O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Bia 28/01/2024

Achei angustiante como o personagem se vê apático a tudo que lhe passa, a sua vida. Refleti nesse aspecto, vamos seguindo uma rotina constante, que nos deixa anestesiado a tudo a nossa volta. Livro espetacular, quero reler depois de um tempo

Emille Dias 28/01/2024

O livro é bem curto, de leitura rápida, mas muito interessante!

Você se pega a todo momento tentando desvendar algum padrão psicológico na mente do protagonista, por mais complexos e desconexos que sejam seus pensamentos (pelo menos pra mim, uma pessoa ignorante na área da psicologia).

Camus consegue te deixar angustiado com toda a confusão mental do personagem principal. É um livro que te leva a refletir sobre o pior da natureza humana.

Um clássico recomendadíssimo!

immc 27/01/2024

Toda esta vida absurda que eu levara
"Pela primeira vez em muito tempo pensei em mamãe. Pareceu-me compreender por que, ao fim de uma vida, arranjara um ?noivo?, porque recomeçara. Lá, também lá, ao redor daquele asilo onde as vidas se apagavam, a noite era como uma trégua melancólica. Tão perto da morte, mamãe deve ter-se sentido liberada e pronta a reviver tudo. Ninguém, ninguém tinha o direito de chorar por ela. Também eu me senti pronto a reviver tudo. Como se esta grande cólera me tivesse purificado do mal, esvaziado de esperança, diante desta noite carregada de sinais e de estrelas eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo. Por senti-lo tão parecido comigo, tão fraternal, enfim, senti que tinha sido feliz e que ainda o era. Para que tudo se consumasse, para que me sentisse menos só, faltava-me desejar que houvesse muitos espectadores no dia da minha execução e que me recebessem com gritos de ódio."

Augusto254 26/01/2024

O calor que entorpece
"O Estrangeiro", de Albert Camus, é uma obra filosófica que examina a vida de Meursault, um homem aparentemente indiferente a emoções e normas sociais. A narrativa explora a alienação e a falta de sentido na existência humana, culminando em um ato impactante que desafia as convenções morais. Camus utiliza uma prosa direta e introspectiva para questionar a natureza da moralidade e da liberdade individual, deixando os leitores imersos em reflexões existenciais profundas.
JULIANA_PFRANCO 31/01/2024minha estante
Ótima resenha! ??

Bruna.Barros 25/01/2024

É uma leitura bem cansativa, no sentido de parecer que nunca chega num ponto objetivo. Por ser um livro curto é uma leitura boa, mas esperei um final mais impactante
Brunno 25/01/2024minha estante
Agora minhas expectativas diminuíram... =/

raissax_ 24/01/2024

Você que sabe
Minha experiência com essa leitura foi até engraçada, já que eu estava lendo sobre um personagem apático estando tão apática as motivações que o levava a tomar certas decisões, quanto ele mesmo era durante a maior parte do livro. é um bom livro, entendi e consegui pegar muitas críticas e alusões do autor sobre a sociedade e a vida real, mas sei lá, a premissa é geniosa e eu fiquei muito interessada quando descobri o livro, só que não consegui me conectar 100% com o enredo e os pensamentos do personagem.

Serpassan 23/01/2024

Um sujeito comum.
Narrativa sobre um cidadão comum, um homem que não sente as emoções da vida ou até mesmo da morte, uma pessoa que só pensa em si mesmo e tem sua vida transformada por uma circunstância peculiar...

Diego Santos 22/01/2024

A melhor escrita que já vi na vida. Que autor formidável!
Antes de escrever sobre o livro, vou escrever sobre meus métodos de leitura.
Para que minha cabeça funcione e absorva bem os conteúdos, gosto de intercalar temáticas de livros. Leio um livro de ficção, depois leio um livro de filosofia, ensaio, política ou temáticas da vida real.

Camus tem alguns livros de ensaio, este não é um deles. Porém, por não conhecer sua obra e não ter pesquisado antes, eu não sabia disso. Logo nas primeiras páginas me deparo com uma obra que se vende como ficção. Então "quebrei" o ritmo de leitura que sempre tenho, mas devido à boa escrita, continuei.

Na parte final do livro há o julgamento do personagem, que diga-se de passagem, é bem injusto. Não é um spoiler, seria um spoiler se eu entregasse o contexto.
Este julgamento mostra uma visão incrível do autor acerca do que a sociedade se importa. Mostra quais são os valores que levam em consideração ao julgar alguém.

Para o todo da sociedade, não importa o que você fez, qual crime cometeu, ou o que você faz no seu dia-a-dia. Importa apenas a impressão que você passa, tanto faz o que há na sua cabeça que te leve a passar uma impressão errada.

E dito isso, não consigo classificar este livro apenas como um romance formidável do Camus, e sim como um "Romance Filosófico e reflexivo sobre quais valores nossa sociedade leva em consideração".

Obra prima!

artur pontes 22/01/2024

Nossa muito bom!!!!!!
Esse livro é muito bom, de verdade

é incrível em como criei no final criei empatia pelo Meursault, mesmo ele sendo um merda e sendo o personagem mais apático que ja tenha lido
recomendo demais te faz refletir bastante uma ótima leitura

Tais 21/01/2024

Killing an arab
Gostei muito da obra. Me trouxe a reflexão de como uma condenação moral precede a sentença condenatória.

Isabella1264 21/01/2024

Interessante
Estava com medo de ler Camus, tinha uma ideia que seria difícil. Livro curto e que traz reflexões importante