O Estrangeiro

O Estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

wolfstarbf 18/01/2024

O estrangeiro
Não sei se eu tinha expectativas sobre o livro, mas não houve nem a quebra delas, se em algum momento existiu, e nem muito menos uma superação.

Mersault é um homem que vive no automático, que está apenas tentando sobreviver, não cobiçava por nada e nem perdia seu tempo para reclamar, aceitava os momentos e as situações como elas eram, proferindo constantemente um "tanto faz".

A história não vai se escalando, mas seu clímax se iguala ao absurdo, não há motivos para ter acontecido, o céu estava vermelho e uma súbita liberdade, que ele talvez nunca tenha sentido antes, tomou posse dele.

alice654 17/01/2024

Confesso que quando li esse livro não entendi muito bem pq eu só li superficialmente sobre absurdismo e a filosofia de Camus, então acabei não compreendendo muito bem o significado de algumas coisa no livro. mas, depois de ler eu li uma matéria explicando sobre absurdismo e eu finalmente entendi o livro e fiquei assim ?car@lho?, minha mente explodiu. então recomendo estudarem um pouco sobre absurdismo antes de ler esse livro e talvez lerem um explicação sobre esse livro e as metáforas dele depois para um melhor entendimento dele.
quero, com certeza, ler mais livros do Camus e aprofundar meus estudos sobre absurdismo.

Lviviyu 17/01/2024

Algo novo
Não é muito meu gênero de livro mas tive que ler, gostei passa uma mensagem legal no final, e não é como eu esperava o final kkkkk mas é bom

maduxz 16/01/2024

O estrangeiro
Foi minha primeira experiência lendo Albert Camus e posso dizer com toda certeza que lerei mais livros dele.
Essa história é muito boa, a leitura fluiu rápido e foi incrível ver a construção das ideias.

Let 16/01/2024

Achei "okay"
Não sei como fazer essa resenha. Acho que esperava mais. Não consegui me conectar com o enredo, esperava algo diferente. Achei o livro com um ritmo lento demais, entretanto, compreendo a ideia do autor.

Luiz 16/01/2024

Mersault é tipo:
- quer sair comigo?
vc que sabe
- qual canto a gente vai?
- quer ficar comigo?
- quer namorar comigo?
- quer casar comigo?
vc que sabe
- quer ter um filho comigo?
vc que sabe
- quer se divorciar de mim?
belle :)) 20/01/2024minha estante
SIM KKKKKKKKK

guiguinhos 14/01/2024

Acho que esse livro entrou como um dos meus favoritos (junto com wuthering heights). O "estrangeiro" do Alberto Camus nos apresenta o apático Meursault, que nos é mostrado bem no início da leitura a morte de sua mãe que estava em um asilo, vemos que suas atitudes quanto a isso não são nada de se agradar, já que o mesmo age com um ar de indiferença pela perda, o que logo de cara me deixou bastante curioso pelo personagem e sua história. Ao final do livro, me deixou tão triste por assim dizer, acho que ele me pegou de um jeito que eu não esperava, nada disso eu esperava, o ar melancólico presente na narração do narrador, e como o final dele chegou, e como sua execução era certa e ele relembrava de sua antiga vida, como ele sentia falta daquilo e também como a conversa com o tal padre lhe deixou furioso.

"enquanto meu advogado continuava a falar, eu ouvi o ecoar da buzina do vendedor de sorvetes. Assaltaram-me as lembranças de uma vida que já não me pertencia, mas onde encontrara as mais pobres e as mais tenazes das minhas alegrias: cheiros de verão, o bairro que eu amava, um certo céu de entardecer, o riso e os vestidos de Marie. Tudo quanto eu fazia de inútil neste lugar subiu-me então à garganta e só tive uma pressa: acabar com isto e voltar à minha cela para dormir."

ares 14/01/2024

É uma boa introdução aos livros da filosofia absurdista de camus, explora superficialmente alguns dos temas (como religião, esperança e apatia) da filosofia de modo prático; achei a proposta parecida com Crime e Castigo, só que bem mais curto

Bruna Isabela 14/01/2024

Fui do sentimento de ódio pelo protagonista e por fim terminei sentindo pena. Apenas tristeza por aqueles que não não tomam decisões, que deixa-o se levar apenas pela vida sem emoção alguma. Apenas tristeza ao terminar essa leitura.

lauroca! 13/01/2024

Guilhotina
Eu gostei muito do protagonista. Principalmente do jeito que ele faz o que os outros querem porque não custa nada pra ele.
Gosto quando um livro nos faz questionar as convenções sociais. "O Estrangeiro" nos faz questionar o sistema de justiça, que não é nada justo. Ele nos mostra como os julgamentos, às vezes, não tem sentido nenhum e, muito menos, a pena de morte.

ferbrito__ 11/01/2024

É um livro sensacional, não concordo com o que muitos dizem sobre esse ser melhor que A Peste, mas ainda sim é um livro incrível de Camus, gostei muito.

duda 11/01/2024

Desinteressante
Amo livros com análises filosóficas e quis dar uma chance para esse esperando por isso. Simplesmente a escrita foi muito fluída, porem a história é bem superficial e não me intrigou nem um pouco. Sinceramente fiquei bem triste de não ter aproveitado a leitura?