Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Bela Lima 03/01/2018

Só ficou uma pergunta na minha mente agora, terminado o livro e ainda pós-filme (uns seis meses depois): por que?
Sam morreu.

E morreu.

E morreu.

Repetidas vezes, Samantha Kingston se ver morrendo e caindo e acordando.

Para mais um dia, um dia que morrerá.

Novamente.

"Dizem que logo antes de morrer sua vida inteira passa diante de seus olhos, mas não foi assim comigo. (...) A questão é: você não tem como saber. Você não acorda com uma sensação estranha no estômago. Não vê sombras que não existem. (...) Se você é como eu, acorda sete minutos e 47 segundos antes do horário (...). Se você é como eu, seu último dia começa assim."

Não tem muito do que falar sobre a história. Todo dia é igual ao outro, todos são igual a ontem, quando ontem era quinta, menos Sam, porque repetidas vezes ontem e hoje e amanhã são o mesmo dia: sexta feira.

Primeiro, Sam não acredita. Depois, tenta fazer tudo diferente. Então não se importa. Então quer ser melhor. Então percebe que não tem diferença. Ela está morrendo e re-vivendo e isso continua acontecendo independente do que ela faça, de como se comporte, de quem queira ser.

"É impressionante como as coisas mudam com facilidade, como é fácil começar na mesma estrada que sempre pega e parar em um lugar novo. Um passo em falso, uma pausa, um desvio, e você acaba com novos amigos, uma reputação ruim, um namorado, ou um término de namoro. Nunca me ocorreu antes; nunca pude enxergar. E me faz sentir, estranhamente, como se todas essas possibilidades existissem simultaneamente, como se cada momento que vivemos contivesse milhares de outros momentos diferentes."

A escrita é... normal. Não é impressionante, não é poética, não tem nada de mais, é simples - bem, bem simples. E eu achei isso do livro: simples. Talvez por já ter assistido o filme é já soubesse de algumas coisas, o livro não me surpreendeu tanto quanto esperava. Tem algumas coisas que não colocaram no filme, mas a essência está lá - um livro é muito mais completo do que um filme pode ser. (Só não digo que foi a melhor adaptação que vi, que superou o livro, porque Como Treinar o Seu Dragão ganha de longe.)

Mais uma coisa que eu adorei do filme: a capa. De longe, a capa do filme (primeira vez!), eu achei mais bonita do que a original. Eu não gosto muito quando pegam o filme e fazem isso, propaganda ambulante, mas eu gostei disso.

Outra coisa: sabia que foi lançando em 2011? Como eu não li isso antes? Só soube por causa do filme. E eu adorei o filme. (Caso não tenha percebido: assista o filme.)

"Acho que não tenho conserto — mas agora sei que estava errada. Todo mundo tem conserto; tem que ser assim, é a única coisa que faz sentido."

O livro é genial. É simples, como já disse, e você sente mal pela Sam por estar seguindo os outros (quem nunca?) e por às vezes ser aquela que guia, porque é isso que esperam dela (quem nunca?), você se identifica nela e entende e sente raiva por ela e pensa "por que?"

Não foi como quando eu li Quando tudo faz sentido, de Amy Zhang (melhor livro do ano passado), e eu... tipo, fiquei com raiva da protagonista que era uma valentona e entendi tudo que aconteceu com ela e... eu não sei explicar, só ficou uma pergunta na minha mente agora, terminado o livro e ainda pós-filme (uns seis meses depois): por que?

Por que isso está acontecendo? Por que isso continua acontecendo tantas vezes? Por que Samantha, logo ela, está prese nesse loop, condenada a esse sofrimento eterno? Samantha é uma vaca, essas poucas palavras podem descrevê-la, ela é popular, namora um cara desejável por muitas e tem amigas tão vacas quanto si. Mas isso é tão ruim? Isso a torna elegível a sofrer repetidas e repetidas vezes?

"Sei que alguns de vocês devem estar pensando que talvez eu mereça. (...) Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim?
O que fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz?
É realmente muito pior do que o que você faz?
Pense a respeito."

É sobre isso que o livro é, sobre pensar a respeito do que você faz. Não no fato de que o que você faz tem consequência; que se você faz algo ruim, algo ruim acontecerá com você; tudo que vai, volta e tudo mais - mas que você vai fazer algo ruim sabendo que ele é ruim, independente do que aconteça com você?

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2018/01/resenha-antes-que-eu-va.html

Jade Ricieri 02/01/2018

E se hoje fosse o último dia da sua vida?

"Dizem que logo antes de morrer sua vida inteira passa diante dos seus olhos, mais não foi assim comigo."

A história de “Antes que eu vá” é sobre Samantha Kingston, uma adolescente que aparentemente tem tudo o que sempre desejou. As melhores amigas mais populares e descoladas do colégio, o namorado mais bonito e cobiçado por todas as garotas da escola, ou seja, tudo em sua vida acontece exatamente do jeito que ela quer.

A escola tem como tradição realizar um evento chamado “Dia do Cupido” no dia 12 de fevereiro, em que as pessoas podem mandar rosas umas para as outras. A quantidade de rosas recebidas mostra o seu nível de popularidade, e além disso é um dia muito especial para Sam, pois é o momento que ela escolheu seguir adiante no seu relacionamento e tornar as coisas mais sérias com o garoto em que acredita ser apaixonada desde a infância, e também o dia de sua morte (isso mesmo, esse é o dia em que Sam irá morrer, e calma que não é spoiler!).

Nesse mesmo dia Sam e suas amigas decidem ir em uma festa, e quando estão voltando para casa acabam sofrendo um grave acidente de carro. E é nesse acontecimento trágico que resulta a morte de Sam. Por mais impossível que pareça, depois do acidente Sam acorda no mesmo dia 12 de fevereiro e começa a reviver tudo o que já passou durante aquele dia. No início a jovem se encontra em uma total confusão, sem saber se o que está realmente acontecendo é real ou não. Mas logo Sam passa a compreender qual é o seu destino e o que precisará fazer para consertar todos os seus erros do passado, será que com sete novas chances ela será capaz de mudar?

A trama é extremamente reflexiva. Mostra a protagonista vivendo o mesmo dia várias vezes sobre diferentes pontos de vista e acontecimentos que passaram despercebidos. Sam precisa mudar os fatos que ocorreu nesse fatídico dia 12, mas antes de tudo precisa mudar a si mesma.

O livro aborda temas importantes e que precisam ser cada vez mais discutidos, como o bullying, suicídio e rejeição. A autora nos mostra como brincadeiras de mau gosto e maldosas podem afetar e até mesmo destruir a vida do próximo e como a rejeição pode fazer com que uma pessoa se feche para o mundo. Gostei bastante da leitura, mesmo sendo arrastada e repetitiva no começo, mas com o desenvolvimento da história vamos nos acostumando com as cenas e nos adaptando com a escrita da Lauren. Sem dúvidas é um livro que muda nosso modo de encarar a realidade e nos faz entender que ninguém nem nada é perfeito, e que apesar de tudo somos dignos de amor e principalmente de respeito, uma ótima leitura com uma maravilhosa lição de vida. Recomendo com toda certeza!

Lucas 25/12/2017

"Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha"
A história tem uma ótima temática: repetições sucessivas de um mesmo dia. Samantha passa a viver isso em um dia normal da sua vida. E esse dia é vivenciado por ela repetidas vezes. É impressionante que com o avançar da trama você vê-se acompanhando a mudança de personalidade da protagonista e a forma como ela abandona seu antigo 'eu' e amadurece. Além disso, a dúvida de "O que é preciso fazer para sair desse replay constante?" te inquieta durante todo o livro.

Alice 17/12/2017

Pra refletir
A estória é contada pelo ponto de vista de Sam, que morreu em um acidente e agora sua vida/morte fica presa em um looping revivendo esse dia repetidas vezes.
Ler esse livro foi como ler um livro sobre o filme Meninas Malvadas. Elas são 4 amigas completamente fúteis e mesquinhas, e pra mim foi até meio complicado o início da leitura.
Mas com o tempo Sam começa a ver o lado verdadeiro das pessoas e começa a perceber que precisa fazer um último dia o mais perfeito possível e consertar varias coisas e erros cometidos não só por ela.
O livro fala de bullying e o quanto as pessoas se permitem afetar por ele, o quanto se permitem afetar por outras pessoas. É muito triste ver que uma pessoa que sofre bullying e é considerada estranha, mudar de lado, virar amiga de uma praticante de bullying e começar a agir da mesma forma, só pra parar de sofrer. Considerei isso uma hipocrisia sem tamanho.
O livro mostra varias grandes realidades da vida e que muita gente nem da a mínima. É triste uma menina tão nova morrer, mas é mais triste ainda ver uma menina tão nova, tão fútil e que não dá valor a nada. Espero que se alguma(um) aborrescente leu esse livro tenha aprendido alguma coisa verdadeira da vida e tenha parado para se reavaliar como pessoa.
Adorei a leitura e super recomendo. Agora sim posso assistir ao filme.

?Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã...Tanto tempo que você pode desperdiçar.
Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe.?

Paula Danielly @chuvadeleitura 13/12/2017

Antes que eu vá.
Sam é o tipo de garota que toda adolescente quer ser na escola: popular, bonita, perfeita e influente no ensino médio. Sua vida é aparentemente perfeita, ela é sempre convidada para as melhores festas junto com suas melhores amigas. Tem como namorado o cara mais popular da escola, enfim, assim ela vive seus dias nesse mundo de futilidades.
Dia 12 de fevereiro é o dia do cupido na escola, um dia especial para Sam e o namorado, o dia em que ela vai morrer...
Após mais um dia de aula, Sam e suas amigas vão a uma festa, um fato totalmente normal na vida delas. Na volta para casa elas sofrem um acidente de carro e então Sam acorda achando que tudo não passou de um sonho, mas ainda é 12 de fevereiro. Totalmente espantada sem saber se aquilo é real ou se está sonhando ela tem a chance da mudar suas atitudes e fazer tudo diferente.

“Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje.”

Para conferir a resenha completa é só clicar no link abaixo.

site: http://www.literandocomestilo.com.br/

Lu 08/12/2017

E se hoje fosse o único dia do resto da sua vida ?
“Samantha Kingston tem tudo, as amigas perfeitas, o namorado perfeito, além de ser uma das meninas mais populares do ensino médio. Mas na sexta-feira, 12 de Fevereiro, um acidente muda sua vida pra sempre, Sam morre mas ganha 7 novas chances de desvendar a sua morte e descobrir qual o efeito das suas ações na vida dos seus colegas e familiares.”

Preciso admitir que esse livro era aquele que eu não dava nada por ele, achei a sinopse interessante e decidi colocar na lista para comprar. Comecei a ler até com um certo desanimo mas em algum momento entre o primeiro dia e o segundo, eu não consegui mais largar o livro, me apaixonei pela Sam e pela forma que Lauren Oliver escreveu essa história.

É inevitável odiar a Sam no início do livro mas o desenvolvimento e crescimento da personagem é o que me encantou e me fez querer continuar lendo sem parar. O desenvolvimento psicológico dela é incrível, a narrativa dos seus pensamentos é o que dá a vida ao livro e nos faz ficar extasiados a cada página.

“Pela primeira vez, quando acordo não estou com medo, ou confusa, ou com raiva. Porque, pela primeira vez, eu realmente entendo o que precisa acontecer. Eu realmente entendo como viver este dia.”

O jeito que Lauren Oliver se conectou com o leitor foi incrível. Explorou a história de um jeito imaginável e conseguiu passar a mensagem de como as nossas ações podem ter um grande impacto na vida das outras pessoas, principalmente no ensino médio.

O filme é uma adaptação fiel do filme, o desenvolvimento da personagem poderia ser mais aprofundado mas a atriz Zoey Dutch fez o papel incrivelmente.

L 05/12/2017

De fato, é um livro tocante.
Algumas pessoas já assistiram ao filme, contudo ainda não vi, pois fiz questão de ler o livro da autora Lauren Oliver que sem sombra de dúvidas está na minha Top List de Autoras Queridinhas.
Apesar de " Antes que eu vá" ter sido o seu primeiro título publicado no Brasil, eu conheci a escrita da Oliver em " Delírio" que é o primeiro volume de uma distopia que me apaixonei. Na época fiquei toda feliz ao ter meu e-mail respondido pela autora, o que rendeu uma entrevista:

Em "Antes que eu vá" Lauren narra em primeira pessoa, absorve o mundo adolescente em sua narrativa e consegue conversar diretamente com o leitor por meio de alguns questionamentos.

Algo que me chamou atenção é que assim que peguei o livro pensei que fosse adorar a protagonista que ela seria gentil e o que se tem é como uma "antagonista". Contudo ao longo da leitura, Sam definitivamente vai conquistando o coração de cada um.

A trama aborda a questão de como nossas vidas são tão efêmeras, como cada pessoa tem sua história, cada decisão tomada traz um rumo diferente, o buylling, como deixamos de notar pequenos detalhes importantes na vida. Trata de amizade, traição, medo, sacrifício e amor.

Sam viverá o mesmo dia diversas vezes mas de maneiras diferentes. Então "Antes que eu vá" torna-se aquela leitura que flui com extrema rapidez pois você anseia saber o que vai mudar com as diferentes atitudes da personagem. De fato, é um livro tocante.

"[...] o último beijo, a última risada, a última xícara de café, o último pôr do sol [...].Você simplesmente não sabe.
Mas acho que é uma coisa boa, na verdade, pois se você soubesse seria quase impossível deixar de fazer.[...]"

" [...] esses momentos perduram, no passado e no futuro, até a eternidade.São tudo e estão em todos os lugares ao mesmo tempo.
São o significado."

site: https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/2017/12/livro-antes-que-eu-va-lauren-oliver.html

Pffanny 09/04/2019minha estante
Tive o mesmo sentimento

Maria Clara 11/11/2017

Samantha Kingston está no último ano da escola. Ela e suas três amigas se dividem entre as aulas e as aulas, festas e atividades sociais da escola - como o Dia do Cupido, em que os estudantes enviam rosas a seus amigos. A data é uma das preferidas de Sam, já que as pessoas com mais rosas são consideradas as mais populares do colégio. O dia ocorreria sem sobressaltos, não fosse pelo fato de que, ao final dele, a protagonista sofre um acidente fatal.

Escrito por Lauren Oliver, "Antes que eu vá" mostra Sam tentando entender a situação: ela percebe, logo no início, que morreu. Como é possível, então, que ela acorde todas as manhãs no mesmo Dia do Cupido? A adolescente não entende se está sendo punida por forças maiores ou se recebeu uma oportunidade de se salvar. Aos poucos, ela começa a repensar sua relação com a família, os amigos, o namorado e mesmo os colegas que perseguia e discriminava.

Como é de se esperar, reviver o mesmo dia faz com que Sam se aproxime mais das pessoas que a cercam. Ela passa a ter mais contato com todos, descobrindo fatos da vida de cada um que a ajudam a criar empatia pelos colegas. A cada "novo" dia de repetição, ela tem novas ideias para encerrar os assuntos que deixou inacabados, amadurecer, se reconciliar com o que acredita ser a atitude correta e sair das repetições em que o acidente lhe lançou.

A história deu origem a um filme de mesmo nome, dirigido por Ry Russo-Young e que deve ser lançado em maio. Na adaptação, Samantha é interpretada por Zoey Deutch (que já viveu a protagonista de Vampire Academy, Rose Hathaway).

site: http://resgatedeideias.blogspot.com.br/2017/03/resenha-antes-que-eu-va.html

Meg 18/10/2017

É como está lendo uma outra versão de Pretty Little Liars!
Temos um grupo de amigas, a "abelha rainha", suas seguidoras fiéis, as alegrias, as brigas, o bullying os segredos... E aí a Samantha diz coisas como "Uma boa amiga guarda segredos para você. Uma melhor amiga ajuda você a guardar os próprios segredos."
!!!
Na maior parte do tempo sinto inveja, não que eu não tenha amigas... Não que eu nunca tenha tido uma "melhor amiga", mas o elo visto assim parece tão mais complexo e real... Mesmo sendo ele fictício!
A maneira como a Lauren Oliver vai desenvolvendo a Sam, no princípio parece apenas uma garota riquinha e mimada estilo Maria Vai Com As Outras, no tudo pela popularidade. E de fato ela é assim mesmo! Mas conforme os capítulos segue evoluindo é notável a mudança que ocorre nela!
E pessoalmente a mudança que acaba ocorrendo na gente também! Eu penso em algumas babaquices que eu mesmo fiz, falei ou até mesmo pensei... E não tenho outra maneira de admitir:
esse livro me fez refletir sobre essas atitudes estúpidas e que não pretendo repetir e que preciso aprender com elas!
Acho que se tivéssemos a oportunidade de revivermos alguns dias várias e várias vezes, (e é lógico, pudéssemos nos lembrar de cada detalhe) mudariamos ações, palavras, perspectivas...
Eu sei que eu mudaria!
Mas ia tem aquele mesmo porém que a própria Sam ressalta: "Faz uma coisa boa e algo ruim acontece. Faz uma coisa ruim e algo bom acontece. Não faz nada e tudo explode."

Afinal, dá pra se aprender com os livros, podem não estar ensinando fórmulas matemáticas, científicas, como misturar substâncias e criar reações... Mas no fim querendo ou não, se aprende com eles, o valor da família, das amizades a importância de parar e pensar se você é o tipo de pessoa que gostaria que cruzasse seu caminho.
5 estrelas para Lauren Oliver *-*

Carissinha 25/09/2017

Gosto muito da escrita da Lauren Oliver, desde a minha primeira experiência com um livro da autora eu já gostei. Curiosamente foi com Antes Que Eu Vá, anos atrás, logo que ele foi lançado, quando peguei emprestado depois de ouvir alguns amigos comentando que era uma leitura interessante. Com a adaptação para o cinema surgiu a vontade de reler, após ver o filme. E para a minha surpresa, anos depois, vários livros da Lauren depois, Antes Que Eu Vá ainda é uma leitura que vale a pena.
Sam é uma adolescente aparentemente com a vida toda pela frente. Ela faz parte do quarteto mais popular da sua escola, namora um dos caras mais bonitos do Ensino Médio, todos a respeitam, querem ser como ela e suas amigas. Não necessariamente ela é uma boa pessoa. Sem prestar atenção ela pratica bullying com várias das garotas do colégio, trata mal outras tantas; mas não está preocupada com isso porque não precisa estar. Só que em um dia comum, como qualquer outro, ao sair de uma festa ela e as amigas sofrem um acidente de carro. Sam morre. E misteriosamente acorda no dia seguinte. O único detalhe é que não é o dia seguinte, é a manhã do acidente que a matou.
A premissa de Antes Que Eu Vá é mostrar Sam vivendo o mesmo dia por uma semana, sendo capaz de repensar suas ações, mudar suas escolhas e assim, quem sabe, alterar seu próprio destino.
O mais interessante no livro é a forma como Lauren Oliver escreve as personagens, com uma realidade que nos faz sentir raiva das péssimas atitudes de cada uma delas. Os adolescentes não são tratados como seres puros e perfeitos, como muito livros para esse público faz. Eles falam palavrão, bebem, fumam, fazem sexo. Alguns são maldosos, outros têm depressão. Apesar da premissa pouco realista, o retrato da vida das personagens é real até demais.
Como já li o livro antes e muitas outras histórias da autora, pude observar como a Lauren já possuía uma escrita poética e bem desenvolvida ao publicar pela primeira vez. É bem escrito, tem seu próprio tempo, não entrega uma história simplista. Para quem não está acostumado com livros YA que capricham na narração, sem excessos de diálogos, a escrita da autora pode assustar; mas com certeza irá tirar algumas pessoas do lugar comum, além de incomodar com as verdades que joga na cara do leitor.
A nova edição com a capa do livro está interessante, com mais dois contos narrados pela protagonista, mas antes dos acontecimentos do livro. E ainda tem uma entrevista com a diretora e a estrela da adaptação cinematográfica. Para quem já leu ou até tem o livro, vale para adquirir o material novo e inédito.
Foi bom perceber que mesmo alguns anos tendo se passado, a escrita da Lauren amadurecido, Antes Que Eu Vá continua uma boa leitura, que mexe com o emocional pela sua franqueza e sua falta de medo de mostrar as tristezas e dificuldades da vida.

Isadora.Gioso 21/09/2017

Esperava mais
Bom livro, vale a pena a ler, refletir sobre como você está vivendo sua vida e como suas ações influenciam a vida dos outros. Porém esperava mais do final.

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 06/09/2017

“A questão é: você não tem como saber. Você não acorda com uma sensação estranha no estômago. Não vê sombras que não existem. Não se lembra de dizer a seus pais que os ama ou – no meu caso – nem mesmo se despede deles”. Pág 10

Em antes que eu vá conhecemos Samantha Kingston, uma garota popular que tem o namorado mais cobiçado do colégio Thomas Jefferson e três melhores amigas, a vida de Samantha é típica de garotas populares, ela pratica bullying junto com suas amigas e sua maior preocupação é quantas rosas irá ganhar no dia do cupido.

Só que no dia 12 de fevereiro, ela vê sua vida mudando drasticamente, Samantha morre, mais o que ela não esperava é que ela teria uma segunda chance. Ao acordar Samantha até pensa que teve um terrível pesadelo, até perceber que tudo que tinha vivido no “sonho”, está acontecendo novamente, então ela vê ali uma oportunidade de mudar os acontecimentos.

“Dizem que logo antes de morrer sua vida inteira passa diante de seus olhos, mas não foi assim comigo”. Pág 7

Esse é o primeiro livro que leio da Lauren Oliver, e tenho que falar que não consegui largar enquanto não terminei de lê-lo. A escrita é bem fluida, os personagens são bem construídos, conhecemos todos eles a fundo, Samantha percebe que não queria ser lembrada da forma que ela era antes de “morrer”. Esse livro é uma lição de vida, percebemos o quanto pequenas coisas podem fazer toda diferença. A cada dia 12 percebemos como Samantha evolui e melhora como pessoa. Um ótimo livro para ler e refletir.

“ O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz? É realmente muito pior do que o que você faz? Pense a respeito”. Pág 63

Nota: 4

site: https://www.instagram.com/sistersbookaholic/

Cynthia.KAssia 04/09/2017

Antes Que Eu vá
Quando terminei de ler o livro fiquei me perguntando se gostei ou não, e infelizmente ainda não sei, rsrs. Então alguém pergunta como ler um livro e não saber se gostou ou não? Quando vi a sinopse fiquei louca para ler, depois que comecei por curiosidade li algumas resenhas e vi que os sete capítulos seriam sobre a luta da protagonista, imaginei que seria um tédio a leitura, sete capítulos tudo se passando no mesmo dia. Mas quando passou o primeiro capítulo fui me surpreendendo com a história. A autora Lauren Oliver descreve muito bem e em nenhum momento a história fica maçante. A autora tem uma linguagem simples e envolvente. O livro aborda o tema Bullying de forma muito clara e como pode afetar a vida dos adolescentes, e que nós em alguns momentos podemos até passar por uma situação assim e não nos darmos conta das consequências.
Em muitos trechos ela nos faz refletir sobre nossas ações, o fato de acharmos que somos eternos, que a morte não entra em nosso vocabulário, e nem sempre temos respostas para tudo, ...Mas para alguns de nós só existe o hoje. E a verdade é que nunca se sabe. (p. 205). O livro Antes que eu vá, conta a história de Samantha Kingston, popularmente Sam, uma adolescente de classe média, bonita, cheia de amigos, popular na Escola Thomas Jefferson onde estuda e é convidada para todas as festas. Mas sexta-feira 12 de fevereiro deveria ser um dia comum, mas com uma noite chuvosa o destino pregou uma peça em sua vida, ela e as quatro amigas sofrem um acidente, que mudará para sempre a vida delas. E o objetivo dela é lutar com todas as forças para tentar mudar o destino e salvar sua própria vida. A cada capítulo Sam tenta mudar alguma situação que possa mudar seu destino e vai descobrindo que ela não era tão boa quanto se achava, que suas amigas não são tão perfeitas e seu namorado não é o homem dos sonhos. Algumas vezes ela se pergunta se era muito má que tivesse que estar passando por essa situação.
Mas ela percebe que o destino está lhe dando a oportunidade de mudar algumas coisas que não percebia antes daquele acidente. E é nesse momento que entra minha dúvida sobre o livro, se gostei ou não, eu esperava mais da protagonista, esperava mais de Samantha Kingston, por ser um tema lindo e polêmico que nos faz refletir muito, em alguns momentos percebi que a Sam só estava pensando na sua própria vida, mesmo tentando mudar alguns fatos, não pelas pessoas, mas somente pelo fato de que se mudasse, talvez tivesse chances de se salvar.