O físico

O físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Yasmin 28/06/2020

O físico é um livro maravilhoso, gostei muito de poder acompanhar essa aventura tão rica em detalhes e cultura. Eu sempre gostei muito do filme e o livro não me decepcionou.
28/06/2020minha estante
caramba!!!!!! é bom?

28/06/2020minha estante
comprei ele num sebo por 1 real, nunca li

Yasmin 29/06/2020minha estante
Eu curti bastante!

Emilia @biblioteca_decitacoes 14/06/2020

O Físico, Noah Gordon
Essa é a história de Robert Cole, um garoto que se torna órfã aos 11 anos de idade, e é acolhido por Barber, um barbeiro-cirurgião nômade, que viaja pela Inglaterra do século XI fazendo apresentações de malabarismos, vendendo tônicos medicinais com eficácia questionável, e atendendo pessoas doentes. O garoto, ao longo do tempo sob tutela de Barber, descobre seu interesse e fascínio pela arte de curar.

Quando percebe que seu pouco conhecimento sobre o corpo humano e suas mazelas o impedem de salvar muitas pessoas que cruzam seu caminho, Rob decide embarcar em uma viagem para encontrar o mestre Ibn Sina, da Pérsia e estudar medicina. O inglês atravessa toda a Europa para chegar na Ásia e enfrenta o perigo da intolerância religiosa, ignorância, e da barreira de idioma para seguir seu sonho.

O autor fez uma trabalho impecável na ambientação, fazendo o leitor sentir que vive no século XI. O livro aborda questões como a deficiência de conhecimento da época sobre o corpo humano e como as religiões impediam o avanço da ciência, proibindo a dissecação do corpo, que era visto como pecado. A questão da intolerância religiosa é bem forte, mostrando como todas as religiões dominantes - o cristianismo, judaísmo e islamismo - se desprezavam entre si.

Esse é um dos livro que coloco na lista de "Livros para gostar de ler", pois imagino que instigam a leitura até dos leitores "iniciantes" e são um belo exemplo da imersão em mundos diversos que a leitura é capaz de proporcionar. Também é um ótimo livro para curar ressaca literária, já que não possui descrições prolongadas demais e fazem o leitor ter sempre a vontade de ler mais um capítulo.

Instagram literário: @biblioteca_decitacoes

Glaucia Evelin 06/06/2020

É incrível ver Rob crescer e amadurecer após suas perdas, além disso, é fascinante acompanhar sua busca incessante pelo conhecimento e a vontade de saber tudo o que há para saber na medicina, além de seu empenho em descobrir aquilo que ainda não se sabe sobre as ciências médicas. "The physician" é um livro cheio de romance, perdas, cultura, ciências e história. Um livro que vale muito a pena ser lido.

Henrique Moutinho 05/06/2020

Um pouco sobre os primórdios da medicina
A história é toda bem escrita e muito estimulante. Talvez um pouco complicada nos nomes persas, mas a quantidade de informação cultural e das bases da medicina moderna compensam qualquer coisa.

Cristiano.Aguiar 14/05/2020

Não assistam ao filme antes!!
Este é um alerta importante: eu "entrei" neste livro com expectativas de ver um enredo próximo ao que o filme apresentou (na minha cabeça, filme saiu do livro), mas não foi bem assim, o que me decepcionou. Talvez, começando a leitura sem a esperança de ver uma história ainda melhor que a do excelente filme, a frustração seria menor. O enredo é bom, chama a atenção, te faz se sentir no Oriente médio medieval, mas para mim, ficou este gosto de "podia ter sido melhor"...

Elisa 02/05/2020

Incrível!
Livro muito completo e inteligente. Como acadêmica de medicina me emocionei bastante em algumas partes e tive certeza do que quero fazer pelo resto da minha vida: ser usada por Deus para ajudar pessoas. Termino esse livro satisfeita mesmo sabendo que é ficção. Recomendo muito, sim!

jsilveira 22/04/2020

Espetacular
Uma leitura riquíssima de conhecimentos e cultura. Vale a leitura!

Marta 11/04/2020

O Físico.
Este livro estava na minha estante há muitos anos. Era da minha mãe.
Uma história fantástica, sobre um garoto que tinha um dom: sentia quando uma pessoa iria morrer, apenas segurando suas mãos.
Então o destino se encarregou de ser escolhido como aprendiz de um barbeiro cirurgião. Aprendeu muito com ele, mas queria mais, queria ser médico. Então a história se desenrola, o levando à Persia pra estudar medicina, numa época em que ciência era considerada bruxaria.

Isa Beneti 22/03/2020

Viajei meio mundo durante a quarentena
Não poderia ter escolhido livro melhor para ler durante essa quarentena, pois além de tratar sobre assuntos relacionados à medicina e a doenças (como a própria Peste Bubônica) as descrições do livro me fizeram sair de casa e viajar junto com o protagonista Rob, pois as descrições do livro são minuciosas, mas não são cansativas.
É impressionante como narrativa vai ganhando "caras"diferentes de acordo com a fase da vida do protagonista, é como se eu tivesse lido 20 livros em um só!! Rob passa por inúmeras adversidades durante a história (indo da miséria europeia para a nobreza oriental para a miséria novamente), e não apenas ele mas outros personagens também são submetidos às mais diversas situações, mas TODAS elas são contadas de maneira incrível pelo autor, que consegue descrever detalhadamente desde as cenas de malabarismo do pequeno Rob até as cenas de corrida de Karim, dando destaque às inc?iveis cenas de cirurgias médicas.
O modo como as viagens do protagonista são contadas fazem com que nós (leitores ocidentais) sintamos o choque de cultura que Rob sentiu, pois os costumes judeus, islâmicos e persas são descritos minuciosamente.
Ademais, os personagens da narrativa são muito complexos bem desenvolvidos, de maneira que senti amor e raiva por todos eles (até mesmo pelo protagonista).
Essa foi uma leitura muito proveitosa e informativa, que realizei com muito prazer, pois não a achei nada cansativa.
PS. Não esperava que o livro fosse ser tão diferente do filme!!
Canaan 12/04/2020minha estante
Também terminei de ler agora em plena quarentena e domingo de Páscoa! Estou em êxtase com esse livro do tanto que gostei.

Luke 27/02/2020

Incrível como a história do filme é diferente do livro, no filme é muito resumida. O livro é excelente, mas achei que o final da história foi um pouco corrida. Também fiquei um pouco decepcionado com algumas das escolhas de Rob, pois eram caminho para o desastre certo. Esperava um pouco mais de sabedoria depois de tanto experiência e formação.

_Wesley_ 27/02/2020

Não morra sem ler esse livro
O Físico é um daqueles livros que te deixa triste ao termina-lo, sentir-se dentro da estória, se apegar a personagens secundários, refletir sobre pequenos detalhes e teorizar outros tantos. Não é só um livro sobre a jornada para ser um médico, mas sim a epopéia de uma vida vivida.

Paola 25/02/2020

Denso
Uma narrativa mais próxima do realismo da época, sem muitas idealizações sobre a idade média. Talvez por isso seja uma leitura mais pesada e densa (confesso que demorei pra ler) mas mesmo assim que prende a atenção.

Helena 11/12/2019

Esperei mais...
Eu esperava mais... Enfim... Talvez ainda embalada pela leitura maravilhosa que fiz de Último Judeu. Me recomendaram ver o filme que tem um final "melhor", mas para mim não há como remediar o irremediável... Rs...

@mariresenhando 20/08/2019

Ótima leitura
Que livro! Amei toda a trajetória de vida de um menino homem que batalha para poder realizar o seu sonho de ser médico!
Me envolvi com sua viagem, com a sua trajetória e com todo o seu sacrifício a fim de conseguir o feitio de exercer o dom que ele acreditava que Deus havia lhe dado. Muito intensa e emocionant. Tiveram alguns trechos onde o desenrolar das páginas se demoraram, mas de modo geral foi um livro que me prendeu do início ao fim. Simplesmente amei!
Fernanda 08/10/2019minha estante
To com ele aqui pra ler,vc acha necessario ler o volume 2 e 3?