O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Otavio.Franco 14/08/2023

Não sei ao certo o que pensar sobre o que eu li.
Visceral. Cru. Angustiante.
Minha primeira interação com Albert Camus foi forte e intensa.
Acho que preciso ler coisas mais felizes no momento.

Terremoto resplandecente 13/08/2023

O absurdo se faz presente
O absurdo se faz presente desde já. É interessante ver o personagem lidando
com a vida dessa forma que camus

Kah 10/08/2023

Necessário
Acredito que a leitura seja necessária ao ponto de reavaliarmos a nossa postura em relação a vida, aos projetos, aos sonhos, ao que te motiva e faz seu sangue pulsar, pois como o próprio trecho final nos fala..."Nem sequer tinha certeza de estar vivo, já que vivia como um morto!"

Você está vivo ou sobrevivendo um dia após o outro?

Miquéias :) 09/08/2023

"Hoje mamãe morreu. Talvez tenha sido ontem, não sei bem."
A frase acima abre o livro de forma devastadora, aqui conhecemos imediatamente a natureza niilista de Meursault, o homem que escolheu querer o nada a nada querer.

Camus não falha em prender o leitor, que se vê desafiado a compreender a psique estrangeira, de niilismo doentio e compulsório do nosso herói protagonista. O livro é curtíssimo, mas extremamente marcante e importante para a literatura filosófica do século XX. Semelhante à um sonho febril, tudo é muito bem sentido mas nem tudo consegue ser capturado, entendido.

Em determinado momento do livro, Mersault diz que aprendeu com sua mãe a se adaptar, a se acostumar com o ambiente e aceitar o inevitável. Imagino se não foi esse conformismo ensinado que gerou sua falta de empatia para com a própria progenitora, em seguida, para com sua própria situação, consequência de suas ações guiadas por um pensamento sempre tão estrangeiro à tudo que o rodeia. Todo o pouco significado, todo o metodismo, tudo que não apresenta importância para Mersault é, entretanto, de extrema importância para Camus, que dá forma à sua história pagina a pagina até seu grande desfecho explosivamente filosófico no fim.

Nesse sentido, Mersault me lembra Patrick Bateman.

Rakelzinhaa 08/08/2023

Filosofia em doses homeopáticas...
Camus é fantástico, nos faz mergulhar no universo filosófico de maneira sutil...
Livro com poucas páginas, lê-se num dia, mas o assunto como de costume tem profundidade e nos faz refletir sobre o "nosso momento".
Obra atemporal e necessária.
Maravilhoso

tharcifernandes 07/08/2023

Se você quer um livro pra entrar numa crise existencial esse livro é recomendável. o início de frase é uma das frases mais impactantes da literatura posso dizer e por ela já começa uma curiosidade corroendo sua mente e durante a leitura vemos nosso protagonista ser mais um homem mediano comum mas que não tem amarras e apreços com nada em sua vida e até em alguns momentos você se vê confuso com tais pensamentos e atitudes do protagonista, mas chegando no final vemos que ele "acorda" e percebe, pelas palavras dele, que ele tem uma vida feliz, ele é feliz. uma leitura bastante interessante e a escrita gostei bem confortável.

Pedro.Martins 06/08/2023

O que foi isso
Esse é DE FATO um dos livros mais esquisitos que eu já li. Esquisito em que sentido? No sentido q tu quiser.
Basicamente, acontecem coisas horríveis e o protagonista simplesmente não reaje. Ele aceita tudo que acontece e não se arrepende de seus erros, não por orgulho, mas por indiferança.
Enfim, doidera, esperava uma coisa e recebi outra. Mas é bom :D

paristexas 06/08/2023

Por um lado, era inverossímil. Por outro lado, era natural.
O título desse livro se refere ao personagem principal, Meursault, que é um estrangeiro dentro do mundo que o rodeia. Um homem que pode ser lido como apático, alheio à sua própria vida e às pessoas com quem convive. Ele observa tudo ao seu redor, mas se sente distante do que vê e é extremamente sincero a respeito disso. Camus construiu um personagem, até hoje muito incompreendido, que provoca ao não seguir as convenções sociais que esperam que assumamos certos papéis. Ele não vê sentido em absolutamente nada e isso o permite expressar com exatidão todas as suas vontades e crenças (ou a falta das mesmas). Aqui, não nos cabe analisar o personagem de um ponto de vista moralista e questionar as atitudes ou o estado mental dele. Estaríamos fazendo o mesmo que o juiz, o padre, o promotor e outros fizeram na segunda parte do livro, quando o julgaram e condenaram não pelo crime que cometeu, mas pela forma com que ele se sente a respeito do mundo. Durante tal julgamento, ele começa a criar alguma autoconsciência e afeto pelos seus conhecidos, mas sem deixar de perceber a vida como algo que não tem sentido senão o que o ser humano atribui a ela. Meursault também é confrontado com a perda da sua liberdade, entendendo que a mesma é o outro lado da moeda do absurdo e, assim, entrando em paz com o seu destino.
Acredito que vou ter que ler essa obra outras vezes pra absorver ela por completo.

Emerson 04/08/2023

"...diante dessa noite carregada de sinais e de estrelas eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo." Já faz um tempo que me apaixonei pela filosfia de Albert Camus, acho suas reflexões sobre a vida tão simples e cruas, mas tão bonitas e notórias. O estrangeiro não foi diferente, algumas coisas que eu gostava de sua filosofia estão aqui. Não achei o melhor livro de minha vida, mas com certeza me fez pensar nela , e acho que no final era isso que ele queria.

kunstsara 02/08/2023

?Nessa época pensei muitas vezes que se me obrigassem a viver dentro de um tronco seco de árvore, sem outra ocupação além de olhar a flor do céu acima da minha cabeça, eu teria me habituado aos poucos.?

de.ler.eu.gosto 01/08/2023

O que dizer de O Estrangeiro.
Sinceramente me faltam palavras e bons parceiros para confortar a minha mente e o meu coração quanto a essa obra.
Albert Camus simplesmente de forma bem razão , afirmo que foi genial em nós trazer Mersault um homem que dentro da sua indiferença nos lança a um mundo de reflexão e porque não um certo temor.
Gostaria de discorrer sobre esse livro mas aí da estou refletindo e muito, almejando ter absolvido o mínimo desse livro que já se tornou-se um dos meus favoritos da vida.
Indico fortemente.

Onesko 01/08/2023

O estrangeiro
Sobre deixar a vida levar e notar que ela te deixou num buraco tão profundo que vc já não volta mais.
Faz um tempo que eu li, mas pelo amor de Deus este livro está me atormentando!!! Um sentimento de "senhor, preciso lutar contra a maré" misturado com "preciso de um mapa para saber em qual mar estou"
S.O.S.

thami 01/08/2023

Desde a primeira página dá pra perceber a corrente do absurdismo do Albert Camus. Desde o começo ao fim vemos o homem em conflito com ele mesmo, como a vida não tem sentido contrariando qualquer dogma, karma, etc. Além de nos fazer refletir sobre a nossa constante vontade de dar um sentido a vida mas o mundo continua igual, em silêncio (e talvez seja por isso que nos sentimos estrangeiros da nossa própria vida?)
Meu primeiro contato com o Camus e foi simplesmente perfeito, uma leitira fluída, cheia de questionamentos filosoficos que provavelmente me trará um hiperfoco nos próximos dias.
Estiu ansiosa para ler os outros dele

Thami 01/08/2023

O livro me pegou de surpresa? vc vai lendo uma narrativa direta, simples de acompanhar, inclusive monótona. É de repente? uepa! Eu tô presa no último capítulo até agora!