O físico

O físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Marcos.Alexandre 01/04/2021

Empolgante história de um homem que para realizar o seu sonho de ser médico tem que passar por judeu. Um desafio aprender outra cultura, outra lingua e outra religião.

Bruno Ramos 26/03/2021

4.5 - É livrão
Livro incrível, história brilhante e com um final que deixa o coração quentinho e em paz.
Pra quem já viu o filme, pode ler sem medo, a história é COMPLETAMENTE diferente do filme, tipo em tudo mesmo. Indico a leitura a todos, livro muito rico em detalhes e que te fisga muito facilmente do começo ao fim.

Thaís Aguiar 11/03/2021

O FÍSICO - NOAH GORDON

Este livro tem como subtítulo "A epopeia de um médico medieval" e não é modesto na descrição de todo o enredo: trata-se com certeza de uma epopeia, ou no mínimo, de uma grandiosa aventura. A história do inglês Rob Cole, regada à traumas e abandonos desde que era apenas um menino, pode ser resumida como de alguém sedento pela sobrevivência e pelo conhecimento. Rob parece ter recebido uma dádiva divina, algo que o destaca da multidão, talvez um chamado, uma vocação para cuidar dos outros. Essa vocação, à princípio confusa e muito tímida, começa a tomar forma quando Rob Cole encontra um barbeiro-cirurgião (uma espécie de indivíduo que conhece o básico de ervas medicinais, alguns procedimentos de intervenção "médica" pouco precisos e rebuscados, que ao mesmo tempo que viaja entre cidades oferecendo elixires "mágicos", apresenta espetáculos circenses de acrobacias e etc.), conhecido como Barber, que o adota em seu estilo de vida nômade e aos poucos lhe ensina o que sabe sobre a arte de curar.

Com o tempo, Rob Cole entende que aquilo não é suficiente para a aspiração gigantesca que ele possui de conhecer tudo o que há para conhecer sobre o corpo humano e decide arriscar toda uma existência, iniciando uma viagem longa e perigosa rumo à Pérsia, onde é conhecida a presença de escolas renomadas de Medicina. É onde acompanhamos o que se faz necessário a um ser humano para satisfazer uma ambição bastante altruísta: a de fazer o bem, cuidar dos doentes e entender como evitar e driblar a morte.

Rob Cole é um personagem que para mim resume o conceito de resiliência. É movido por uma curiosidade insaciável de aprender e de aperfeiçoar o que foi aprendido, ele ainda tem que lidar com a maldade do mundo ao seu redor, sem permitir que más intenções alheias desviem seus olhos do seu objetivo principal. É imerso em uma cultura totalmente nova e estranha e sua personalidade é moldada conforme sua experiência.

Livro mais que recomendado!

28/02/2021

Fim.
O primmeiro deles foi, o próximo é o Xamã. A história nos conduz a curiosidade, e o final nada supreendente, mas nos deixa com o coração tranquilo.

Marina 17/02/2021

o físico
esse livro é diferente de tudo o que eu estou acostumada a ler. confesso que achei algumas partes meio cansativas, mas quando chega no final é muito lindo saber da história todinha dele.
Gigi 17/02/2021minha estante
O final é muito lindo né???

Marina 17/02/2021minha estante
muitoo, inclusive chorei demais quando acabou kkkkkkkk

Gigi 17/02/2021

Leiam O Físico!
Primeiramente gostaria de agradecer meu Vô por ter me dado de presente esse livro. Se não fosse por ele, provavelmente nunca teria lido esta linda história de Noah Gordon!
O físico retrata a história de Rob J. um menino que após perder os dois pais, e ser separado dos irmãos, passa a viver sua vida em função de tratar e curar doentes, na busca de fugir do obscurantismo da Europa
É uma epopeia escrita de forma magnífica! Nunca tinha lido um livro escrito com tanta destreza, como ?o físico?. Cada linha, cada página você se encanta. Cada detalhe, cada personagem te fazem mergulhar intensamente no mundo do século XI. Você chora, se encanta, se irrita ao longo de toda a história, desfruta intensamente de cada palavra escrita por Noah Gordon
É o típico livro que eu nunca queria que acabasse, pois a história é tão boa, tão magnífica, que se o livro fosse infinito, eu o leria infinitamente
Incrível, esplêndido, magnífico, perfeito....
Não consigo colocar em palavras a minha paixão por este livro. Então, para finalizar essa resenha, só tenho uma coisa a dizer:
?Leiam O Físico!?

Marilya 05/02/2021

UM DOS MELHORES QUE JÁ LI
História linda de um médico que tinha um verdadeiro dom e fez o possível e o impossível pela Medicina e pelas pessoas. História emocionante e muito bonita! Amei!

Vinícius Chicaroni 04/02/2021

Por mais Robs nos dias de hoje
Excelente livro. Destaques para perícia de Noah Gordon na evolução das personagens, na linearidade da trama e, principalmente, na descrição dos fatos médicos próprios da história. A obra suscita belas reflexões, muito proveitosos sobretudo para estudantes de medicina e médicos. Vale a pena ser lido!

lillimarlene 30/01/2021

O físico
Muito bom. Conseguimos andar pelos cenários e sentir o dilema de cada personagem.

Mari 28/01/2021

Não sabia q eu amava romance histórico
E realmente não sabia. Nunca havia lido, e após ler essa historia, eu amei muito
Quase me senti na Pérsia do século XI
A ambientação é incrível, personagens tridimensionais, humanos, com erros e acertos.

Valeu cada página!!!
NancYamada 28/01/2021minha estante
A gente descobre cada coisa quando tenta!!

Eloisa 27/01/2021

Realmente, uma epopéia. O livro narra a história incrível de Rob J. desde sua infância até a vida adulta (e que vida!). O ritmo da narrativa é no ponto perfeito, nem muito rápido, nem muito lento.
Eu costumo ler clássicos, mas confesso que a leitura desse livro me agradou, além de ser viciante (é ótimo para ler em longas viagens sem enjoar!).
Alguns acontecimentos na narrativa me irritaram, mortes sem sentido e adultérios desnecessários, mas no geral foi uma grande companhia nesse primeiro mês do ano.

fergarciafleury 26/01/2021

Qual é o preço para se tornar um médico? Pessoalmente, como acadêmica de medicina, sei que o sacrifício é alto. Mas Gordon mostrou que, para os realmente dedicados, o preço pode ser qualquer coisa.
O Físico trata-se de um romance de formação do protagonista Rob Cole, um inglês órfão que, graças ao seu dom e ás pessoas que encontra ao longo da sua vida, decide se tornar médico. E, para tal sonho, dedicou-se como ninguém, indo contra as leis e cultura de sua época.
O livro é extenso e extremamente detalhado, o que pode tornar-se uma leitura cansativa e densa, ainda mais com diversos termos estrangeiros não traduzidos. No entanto, não posso negar os esforços do autor em realizar uma pesquisa profunda da cultura europeia e persa durante a Idade Média para entregar uma ficção histórica fidedigna. A cultura islâmica e judaica tão bem caracterizada é um ensinamento para aqueles que tem pouco ou nenhum conhecimento a respeito.
Devo enaltecer aqui a personagem Mary Cullen, que é uma força a ser reconhecida em todo os seus aspectos. Definitivamente, entrou no meu hall de mulheres fortes (e fodas).
O livro é um clássico e muito lido entre aqueles que se aventuram na Medicina. Recomendo a leitura para ter um conhecimento da obra, no entanto, não o releria.

Ramon 05/01/2021

Sensacional. Um dos melhores romances históricos já feitos. Deixa o leitor engajado desde o início da leitura.

Christian Homem de Melo 30/12/2020

Lindo! Maravilhoso!

É tudo o que se pode dizer desse romance.
A saga de um menino que vai fazer de tudo para se tornar médico, nos anos 1000.

Fer 25/12/2020

Esse livro é incrível como romance de formação. Acompanhamos a vida do personagem se desenvolvendo desde a infância e sua dificil trajetória até conseguir se tornar médico. É emocionante!