O físico

O físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Isabella.Wenderros 15/12/2020

Bom livro
A história de Rob Jeremy Cole começa numa Inglaterra do século 11, primogênito de uma família pobre e numerosa. Depois de ficar órfão aos 9 anos e ser separado dos irmãos, Rob é amparado por Barber, um barbeiro-cirurgião que ensina tudo o que sabe ao jovem. A relação entre eles não é amorosa e essa adoção foi motivada por necessidade – o homem queria alguém que pudesse servir como ajudante em suas viagens e apresentações, mas essa parceria funciona para ambos. Enquanto Barber tem no rapaz um auxiliar, Rob aprende um ofício, além de ter alguém que cuide dele e de suas necessidades básicas.

Ao longo do tempo, a criança se torna um adolescente curioso e trabalhador. Quando é obrigado a se separar de seu protetor, descobre que a vida como um barbeiro-cirurgião, vendendo tônicos que não passam de bebidas baratas misturadas com algumas ervas, já não é suficiente e decide ir para a Pérsia estudar medicina. O primeiro problema surge quando descobre que cristãos são proibidos na universidade e que se quiser uma vaga, será preciso se passar por judeu. Durante o longo trajeto entre Inglaterra e Pérsia - uma peregrinação que irá durar quase dois anos -, Rob encontra pessoas e culturas que fazem o rapaz perceber que o mundo é maior do que imaginava. Essa parte da viagem me interessou bastante, acompanhar as travessias por mar e terra, através de montanhas e desertos com personagens de origens tão diferentes. Durante esse período, é reforçado o quanto Rob é aplicado, além possuir facilidade em aprender línguas e costumes. É no meio dessa viagem que Rob dá lugar à Jesse bem Benjamin, um judeu de Leeds.

Entre chegar à cidade e realmente ser aceito no curso, o protagonista enfrenta problemas que parecem instransponíveis. É através da ajuda do homem mais poderoso da região que ele consegue entrar como estudante - o que achei um pouco conveniente demais. Novamente Rob - ou Jesse - encontra alguém que será um mentor para o jovem e é na companhia de Ibn Sina que o rapaz se tornará um homem e médico – no final, considerando a relação com o professor mais importante do que com o próprio pai.

A parte mais fascinante do livro, para mim, foi o período passado em Ispahan. É lá que ele se casa, que alguns filhos nascem e que se torna uma figura respeitada na comunidade judaica e médica. Rob também forma laços de amizade que me conquistaram, além de virar alguém que faz mais do que questionar, mas tenta encontrar respostas para perguntas que todos fazem e não têm a coragem de investigar.

Quando os Cole retornam à Inglaterra, senti como se fosse quase um retrocesso sair daquele lugar em que o estudo era a base de um profissional para outro em que menosprezavam todo o conhecimento que levou anos para ser adquirido. Gostei muito do final, mas o personagem que "ajuda" Rob a fugir de Londres me passou a impressão de ser um coelho tirado da cartola pelo autor.

As descrições extensas de Noah me deixaram cansada e acredito que várias partes poderiam ter sido cortadas sem atrapalhar em nada a narrativa. O pano de fundo histórico foi o que mais gostei e é possível perceber que houve uma extensa pesquisa. É um bom livro que fala sobre o início da medicina, a sede de conhecimento, povos e costumes diferentes.
yuriwlls 02/04/2022minha estante
esse é o primeiro livro?

Isabella.Wenderros 03/04/2022minha estante
Sim!

@andressamreis 08/12/2020

Meu companheiro
Li este livro, melhor este livro me acompanhou por 6 meses.

São 81 capítulos, narrando a epopéia de Robert Jeremy Cole, desde a infância, quando torna-se órfão, até a fase adulta quando torna-se medico.

Por meio de uma imensa pesquisa em bibliotecas e arquivos ele reconstitui a medicina no século XI, iniciando-se em Londres, passando por uma longuíssima viagem até Isfahan no Irã, onde Rob assume a identidade judia de Jesse Ben Benjamin e estuda em uma das mais renomadas escolas de medicina do mundo medieval, tendo como professor Ibn Sina, um dos poucos personagens que realmente existiram.

O recheio é sobre determinação, sobre perseguir um sonho custe o que custar.

Esta obra não pretende-se a grandes divagações filosóficas, mas esta obra tem algo que vale ouro no mundo da literatura: a força da narrativa!

Pra mim o ponto alto é a própria narrativa. Personagens, vários personagens, bem apresentados e desenvolvidos. Fatos verossímeis.e coerentes.

Sério, vou te dar um Conselho, ao invés de acompanhar alguma novela ou séries dê uma chance a este livro. Juro que não vai se arrepender.

Terminei a leitura ontem, fiquei chateada por ter acabado, sentimentos confusos. Era o meu companheiro.
E agora, como será?

Sempre vejo a pergunta: qual livro você indica pra todo mundo? Nunca timha a resposta pronta. Agora tenho!
Leiam o Físico, é pra todo mundo! Quem não gosta de uma boa história?

Eu li em ebook, o que foi bem prático por se tratar de um calhamacinho.
Anderson 18/12/2020minha estante
Parece que esse é o primeiro de uma trilogia. Só não sei se continuam os mesmos personagens. Os livros seguintes são O Xamã e a A Escolha da Dra. Cole.

@andressamreis 21/12/2020minha estante
Sim, é uma trilogia! São indepedentes entre si. Xamã parece que aborda a vida do filho do protagonista deste O Físico

Thiago.Alessandro 09/10/2020

Livro muito bom! No final tem umas conveniências na trama, mas de resto me emocionei no inicio pra metade e para mim valeu a pena

Julia.Galuppo 03/10/2020

Esse livro esta na minha vida ha muitos anos e por diversos motivos nunca tinha conseguido acabar a leitura. Dessa vez a completei e tive a experiência de todos que falam ser um livro sem defeitos. Completo, detalhado, intrigante e apaixonante.

Fadinha 30/09/2020

Epopéia de um médico medieval
O físico conta a história de Rob. Um garoto que aos 9 anos de idade perde seus pais e é separado de seus irmãos.
Adotado por um barbeiro cirurgião, o garoto desperta interesse pela medicina.
Mais adulto, decidi viajar até a Pérsia para estudar com o príncipe dos médicos, Ibn Sina.
Para isso, o jovem rapaz terá de deixar suas crenças de lado e passar-se por um judeu. Burlando leis e regras, Rob teve uma longa jornada para tornar-se, não apenas um excelente médico mas também, uma boa pessoa.

Zezinho 21/09/2020

Este é um.livro grandioso. A historia de Rob J. Cole me encantou. Rob é um homem íntegro com um único sonho. Pureza de alma é desejar uma só coisa: Rob era um homem puro!!!

lorenamsad 17/09/2020

U A U
É até difícil expressar o tanto que esse livro é maravilhoso. Fiquei o tempo todo imaginando o trabalho que o autor deve ter tido para coletar tantas informações acerca de uma sociedade medieval a ponto de descrevê-la como se tivesse vivido nessa época. A riqueza de detalhes é impressionante. A temática do livro me é super interessante porque sou estudante de Medicina e nunca tinha parado pra refletir como era exercida a minha futura profissão em tempos tão longínquos. O personagem principal, Rob, é encantador e, ao acompanharmos sua jornada, vamos nos apegando e nos sentindo muito próximos a ele. Sua inteligência é cativante e o modo com que ele enfrenta as inúmeras dificuldades é marvilhoso.
É um livro é denso, ideal pra ser lido de pouquinho em pouquinho para dar tempo de respirar e absorver as informações que ele nos fornece. Um dos favoritos da minha vida, pretendo relê-lo daqui a alguns anos.

Lívia 05/09/2020

Me surpreendeu..
Esse foi um daqueles livros em que só li porque estava parado a muito tempo na estante.. e me surpreendi! Não é um gênero que eu sou acostumada a ler, por se tratar de épocas medievais, e culturas orientais.. mas gostei bastante!
Aconselho muito a lerem!

Andréa Konno 31/08/2020

Ótima leitura
Adorei acompanhar a jornada, o crescimento, e a perseverança do nosso Rob.

Thimsilva 24/08/2020

Uma lembrança sobre vocação aliada a boa literatura
Como médico, ler esse livro me fez refletir muitas vezes sobre a vocação do cuidado com o outro. Para além disso, a história é cativante e tem um ritmo bom de acontecimentos... Ao final, após acompanhar atentamente os seus passos desde a infância, sinto que Rob Cole se tornou um velho conhecido

Cinthia Hiromi 10/08/2020

Um livro emocionante e cheio de conhecimento. Gostei muito da narrativa, das reviravoltas e aprender junto com o Rob ^^
teruo1988 26/09/2020minha estante
Eu ameeei esse livro! ??

Felipe San 06/07/2021minha estante
Vou começar ele!!!

Marcoscolombari 29/07/2020

Livro complexo
Achei o livro bem complexo. Extremamente detalhista e traz uma história com todos os detalhes que se espera em uma aventura. Uma história de vida sensacional com um ótimo final. Tem muitos detalhes complicados que precisariam ser melhor explicados.

Pri | @biblio.faga 08/07/2020

Tem resenhas que são bem complicadas de fazer, e não por falta do que dizer ou de vontade de falar da obra, mas sim, pela dificuldade de colocar em palavras tudo o que livro me fez pensar e sentir, mas vamos tentar.

“O Físico” foi o primeiro livro enviado pela TAG Curadoria (agosto/2014) e é também o primeiro livro da “Trilogia Cole”. Como o subtítulo revela, vamos acompanhar em suas quase 600 páginas, a jornada de um médico no período medieval.

De imediato, sei que o número de páginas pode assustar alguns, contudo, sem razão. Noah Gordon além de ser um escritor brilhante, é um excelente contador de histórias. As páginas fluem com uma leveza sem igual, você não as sente passar, o livro é detalhista sem jamais ser enfadonho ou excessivo e, ao final, você desejará que a história continuasse, pelo menos, mais um pouquinho...

O escritor faz com que todos os aspectos do livro se encaixam brilhantemente: um bucado de história, medicina e religião, misturadas com uma coleção de aventuras de tirar o fôlego, salpicadas com doses precisas de amor e de amizade, e uma pitada pontual do sobrenatural. O resultado é brilhante, único, apaixonante. Um livro favorito para a vida.

A luta de Rob Cole (ou Jesse Ben Benjamin) é comovente, o protagonista encarna verdadeiramente o significado de resiliência e, sobretudo, demonstra a importância da paixão e, principalmente, da vocação nas escolhas que fazemos com relação ao nosso papel nesse mundo. Afinal, a profissão que escolhemos vai muito além da forma de obtenção de nossa subsistência e o exercício da medicina requer muita humanidade e, por que não, de humildade.

O protagonista ensina muito sobre a tolerância com quem definimos como “o outro”. Sua amizade com Karim e Mirdin é minha parte favorita do livro. O primeiro ensina tanto sobre a dedicação, e o último, sobre a importância da alteridade e da empatia, além de nos brindar com umas das aulas mais brilhantes sobre o judaísmo.

É deslumbrante acompanhar o caldeirão cultural e filosófico que vivia o Oriente na época, representando pela cidade de Ispahan (atualmente Isfahan) e é desconcertante ver o conflito entre a fé e a formação científica que, como bem questiona o protagonista, proibia a “mutilação” em nome do conhecimento, mas não a vetava como forma de punição.

A narrativa é fictícia, mas é incrivelmente real e, a meu ver, uma linda homenagem aos médicos reais Ibn Sina (Avicena) e al-Juzjani.

Uma leitura recomendadíssima!

Quote:
“Eram bastante sensatos para não insistirem no assunto. Sabiam que jamais concordariam em várias coisas porque tinham sido criados com crenças diferentes sobre Deus e a alma humana, mas evitavam essas armadilhas e compartilhavam aquela amizade como homens razoáveis” (p. 445)

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Ju 04/07/2020

Surpreendente!
Eu já havia assistido ao filme O Físico e confesso que ao ler o livro me pareceram histórias quase completamente diferentes. Como de praxe, o livro surpreende e é melhor que o filme (embora também tenha gostado bastante deste!).
A história de um órfão que é criado por um barbeiro-cirurgião é carregada pelo ambiente e o imaginário medieval. A forma como descreve as doenças, a relação da religião com o cotidiano e o Estado, assim como a mistura efervescente das diferentes culturas se chocando entre as transações comerciais que transformavam o modo de vida das sociedades que atingia.
Como aspirante a profissional de saúde por vezes surgia uma ânsia no âmago da alma com os diagnósticos e imaginar que a Medicina evoluiu tanto, ainda que em um livro de ficção, abordando-a tão bem no contexto da época – há passagens em que lembrava dos meus professores, especialmente de Medicina do Trabalhador e Saúde Coletiva. Este livro foi para mim uma maravilha.
Esta é uma verdadeira odisseia em que pulsa realismo e vivacidade. Por vezes me questionava o que era ficção e realidade de tão bem construída e costurada que foi a obra. Não quero aqui dar spoilers, mas instigar quem se sentiu curioso sobre a mesma. Leia.

Ariilaura 01/07/2020

Fascinante
Um dose melhores livros que já li em minha vida. Ver a história da medicina contada de forma tão romântica, me fez ter esse livro como um dos meus queridinhos. Amo os livros do Noah Gordon!!!