O físico

O físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

@mariresenhando 20/08/2019

Ótima leitura
Que livro! Amei toda a trajetória de vida de um menino homem que batalha para poder realizar o seu sonho de ser médico!
Me envolvi com sua viagem, com a sua trajetória e com todo o seu sacrifício a fim de conseguir o feitio de exercer o dom que ele acreditava que Deus havia lhe dado. Muito intensa e emocionant. Tiveram alguns trechos onde o desenrolar das páginas se demoraram, mas de modo geral foi um livro que me prendeu do início ao fim. Simplesmente amei!
Fernanda 08/10/2019minha estante
To com ele aqui pra ler,vc acha necessario ler o volume 2 e 3?

Nivia.Oliveira 19/05/2019

Desta vez uma grande viagem de Londres à Escócia pela Pérsia. É incrível pensar em Rob realizando seu grande sonho de ser médico no século XI. E quando comparamos as técnicas daquele tempo com a realidade de hoje, em que os médicos já pensam em fazer cirurgias on-line, é a humanização que se destaca. O mais importante é a aproximação das pessoas? O médico precisa sentir "gratidão por ter sido escolhido, por ter sido tocado pela mão de Deus."

Fabi.Filippo 30/04/2019

Maravilhoso
O livro é maravilhoso.

Zilda.Borges 22/04/2019

De tirar o fôlego
A historia de Rob Colen aborda amor, família, busca pelo conhecimento, obscurantismo, compaixão, amizade, tolerância, intolerância, amizade, traição e esperança. Leitura obrigatória.

Dude 09/02/2019

O médico
Excelente livro sobre religião e medicina. Viagem interessante e com vasta pesquisa do autor. Recomendo.

Malu Chan 18/01/2019

Livro Favorito
Atualmente é o meu livro favorito. Adoro a história e como ela progride. Acho envolvente e dinâmica. O autor consegue fazer com que a gente realmente se importe com o personagem e torça para que tudo dê certo.

Andrea 22/12/2018

Gostei bastante.
É um livro recheado de informações.
Apesar de ser uma ficção o autor pesquisou muito sobre a vida e os costumes na Europa e Pérsia durante a Idade Média. Narra a saga de um jovem cristão inglês ao fazer o trajeto Londres-Isphahan numa carroça, em busca do conhecimento e formação em Medicina.
Looooongo, é verdade, mas valeu à pena.
Que fique claro: é um livro sobre VIAGEM e AVENTURA em busca da Medicina, e não sobre a Medicina em si, portanto não esperem muito sobre esse tema.
Só não dei as cinco estrelas porque tiveram alguns momentos cansativos, principalmente quando se falava sobre questões políticas da Pérsia, mas no geral fluiu bem.
Recomendo sem dúvida.

Euflauzino 18/12/2018

A incansável busca pelo saber

A “medicina é um sacerdócio”. Com essa frase em mente e por tudo o que ela representa, iniciei a leitura deste livro repleto de expectativas. Assim como no clássico “O perfume” de Patrick Süskind, pude sentir toda a gama sinestésica: o aroma das ruas, a pulsação da turba, desejos, sons e cores, descrições precisas às quais imergimos. Uma aula de escrita de um texto descritivo por excelência.

Há tempos aguardo a leitura de O físico (Rocco, 592 páginas) de Noah Gordon, especialista (ou deveria dizer “mágico”) dos romances históricos. A história medieval sempre me encantou, mas como seria a vida de um médico nessa época?

Antes preciso fazer um parêntese quanto à primeira tradução do título que em inglês é The physician e ficou “O físico”, quando na verdade deveria ser “O médico”. Sabe-se lá por que cargas d’água resolveram traduzir dessa forma, mas acabou ficando conhecido no Brasil com esse título.

Polêmicas à parte, este livro é para se ler chorando. Como seria exercer a cura no Século XI? Em plena Idade das Trevas a Igreja detinha o monopólio do saber e contrariá-la poderia ser um caminho sem volta. Para se ter uma ideia não se poderia abrir o corpo humano para estudar (contra as leis divinas), era preciso abrir um porco e acreditar que o mesmo era idêntico a um corpo humano.

“Pessoas dignas de crédito dizem que o Anno Domini 1021, o ano da oitava gravidez de Agnes Cole, pertenceu a Satã. Foi um ano marcado por calamidades para o povo e monstruosidades da natureza. No outono, anterior, as colheitas nos campos foram queimadas pelas geadas intensas que congelaram os rios. Choveu como nunca antes, e com o descongelamento rápido o Tâmisa encheu e arrastou na sua corrente pontes e casas. Estrelas caíram, riscando de luz o céu ventoso de inverno, e foi visto um cometa. Em fevereiro a terra tremeu. Um relâmpago atingiu a cabeça de um crucifixo e os homens murmuraram que Cristo e seus santos estavam dormindo. Contavam que durante três dias jorrara sangue de uma fonte, e viajantes diziam que o demônio tinha aparecido em bosques e em lugares secretos.”

O início do livro é avassalador. De cara somos apresentados à criança Robert Cole, personagem principal perfeitamente construído e caracterizado. Ele cuida dos irmãos mais novos e por uma trapaça do destino se vê órfão. Cada um de seus irmãos é dado à adoção e ele, por último e quase sem esperanças, é adotado por um barbeiro-cirurgião, profissional que aprendia o ofício na prática, efetuando pequenas cirurgias, amputações, sangrias (sem anestesia, pois ela ainda não existia), além de vender remédios que mais pareciam poções mágicas (puro charlatanismo, porque era dessa forma que ganhavam dinheiro). Torna-se seu aprendiz.

“Tome carne de carneiro. Retire toda a gordura e corte em pedaços grandes, empilhando os pedaços cortados sobre e em volta de uma boa quantidade de sementes de meimendro negro torradas. Coloque numa vasilha de barro sob uma pilha de esterco de cavalo até aparecerem os vermes. Coloque então os vermes num vidro até ficarem secos. Uso: tome duas partes desses vermes e uma parte de ópio em pó e instile no nariz do paciente.”

Seria hilário se não fosse trágico e tremendamente triste. Com um suposto anestésico como esse a morte seria muito bem vinda. Logicamente que a Igreja não via com bons olhos esta prática, pois só a religião poderia oferecer alívio para o sofrimento, todo o resto era coisa do demônio, bruxaria, pecado.

Robert cresce ao lado do barbeiro-cirurgião, Barber, e aprende com ele tudo o que é preciso para sobreviver sem ser considerado um herege e sem chamar a atenção da Igreja, pois isso poderia significar a pena de morte. Passa a ajudar nas consultas e é a partir daí que sente o desejo de amenizar o sofrimento das pessoas. O grande problema é que Robert possui um “dom”, ele pode sentir a morte chegando apenas tocando o paciente.

“Rob segurou a mão do tropeiro. O homem parecia um saco de areia com um buraco na parte de baixo; ele sentiu a vida se esvaindo. Agachado ao lado do tropeiro, segurou a mão dele até não sobrar areia no saco, e a alma de Vitus, com um farfalhar áspero de folha seca, simplesmente foi soprada para longe.”

Isso quase o faz desistir da profissão, ele acredita ter sido tocado pelo demônio. O obscurantismo da Idade Média, influência dos religiosos, tinha como objetivo privar o povo de todo e qualquer conhecimento, assim ficaria mais fácil de manobrar. A ignorância é o grande mal do período, sendo que o povo passa a enxergar demônios em tudo que não se explica.

Com o tempo, Robert volta a atuar junto a quem o acolheu. Até que um dia entra em sua barraca alguém que não consegue enxergar. O barbeiro-cirurgião Barber diz a Robert que o mal que aflige o paciente está além de seu conhecimento. Porém, ao sair de sua barraca o paciente é detido por alguém que lhe oferece ajuda, diz que pode curá-lo. E tudo muda na vida de Robert Cole.

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2018/12/o-fisico-noah-gordon.html?fbclid=IwAR04Id9RaCgYTdW_fI0VQHx9yfZ34bTzcFqc45N7ZkfFzZ1RW7SLfuxzgfo
selma.martins.146 06/04/2019minha estante
Amei a resenha !
Li o livro em 2005 quando meu filho o ganhou de presente . Trama excelente , também recomendo.
Parabéns !

Euflauzino 07/04/2019minha estante
obrigado querida, este é um livro que se tornou um de meus preferidos, quero ler toda a saga!

selma.martins.146 07/04/2019minha estante
Viu o filme ? Tem no netflix

Euflauzino 08/04/2019minha estante
vi sim... fiquei um pouco decepcionado, deram mais ênfase ao romance do personagem que sua busca incessante pelo conhecimento. mas é também um bom entretenimento, mas só.

Fernanda 15/12/2018

Que livro!
Um dos melhores livros que eu já li. Eu quase chorei quando terminei de ler. Até agora não me despedi do Master Cole. Sensacional! E muito interessante imaginar como as coisas era na idade média, aprender mais sobre o judaísmo, a Pérsia, o islã, as cidades e tudo mais. Deixou saudade.

Virgínia 22/07/2018

Uma looooonga viagem para Pérsia
O livro é desnecessariamente grande. Demora umas 300 páginas pra ele chegar até a escola de medicina. E eu ainda fiquei com a sensação de que algumas situações importantes não foram bem exploradas.
Confesso que eu fiquei até o final do livro esperando que ele pelo menos tentasse fazer uma cirurgia de apendicite.

Marcelo 13/07/2018

Esperava mais....
Confesso que quando fiquei sabendo que tem um filme baseado neste livro, me empolguei em lê-lo.. claro, ler o livro sem ter assistido o filme!! Mas confesso que me decepcionei um pouco...

Não pela história em si. A história é boa, tem um bom enredo, até te prende, mas para mim faltou um pouco de emoção... nas partes da história em que acontece alguma coisa impactante eu sento o autor frio... ele não descreve com detalhes como o personagem reagiu, o que ele está sentindo, etc.... achei que faltou essa parte.

Mas eu recomendo o livro sim.. é uma aventura boa e de leitura fácil...

Recomendo!

Inlectus 30/06/2018

Massa.
É como viver uma vida, muito bom!

Fernanda Sleiman 10/06/2018

Espetacular
Te deixa com uma significativa ressaca literária!
Dude 09/02/2019minha estante
Interessante. Acabei de ler e queria saber o que é uma ressaca literária. Valeu!

Eddie.Erikson 23/05/2018

Que livro maravilhoso, completo e contundente. Daqueles que, hora te intriga, hora se emociona. Passa por culturas que pouco conhecemos, mas nos faz viver juntamente com o personagem cada momento.

Angela.Lopes 18/03/2018

Que livro fabuloso!!!!
Um livro intenso, com aventura, amor, dedicação! Uma verdadeira viagem!
É um livro muito longo, demorei muito pra terminar. Mas hoje me pergunto o porquê não dei mas atenção, porque é de uma riqueza de cultura!!!!!
Não vou falar muito sobre personagens, acho que todos Temos que conhecer com nossos próprios olhos! Incrível! Boa leitura