro que consegue te transportar para aquela época e te envolve do início ao fim. História muito interessante e mil vezes melhor que o filme.

Jorge 25/04/2017

O físico
Excelente, não consegui desgrudar do livro.

Débora 22/04/2017

O médico
Vou sentir saudades de passar meu tempo com Rob Cole, livro harmonioso e muito bem escrito

Tiago 19/04/2017

Ótima história com várias fases, cada uma com sua peculiaridade e beleza. Você pode ler pela curiosidade médica, buscando conhecer um pouco mais o antissemitismo, ou simplesmente para curtir um bom romance.