O físico

O físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Só Paula 28/08/2021

Que livro!
Com certeza posso dizer que O físico é um livro que mudou minha percepção sobre muitas coisas! Ele é riquíssimo em história, cultura, lugares, aventura e medicina da época! Fiquei encantada especialmente na parte da medicina, em formação e atuação, abordados em grande parte do livro, com vários conceitos que caíram por terra e outros que perduram até os dias de hoje, além de mostrar o começo das escolas de medicina, que eu não fazia ideia de ter sido assim!
Resumidamente, o livro é traz a história de Rob J. Cole, um menino de 9 anos que no século XI vive na Inglaterra com a família e, após muitas perdas e separações, passa a ser um aprendiz de barbeiro cirurgião ao lado de Barber, que trabalha com isso há anos, cozinha super bem e ensina muito do que sabe a Rob que, ao longo do tempo, reconhece algo especial em seu ser e desenvolve uma enorme vontade por curar! Com o passar de mais alguns anos, Rob percebe que seu aprendizado como barbeiro cirurgião é limitado e não se compra ao de um médico, porém para a melhor formação da época, precisaria ir até a Pérsia, além de assumir a falsa identidade de judeu para que fosse aceito, e assim a história continua a ser desenrolada, cheia de surpresas!

" - Para ser um bom médico, precisa ser capaz de responder a uma adivinhação sem resposta.
- Qual é a pergunta?
- Talvez um dia você descubra. Faz parte da adivinhação."

Elaine Messias 08/08/2021

História da medicina
intenção do autor do livro, não é somente contar a história da origem da medicina, mas sim mostrar o grande desafio de ser um médico no século XI, sendo o qual afundava-se em reinados sangrentos e corruptos e, nos medos impostos por um cristianismo rígido que impedia acima de tudo o avanço da ciência, que colocasse a não existência de Deus.

O livro traz a história de Rob Cole, um órfão inglês, o qual aos 10 anos de idade lutava pela perda de seus pais. Primeiro a sua mãe e depois a perda de seu pai, onde ao tocar em ambos, Rob sentiu algo diferente, uma espécie de dom místico, como se sentisse a morte se aproximando deles. Após o falecimento de seus pais, Rob e seus irmão foram separados e adotados por outras famílias, Rob demorou para ser adotado, pois pelo seu tamanho e sua idade, era como um incomodo para a família adotiva, sendo que não podia trabalhar e além disso trazendo despesas.

Croft um barbeiro cirurgião, foi mandado por Richard (o qual cuidou de Rob após o falecimento de seus pais) para adotar o jovem Rob e, fazer dele um aprendiz da ?medicina?. Então ambos passam momentos emocionantes e, assim o jovem Rob foi adquirindo cada dia mais conhecimento sobre cirurgias simples etc. Em uma de suas aventuras o garoto descobre uma escola na Pérsia, o qual possui um mítico médico chamado Avicena. Rob decide viajar para a escola assumindo a identidade falsa de um estudante judeu, pois outras religiões não eram permitidos.

L Soares 18/07/2021

O livro conta a história de Rob Cole, que ao se tornar órfão e ver seus irmãos separados entregues para diversas famílias, acaba acolhido por um barbeiro-cirurgião.

A primeira parte do livro conta as viagens dos dois por toda a Inglaterra, aprendendo o ofício e trabalhando. Um garoto com o dom de sentir a vida naqueles que segura as mãos, e que se angustia cada vez que não sabe como ajudar alguém doente.

Adulto e sozinho, ainda na vida itinerante de barbeiro-cirurgião, Rob conhece um médico, o primeiro que realmente demonstra se preocupar com os pacientes e ter um conhecimento muito maior que o dele.

Após não encontrar quem o aceite como aprendiz, decide empreender a longa jornada de 2 anos até a Pérsia, por estradas perigosas, cruzando diversos países com idiomas e culturas desconhecidos, para frequentar a mesma instituição do judeu e tornar-se médico.

Após toda a dificuldade para entrar na escola, sua busca pelo conhecimento, sua dedicação, e a vida que constrói ali por anos, em um mundo completamente diferente do seu, até retornar ao seu país, para exercer o ofício para o qual nasceu.

O livro mostra a dedicação e sacrifício na busca de um sonho, movido pela angústia do personagem diante da sua incapacidade, e na determinação em se livrar de sua ignorância e aprender como curar e salvar. O que já seria suficiente para tornar uma história bacana.

Mas também trata do preconceito e dos conflitos entre as diversas religiões e culturas, e com personagens extremamente marcantes, fala da amizade e amor entre eles, ensinando sobre tolerância, respeito e companheirismo.

É um dos melhores livros que li esse ano, e li muita coisa boa nesse período.

Luci 07/07/2021

O Fisico
Leitura fantástica cheia de conteúdo histórico, que te leva a fazer uma viagem a lugares distantes e vivenciar as dificuldades dos primordios da medicina aliado ao grande poder que a religião tinha na epoca. Culminado por amor, religião, guerras uma narrativa que vai fazer você devorar o livro.

NCC 06/07/2021

Sensacional
Mesmo sendo uma obra de ficção, o Físico consegue abordar vários elementos culturais presentes na idade média, como o reinado da igreja católica no ocidente, as disputas por território no oriente, a conduta de ódio aos judeus, o conceito de medicina medieval e o obscurantismo científico ocidental.
Além disso, o livro traz muitas passagens de reflexão, principalmente no segmento final, onde Rob Cole - por conta de todo conhecimento e valores adquiridos - precisa enfrentar a gananciosa e ignorante elite londrina.
PS: Alguns capítulos são meio enjoativos mesmo hahaha

Fabiola103 30/06/2021

Com certeza um livro que eu recomendaria para um amigo. Uma história interessante, uma boa leitura.

luizguilherme.puga 21/06/2021

Sensacional
Com uma narrativa fantástica e detalhada, mas sem nos cansar, apesar das 600 pgs., Noah Gordon nos mostra os primórdios da medicina. Em 1021 Rob. J. Cole, órfão e aprendiz de curandeiro charlatão na Europa medieval, viaja ao Oriente em busca de um sonho: estudar medicina em uma escola islâmica, onde aprende com o melhor- Ibn Sina, o príncipe dos médicos.

Uma história inesquecível!

Helenice.Martins 31/05/2021

Super recomendo esse livro,a leitura é bem fluída e nos prende bastante . Mesmo sendo um livro grande vale a pena ser conhecido.

Danilo 31/05/2021

Talvez tenha esperado demais do livro, ou talvez o ritmo tenha sido morno do meu ponto de vista, mas não me agradou muito, a leitura ficou arrastada, um pouco talvez pela edição da rocco ser de folhas brancas tornando minha leitura mais cansativa, mas o fato é que esperava mais, não despertou a vontade de ler as continuações, por enquanto parei por aqui.

roseli medeiros 15/05/2021

Excelente
Achei um livro super interessante, bem detalhado, porém muitas vezes cansativo, mas acho que achei isso por não ser meu tipo de leitura favorita, mas não deixa de ser excelente!!

Suzana 11/04/2021

Acompanhamos a jornada Rob desde sua infância até a idade adulta. Nesse tempo ele viaja muito e com isso acabamos conhecendo como viviam as pessoas na Europa e na Persia durante a idade média

Bella 07/04/2021

Você quis dizer: O Médico?
Amei. Super interessante ter uma visão sobre a evolução da medicina ao longo da história. Parecem ter vários livros dentro de um só, de tanto que a história vai mudando.
Obs: conforme fui lendo e percebi que a história seria sobre um médico, me causou muito estranhamento o título do livro (físico?). Aí me dei conta que physician (inglês) = médico (português); physicist = físico. Me parece que alguém pecou nessa tradução aí.
Obs2: descobri que faz parte de uma trilogia... Ao meu ver, esse livro não precisava de uma continuação, por ser muito bem fechado.

Marcos.Alexandre 01/04/2021

Empolgante história de um homem que para realizar o seu sonho de ser médico tem que passar por judeu. Um desafio aprender outra cultura, outra lingua e outra religião.